Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático PF Tek no calor do nordeste

Diário de cultivo problemático.
Raças
Flórida (carimbo adiquirido há 1 ano, pela internet)
Inoculação
10/04/2022
Inoculação via
Cultura líquida
Assepsia (Inoculação)
SAB
Terrário
Terrário-geladeira
Técnicas
PFTek
Substratos
FAI
Vermiculita
Café
Pó de osso/cinzas de madeira
Olá, pessoal! Moro em Camaçari, cidade vizinha a Salvador, lugar de calor infernal kkkkkkkk
Bom... Essa não é a minha primeira tentativa de cultivo (nem a segunda, terceira... enfim), mas é a primeira que eu tenho uma real esperança de sucesso (a minha tentativa mais recente está pinando, então...). Por isso, decidi iniciar este diário, na esperança de ajudar e ser ajudado.

Data: 10/04/2022, aproximadamente 00:34h
Para esta tentativa eu decidi tentar a PFTek (nunca tentei). comecei triturando meio pacote de arroz, aproximadamente, e misturei com o dobro de vermiculita. Também adicionei três colheres de pó de café e duas de pó de osso+cinza de madeira. Umideci até pingar poucas gotas e montei os copos (usei copos descartaveis pp5). A vermiculita acabou, então fiz uma experiência com "selo de perlita" em alguns copos.
Os copos foram esterilizados por 1:40h+ na PP e inoculados na sab de papelão (devidamente borrifada com álcool 70. A CL usada estava há alguns meses na geladeira, sendo "aquecida" algumas vezes durante esse tempo, nas ocasiões em que a geladeira era desligada para lavar (o que não diminuiu sua eficácia).20220409_142131[1].jpg20220409_143200.jpg20220409_151012.jpg20220409_175745.jpg20220410_002753.jpg20220410_002819.jpg20220410_002836.jpg20220410_002901.jpg20220410_003415.jpg
 
Última edição:
Beleza, parece tudo regular, e a Pf Tek adaptada também deve dar de boa.

Quais seus planos pra lidar com o calor na colonização? E na frutificação?
 
Beleza, parece tudo regular, e a Pf Tek adaptada também deve dar de boa.

Quais seus planos pra lidar com o calor na colonização? E na frutificação?
A colonização tá ocorrendo em temperatura ambiente mesmo (aqui tem alternado entre semana de calor e semana de friozinho kkkkk) e tá colonizando bem!
 
A colonização tá ocorrendo em temperatura ambiente mesmo (aqui tem alternado entre semana de calor e semana de friozinho kkkkk) e tá colonizando bem!
Muito bom ver uma pessoa representando a região do nosso nordeste.

Sou paulista, decidi vir morar em Alagoas e estou aqui a mais de 1 ano, agora estou iniciando o cultivo neste calor infernal que você mencionou kkkkk.
Você tem obtido sucesso? Como está sendo sua experiência?

Meus PFs Tek me deram apenas 10g, eram 3 bolos, e foi puro fracasso, estou pegando eles e jogando todos em um casing hhahahahahah, vamos ver o que vai dar!
 
Última edição:
Muito bom ver uma pessoa representando a região do nosso nordeste.

Sou paulista, decidi vir morar em Alagoas e estou aqui a mais de 1 ano, agora estou iniciando o cultivo neste calor infernal que você mencionou kkkkk.
Você tem obtido sucesso? Como está sendo sua experiência?

Meus PFs Tek me deram apenas 10g, eram 3 bolos, e foi puro fracasso, estou pegando eles e jogando todos em um casing hhahahahahah, vamos ver o que vai dar!
Eu tô com um cultivo anterior a esse, que tem andado bem devagar. Me rendeu só dois cogus bem pequenos até agora, que acredito ser falta de umidade. Estou esperando chegar meu higrômetro pra poder resolver isso.
 
Esse local da contaminação, normalmente, é por acumulo de agua no fundo.
Porque o restante parece micélio saudável.

Você regulou a umidade depois de misturar o arroz?
A receita padrão do pftek é misturar a agua na vermiculita, antes de incorporar o arroz.
Pode ser que a mistura tenha ficado muito úmida e acumulou no fundo.

A receita padrão de PFTEK atinge praticamente 90-100% de sucesso, com uma multiesporos boa. (pelo menos nas vezes que fiz.

Quando eu enterrava os contaminados, sempre colocava uma tampa de garrafa pet para manter a umidade alguns dias e depois tirava.
Como é no seu avo, acho que não poderia fazer isso, mas dar uma "regada" ajudaria o micelio a sobreviver ali por uns dias.
A chance de nascer cogumelo fica bem alta dai.
 
Esse local da contaminação, normalmente, é por acumulo de agua no fundo.
Porque o restante parece micélio saudável.

Você regulou a umidade depois de misturar o arroz?
A receita padrão do pftek é misturar a agua na vermiculita, antes de incorporar o arroz.
Pode ser que a mistura tenha ficado muito úmida e acumulou no fundo.

A receita padrão de PFTEK atinge praticamente 90-100% de sucesso, com uma multiesporos boa. (pelo menos nas vezes que fiz.

Quando eu enterrava os contaminados, sempre colocava uma tampa de garrafa pet para manter a umidade alguns dias e depois tirava.
Como é no seu avo, acho que não poderia fazer isso, mas dar uma "regada" ajudaria o micelio a sobreviver ali por uns dias.
A chance de nascer cogumelo fica bem alta dai.
A umidade estava perfeita. Porém eu acabei injetando um pouco mais de cl em alguns copos
 
Quando eu enterrava os contaminados, sempre colocava uma tampa de garrafa pet para manter a umidade alguns dias e depois tirava.
Como é no seu avo, acho que não poderia fazer isso, mas dar uma "regada" ajudaria o micelio a sobreviver ali por uns dias.
A chance de nascer cogumelo fica bem alta dai.
Aqui choveu recentemente e a terra está bem úmida. Preciso regar?
 
Eu tô com um cultivo anterior a esse, que tem andado bem devagar. Me rendeu só dois cogus bem pequenos até agora, que acredito ser falta de umidade. Estou esperando chegar meu higrômetro pra poder resolver isso.
Infelizmente esse higrômetro simples com relógio não serve de nada 😔
 
Esse local da contaminação, normalmente, é por acumulo de agua no fundo.

Boa sacada, @Texugo. Nunca observei esse padrão de contaminação no fundo porque sempre segui a receita PF Tek à risca sem adicionar água. Obrigado, amigo, mais um aprendizado de padrões de contaminação.

A umidade estava perfeita. Porém eu acabei injetando um pouco mais de cl em alguns copos

E aí está a razão, como o Tex disse. Confia na receita na próxima, nobre @Cogumelar. :)

Aqui choveu recentemente e a terra está bem úmida. Preciso regar?

Não. Tá de boa. E pela foto parece que o local ainda é sobreado, então tá tudo fluindo. Só esperar pra ver como vai ser na natureza. ;)
 
Esse daí é um controlador, você pretende ligar um umidificador à ele ? Já pensei em um monotub dessa forma, com um controlador e uma tubulação em um umidificador.
Ele funciona somente como monitorador de UR também ?

Já pensei em até um monitorador ligado à um arduino, mas só tenho vontade e não manjo nada de IoT.

Muito massa, parabéns!
 
Atualização: 10/05/2022
Aniversariei os bolos no domingo (08/05/2022), apos 24h hidratando na geladeira. Hoje, após chegar do trabalho, tive essa bela surpresa:
 

Anexos

  • 20220510_190520[1].jpg
    20220510_190520[1].jpg
    1.6 MB · Visualizações: 28
  • 20220510_190531[1].jpg
    20220510_190531[1].jpg
    2.9 MB · Visualizações: 28
Mantém a troca gasosa 2 a 3x ao dia, pra ajudar o cubensis a não perder a luta contra os trichodermas no calor + umidade alta.

Vai frutificar lindamente.
 
Parabéns pelo cultivo @Cogumelar ! :D
Eu passo pelo mesmo sufoco que tu pois moro em fortaleza kkkk
Tava sem cultivar tem uns meses justamente porque o calor acabou com minhas últimas tentativas mas agora ta num período de chuvas bom e vou tentar voltar me inspirando na sua luta :p
Cheguei até a pensar em montar alguma coisa com aquelas placas de resfriamento de gelágua velho mas não sei se vai compensar o trabalho pois ja consegui cultivar de boa por aqui (talvez seja só uma maré de azar hehe)

Boa safra manim :)
 
Mantém a troca gasosa 2 a 3x ao dia, pra ajudar o cubensis a não perder a luta contra os trichodermas no calor + umidade alta.

Vai frutificar lindamente.
a troca é automatica, a cada 4h

Atualização: 13/05/2022
Os bixin tão crescendo, embora mais lento do que eu esperava...

Tava sem cultivar tem uns meses justamente porque o calor acabou com minhas últimas tentativas mas agora ta num período de chuvas bom e vou tentar voltar me inspirando na sua luta :p
acredito que mantendo umidade e ventilação boas, tu consiga frutificar em temperatura ambiente no inverno

Cheguei até a pensar em montar alguma coisa com aquelas placas de resfriamento de gelágua velho mas não sei se vai compensar o trabalho pois ja consegui cultivar de boa por aqui (talvez seja só uma maré de azar hehe)
Já vou adiantando que pastilhas peltier são uma decepção! Todas que comprei se revelaram falsificadas, tanto compradas aqui quanto compradas da china. Se tu for pensar em refrigeração, é melhor usar o proprio sistema da geladeira (pega uma geladeira velha de segunda mão, que ainda funcione) adaptado com um termostato eletronico pra controle da temperatura
 

Anexos

  • 20220513_204622[1].jpg
    20220513_204622[1].jpg
    1.4 MB · Visualizações: 22
Eu já pensei num sistema de manter fresco o terrário, com água corrente. Tipo, de gota em gota, por um lado, saindo pelo outro. Assim, a água sempre se mantém fresca, o que ajuda a levar o calor do ambiente enquanto mantém a umidade.

Mas ainda não consegui estabelecer esse setup, que precisaria de encanamento de entrada e saída.
 
Back
Top