Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático PF Tek no calor do nordeste

Diário de cultivo problemático.
Raças
Flórida (carimbo adiquirido há 1 ano, pela internet)
Inoculação
10/04/2022
Inoculação via
Cultura líquida
Assepsia (Inoculação)
SAB
Terrário
Terrário-geladeira
Técnicas
PFTek
Substratos
FAI
Vermiculita
Café
Pó de osso/cinzas de madeira
Olá, pessoal! Moro em Camaçari, cidade vizinha a Salvador, lugar de calor infernal kkkkkkkk
Bom... Essa não é a minha primeira tentativa de cultivo (nem a segunda, terceira... enfim), mas é a primeira que eu tenho uma real esperança de sucesso (a minha tentativa mais recente está pinando, então...). Por isso, decidi iniciar este diário, na esperança de ajudar e ser ajudado.

Data: 10/04/2022, aproximadamente 00:34h
Para esta tentativa eu decidi tentar a PFTek (nunca tentei). comecei triturando meio pacote de arroz, aproximadamente, e misturei com o dobro de vermiculita. Também adicionei três colheres de pó de café e duas de pó de osso+cinza de madeira. Umideci até pingar poucas gotas e montei os copos (usei copos descartaveis pp5). A vermiculita acabou, então fiz uma experiência com "selo de perlita" em alguns copos.
Os copos foram esterilizados por 1:40h+ na PP e inoculados na sab de papelão (devidamente borrifada com álcool 70. A CL usada estava há alguns meses na geladeira, sendo "aquecida" algumas vezes durante esse tempo, nas ocasiões em que a geladeira era desligada para lavar (o que não diminuiu sua eficácia).20220409_142131[1].jpg20220409_143200.jpg20220409_151012.jpg20220409_175745.jpg20220410_002753.jpg20220410_002819.jpg20220410_002836.jpg20220410_002901.jpg20220410_003415.jpg
 
Última edição:
Eu já pensei num sistema de manter fresco o terrário, com água corrente. Tipo, de gota em gota, por um lado, saindo pelo outro. Assim, a água sempre se mantém fresca, o que ajuda a levar o calor do ambiente enquanto mantém a umidade.
:)
Enquanto lia a sua ideia me veio a ideia de alguma serpentina que passa por um balde e algo tipo uma bomba de aquario com um timer para ir reciclando a agua. Mas será que essa bugiganga seria realmente funcional ?
As vezes um ventilador com um timer ajuda, o duro é manter a umidade. São muitas variáveis né, fico vendo video de uns caras no youtube que eles só montam um monotub simples e ele roda liso, mas o clima do Brasil é diferente.
Vamos pensando em algo galera.
 
será que essa bugiganga seria realmente funcional ?

Já teve um diário com esse setup no fórum. Tenta achar "serpentina" na busca do fórum ou do google com a chave "site:teonanacatl.org".
 
Back
Top