Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PF TEK - MDK - Região Sul/BR

Diário de cultivo completo.
Raças
MDK
Inoculação
07/04/2021
Inoculação via
Seringa multi-esporos
Assepsia (Inoculação)
Box do banheiro
Aniversário
29/04/2021
Terrário
Caixa Organizadora
Técnicas
PFTEK
Substratos
Arroz integral bem triturado no liquidificador (cerca de 50% ficou em pó e o resto em grão quebrados), Vermiculita FINA, Água filtrada
Ahow! Salve Salve!

Primeiramente, muito obrigado ao fórum por abrir este espaço para cultivadores iniciantes. Estudo os cogus há bastante tempo. Inicialmente buscando informações sobre identificação pois pretendia caçá-los, porém, após algumas aventuras e pouco sucesso resolvi migrar para o cultivo. Por alguns anos ainda morava com meus pais, o que impossibilitava o cultivo. Depois ficava um tanto quanto ansioso com tantas novidades (equipamentos, fases de cultivo, termos técnicos, etc.) e sempre acabava postergando o cultivo até que tivesse confiança e condições financeiras para realizá-lo.

Eis que esse dia finalmente chegou! O que estou postando é minha segunda tentativa. A primeira foi no segundo semestre do ano passado, quando fiz a listinha com os itens necessários e fui atrás dos materiais. Não possuo carro e moro em um bairro bastante isolado, então tive que caminhar cerca de 40 minutos até chegar ao bairro onde faria as compras. Não foi fácil, muitas vezes não havia o material exato e tive que improvisar ou recorrer ao mercado livre. Por diversas vezes fui em agropecuárias buscando um aquecedor de aquário, mas nunca tinha. O mesmo para a vermiculita. Tive que esperar algumas semanas até receberem e, quando chegou, só tinha a fina. Mas fui indo, devagar e sempre, adquirindo o que precisava, as vezes em quantidades absurdas hahaha (Tive que comprar 1 kg de "recheio" de bichinho de pelúcia, pois não vendiam menos, para fazer os filtros do terrário. Enfim, bora lá!)

Após passar pela primeira tentativa que me rendeu, ao total, 2 cogus mal desenvolvidos, parti para a nova tentativa passados 6 meses. Segui a receita à risca, porém, por utilizar vermiculita fina, creio que o substrato ficou um pouco seco. Estava tão ansioso por fazer logo que esqueci de adicionar mais água (só percebi no último copo e não quis refazer tudo).

Ao total foram 2 copos americanos e 2 xícaras inoculados com seringa de esporos adquiridos na internet. No caso, comprei a ampola e ela ficou por 6 meses na minha geladeira sem nenhuma proteção. Tinha certeza que iria contaminar mas... Vamos ver no que deu :)

Esterilizei os copos por cerca de 1h na PP. Não possuo aqueles suportes para elevar os copos e permitir colocar mais água, então fiz um apoio no fundo com alguns pires (ficou péssimo, mas funcionou).
Antes de realizar a inoculação, joguei água sanitária nas paredes do Box, esfreguei-as com esponja e enxaguei tudo. Utilizei uma banquetinha (limpa com álcool 70) como bancada. Deixei a panela no chão mesmo e ia tirando copo por copo. Todos os materiais levados para o box foram higienizados com álcool.
Não sei dizer ao certo quantos ML foi por copo, tentei cerca de 0,5ml por furo, tendo cada copo 4 furos equidistantes;

Deixei-os em uma caixa de isopor com um aquecedor de aquário no máximo.

A inoculação foi feita dia 07/04. Os copos estavam assim no dia 20/04

IMG_20210420_092724.jpgIMG_20210420_092645.jpgIMG_20210420_092742.jpgIMG_20210420_092803.jpg

Infelizmente um (03) contaminou com o mofo verde :/ e foi devidamente enterrado.
Os bolos foram aniversariados dia 29/04

IMG_20210429_103912.jpg
(uma coisa que pensei depois: por usar tampas tão largas como base, acabei diminuindo a área de evaporação da argila expandida. Além disso, aquele termohigrometro vai atrapalhar os cogus provavelmente, então vou removê-lo. Parece que nem está medindo a umidade direito, nunca passa de 60%, mas a medição da temperatura parece correta)

No primeiro cultivo, que não deu nada certo, senti falta de umidade no terrário (estava usando apenas a argila). Pensei que a caixa não estava vedando o bastante. Tentei envolver a tampa em filme PVC mas realmente não deu certo. Tentava borrifar água no terrário mas não parecia estar dando certo, então desta vez comprei aqueles umidificadores USB em formato de rosquinha.

Nos primeiros 4 dias após aniversariar os bolos o umidificador não funcionou (na verdade comprei ele em dezembro e deixei jogado num canto até utilizar. Já o havia testado antes e estava ok, mas quando botei no terrário ele funcionou por alguns minutos e parou, então tive que comprar outro). Após a chegada do novo umidificador surgiu uma nova dúvida. Quanto tempo eu deixo ele ligado? O nível de umidade fica realmente absurdo dentro da caixa, chegava a pingar nos bolos. Então decidi deixar ligado por 1h por dia e ir observando. Ao perceber que até os bolos estavam cheios de gotículas decidi deixar o umidificador parado até apresentarem sinais de ressecamento ou até as paredes do terrário ficarem secas.

2 dias após o início do uso do novo umidificador esses lindos brotaram, ou seja, ontem(05/05/2021).

DSCN1179.JPG

Hoje já apareceram novos pins, por todos os lados, em todos os bolos, estou achando que vai dar uma bela colheita!
Enfim, é isso, obrigado para quem leu até aqui! Espero postar novas fotos em breve.

Edit 1____

Bom, já estou colhendo alguns frutos, porém tendo alguns problemas.

No dia 13/05 os cogus estavam assim:

WhatsApp Image 2021-05-13 at 02.04.04.jpegWhatsApp Image 2021-05-13 at 02.04.03.jpegWhatsApp Image 2021-05-13 at 02.04.04 (1).jpeg

Problema 1) Não sei se da pra ver direito, mas na segunda foto alguns cogus estavam apresentando uma certa penugem.. Não soube dizer se era indicativo de falta de alguma coisa ou alguma contaminação. Por via das dúvidas resolvi colhe-los e remover os "pelos" com um papel toalha.

Problema 2) Como pode ser visto na terceira foto, alguns cogus estavam meio que atrofiando.. Novamente, nao sabia dizer se era por conta do frio, falta de umidade, troca de ar... Percebi ao longo dos dia que não melhoravam, apenas entortavam mais, então resolvi colher também.

Dúvida: Pensei em fazer um Dunk pois desde os primeiros dias achei os bolos um tanto quanto secos, mas na euforia de aniversariá-los esqueci de fazer isso. Porém agora sempre tem algum cogumelo nascendo no bolo. Posso botar tudo junto? Imagino que faria mal pros frutos, então não fiz. Ou devo sacrificá-los e fazer o Dunk para ter uma colheita melhor depois?

Após colhidos os bolos ficaram assim:

WhatsApp Image 2021-05-13 at 02.04.04 (3).jpegWhatsApp Image 2021-05-13 at 02.04.04 (2).jpeg

Depois de um ou dois dias colhi os do segundo bolo que pareciam não estar desenvolvendo.

No momento estão crescendo frutos maiores e mais bonitos (16/05/21):

IMG_20210516_012736.jpgIMG_20210516_012626.jpgIMG_20210516_012642.jpgIMG_20210516_012714.jpg

Quanto à secagem, só encontrei sílica nos saquinhos, abro eles e boto dentro do pote com os cogus ou deixo no saco mesmo?

Bom, é isso, espero conseguir tirar algum carimbo com esses bonitões maiores :)
Beijos e até a próxima atualização.
 
Última edição:
No frio é mais difícil aumentar a umidade mesmo.
A evaporação da argila fica prejudicada.

Esses as rosquinhas da china não são muuuito confiáveis mesmo.
Enquanto funcionam são ótimas.
O problema é que umidificador precisa ligar por pouco tempo, várias vezes ao dia.

O ideal é adquirir um timer ou tomada inteligente. (Timer custa uns 40-60 e tomada 70-120
Mas como comentou de condições financeira, pode ser mais viável ligar 2 ou 3x por dia manualmente mesmo, por alguns minutos.

Não tenho muita dica pra dar, está seguindo o caminho certo e ja notou os erros principais.

Bom cultivo!
 
Back
Top