Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PF Tek Australian -primeiro cultivo-

Diário de cultivo completo.
Eae pessoal ... sussa? espero que sim :)

Começei meu cultivo a alguns dias mas como não tinha certeza de nada resolvi começar o diario apenas quando o micelio desse sinal de vida ... fui atras de todo o material necessario e ca estamos !
Usei como incubadora um cooler de isopor (que comprei somente para esses fins), um termostato de aquario dentro de uma garrafa pet com agua bem vedada regulado em 30° pois li em muitos diarios que a temperatura da agua teria de ser maior a do ambiente, fiz testes e assim atingi a temperatura na casa dos 28/30°, para ficar totalmente escuro dentro da caixa, passei por dentro papel aluminio (para saber se realmente ficaria escuro, coloquei meu celular gravando um video la dentro e tampei), limpei tudo muito bem com alcool 70.
Ainda não montei meu terrario mas ja tenho os materiais ... caixa organizadora de 50L, bomba de aquario, fita micropore, argila expandida, higrometro (até uns pires novos para usar de colo para os bolos hehe)

==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Australian
PROCEDÊNCIA: Carimbo que ganhei de presente de um amigo (de um cultivo confiavel pois eu mesmo tive experiencias dos mesmos)

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(X) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(X) Sim ( ) Não

Método de preparação e esterilização do substrato:
No dia 09/02/19 preparei o substrato ... Esterilizei a bacia na qual eu prepararia o substrato, colher e todos os materiais utilizados com alcool 70.
Fiz na proporção 4-2-2 pois teria 6 copos pra inocular ... depois de pronto distribui em copos americanos deixando um dedo livre (para o selo de vermiculita seca) fiz apenas encima, vedei os copos com papel aluminio e fita isolante e acrescentei duas tampas de papel aluminio solta.Levei a panela de pressão com um pano limpo no fundo e sem empilhar os copos, ferveram por 1H10, retirei do fogo e deixei esfrias por 24horas.


-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 10/02/19
-----------------------------------------------
(X) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( ) Sim (x) Não

No mesmo dia que preparei o substrato, preparei tambem a seringa (de 20Ml) de esporos com um pouco mais que 1/4 do carimbo, em ambiente bem limpo, no caso meu banheiro ... antes lavei o banheiro com agua sanitaria e agua quente para a parte do box e tomei banho com sabonete protex. Levei as seringas a geladeira em um recipiente esterelizado por torno de 18/20Hrs

*Materiais utilizados
-Seringa com agulha de 20ML
-Luvas de procedimentos cirurgico
-Mascara de procedimentos cirurgico
-Acool 70 para esterilização dos materiais
-Vela acesa
-Papel toalha
-Fita micropore
-Agua mineral de copinho
-Sabonete protex

Infelizmente não tenho fotos do dia da inoculação, estava muito concentrado em todo o processo junto com a minha namorada :cool:
terminado o processo, levei os copos imediatamente para a incubadora e la deixei (lembrando que passei uma semana fazendo testes na temperatura para não precisar abrir a caixa muitas vezes)

Hoje no dia 16/02/19 (após 6 dias da inoculação) fui conferir pela primeira vez como estava indo o desenvolvimento a partir daqui terei fotos :D

105127-c1edc1f87ea99f35a018fe9cee1743d1.jpg


105128-c386f9a4176d29b9aac419ad205bfd26.jpg


Tirei fotos de apenas dois copos pois não queria deixar a caixa aberta por muito tempo ... (peço desculpas)
os copos parecem desenvolverse bem, os que ficam mais perto do termostato um pouco mais a frente dos outros creio que quase 40% de alguns ...
Não percebi nenhuma aparencia estranha em nenhum dos copos.
E pra finalizar por hora uma duvida...
Aqui na minha cidade a partir de hoje a temperatura vem a cair ... notei na caixa a queda de 28° exatos para 27.7 ... não sei se é uma diferença muito grande para os micélios enfim, devo reajustar o termostato para uma temperatura um pouco maior?

(Mods caso tenha quebrado alguma regra, peço desculpas me atentei a isso mas como todo bom iniciante posso cometer pequenos erros, desde ja agradeço a compreenssão) :)
 

Anexos

  • IMG_20190216_114456551.jpg
    IMG_20190216_114456551.jpg
    2.7 MB · Visualizações: 53
  • IMG_20190216_114511622.jpg
    IMG_20190216_114511622.jpg
    2.5 MB · Visualizações: 50
Última edição:
Boa tarde , hoje vim mais tirar um duvida doq atualizar, acho que apareceram alguns pins hoje pela manhã nos dois bolos aniverssariados .. segue fotos


105319-e44cc79a8530c186d7b398e3dede620b.jpg
105320-e389d5b0d7c09b3afaa696bea03762f6.jpg
105321-7e0f8a2b8dd1787ffd63f76f6eb8cbad.jpg


vai dar muito bom issaê! parabéns! o primeiro cultivo é muito excitante nao é mesmo? :p
 
**ATUALIZANDO 06/03**

PINS !!! :D:D:D

Os pins apareceram até antes do previsto ... segue fotos

105324-e7ee1e2671c28b1487ca62cb65f9e27b.jpg
105325-e73e3224baacbd7e91d5467b49456d4d.jpg


não vejo a hora de colher nosso amiguinhos :p

Tinha mais 3 bolos na incubadora, um completou 7dias de consolidação hoje e resolvi aniverssaria pela manhã ... Nos bolos que ja estavam no terrario percebi que pinaram na parte onde tinha mais vermiculita humida (na parte inferior) então resolvi testa ao invés de fazer o Roll com vermiculita eu apenas coloquei na base do bolo e emcima, segue fotos

105326-ae5731e36dfdc12fd131e13e15d81bda.jpg


por fim o terrario ao todo !

105327-a8cb171dc19c6e2870ac84a6d7807af2.jpg




vai dar muito bom issaê! parabéns! o primeiro cultivo é muito excitante nao é mesmo? :p

Muito mesmo kkkk gratificante tambem!



Por enquanto é só, logo trago boas novas :)
 

Anexos

  • photo.jpeg
    photo.jpeg
    126 KB · Visualizações: 61
  • photo2.jpeg
    photo2.jpeg
    120.8 KB · Visualizações: 66
  • photo3.jpeg
    photo3.jpeg
    81 KB · Visualizações: 68
  • photo1.jpeg
    photo1.jpeg
    81.5 KB · Visualizações: 66
Bom dia ... só vim postar o desenvolvimento dos lindos pins do meu cultivo :D

FOTO.jpeg

Realmenta muito gratificante todo esse processo e meu cultivo percebi que desde a primeira fase o desenvolvimento foi BEM rapido ! :)
 
**ATUALIZANDO 17/03**

Salve Salve ... peço desculpas pelos dias de sumiço rs pois tive alguns imprevistos mas o cultivo continuou de pé !

Como citei nos posts anteriores, meu cultivo foi relativamente rápido pois já tenho bolos indo pro terceiro flush, o primeiro flush foi meio fraco colhi umas 37g em dois bolos segue fotos


FOTO.jpeg
(9/03)

Os dois primeiros bolos aniversariados, tirei a foto uma noite antes de colher, logo após foi pro dunk os dois

FOTO2.jpeg
(16/03)

Os bolos que estão com os cogus um pouco maior são os que foram pro dunk e tornaram a pinar, o outro é a primeira pinagem ...

tinha um quarto bolo em consolidação na incubadora e optei por fazer um casing com ele, fiz da seguinte forma ...

esterilizei a vermiculita na panela de pressão em copos vedados como se fossem bolos pf, deixei esfriar e comecei o processo em uma marmita "quentinha" fiz uma cama de vermiculita seca bem fina pra evitar pinagem pra baixo e uma camada de vermiculita úmida, cortei o bolo em pedacinhos e fiz uma camada de spawn depois cobri com mais vermiculita úmida e pronto !

FOTO3.jpeg
(17/03/19 HOJE)

Fiz a colheita dos 3 bolos no terrário oque resultou mais ou menos 55/60 gramas de cogus fresco, estão no ventilador e depois vão pra dentro de um pote com sílica em gel laranja . Os bolos seguem pro dunk.

Então por hora é isso, acho que esse cultivou já pode receber o status de "Completo" .

Só tenho a agradecer por todo conhecimento que aqui nesse fórum adquiri, não vou para as minhas HORAS de leitura por aqui, inclusive logo logo venho relatar um outro diário que tive a idéia de fazer, que seria um Mega Casing com aquelas forma descartável de alumínio hehe :)

Me sinto mt satisfeito com esse cultivo e só de cultivar melhorei muitas coisas na minha vida , são realmente mágicos !!!!!!!!!

Até a próxima, abrçs ! :p
 
Bela colheita, que a suprema personalidade de deus lhe acompanhe na sua viagem.
 
**ATUALIZANDO 26/03**

Passando só pra mostrar a pinagem do casing que havia feito, segue fotos

FOTO.jpeg
FOTO1.jpeg


O casing levou uns 2 dias amais pra pinar em relação aos bolos pf porém o numero de pins foi bem maior no casing, pretendo fazer mais um casing ainda desse cultivo ! ?:)
 

Anexos

  • FOTO.jpeg
    FOTO.jpeg
    83.3 KB · Visualizações: 51
  • FOTO1.jpeg
    FOTO1.jpeg
    227.9 KB · Visualizações: 52
ta muito bonito os estudos, depois de colhido vc dunka os casings?
Parabéns ai!!
 
ta muito bonito os estudos, depois de colhido vc dunka os casings?
Parabéns ai!!
Sim, coloco agua dentro e deixo na geladeira por 12h ... na verdade deixava, pois esse cultivo ja foi kkkkk peço desculpas pela demora !
mas estou pensando em começar um novo cultivo, usando somento o processo de "casing"
 
Back
Top