Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PF Tek Australian -primeiro cultivo-

Diário de cultivo completo.
Eae pessoal ... sussa? espero que sim :)

Começei meu cultivo a alguns dias mas como não tinha certeza de nada resolvi começar o diario apenas quando o micelio desse sinal de vida ... fui atras de todo o material necessario e ca estamos !
Usei como incubadora um cooler de isopor (que comprei somente para esses fins), um termostato de aquario dentro de uma garrafa pet com agua bem vedada regulado em 30° pois li em muitos diarios que a temperatura da agua teria de ser maior a do ambiente, fiz testes e assim atingi a temperatura na casa dos 28/30°, para ficar totalmente escuro dentro da caixa, passei por dentro papel aluminio (para saber se realmente ficaria escuro, coloquei meu celular gravando um video la dentro e tampei), limpei tudo muito bem com alcool 70.
Ainda não montei meu terrario mas ja tenho os materiais ... caixa organizadora de 50L, bomba de aquario, fita micropore, argila expandida, higrometro (até uns pires novos para usar de colo para os bolos hehe)

==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Australian
PROCEDÊNCIA: Carimbo que ganhei de presente de um amigo (de um cultivo confiavel pois eu mesmo tive experiencias dos mesmos)

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(X) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(X) Sim ( ) Não

Método de preparação e esterilização do substrato:
No dia 09/02/19 preparei o substrato ... Esterilizei a bacia na qual eu prepararia o substrato, colher e todos os materiais utilizados com alcool 70.
Fiz na proporção 4-2-2 pois teria 6 copos pra inocular ... depois de pronto distribui em copos americanos deixando um dedo livre (para o selo de vermiculita seca) fiz apenas encima, vedei os copos com papel aluminio e fita isolante e acrescentei duas tampas de papel aluminio solta.Levei a panela de pressão com um pano limpo no fundo e sem empilhar os copos, ferveram por 1H10, retirei do fogo e deixei esfrias por 24horas.


-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 10/02/19
-----------------------------------------------
(X) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( ) Sim (x) Não

No mesmo dia que preparei o substrato, preparei tambem a seringa (de 20Ml) de esporos com um pouco mais que 1/4 do carimbo, em ambiente bem limpo, no caso meu banheiro ... antes lavei o banheiro com agua sanitaria e agua quente para a parte do box e tomei banho com sabonete protex. Levei as seringas a geladeira em um recipiente esterelizado por torno de 18/20Hrs

*Materiais utilizados
-Seringa com agulha de 20ML
-Luvas de procedimentos cirurgico
-Mascara de procedimentos cirurgico
-Acool 70 para esterilização dos materiais
-Vela acesa
-Papel toalha
-Fita micropore
-Agua mineral de copinho
-Sabonete protex

Infelizmente não tenho fotos do dia da inoculação, estava muito concentrado em todo o processo junto com a minha namorada :cool:
terminado o processo, levei os copos imediatamente para a incubadora e la deixei (lembrando que passei uma semana fazendo testes na temperatura para não precisar abrir a caixa muitas vezes)

Hoje no dia 16/02/19 (após 6 dias da inoculação) fui conferir pela primeira vez como estava indo o desenvolvimento a partir daqui terei fotos :D

105127-c1edc1f87ea99f35a018fe9cee1743d1.jpg


105128-c386f9a4176d29b9aac419ad205bfd26.jpg


Tirei fotos de apenas dois copos pois não queria deixar a caixa aberta por muito tempo ... (peço desculpas)
os copos parecem desenvolverse bem, os que ficam mais perto do termostato um pouco mais a frente dos outros creio que quase 40% de alguns ...
Não percebi nenhuma aparencia estranha em nenhum dos copos.
E pra finalizar por hora uma duvida...
Aqui na minha cidade a partir de hoje a temperatura vem a cair ... notei na caixa a queda de 28° exatos para 27.7 ... não sei se é uma diferença muito grande para os micélios enfim, devo reajustar o termostato para uma temperatura um pouco maior?

(Mods caso tenha quebrado alguma regra, peço desculpas me atentei a isso mas como todo bom iniciante posso cometer pequenos erros, desde ja agradeço a compreenssão) :)
 

Anexos

  • IMG_20190216_114456551.jpg
    IMG_20190216_114456551.jpg
    2.7 MB · Visualizações: 53
  • IMG_20190216_114511622.jpg
    IMG_20190216_114511622.jpg
    2.5 MB · Visualizações: 50
Última edição:
Estão com aparência muito boa! Deixaria pelo menos 5 ou 7 dias mais na incubadora, para garantir que o meio dos bolos estejam consolidados. Mas sei muito bem a ansiedade de aniversaria-los logo!! :D

Os meus (inoculados um dia antes dos seus) ainda estão nos 90-95%.

Seguimos forte!

Vou deixar até o meio da semana pra aniverssariar dois dos bolos ... outros dois pretendo fazer um casing, amanhã trago fotos novas de como estão os copos, quase todos 100%.
Virei um dos copos de ponta cabeça e percebi que o micélio desenvolveu MUITO em apenas 24h
 
Vou deixar até o meio da semana pra aniverssariar dois dos bolos ... outros dois pretendo fazer um casing, amanhã trago fotos novas de como estão os copos, quase todos 100%.
Virei um dos copos de ponta cabeça e percebi que o micélio desenvolveu MUITO em apenas 24h

Já vi outros comentando isso de deixar o copo virado, no final da colonização. Alguém tem uma explicação da razão disso funcionar? Gostaria de tentar em um dos bolos, que está meio devagar.
 
Pessoal estou com um problema em relação ao meu terrario ... aqui em SP ta muito calor esses dias e a temperatura minina que eu consigo no terrario é de 26° ja colocando duas garrafas com agua congelada e a umidade tambem não está adequada, segue foto do terrario em teste


105252-a6989ce002414101dc749860af2a5607.jpg


Gostaria de saber se alguem tem alguma dica pra me ajudar em relação a umidade e temperatura quando eu tiro as garrafas a umidade sobe até uns 85%,eu pensei em um umidicador USB (seria má idéia?)
PS: 2 dos copos estão a 4 dias em consolidação ... pretendo aniverssariar na quinta!

Agradeço desde ja !
 

Anexos

  • IMG_20190225_212445744.jpg
    IMG_20190225_212445744.jpg
    2.8 MB · Visualizações: 36
  • IMG_20190225_212445744.jpg
    IMG_20190225_212445744.jpg
    996.7 KB · Visualizações: 34
Última edição:
Pessoal estou com um problema em relação ao meu terrario ... aqui em SP ta muito calor esses dias e a temperatura minina que eu consigo no terrario é de 26° ja colocando duas garrafas com agua congelada e a umidade tambem não está adequada, segue foto do terrario em teste


105252-a6989ce002414101dc749860af2a5607.jpg


Gostaria de saber se alguem tem alguma dica pra me ajudar em relação a umidade e temperatura quando eu tiro as garrafas a umidade sobe até uns 85%,eu pensei em um umidicador USB (seria má idéia?)
PS: 2 dos copos estão a 4 dias em consolidação ... pretendo aniverssariar na quinta!

Agradeço desde ja !

Já vi relatos de problemas com esse modelo de termo-higrômetro, apontando umidade tanto para baixo do real, como travado em 99%, mesmo em ambiente seco. A temperatura já é mais confiável.

Antes de colocar as garrafas com gelo, a umidade estava medindo quanto?

Uma outra opção que vejo por aqui é um umidificador usb.

*Está chegando uma frente fria no estado de SP, com muita chuva. Provável que acabe com esse problema.
 
Já vi relatos de problemas com esse modelo de termo-higrômetro, apontando umidade tanto para baixo do real, como travado em 99%, mesmo em ambiente seco. A temperatura já é mais confiável.

Antes de colocar as garrafas com gelo, a umidade estava medindo quanto?

Uma outra opção que vejo por aqui é um umidificador usb.

*Está chegando uma frente fria no estado de SP, com muita chuva. Provável que acabe com esse problema.

Eu tinha um desses e ele media 65% sendo que tinha condensação de água, que é um sinal de saturação atmosférica ou seja mais que 100% (na época não sabia, matei um cultivo inteiro afogado) . Deixei ele num ambiente seco e ele mediu 99%, cheguei a jogar fora de raiva hahaha.

Depois estava lendo no site do RogerRabbit e tem uma nota dele dizendo para não gastar dinheiro com higrômetros digitais e para comprar um higrômetro analógico de charutos e que tem que calibrar toda semana para que ele meça certo.

Comprei um desses na china por 9 reúris já com o frete.
upload_2019-2-26_13-11-7.png


Site do RogerRabbit:
http://www.mushroomvideos.com/Terrarium-Tek
 
Última edição:
Pessoal estou com um problema em relação ao meu terrario ... aqui em SP ta muito calor esses dias e a temperatura minina que eu consigo no terrario é de 26° ja colocando duas garrafas com agua congelada e a umidade tambem não está adequada, segue foto do terrario em teste


105252-a6989ce002414101dc749860af2a5607.jpg


Gostaria de saber se alguem tem alguma dica pra me ajudar em relação a umidade e temperatura quando eu tiro as garrafas a umidade sobe até uns 85%,eu pensei em um umidicador USB (seria má idéia?)
PS: 2 dos copos estão a 4 dias em consolidação ... pretendo aniverssariar na quinta!

Agradeço desde ja !

View: https://youtu.be/pQcJO9a-ZL4

Um terrario é shotgun e umidificacao ultrasonica o outro com argila e ultrasonica e o outro só perlita e ventilação by monkeymachine ....
Os 3 estão precisando de ajustes :LOL:
Mas o micélio é bonzinho e compreensivel e sempre manda uns frutinhos:p
(essa ficou meio gay:D)
OU ele fala :: ihh ferrou esse macaco idiota num sabe p... nenhuma e vai matar todos nós .... preparar as naves de fuga ...mayday mayday !!!! :rolleyes:
:D
Então, umidificador funciona bem até demais ,porém tem que ficar de olho na umidade do ambiente externo para conseguir aceetar a do interno ( aí é onde o macaco pira:p) ou instalar um controlador de umidade ( nao existe um que presta , os sensores devem ser à prova d'água senão eles dão TILT rapidinho)

Esse esquema seu da bomba de ar dentro do copo vai espirrar gotas nos bolos . Ponha numa garrafa e não a encha muito ... assim nao espirra e consegue fazer a troca de ar
 
Site do[/QUOTE]
Eu tinha um desses e ele media 65% sendo que tinha condensação de água, que é um sinal de saturação atmosférica ou seja mais que 100%. Deixei ele num ambiente seco e ele mediu 99%, cheguei a jogar fora de raiva hahaha.

Depois estava lendo no site do RogerRabbit e tem uma nota dele dizendo para não gastar dinheiro com higrômetros digitais e para comprar um higrômetro analógico de charutos e que tem que calibrar toda semana para que ele meça certo.

Comprei um desses na china por 9 reúris já com o frete.

Site do RogerRabbit:
http://www.mushroomvideos.com/Terrarium-Tek
Aprendi com ele e continuo aprendendo
 
Última edição:
Hoje pela manhã, depois de muita chuva o higrometro estabilizou em 95/99% ... não parece estar errado pois choveu bastante aqui em SP e como o amigo ali disso, está chegando um frente fria por aqui ... acho q dei sorte nessa KKKK

Os bolos continuam em consolidação e nesse tempo chegou minha silica e minha balança de precisão, tudo pronto para a chegada dos pequenos !!!! :)

Esse esquema seu da bomba de ar dentro do copo vai espirrar gotas nos bolos . Ponha numa garrafa e não a encha muito ... assim nao espirra e consegue fazer a troca de ar

Vou fazer isso, agradeço pela dica
 
Aprendi com ele e continuo aprendendo

Hj aprendi à não mudar nenhuma vírgula do que dizem os antigos !
Fiz tudo errado e misturei técnicas e equipamentos no maior estilo sabixão .
Tudo que eles ensinam tem um fundamento baseado nas leis da Física e na experiencia adquirida com anos de cultivos e não cabe a mim ou à nós mudar- mos uma só vírgula do que eles ecreveram ...
 
**ATUALIZANDO 27/02**

Hoje aniverssariei dois dos bolos :D:D:D


105280-ac3edf6abd052ddc2c9068ba37b0238b.jpg
105281-52083217f5b8ac1fec4c2746b1ebfede.jpg


Vou colocar duas garrafas congeladas pra abaixar um pouco a temperatura

PS: Os bolos apresentavam um aspecto algodoado em um dos lados, mas não me parecia contaminação

Logo trago boas novas ! :)
 

Anexos

  • IMG_20190227_142744171.jpg
    IMG_20190227_142744171.jpg
    2.3 MB · Visualizações: 46
  • IMG_20190227_143106100.jpg
    IMG_20190227_143106100.jpg
    724.7 KB · Visualizações: 45
Parabéns pela nova fase! Parecem saudáveis.

Curiosidade: como vc "esterilizou" a argila expandida?
 
**ATUALIZANDO 03/03**

Boa tarde , tempo de chuva em SP o clima propicio para os meus bolos recem aniverssariados ... no 4° dia de terrario dos bolos, venho relatar um leve aspecto de algodão nos bolos, tenho a impressão que a vermiculita que usei para o "Roll" está sendo colonizada pelo micélio, vi isso em alguns cultivos e até então td normal acredito eu, embaixo do bolo apresenta uma "raiz" segue fotos


105310-760eea7163005ffb5a94ae2612e5f04d.jpg
105311-2b5ec7f8203ea3bf2ac6a9b9932e5345.jpg


105312-9f7d40282a4aa1909e4ff01e2bc01b10.jpg
105313-067b793afa841ef44d85077f73145ebb.jpg



Tenho mantido a temperatura do terrario em 23/25° e umidade sempre em 99%, abandonei o uso da bomba de aquario pois a umidade do proprio tempo tem me ajudado com isso eu apenas abano com a tampa umas 3/4 vezes por dia e as vezes burrifo agua mineral nos cantos da caixa deixando cair pequenos respingos do jato do burrifador nos bolos ... estou bem paciente em relação ao tempo de frutificação :D
espero opniões de vcs sobre as "raizes" em baixo do bolo e esse aspecto algodão !

:)
 

Anexos

  • FOTO1.jpeg
    FOTO1.jpeg
    142.5 KB · Visualizações: 51
  • FOTO2.jpeg
    FOTO2.jpeg
    113.9 KB · Visualizações: 49
  • FOTO3.jpeg
    FOTO3.jpeg
    126.3 KB · Visualizações: 51
  • FOTO4.jpeg
    FOTO4.jpeg
    119 KB · Visualizações: 48
Esse aspecto de algodão, nesse caso, é bem normal

Acho que um bolo vai pinar por baixo.

Como está fazendo em relação a luz? Deixando luz natural indireta mesmo?
 
Hoje notei nos bolos algo que achei muito estranho, as raizes embaixo como mostrei nas fotos ontem estão muito mais desenvolvida e tomando conta da vermiculita do prato que usei pra colocar os bolos, estou muito preocupado, pode ser contaminação? segue foto


105314-8057ed5298d0eb07300afa39e63068aa.jpg


Aguardo por opnioes dos mais experientes :cry:
 

Anexos

  • FOTO.jpeg
    FOTO.jpeg
    78.2 KB · Visualizações: 50
Sim, estou usando a luz natural indiretamente ... devo deixar os bolos deitado e arrumar uma luz LED ?
Agradeço desde ja !

Não precisa! Deixe eles em pé mesmo, com luz natural... A não ser que tenha uma grana sobrando e faça questão disso. Acho que, depois de todo o inve$timento nos materiais, temos que deixar a natureza fazer sua parte, não há necessidade de LED.
 
Boa tarde , hoje vim mais tirar um duvida doq atualizar, acho que apareceram alguns pins hoje pela manhã nos dois bolos aniverssariados .. segue fotos


105319-e44cc79a8530c186d7b398e3dede620b.jpg
105320-e389d5b0d7c09b3afaa696bea03762f6.jpg
105321-7e0f8a2b8dd1787ffd63f76f6eb8cbad.jpg



pelas fotos vcs conseguem me dizer se são pins? eu percebi que não tem a coloração marrom do chapéuzinho mas nao sei afirmar ):
só nasceram pins na parte inferios do bolo, onde tinha muita vermiculita, tentei com cuidado tirar um pouco do "excesso"
 

Anexos

  • foto.jpeg
    foto.jpeg
    123.7 KB · Visualizações: 57
  • foto1.jpeg
    foto1.jpeg
    105.4 KB · Visualizações: 57
  • foto2.jpeg
    foto2.jpeg
    91.2 KB · Visualizações: 53
Back
Top