Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Pinagem precoce em PF tek

Aztlan

Cogumelo maduro
Cadastrado
05/01/2010
21
47
39
Saudações fraternais, caros micocultores!

Nessa minha primeira tentativa e de cultivo estou tendo um resultado satisfatório. Mas, me atrasei para retirar os bolos dos copos após 100% de colonização. Quando fui ver já havia, além de pins, pequenos cogumelos com cerca de 1 cm de comprimento no interior dos copos. Mesmo assim continuei, "desenformando" os bolos e fazendo a rolagem sobre vermiculita. Busquei por informações nos fóruns mas nada encontrei sobre o assunto. Agora estou ansioso por desconhecer o que nos aguarda. Será que procedi corretamente? Será que vai vingar?. No momento os bolos estão no terrário, faz um dia, e o futuro é incerto.

Quais as recomendações para essa situação de pinagem precoce?

Grande AbraX.
 
Não tem problema, é normal ocorrer pinagem quando as condições permitem.

Mantenha a umidade do terrário alta, mesmo que tenha que borrifar uma névoa fina em suas paredes, mantenha troca de ar, temperatura na faixa dos 23-28ºc, e ciclo de luminosidade para os cogumelos desenvolverem na direção da luz.

Se possível, poste fotos, fica mais fácil identificar as melhores condições para seu cultivo.
boas vibrações.

p.s. - se vc enviar fotos, talvez seja melhor colocar seu post na seção diários de cultivos, assim a comunidade toda acompanha e lhe ajuda para ter sucesso
 
Upvote 0
Agradeço desde já pela informação.

Mas, algumas dúvidas ainda tenho: estima-se quantos dias a partir do ínicio desta fase, sendo que a pinagem já ocorreu? A luz é realmente necessária? Ainda vai aparecer mais pins?

Vou seguir seu conselho e escrever no Diário de Cultivo. E as fotos, assim que eu encontrar o cabo da máquina eu mostro...rs
 
Upvote 0
se as condiçoes estiverem favoraveis, com certeza aparecerao mais pins.
quanto a luz e preciso pelo menos doze horas...
sorte!!!
 
Upvote 0
se as condiçoes estiverem favoraveis, com certeza aparecerao mais pins.
quanto a luz e preciso pelo menos doze horas...
sorte!!!

Salve, tchescko!

Tem certeza disso, meu caro? Teria por acaso referência bibliografica? Se tiver, por gentileza, partilhe!

AbraX
 
Upvote 0
Eu tenho minhas duvidas tambem quanto a necessidade de luz. Até onde sei os cogumelos sao sim fotosensíveis e buscam a luz como meio de orientar a direcao que ele vai crecer... mas que eu saiba a luz nao é nenhuma fonte de "energia consumivel" pro cogumelo, entao acho que nao precisa de 12 horas pra que os frutos notem que existe uma luz pra onde se orientar... se tem 4 horas diarias o cogumelo ja vai notar que tem uma luz lá 4 horas por dia... mas sei lah, talvez alguem possa dizer melhor :confused:
 
Upvote 0
Não sei qual o mínimo necessário, mas quatro horas de luz por dia certamente permitem aos cogumelos se orientarem bem.
 
Upvote 0
~tenho referencias muitos cultivos, e isso que estou compartilhando,claro a controversias,esse e apenas o meu ponto de vista,porque na natureza e assim...
absorva como quiser...

insider,com todo respeito,
onde tem luz ,tem energia...
 
Última edição por um moderador:
Upvote 0
O Insider não disse que luz não é energia. Ele disse que "a luz nao é nenhuma fonte de "energia consumivel" pro cogumelo". Realmente não é.

Eu escrevi esse dado das quatro horas porque já cultivei assim, e não vi diferença de quando deixei mais tempo de luz. É claro que cada um tem a sua experiência.

Quanto a ser de um modo ou outro na natureza o meio-ambiente do fungo em um casing ou bolo PF, em um terrário, tem muitas outras diferenças de como é nos diversos meio-ambientes em que ele cresce na natureza. Alguns fatores são mais importantes e outros menos. Como organismo vivo o micélio de cubensis mostra grande capacidade de "tamponar" os fatores do meio-ambiente ao redor.
 
Upvote 0
Como disse o Ecuador, cada um tem sua experiência... Mas eu tenho 2 terrários, e um deles pega a luz em cima certinho, o outro já pega luz mais indiretamente... Eu deixo umas 6 horas de luz por noite, e é fato: O terrário onde a luz pega direito, os cogus nascem retinhos em direção a ela, os do outro terrário nascem bêbados...
O que não pode é lançar um cultivo indoor, como bolos, na luz do sol para direcioná-los, sem dúvida vai fritá-los...
Mas relaxe, de 5 a 10 dias já terá seus pins, ou até mesmo alguns cogus...

Mas vou aproveitar o gancho pra perguntar se quando isso acontece, a pinagem no copo, antes de rolar na vermiculita, eu retiro ou pins e faço a "manicure" do bolo, deixando ele limpo, ou deixo os pins e rolo ele mesmo assim?
 
Upvote 0
Quais as recomendações para essa situação de pinagem precoce?

Tens várias opções:
- Não fazer nada e puramente meter no terrário;
- Não retirar do vidro e deixar crescer in-vitro;
- Retirar e fazer um dunk (submersão dentro de água) e depois meter no aquário.

Recomendo que experimentes deixar crescer um copo in-vitro. Já não cultivo há bastantes anos, mas a minha última vez foi toda in-vitro conjugados com dunks e fiquei impressionado por não ser necessário utilizar um terrário.

Abraços e bom primeiro cultivo,
Dandy
 
Upvote 0
Mas vou aproveitar o gancho pra perguntar se quando isso acontece, a pinagem no copo, antes de rolar na vermiculita, eu retiro ou pins e faço a "manicure" do bolo, deixando ele limpo, ou deixo os pins e rolo ele mesmo assim?

Achei um trecho num topico do mauricio (https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/) que talvez responda a pergunta da pinagem precoce:

PS: ele fala de pins em graos mas acho q serve de conceito geral benefico dos pins

EXISTEM CONCEITOS ULTRAPASSADOS E INFORMAÇÕES INCORRETAS, ENTÃO ESCOLHA SABIAMENTE

COLONIZAÇÃO:

*Incubar na escuridão é outra coisa na obra "THE MUSHROOM CULTIVATOR" de Paul Stamets que precisa ser esquecida. A antiga dica de "incubar na escuridão total" é besteira. Essas palavras foram escritas por Paul no TMC há 20 anos atrás, e hoje em dia ele já não reconhece essa afirmação. Não há dano ou benefício em manter os potes no escuro. A escuridão somente irá atrasar a pinagem. Se vc deixar na luz desde o primeiro dia, seus frutos aumentarão e vc não enfrentará problemas de overla. Eu não vi problema algum em deixar os potes colonizando na luz desde a inoculação. Se alguns pins se formarem nos grãos, na verdade é algo bom. Ao contrário da crença popular, esses pins nos grãos podem ser spawnados diretamente num substrato bulk ou transferência GG, e eles não apodrecerão nem causarão contaminação alguma. Existe evidência de que eles realmente ajudam a dar uma pinagem mais uniforme e rápida. Paul Stamets acredita que sejam hormônios ou gatilhos químicos presentes nos pins que causem isso. Exposto à luz desde o primeiro dia, a probabilidade é de somente um dentre cem potes desenvolverem um ou dois pins mais cedo, e eu apenas spawno esses pins junto com os grãos direto no substrato, sem absolutamente nenhum efeito nocivo (em outras palavras, pequenos pins não contaminam quando spawnados junto com os grãos). Há 20 anos atrás Stamets escreveu "incube em escuridão total", e as pessoas seguiram isso à risca como se fossem palavras de Deus. Entretanto, Stamets não mais ensina incubação no escuro, e eu concordo. Se vc visitar a fungi perfect, verá 10.000 metros quadrados de área de incubação, iluminada por lâmpadas fluorescente, de 10 a 12 horas por dia. Paul é um pioneiro e está sempre aprendendo (assim como nós) coisas novas, e idéias vão surgindo e mudando assim que começamos realmente a entender melhor o que a natureza nos deu.

:)
 
Upvote 0
Até dá para deixar os pins no bolo, mas vigiando de perto.

Se abortarem ou derem sinais de que morreram e vão apodrecer limpe rápido.
 
Upvote 0
Saudações fraternais!

Fiquei impressicionado com os fóruns. Bem ativos, não? Durante essa semana tenho estudado documentos sobre micocultura, inclusive alguns aqui da nossa biblioteca.

Até onde sei os cogumelos sao sim fotosensíveis e buscam a luz como meio de orientar a direcao que ele vai crecer...

Segundo Adam Gottlieb - THE PSILOCYBIN PRODUCERS GUIDE de 1976
PSILOCYBE CUBENSIS var. CYANESCENS ..SINGER (formerly STROPHARIA CUBENSIS
..EARL):
"Carpóforos maiores do que dos espécimes selvagens podem ser produzidos através da inoculação de composto vegetal em vasos de barro com micélio cultivado em ágar, caixa com areia de sílica / mistura de calcário e incubação de 4-6 semanas em "daylight" a 20 graus C. Ele vai mal na escuridão."

Isso é o que diz nosso caro Adam, mas acho estranho que recomende 20 graus celsius e 4-6 semanas para incubação.

Já Paul Stamets - The Mushroom Cultivator:
"Estas temperaturas de cor fornecem boa quantidade de luz azul para a promoção da formação dos primórdios de Pleurotus ostreatus, Psilocybe cubensis e outras espécies fotossensíveis."
"E enquanto o micélio não tem condições de luz, muitas espécies precisam de luz para iniciar pinheads e amadurecer em cogumelos saudáveis."
"O prelúdio da definição dos primórdios: [...] O quarto é iluminado em ciclos de 12 horas ligado/desligado."
"Formação dos primórdios (knotting): [...] ciclos de 12 horas ligado/desligado."
"Desenvolvimento de Pins": [...] ciclos de 12 horas ligado/desligado."

Ou seja, ele afirma que os P. cubensis são fotossensíveis e que existe um papel importante da luz nos vários estágios. Essa informação já é alguma coisa.

E mais:
"A influência da luz na pinagem" [...] As espécies de cogumelos que requerem luz para a formação dos primódios são chamados fotossensíveis. Embora luz não seja necessária para induzir frutificação em todos os cogumelos."

Aí ele cita o E.R. Badham: A tese de mestrado do cara foi sobre P. cubensis. Conclui que mais pins são iniciados sobre exposição à azul ou UV com picos em 370, 440 e 460 nm por 0,5 milissegundo. E em contraste, luzes com comprimento maior que 510 são inefetivas.

" Com esse conhecimento, o cultivador de espécies fotossesíveis pode desenvolver estratégias de iniciação incorporando a influência da luz" Nisso ele sujere: colonização em escuridão completa e exposição à luz apenas após o primeiro aparecimento de micélio através da camada do casing."

Ele termina dizendo que é possivel evitar pinagem precoce utilizando luz vermelha. E encontrei em outro lugar do texto a informação(já conhecida dos micocultores experimentais) de que alguns cogumelos são fototrópicos.

Lôco, né!? Para quem leu até o fim, me desculpem o pedantismo. Serei mais sucinto nos próximos posts(ou não).
Mas, mesmo assim, as dúvidas ficam. Qual o tipo de lâmpada, e quanto tempo de exposição para B+? Será que fluoro por 12 horas/dia? Caso alguém tenha informações concisas por favor post.

Grato pelas colaborações.
 
Upvote 0
Caro, Insider.

Já que o Paul Stamet está ultrapassado em alguns aspectos. Me recomende algum doc. novo, pois dos que eu tenho aqui o The Mushrooms Cultivator é o melhor. Algumas das informação dadas por você me parecem bem interessantes. Vieram da onde?

Grato pela compreensão e paciência quanto a minha ignorância.
 
Upvote 0
Caro, Insider.

Já que o Paul Stamet está ultrapassado em alguns aspectos. Me recomende algum doc. novo, pois dos que eu tenho aqui o The Mushrooms Cultivator é o melhor. Algumas das informação dadas por você me parecem bem interessantes. Vieram da onde?

Grato pela compreensão e paciência quanto a minha ignorância.

Eu só tirei isso do topico do mauricio(link mais pra cima) aonde ele cita uns textos de outro autor, mas nao sei qual é a fonte original.

Talvez ele saiba dizer :D

:pos:
 
Upvote 0
Caro, Insider.

Já que o Paul Stamet está ultrapassado em alguns aspectos. Me recomende algum doc. novo, pois dos que eu tenho aqui o The Mushrooms Cultivator é o melhor. Algumas das informação dadas por você me parecem bem interessantes. Vieram da onde?

Grato pela compreensão e paciência quanto a minha ignorância.

quando falo na biblia, falo em The Mushrooms Cultivator.
 
Upvote 0
Rapaiz, agora subiu o nivel do assunto micológico aqui!
 
Upvote 0
Lôco, né!? Para quem leu até o fim, me desculpem o pedantismo. Serei mais sucinto nos próximos posts(ou não).
Mas, mesmo assim, as dúvidas ficam. Qual o tipo de lâmpada, e quanto tempo de exposição para B+? Será que fluoro por 12 horas/dia? Caso alguém tenha informações concisas por favor post.

Grato pelas colaborações.

lampada fluoro comum ou amarela, 12h on 12 h off apenas apos o aniversario.
antes disso eu protejo da luz e de choques termicos/mecanicos.
 
Upvote 0
Back
Top