Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeira Tentativa de Cultivo PESA do Will

Diário de cultivo problemático.
vamos por partes galera:

* carimbo obtido graças a um parceiro daqui

* seringa de 3ml (unica q tinha aki em casa, devidamente esterizada com alcool e agua fervente por mais ou menos 5 minutos)

* copinho de cachaça

* pipoca (250g)

* arroz (250g)

* suplimento supervitaminico (de A a Zinco como diz o psilocibec :pos:)

entao assim galera, simplismente coloquei a pipoca e o arroz de molho, esterilizei a seringa e o copinho de cachaça em agua fervente e com alcool, e hidratei os esporos, (ainda estao hidratando). fervi agua de poço artesiano por alguns minutos, esperei esfriar, raspei o carimbo no copinho, medi com a seringa uns 13ml (4 seringas e meia mais ou menos) e injetei no copo ja com os esporos, suguei e injetei varias vezes ateh achar q ja havia misturado, fexei com papel aluminio,(utilizando mascara e maos lavadas com protex) Estou pensando seriamente na teoria do Mauricio de usar isopor, tenho alguns impecilios tipo, nao tenho vemiculita, meus vidros sao maiores q a panela de pressao, clandestinidade em todo o preparo pois moro com meus pais, percebi q o copinho com os esporos ficou meio ralo, mas deve ser o suficiente, sem conta q ficou meio q embolados os esporos, mas tenho pensamento posivo, vai dar tudo certo sim:pos: , usarei 4 copos de wisky (vc acham o tamanho suficiente? nao ficará muito pequeno o bolo? :confused: ), moerei metada do substrado e metade com graos inteiros. Amanha prepararei o substrado nos copos, colocarei ferver na panela de pressao, e injetarei os esporos, (tudo no seu tempo certo ne) postarei as fotos tambem, soh estou preocupado com os esporos se hidratando, achei poco esporo, a agua nao mudo de cor e ficaram varios "bolinhos" reunidos boiando, mas tem bilhoes de esporos microscopios neh, entao creio q nao tenha problema nao ter mudado a cor da agua e talz. mandem good vibes ae pessoal, o apoio de voces eh muito importante :pos:
 
Copos de whiskie são simplesmente os adquados. Utilize-os sem dúvidas. Seus copos foram esterilizados em panela de pressão? A seringa que você está utilizando já teve outros fundamentos? Nessa parte acredito que você deveria ter usado seringas novas e descartáveis. Mas de qualquer forma, BOA SORTE! :pos:
 
Em teoria está tudo certo parabéns.

Só atente-se para a água utilizada na seringa,
fervi agua de poço artesiano por alguns minutos
, creio que essa água não está totalmente limpa, e tem um grande potencial de trazer contaminantes.

Qual vai ser a quiantidade de cremogema utilizada?

Boa sorte, Boas vibrações para o seu cultivo!
 
Fala William

O uso de isopor ainda está em discução no forum.

Foi uma idéia levantada em virtude da vermiculita ser inacessível para alguns.

Ficou a dúvida de que o isopor funda ou não com a temperatura no interior da panela de pressão.

Mais existem outras alternativas, também não testadas, para substituir a vermiculita.

Podemos pensar num material inorganico, que atue como filtro e retentor de microorganismos.

O acrilon (forro de ededron) pode ser uma alternativa.
 
will meu amigo, está lembrado daquela conversa de .. hmm 2 ou 3 horas que
tivemos, onde eu exliquei EXAUSTIVAMENTE os processos? nao se precipite hein! graos
por si só já sao complicados de lidar, se procurar direito encontra a vermiculita. eh mais
seguro fazer o primeiro cultivo em PF (para brasileiros) com adiçao MINIMA de
cremogema; cuidado com a compactaçao do bolo, tem que ficar tudo bem soltinho. NAO
se afobe brother
:pos:
 
dae galera

assim, ta fungando a panela de pressao (escondido logico)

utilizei 4 pocos de wisky

colquei filtro de cafeh em todos eles

4 furinhos no aluminio como meu Brother Morta me explico

creio nao haver problema algum ateh agora

agora vamos as questoes:

* utilizei 6 capsulas de um suplimento vitaminicos muidas (a marteladas heiuhei) para os 4 bolos (+/- 1 capsula e poquinho por copo)

* a agua q utilizei na seringa tem a vantagem de nao conter cloro e outros "pesos" q poderiam retardar ou contaminar e foi fervida para matar microrganismos

* a seringa utilizada era virgenzinha (eu acho) mesmo assim esterelizei

* o copinho de cachaça continua hidratando os esporos (grande evolucao, posso ver q estao devidamente misturados com a agua)

* o bolo ficou soltinho, umido e meio amarelado por causa das capsulas, mas creio q nao tenha problema algum

*dispensei o isopor, e vermiculita sem chance por enquanto hehehe,

* la pela meia noite de hj (6 de agosto de 2006) vou inocular os esporos

* estou ansioso mas nao nervoso, pois graças a todos voces do forum mais conversar constantes com o jhow mortandela pelo msn sinto preparado e ciente doque estou fazendo, obrigado pela força e pelo pensamento positivo, ainda tenho um carimbo de THAI, se nao der certo esse tenho mais uma bala na agulia hehehe (mas tem q da certo ESSE)

good vibes ae pra todos os cultivadores :pos:
 
exatamente, pode não matar os micélios por eles ainda não existirem, mas pode matar os esporos... coloque a garrafa no ambiente primeiro, e deixe normalizar a temperatura, só depois coloque os copos com os bolos
atente-se também para a umidade, que nessa fase não deve ser muito alta (como deve ser no terrário)
 
poiseh pessoal

obrigado pelas dicas

mas creio q a temperatura esteja entre 25 a 30 graus

fiz um calculo meio intuitivo assim

a agua em 65 graus

ateh aquecer o isopor ela ficaria em 35 a 40 graus (a agua)

dae a temperatura ambiente ficaria entre 25 a 30 graus pq nao eh lacrado e perde calor

o cheiro dos bolos estao suaves

e nao há (ateh intao) contaminacao visivel

obrigado pelas vibes galera

/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\:pos:
 
ehh galera

2 dias e nem sinal do micelo

afobado??? euu???? maginaaaa!!! hahauahuihuiahuiah :D

espero em logo ter noticias boas pra postar

mas pelo q vi nao ha contaminacao

o chero continua agradavel

os bolos estao bem sadios

soh resta espera

acho q vo faze oq o mortandelo me falo

"dexa eles la 5 dias, nem olha pra eles, quando vc abri terá uma surpresa (boa ou ruim neh)"

heiuheuiehuiehuiehuieh

good vibes pra todos :pos:
 
hum...eu quero ver as fotos mesmo!Pra ver como ficou seu primeiro trabalho!..."clandestinidade em todo o preparo pois moro com meus pais" Se não entendi mal,você ta fazendo escondido dos seu pais?...Aeeeeee hihih isso me dá coragem pra eu tentar também...coisa boaaaaaaa...quando tiver novidades post aí umas fotos!Fica bem
 
Fala William

Não entendi certo algumas coisas no seu preparo

1 - Os copos na panela de pressão estão com o papel alumínio cobrindo a boca (3 pedaços), mas você fez 4 furos ?

2 - Os copos ficaram por 1 hora na panela de pressão, com a pressão já estabelecida. Estou certo ?

3 - Depois de 1 hora na pressão, depois de esfriar totalmente, você abriu a panela retirou os copos e selou com fita durex o papel alumínio na boca do copo. Não deve ficar nenhum furo ou espaço para entrada de ar.

4 - Você fez a inoculação, com os copos frios. Fez os furos (4 furos equidistantes) com a agulha, injetou os esporos e cobriu os furos com fita durex, perfeito.

Depois de 2 dias não é visível colonização, nem contaminação. Deixe os copos no escuro por 7 dias no mínimo.Tenha paciencia.

Não entendi como você está sentido cheiro agradável se os copos estão selados.
 
fala brother Mauricio

assim

fiz 4 furos no alminio com um palito de dente, que ficam protegido pelo filtro de cafeh

ficaram 50 minutos +/- com a pressao ja xiando

passou quase 7 hs apos fervura com a panela lacrada ateh abrir e inocular...

os bolos estavam resfriados..

nao coloquei durex nem lacrei os furos, conversando com o mortandela tirei uma conclusao (poco cientifica) que a contaminacao acontece pq falta ar dentro dos bolos, o ar "apodrece" pois nao ah "respiro" decidi deixar os furinhos no aluminio aberto, repito, protigidissimo com o filtro de cafeh, fiz mal Mauricio? serah q errei nessa etapa?

meu medo ainda eh em relacao a seringa, nao sei se nao matei os esporos, pq antes de inocular eu suguei alcool para desinfetar, esperei mais de 10 minutos pra evaporar, mas pode ser q ficou algum "residuo alcoolico" matando assim os coitadinhos :(

em relacao ao chero eh pq os bolos estao "respirando" atravez do filtro de ar

me da uma luz Maurico, fala se fiz cagada ou to no caminho hehehe pra nao errar com o THAI daki um tempo, acho q realmete minha seringa estava "AIDETICA" hehehe, soh pode ter matado os esporos, pq a temperatura creio q seja entre 25 a 32 graus, nao ha entrada de ar na encubadora, soh quando eu abro a tampa do isopor, e pelo q eu eu li a PESA eh muito "apressada" na colonizacao, nao vejo motivo pra demorar mais que 5 dias ateh aparecer o 'algodao' do micelio,

obrigado pela atencao kra..

good vibes a todos :pos:

nhafya disse:
hum...eu quero ver as fotos mesmo!Pra ver como ficou seu primeiro trabalho!..."clandestinidade em todo o preparo pois moro com meus pais" Se não entendi mal,você ta fazendo escondido dos seu pais?...Aeeeeee hihih isso me dá coragem pra eu tentar também...coisa boaaaaaaa...quando tiver novidades post aí umas fotos!Fica bem


realmete gatinha

estou fazendo escondido deles hehehe

qh dizer

agora eles sabem neh, encanaram na panela de pressao, virao eu subi com isopor mas liberaram pq nao contei q era psicoativos hehehe

falei q era tipo champignon hehehe

quero ve quando eles quiserem exprerimentar hehehe

heiuheiuheuih

mas pode crer q vale a pena

agente ocupa a mente com a natureza, nao com porcarias como era acostumado

sua iniciativa eh otima de comecar cultivar,

good vibes pra voce se realmete tentar,

bjs
 
Última edição por um moderador:
Fala William

Os potes quando saem da panela de pressão devem ser, imediatamente, lacrados.

Não deve restar nenhuma entrada de ar.

Então você faz 4 furos para inocular e cobre, imediatamente, os furos com fita durex.

Os potes são colocados no escuro.

Nesta fase de colonização não é necessário oxigenar.

O micélio cresce sem oxigênio.

Quando estiver 100%, os bolos são retirados dos potes.

Ai sim é necessário oxigênio (aeração), luz e frio para parar o crescimento do micélio e induzir formação de pins.


CogumelosMágicos > Acontecendo > Novo usuário? Comece aqui!
Começando - Links básicos > Perguntas mais Frequentes



Devo vedar os bolos PF ou os copos devem ter furos para respiração?

Recomenda-se que fiquem vedados, pois furos no papel alumínio seriam entradas - e com boas vindas - para possíveis contaminantes concorrentes ao Psilocybe cubensis.

Alguns cultivadores abrem os furos durante a incubação para acelerar o processo, sobretudo quando a parte de cima do bolo já foi colonizada pelo micélio, mas o ar contido dentro dos copos vedados normalmente é suficiente para a colonização total.
 
Oi pessoal,
tenho muitas duvidas pro meu 1º cultivo tb...
1- tenho uma caixa de isopor ideal, queria utiliza-la para guardar os bolos de milho(vou fazer de milho pq eh mais barato e naum axo vermiculita de maneira alguma). Enfim, estou tentando estereliza-la com uma solução de agua + agua santaria, será que to fazendo certo?
2- Estou com medo de deixar os bolos dentro da panela de pressão... será que não vai acontecer deles explodirem ou racharem por causa do calor?
3- se eu fizer os bolos de milho sou obrigado a fazer casing dos mesmos ou posso utilizar o método normal?

Agradeço as respostas de antemão, pq como o william está fazendo, tudo aqui eh na clandestinidade o máximo que já falei foi que estava fazendo um "trabalho de bio-química" que achei na net! hehehe
vlw aew pessoal :pos:

P.S. os meus esporos são selvagens de P cubensis... será que to fazendo certo em usar substrato de milho pra Cubensis?
 
Soninh0 disse:
Oi pessoal,
tenho muitas duvidas pro meu 1º cultivo tb...
1- tenho uma caixa de isopor ideal, queria utiliza-la para guardar os bolos de milho(vou fazer de milho pq eh mais barato e naum axo vermiculita de maneira alguma). Enfim, estou tentando estereliza-la com uma solução de agua + agua santaria, será que to fazendo certo?
2- Estou com medo de deixar os bolos dentro da panela de pressão... será que não vai acontecer deles explodirem ou racharem por causa do calor?
3- se eu fizer os bolos de milho sou obrigado a fazer casing dos mesmos ou posso utilizar o método normal?

Agradeço as respostas de antemão, pq como o william está fazendo, tudo aqui eh na clandestinidade o máximo que já falei foi que estava fazendo um "trabalho de bio-química" que achei na net! hehehe
vlw aew pessoal :pos:

P.S. os meus esporos são selvagens de P cubensis... será que to fazendo certo em usar substrato de milho pra Cubensis?

Comecando por baixo:

1) Existe uma chance muito grande dos seus esporos selvagens estarem contaminados de antemao.
2) Substrato de milho funciona. Desde que voce deixe em agua por 24 horas pra germinar endoesporos e depois esterelize em panela de pressao por no minimo 1 hora.
3) Raramente vai conseguir frutificar um bolo de milho. Milho eh bom pra fazer spawn, mas voce pode tentar fazer um casing sim, a chance de frutificar eh bem maior.
4) Nao vai rachar ou explodir os bolos nao. Problemas com vidro em geral acontecem soh com choque termico. Esterelize e espere esfriar.
5) Se for usar graos de milho nao recomendo que faca bolos, faca em potes maiores e com filtro e com espaco pra agitar durante a colonizacao.

Em todo caso, se for usar graos inteiros, milho eh em geral o que mais falha por contaminacoes. A taxa de contaminacao em trigo ou centeio integral parece ser bem menor. Voce pode usar semente de passaros tambem (alpiste + painco + trigo + nigger).

Se sobrou alguma coisa pergunte, e nao tenha medo de abrir outro topico :)
 
Fala Soninho

Siga o caminho:

CogumelosMágicos > Acontecendo > Novo usuário? Comece aqui!
Começando - Links básicos > Guia Básico de Cultivo em Milho
 
Brigadão aew Shroower,
Acontece o seguinte... estou fazendo 2 potões iguaizinhos os potes que o Psilo recomenda no "cultivo com milho com e sem dextrose e antibiótico". Tenho uma duvida quanto a contaminação, será que eu posso acabar com a contaminação com o antibiótico e dextrose? No caso de casing, vc recomenda que tipo de "cobertor" para os micelios? fibra de coco seria uma boa?

vlw aew
:D

P.S. foi mal não abrir outro tópico mas é que são pokas perguntas que tenho e acho que não vale a pena abrir tópico soh pra isso... msm assim obrigado pela ajuda e intuito!
 
será que eu posso acabar com a contaminação com o antibiótico e dextrose?

O antibiótico previne contaminações bacterianas, não terá efeito contra contaminações fungicas. Se você for inocular a partir de esporos não use o antibiótico - ainda não está totalmente testado mas meus resultadoa até agora apontam para uma inibição da germinação do esporos quando se usa Amoxicilina nas culturas. Se for mesmo usar antibiótico a inoculação deverá ser feita a partir de uma cultura em agar - o que também diminuiria suas chances de contaminação usando esporos selvagens.

A dextrose serve como alimento primário para o micélio, não exagere ou poderá perder na produção.

Eu aconselho a isolar micélio sadio em cremoagar ao invés de inocular seus bolos a partir de uma seringa multi esporos. Faça uma seringa recheada com os esporos selvagens, faça um meio cremoagar e use duas gotas para inocular. Espere crescer , se crescerem contaminantes não fique surpreso, tente cortar um pedaço de cremoagar que contenha apenas micélio sadio. Passe esse micélio para outro copo de cremoagar, nesse você pode até adicionar antibiótico se quiser, quando nessa nova cultura tiver apenas micélio sadio inocule-o nos copos. Creio que seja o mais seguro.
 
Back
Top