Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Pinagem

MangueBeat

Cogumelo maduro
Cadastrado
13/11/2005
275
76
Gente, a 10 dias atrás eu retirei 2 casings de um cold-shock de 12h e os coloquei num terrário de isopor com perlita.

Os casings estão a 10 dias numa temperatura média de 18~20ºC.

Em alguns dias a temp chegou a 23ºC durante o dia, e em outros a temp chegou a uns 16ºC durante a madrugada, meio que consegui regular a temp borrifando água gelada no terrário e colocando água gelada no fundo de perlita pra abaixar um pouco a temp nos poucos dias quentes.

O problema é que o micélio pouco se desenvolveu sobre a camada de vermiculita neste tempo, ele só começou a sair debaixo da vermiculita após o 6º dia de terrário, hoje pela manhã fui analisar melhor os casings, eles estão com o micélio colonizando quase tudo logo abaixo da fina camada de vermiculita que está por cima, o casing do tupware azul está com uns 4 nós hifais exteriorizados, e percerbi grande massa de micélio denso sob a camada de vermiculita irregular que montei sobre ele, mas as hifas não se desenvolvem a 4 dias, eu tava muito nervoso e ansioso esta manhã, então dei uma raspada na vermiculita dos casings pra ver como estava o micélio, ao menos ele ainda está saudável, só não sei por quanto tempo.

Aproveitei e deixei algumas partes do micélio sem vermiculita por cima, exposto ao ar e à luz diretamente, meio que arrisquei, ou esses casings se desenvolvem logo e pinam, ou contamina tudo e não acontece nada, sinceramente já estou pensando em fazer 2 novos casings de tupware grande e enterrar os do terrário daqui no máximo 5 dias se estes não mostrarem pins.

O terrário é precário demais, não posso esperar 2 semanas por uma pinagem, isto é tempo pra contaminar tudo, não vai dar pra tirar cogus se eu for esperar mais 1 semana, o terrário é muito básico e não tem vedação eficiente.

Estou borrifando o terrário e ventilando ele 2~3 vezes por dia.

Usei PF-Tek, e o substrato do casing é vermiculita e pó de côco.

Sinceramente não sei mais o que fazer pra estes casings pinarem, poxa, sempre li "mantenha 18~20º por 5~7 dias e os pins aparecem". Que nada, to nessa a 10 dias, indo pro 11º pois coloquei os casings de noite, e nada de pins, grandes primórdias e afins.

Eu to achando é que vou seguir meu instinto animal, trancar a porta que dá acesso aos casings e deixar de mão, parar de borrifar, abanar, e só olhar, ou nem isso, só pegar pra olhar daqui 1 semana. Teve um doido aqui que conseguiu frutificação dentro de um copo de whisky fechado, sem troca gasosa nenhuma, e num calor superior a 30ºC... então, acho que pode dar certo, se não der, paciência, eu faço outros casings e tento de novo.

Meu erro deve ser estar mantendo a temperatura muito baixa, o pior é que é isso que a biblioteca ensina. :(

To com mil caraminholas na cabeça, ansiedade é uma bosta.

E pra ajudar ainda mais, minha câmera continua um lixo, to pra jogar ela na parede e quebrá-la em mil pedaços hoje.

O casing está úmido, aparentemente saudável, e a temperatura está aparentemente ideal.

Alguém pode me explicar o que está acontecendo ou como posso tentar acelerar o processo de frutificação?

A biblioteca peca demais com casings, ensina mil maneiras diferentes de como se fazer, e poucas maneiras como se manter e proceder com eles, deveria haver uns tópicos do tipo "casing - da montagem ao aniversário" e "casing - do aniversário à colheita".

AAHHHHHHHHHHHHHHHHHHH

Grau de desespero: 10
 
Oi Manguebeat... Tô lendo seu relato aqui e tirei algumas idéias:
1- O casing que você está fazendo é de spawn pf, certo? Dava pra frutificar direto no bolinho mas você precisaria de um terrário mais legal, o que você disse que não poderia providenciar...
2- Como você optou pelo casing, depois de tirar os bolos do copo e cobri-los, você precisaria dar mais uns dias NA CONDIÇÃO DE INCUBADORA (temp 29ºC, nenhuma troca gasosa, umidade legal) justamente pra ele colonizar a camada, aí sim você colocaria em set de pinnagem... AQUI MORAM TODAS AS SUAS RESPOSTAS
3- Já que o desespero era 9, agora pode baixá-lo pra 6, e se tiver uma _\|/_ ganjinha, aí vai pra uns 2:D...
Agora é só pensar na condição que vc tem aí e trabalhar pra mudar... Boa sorte e até logo!
 
Obrigado pela ajuda!

Mas eu deixei eles em situação de incubadora sim, montei os casings com uma cmada fina de vermiculita por baixo, depois quebrei o bolo por cima, joguei uma mistura de pó de côco + vermiculita e deixei por 2 dias os casings fechados na gaveta, quando abri o micélio estava lindo, perfeito, havia colonizado bem uns 60% da camada, então eu cobri com vermiculita úmida e pura, dei o cold shock e passei pro terrário do modo como descrevi.

Desde então minha tortura se iniciou.

E estou sem ganja, obrigado por lembrar, meu grau de desespero agora subiu pra 10. :p:

AAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH

Vinicius, my brother, tu conhece alguma técnica pra acelerar a pinagem?, mesmo que gere poucos frutos...

To no desespero aqui!
 
Mas mangue, hoje o micélio cobre 60% da camada? Coloca pra encubar de novo e ele toma 100%... O problema é que ele já ficou exposto, e diminuir a oxigenacao ia facilitar pra contaminantes... Eu só aumentaria a temperatura e manteria a umidade e o2, depois pensaria na pinagem...
Técnicas de pinagem tem várias; uma forma que li no mctpya é de machucar o micélio (dar uma leve raspada) pra isso. A idéia é que eles entrariam num processo de reprodução com choque térmico ou choque mecânico. Farei um procedimento bem parecido (mas eu tenho bolos pf que não pinam, não casings), orientado por um usuário mais experiente.
Boa sorte aí, logo logo eles pinam:pos:

*SEM GANJA NÃO DÁ :eek:! Eu passo mal hehe
 
Que situação hein???:(

No desespero 10, eu faria assim:

1- aguardaria até o 15º dia observando sempre e mantendo as condições, que estão ideais.

2- colocaria um oxigenador de aquário, daqueles duplos, com 2 pedras porosas borbulhando lá com a perlita, e não abriria mais o terrário. (faria isso antes do 1, já que o 1 é esperar).

3 - se no 18º dia não percebesse resultado algum, verificaria a umidade do casing, corrigia com água se acaso precisasse, novo choque térmico e novamente terrário.

Paciência irmão, logo eles dão as caras. Good vibes!:pos:
 
Mas mangue, hoje o micélio cobre 60% da camada? Coloca pra encubar de novo e ele toma 100%... O problema é que ele já ficou exposto, e diminuir a oxigenacao ia facilitar pra contaminantes...

60% foi quando cobri de vermiculita e dei o cold shock.
Tu diz pra fazer uma "re-colonização" né?
O problema seria justamente o de contaminantes, se eu já não tivesse exposto o micélio, bem que eu poderia tentar como você recomendou ^^

Técnicas de pinagem tem várias; uma forma que li no mctpya é de machucar o micélio (dar uma leve raspada) pra isso. A idéia é que eles entrariam num processo de reprodução com choque térmico ou choque mecânico.

Hoje eu fiz uma raspagem da primeira camada pra ver a situação física do micélio, e em algumas partes o micélio foi visivelmente machucado, mas nem sabia que isso poderia me ajudar na pinagem :D
Tomara que eu tenha feito certo!

1- aguardaria até o 15º dia observando sempre e mantendo as condições, que estão ideais.

2- colocaria um oxigenador de aquário, daqueles duplos, com 2 pedras porosas borbulhando lá com a perlita, e não abriria mais o terrário. (faria isso antes do 1, já que o 1 é esperar).

3 - se no 18º dia não percebesse resultado algum, verificaria a umidade do casing, corrigia com água se acaso precisasse, novo choque térmico e novamente terrário.

Paciência irmão, logo eles dão as caras. Good vibes!:pos:

É Muilok, vou seguir teus ricos conselhos, fora o do borbulhador, que continuo sem grana pra comprar.

Pra tu ver a situação, estou sem inocular copos pois estou sem grana pro papel alumínio, to com meio pote de coleta cheio com esporos hidratados na geladeira a uns 2 meses ja, e sem alumínio pra inocular, imagine a $ituação do cabra aqui.

Vida de desempregado é foooogo.

Mas daqui um tempo a situação melhora, to vendo uns trampos, ae eu invisto mais no próximo cultivo.

Então vou seguir alguns conselhos, vou continuar mantendo as condições até o 15º dia de terrário, e se até lá o micélio não se mostrar propício à pinagem ou se por milagre não contaminar até um 18º dia, eu raspo ele de novo e dou outro cold-shock, afogo ele, faço o que for preciso e depois coloco ele pra frutificar novamente, se bem que acho meio improvável que eu consiga chegar na fase final disto sem contaminações por conta do terrário precário.

Valeu aí gente, agora é rezar pra pinar antes de contaminar :(
 
Gente, a 10 dias atrás eu retirei 2 casings de um cold-shock de 12h e os coloquei num terrário de isopor com perlita.

Os casings estão a 10 dias numa temperatura média de 18~20ºC.


Se fossem bolos, deixados nessa temperatura, a pinagem atrasaria bastante.
 
Se fossem bolos, deixados nessa temperatura, a pinagem atrasaria bastante.

Caramba!:)
Que temperatura de pinagem vc constuma utilizar, Ecuador? 23ºC?

Realmente, já percebi atraso quando utilizo 18ºC constantes.
Meus melhores resultados estão na seguinte condição:

No dia em que os bolos vão para o terrário, a temperatura é 18º constante, e continua assim pelas próximas 24 horas. Então, dia após dia, vou incrementando a temperatura em 1º. Geralmente, no 5º dia, a temperatura está em 22º. Se ainda não ocorreu a pinagem, mantenho nessa faixa até que os pins surgem. Então, na frutificação, mantenho 25º.

É bom trocar idéias sobre este parâmetro, para otimizarmos a pinagem. Cultivos que demoram 10-15 dias para pinarem, já começo a roer os dedos, pois a unha já acabou.:eek:

Paz e muita luz:pos:
 
Jurava que no tópico "Quais as condições ideais para o cultivo de P. Cubensis" dizia que a temperatura para formação de primórdias era de 18ºC. Tanto que tenho alguns bolos nesta temperatura há 2 semanas :eek: Talvez isso explique porque eles não pinam... Fui conferir agora e estava dizendo 23ºC a 26ºC...
 
Vou por o terrário dentro de casa pra temp aumentar um pouco.
 
O esquema é fazer como o Muilok falou.

Ir aumentando a temp gradativamente.

O problema é que não tenho como regular a temperatura com tamanha precisão de graus.

Aqui tá muito frio, tá chovendo ou fazendo garoa todo dia.


O sol tem que vir e espantar as nuvens e o clima frio, aí eu poderei ter esperanças.
 
Jurava que no tópico "Quais as condições ideais para o cultivo de P. Cubensis" dizia que a temperatura para formação de primórdias era de 18ºC. Tanto que tenho alguns bolos nesta temperatura há 2 semanas :eek: Talvez isso explique porque eles não pinam... Fui conferir agora e estava dizendo 23ºC a 26ºC...

no caso de pinagem, eu acho que é pior o frio que o calor.

meus baldes pinaram numa temperatura que variava entre 29º e 31º.

dei apenas um cold shock de 20º.
 
Ótimo saber que pinaram legal a 29ºC ! Subi a temperatura do terrário naquela hora, já atingiu 23ºC... Agora é esperar... Tópico que rendeu altas mudanças, aposto que o sahtanoj também vai subir a temperatura do terr dele também ;) Obrigado a todos:pos::pos:!
 
hehe não só aumentar a temperatura como também benzer, rezar pra caramba e jogar umas ervas especiais por cima :eek:
 
Ótimo saber que pinaram legal a 29ºC ! Subi a temperatura do terrário naquela hora, já atingiu 23ºC... Agora é esperar... Tópico que rendeu altas mudanças, aposto que o sahtanoj também vai subir a temperatura do terr dele também ;) Obrigado a todos:pos::pos:!

Fala Viniciusc, fala galera doida total !

Pode ter ocorrido a pinagem com temperatura elevada, mas não é regra alguma. Não vamos mudar os parâmetros, que são resultado de estudos aprofundados e diversos testes.

29ºC é temperatura de incubação do fungo, e não frutificação/pinagem.

Não estou querendo assutar nem desmerecer cultivo de ninguém, só quero que entendam que daqui pra frente, vcs vão perceber muitos posts surgindo sobre dúvidas de pinagem no verão, onde na maioria das vezes, o problema maior é atingir uma temperatura baixa onde possa promover a pinagem. É uma espécie de tópico sazonal, agora no verão aparecerá muito disso.

Se não fosse real, os cultivadores não quebrariam tanto a cuca com o parâmetro temperatura.

Ahhh.. esses cultivadores malucos e suas engenhocas maravilhosas....:)

Um cultivo em balde é uma espécie de casing monotub, onde o substrato está acondicionado no mesmo ambiente de frutificação. E, ele acaba sendo menos exigente que os bolos, por fornecer condições mais "completas" para a frutificação. Os bolos são bem mais exigentes, tanto com temperatura, como com umidade e nível de O2.

No caso do Viniciusc, eu manteria a temperatura por alguns dias no máximo em 23º, sendo que a umidade e troca de ar estejam eficientes.

E, estou torcendo pra ver todo mundo no êxtase, resultado de sucesso nos cultivos. Good vibes:pos:
 
no caso de pinagem, eu acho que é pior o frio que o calor.

meus baldes pinaram numa temperatura que variava entre 29º e 31º.

dei apenas um cold shock de 20º.


E faz todo o sentido. P.cubensis e P.subcubensis são fungos subtropicais e tropicais. Quando faz 20ºC em um pasto é muito frio para os cogumelos.

Temperatura baixa é boa para controlar contaminantes.

Temperaturas mais altas são boas para acelerar o ciclo de vida do cogumelo.


Quando comecei a cultivar só haviam os guias em inglês, tipo Shroomery ou PF. E a temperatura de pinagem aconselhada nunca era abaixo de 20ºC. Fui verificar e pelo menos o Shroomery continua com um parâmetro semelhante. Vejam:

"Primordia Formation:
Relative Humidity: 95-100%.
Air Temperature: 74 - 78°F / 23.3 - 25.5°C.
Duration: 6-10 days."

http://www.shroomery.org/8484/What-are-the-optimum-P-cubensis-growth-parameters

E ainda há a questão de que o principal problema da maioria dos americanos é aquecer o terrário. Por isso eles podem estar aconselhando a menor temperatura com boa viabilidade.

No guia do Erowid há uma indicação mais vaga:

"Once you place a fully colonized rice cake in the terrarium it just needs several things to grow mushrooms. It needs high humidity, temperatures below 85 degrees F. and a little light."

85ºF é aproximadamente 29ºC.

http://www.erowid.org/plants/mushrooms/mushrooms_mmgg.shtml


Na maior parte do Brasil o problema é resfriar o terrário, visto que as temperaturas podem facilmente passar de 30ºC.



E para espécies tropicais e subtropicais como P.cubensis e P.subcubensis até o cold shock é questionado.

Eu só testei o cold shock esse ano, após ler o CM. Não sei se é útil ou não. Mas fazer a imersão dos bolos junto com um cold shock é útil, pois a baixa temperatura ajudar a conter algum possível contaminante que esteja presente na água da imersão.
 
Olá a todos! ÓTIMA essa expressão de cuidado ;) me senti muito bem ao ler o Muilok dando o conselho de não aumentar a temp mais de 23ºC... Realmente não o fiz, mas toda ajuda é muito bem-vinda... Fiquei, como o sahtanoj, com bolos a 18ºC uns 18 dias e sem nem um pinzinho :p: mas agora eles aparecem
Assim que os pins vierem, acham que vale a pena aumentar a temperatura, para aumentar a velocidade do metabolismo, como o Ecuador sugeriu? Estou convencido pela explicação dele que é melhor :pos: Valeu mesmo gente !
 
Assim que os pins vierem, acham que vale a pena aumentar a temperatura, para aumentar a velocidade do metabolismo, como o Ecuador sugeriu? Estou convencido pela explicação dele que é melhor :pos: Valeu mesmo gente !


Acho que vale a pena tentar fazer a pinagem em uma temperatura entre 23 e 26ºC.

E depois que pinar manter a mesma temperatura.
 
Back
Top