Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PF Tek Australian -primeiro cultivo-

Diário de cultivo completo.
Eae pessoal ... sussa? espero que sim :)

Começei meu cultivo a alguns dias mas como não tinha certeza de nada resolvi começar o diario apenas quando o micelio desse sinal de vida ... fui atras de todo o material necessario e ca estamos !
Usei como incubadora um cooler de isopor (que comprei somente para esses fins), um termostato de aquario dentro de uma garrafa pet com agua bem vedada regulado em 30° pois li em muitos diarios que a temperatura da agua teria de ser maior a do ambiente, fiz testes e assim atingi a temperatura na casa dos 28/30°, para ficar totalmente escuro dentro da caixa, passei por dentro papel aluminio (para saber se realmente ficaria escuro, coloquei meu celular gravando um video la dentro e tampei), limpei tudo muito bem com alcool 70.
Ainda não montei meu terrario mas ja tenho os materiais ... caixa organizadora de 50L, bomba de aquario, fita micropore, argila expandida, higrometro (até uns pires novos para usar de colo para os bolos hehe)

==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Australian
PROCEDÊNCIA: Carimbo que ganhei de presente de um amigo (de um cultivo confiavel pois eu mesmo tive experiencias dos mesmos)

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(X) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(X) Sim ( ) Não

Método de preparação e esterilização do substrato:
No dia 09/02/19 preparei o substrato ... Esterilizei a bacia na qual eu prepararia o substrato, colher e todos os materiais utilizados com alcool 70.
Fiz na proporção 4-2-2 pois teria 6 copos pra inocular ... depois de pronto distribui em copos americanos deixando um dedo livre (para o selo de vermiculita seca) fiz apenas encima, vedei os copos com papel aluminio e fita isolante e acrescentei duas tampas de papel aluminio solta.Levei a panela de pressão com um pano limpo no fundo e sem empilhar os copos, ferveram por 1H10, retirei do fogo e deixei esfrias por 24horas.


-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 10/02/19
-----------------------------------------------
(X) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( ) Sim (x) Não

No mesmo dia que preparei o substrato, preparei tambem a seringa (de 20Ml) de esporos com um pouco mais que 1/4 do carimbo, em ambiente bem limpo, no caso meu banheiro ... antes lavei o banheiro com agua sanitaria e agua quente para a parte do box e tomei banho com sabonete protex. Levei as seringas a geladeira em um recipiente esterelizado por torno de 18/20Hrs

*Materiais utilizados
-Seringa com agulha de 20ML
-Luvas de procedimentos cirurgico
-Mascara de procedimentos cirurgico
-Acool 70 para esterilização dos materiais
-Vela acesa
-Papel toalha
-Fita micropore
-Agua mineral de copinho
-Sabonete protex

Infelizmente não tenho fotos do dia da inoculação, estava muito concentrado em todo o processo junto com a minha namorada :cool:
terminado o processo, levei os copos imediatamente para a incubadora e la deixei (lembrando que passei uma semana fazendo testes na temperatura para não precisar abrir a caixa muitas vezes)

Hoje no dia 16/02/19 (após 6 dias da inoculação) fui conferir pela primeira vez como estava indo o desenvolvimento a partir daqui terei fotos :D

105127-c1edc1f87ea99f35a018fe9cee1743d1.jpg


105128-c386f9a4176d29b9aac419ad205bfd26.jpg


Tirei fotos de apenas dois copos pois não queria deixar a caixa aberta por muito tempo ... (peço desculpas)
os copos parecem desenvolverse bem, os que ficam mais perto do termostato um pouco mais a frente dos outros creio que quase 40% de alguns ...
Não percebi nenhuma aparencia estranha em nenhum dos copos.
E pra finalizar por hora uma duvida...
Aqui na minha cidade a partir de hoje a temperatura vem a cair ... notei na caixa a queda de 28° exatos para 27.7 ... não sei se é uma diferença muito grande para os micélios enfim, devo reajustar o termostato para uma temperatura um pouco maior?

(Mods caso tenha quebrado alguma regra, peço desculpas me atentei a isso mas como todo bom iniciante posso cometer pequenos erros, desde ja agradeço a compreenssão) :)
 

Anexos

  • IMG_20190216_114456551.jpg
    IMG_20190216_114456551.jpg
    2.7 MB · Visualizações: 53
  • IMG_20190216_114511622.jpg
    IMG_20190216_114511622.jpg
    2.5 MB · Visualizações: 50
Última edição:
Eae pessoal ... sussa? espero que sim :)

Começei meu cultivo a alguns dias mas como não tinha certeza de nada resolvi começar o diario apenas quando o micelio desse sinal de vida ... fui atras de todo o material necessario e ca estamos !
Usei como incubadora um cooler de isopor (que comprei somente para esses fins), um termostato de aquario dentro de uma garrafa pet com agua bem vedada regulado em 30° pois li em muitos diarios que a temperatura da agua teria de ser maior a do ambiente, fiz testes e assim atingi a temperatura na casa dos 28/30°, para ficar totalmente escuro dentro da caixa, passei por dentro papel aluminio (para saber se realmente ficaria escuro, coloquei meu celular gravando um video la dentro e tampei), limpei tudo muito bem com alcool 70.
Ainda não montei meu terrario mas ja tenho os materiais ... caixa organizadora de 50L, bomba de aquario, fita micropore, argila expandida, higrometro (até uns pires novos para usar de colo para os bolos hehe)

==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Australian
PROCEDÊNCIA: Carimbo que ganhei de presente de um amigo (de um cultivo confiavel pois eu mesmo tive experiencias dos mesmos)

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(X) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(X) Sim ( ) Não

Método de preparação e esterilização do substrato:
No dia 09/02/19 preparei o substrato ... Esterilizei a bacia na qual eu prepararia o substrato, colher e todos os materiais utilizados com alcool 70.
Fiz na proporção 4-2-2 pois teria 6 copos pra inocular ... depois de pronto distribui em copos americanos deixando um dedo livre (para o selo de vermiculita seca) fiz apenas encima, vedei os copos com papel aluminio e fita isolante e acrescentei duas tampas de papel aluminio solta.Levei a panela de pressão com um pano limpo no fundo e sem empilhar os copos, ferveram por 1H10, retirei do fogo e deixei esfrias por 24horas.


-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 10/02/19
-----------------------------------------------
(X) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( ) Sim (x) Não

No mesmo dia que preparei o substrato, preparei tambem a seringa (de 20Ml) de esporos com um pouco mais que 1/4 do carimbo, em ambiente bem limpo, no caso meu banheiro ... antes lavei o banheiro com agua sanitaria e agua quente para a parte do box e tomei banho com sabonete protex. Levei as seringas a geladeira em um recipiente esterelizado por torno de 18/20Hrs

*Materiais utilizados
-Seringa com agulha de 20ML
-Luvas de procedimentos cirurgico
-Mascara de procedimentos cirurgico
-Acool 70 para esterilização dos materiais
-Vela acesa
-Papel toalha
-Fita micropore
-Agua mineral de copinho
-Sabonete protex

Infelizmente não tenho fotos do dia da inoculação, estava muito concentrado em todo o processo junto com a minha namorada :cool:
terminado o processo, levei os copos imediatamente para a incubadora e la deixei (lembrando que passei uma semana fazendo testes na temperatura para não precisar abrir a caixa muitas vezes)

Hoje no dia 16/02/19 (após 6 dias da inoculação) fui conferir pela primeira vez como estava indo o desenvolvimento a partir daqui terei fotos :D

105127-c1edc1f87ea99f35a018fe9cee1743d1.jpg


105128-c386f9a4176d29b9aac419ad205bfd26.jpg


Tirei fotos de apenas dois copos pois não queria deixar a caixa aberta por muito tempo ... (peço desculpas)
os copos parecem desenvolverse bem, os que ficam mais perto do termostato um pouco mais a frente dos outros creio que quase 40% de alguns ...
Não percebi nenhuma aparencia estranha em nenhum dos copos.
E pra finalizar por hora uma duvida...
Aqui na minha cidade a partir de hoje a temperatura vem a cair ... notei na caixa a queda de 28° exatos para 27.7 ... não sei se é uma diferença muito grande para os micélios enfim, devo reajustar o termostato para uma temperatura um pouco maior?

(Mods caso tenha quebrado alguma regra, peço desculpas me atentei a isso mas como todo bom iniciante posso cometer pequenos erros, desde ja agradeço a compreenssão) :)

Poderia até ajustar para menos essa temperatura ai, porque temperaturas acima de 28 graus fazem com que a velocidade de colonização caia.

Enquanto a colonização acontece o micélio produz calor, não tem como saber a temperatura interna dos bolos não é? Mas pelo que sei dentro dos bolos ficam em torno uns 2 graus Celsius a mais que o ambiente em que estão.

Temperaturas muito altas beneficiam bactérias por isso não é aconselhável deixar muito quente.

E luz também não é algo a se preocupar, é até benéfico que os bolos recebam luz solar indiretamente.
 
**ATUALIZANDO 19/02**

Após 9 dias da inoculação venho trazer novas fotos ... os bolos estão se desenvolvendo relativamente rapido e com aparencia que não me aparece ter alguma contaminação ou algo errado com o crescimento do micélio, a não ser a parede dos copos que se encontram meio "umidas" segue fotos dos copos ...


IMG_20190219_152205881.jpg IMG_20190219_152221908.jpg copo 1
IMG_20190219_152242041.jpg IMG_20190219_152250542.jpg copo 2
IMG_20190219_152316814.jpg IMG_20190219_152328168.jpg copo 3

tem mais dois copos na incubadora com aspecto igual ao do copo 1 e 2 ...
o copo 3 é o copo que fica mais longe do termostato, acredito que tenha influenciado na crescimento mais avançado dos demais !
A temperatura na caixa esta entre 28/30° , moro em SP e aqui o clima vem mudando a cada dia kkkk estou regulando o termostato quando necessario, segue foto da incubadora com os copos ...


IMG_20190219_161758423.jpg



Enquanto os copos ficam na incubadora, venho a preparar o terrario ... Começei fazendo alguns furos ao redor da caixa em "zigzag" para o ar circular bem dentro do terrario, segue fotos do terrario .

IMG_20190218_162810612.jpg IMG_20190218_162826481.jpg IMG_20190218_162833746.jpg IMG_20190218_162847733.jpg

ainda pretendo fazer mais alguns furos um pouco maiores um pouco acima da altura da argila expandida e cubrir com fita micropore ... ou devo tapar TODOS os buracos com a fita?

:D

Vou espera mais alguns dias pra olhar os copos novamente ... !
 
Última edição:
**ATUALIZANDO 19/02**

Após 9 dias da inoculação venho trazer novas fotos ... os bolos estão se desenvolvendo relativamente rapido e com aparencia que não me aparece ter alguma contaminação ou algo errado com o crescimento do micélio, a não ser a parede dos copos que se encontram meio "umidas" segue fotos dos copos ...


View attachment 105469 View attachment 105470 copo 1
View attachment 105471 View attachment 105472 copo 2
View attachment 105473 View attachment 105474 copo 3

tem mais dois copos na incubadora com aspecto igual ao do copo 1 e 2 ...
o copo 3 é o copo que fica mais longe do termostato, acredito que tenha influenciado na crescimento mais avançado dos demais !
A temperatura na caixa esta entre 28/30° , moro em SP e aqui o clima vem mudando a cada dia kkkk estou regulando o termostato quando necessario, segue foto da incubadora com os copos ...


View attachment 105479



Enquanto os copos ficam na incubadora, venho a preparar o terrario ... Começei fazendo alguns furos ao redor da caixa em "zigzag" para o ar circular bem dentro do terrario, segue fotos do terrario .

View attachment 105475 View attachment 105476 View attachment 105477 View attachment 105478

ainda pretendo fazer mais alguns furos um pouco maiores um pouco acima da altura da argila expandida e cubrir com fita micropore ... ou devo tapar TODOS os buracos com a fita?

:D

Vou espera mais alguns dias pra olhar os copos novamente ... !

O terrário que estas tentando construir seria um Shotgun Fruiting Chamber (SGFC) ?

Pelo que sei fita micropore não permite uma troca muito boa, nos tutoriais gringos eles deixam sem nada nos furos.

Eles não mencionam filtros, mas em outros terrários, inclusive alguns construídos e evidenciados aqui no fórum foi utilizado perlon/lã acrílica.

Tutoriais:
*Estão em inglês mas como tem imagens tem como ter uma noção.
https://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/20195542/fpart/all/vc/1
https://freshcapmushrooms.com/learn/how-to-build-a-sgfc/
http://www.mushroomvideos.com/Terrarium-Tek
 
bom, de fato a colonização de seus bolos esta indo bem :). e sobre essa agua que fica na parede do copo, é super normal, pois essa agua e resultado da evaporação da agua do substrato, e como não tem por onde sair ela condensa na parede do copo. tens usado o que como fonte de calor para a incubadora ?

sobre a micropore, acredito que você tera problemas na troca de ar de seu terrario, pois a fita vai impossibilitar um fluxo de ar de dentro para fora ( caso use borbulhador ) e se nao for usar, ( se for abanar ) acredito que nao fara muita diferença, eu deixo sem nada e nao tenho problema nenhum !
 
usado o que como fonte de calor para a incubadora ?

Bom dia ... eu uso como fonte de calor um termostato da marca Roxin, tinha alguns mais barato mais eu preferi pega um de preço mediano !

sobre a micropore, acredito que você tera problemas na troca de ar de seu terrario, pois a fita vai impossibilitar um fluxo de ar de dentro para fora ( caso use borbulhador ) e se nao for usar, ( se for abanar ) acredito que nao fara muita diferença, eu deixo sem nada e nao tenho problema nenhum !

Sim vou usar o borbulhador, então acho q vou deixar os furos aberto mesmo ... muito obrigado pela informação, logo trago mais fotos da colonização dos bolos :)
 
Bom dia ... eu uso como fonte de calor um termostato da marca Roxin, tinha alguns mais barato mais eu preferi pega um de preço mediano !



Sim vou usar o borbulhador, então acho q vou deixar os furos aberto mesmo ... muito obrigado pela informação, logo trago mais fotos da colonização dos bolos :)

Lembrando que: pode ser bom colocar um pouco de manta acrílica nos furos, para impedir entrada de insetos.

Ps: inoculei alguns bolos um dia antes que vc. Vou levando seu diário como comparação :)
Bom cultivo
 
Lembrando que: pode ser bom colocar um pouco de manta acrílica nos furos, para impedir entrada de insetos.

Obrigado pela dica, vou atras disso :)

Ps: inoculei alguns bolos um dia antes que vc. Vou levando seu diário como comparação :)
Bom cultivo

Mando desde ja boas energias ao seu cultivo, compartilhe conosco algumas fotos quando possivel, valeu? abraço !!!! :D
 
**ATUALIZANDO 21/02**

Salve Salve ... agora pela manhã fui conferir a temperatura da incubadora e nem ia tirar foto nem fazer esse post, mas o micélio deu uma boa desenvolvida, fotos...

IMG_20190221_073350684.jpg IMG_20190221_073346057.jpg copo 1

IMG_20190221_073409531.jpg IMG_20190221_073409531.jpg copo 4 (esse eu ainda não tinha postado foto)

Percebi que o branco do micélio esta cada vez mais intenso e alguns copos estão bem perto de 100% logo após deixarei mais 5 dias na incubadora :)
 

Anexos

  • IMG_20190221_073421452.jpg
    IMG_20190221_073421452.jpg
    2.7 MB · Visualizações: 45
Aconselho que você vá verificando diariamente os copos após colonizar 100% para evitar que eles pinem e desenvolvam in vitro ! Mas fora isso está tudo indo muito bem, parabéns

Pins são sempre um bom sinal.

Se pinar dá até pra ir pro dunk com os pins que não tem problema.

Olhar-los diariamente não é necessário na minha opinião, se quiser olhe, mas também se não quiser não precisa.
 
Digo isso para que, eles não cresçam e fiquem deformados dentro do vidro, eu particularmente não gosto... Mas cada um é cada um

Vou me atentar a isso !

Pins são sempre um bom sinal.

Se pinar dá até pra ir pro dunk com os pins que não tem problema.

Olhar-los diariamente não é necessário na minha opinião, se quiser olhe, mas também se não quiser não precisa.

Eu estava realmente em duvida sobre o dunk antes de aniverssariar ... eu acho q dois copois vão ficar 100% colonizado ao mesmo tempo, talvez eu realiza um teste ... um com dunk e outro sem, para ver se muda em algo na colheita !
 
Vou me atentar a isso !



Eu estava realmente em duvida sobre o dunk antes de aniverssariar ... eu acho q dois copois vão ficar 100% colonizado ao mesmo tempo, talvez eu realiza um teste ... um com dunk e outro sem, para ver se muda em algo na colheita !

Se a quantidade de água da receita da PFTEK está correta,um dunk logo após o aniversário é sempre bom, pois durante a colonização o bolo perde bastante água por causa da termogênese do processo de decomposição que o micélio faz.

Também vale lembrar que grande parte do que compõe um cogumelo é água.

Acho estranho falar dunk antes de aniversariar, porque pra mim aniversariar é retirar o bolo de dentro do recipiente em que ele fez o processo de colonização, então quando dizem fazer dunk antes de aniversariar imagino alguém colocando água no bolo dentro do copo ainda, algo que só vi relatos de técnicas in-vitro.
 
Acho estranho falar dunk antes de aniversariar, porque pra mim aniversariar é retirar o bolo de dentro do recipiente em que ele fez o processo de colonização, então quando dizem fazer dunk antes de aniversariar imagino alguém colocando água no bolo dentro do copo ainda, algo que só vi relatos de técnicas in-vitro.

Dunk antes de anverssariar eh deixar os bolos submerso por 12/24hrs antes de fazer o Roll e colocar ele no terrario ... li isso em diversos diarios !
 
Dunk antes de anverssariar eh deixar os bolos submerso por 12/24hrs antes de fazer o Roll e colocar ele no terrario ... li isso em diversos diarios !

Sim, entendi, é que na gringa tem um termo "birth", que consiste em apenas retirar do copo em que foi feito o spawn. Pensava que fosse a mesma coisa que o aniversário, mas talvez aniversário é só quando põe no terrário.
 
**ATUALIZANDO 21/02**

Boa a todos !
Trago boas novas, um dos bolos aparenta estar 100% mas vou deixar mais alguns dias incubado ...
outros dois estão 99% , os que ficam mais longe do termostato um pouco menos evoluido que os demais, estou com uma duvida em relação a uma "raiz" que um dos bolos apresenta ... segue fotos

IMG_20190222_200425727.jpg "raiz" não sei se é normal ...

Fotos do copo que colonizou por completo (mas vou deixar mais alguns dias incubado)
IMG_20190222_200303391.jpg IMG_20190222_200312414.jpg IMG_20190222_200318468.jpg Copo 1

Esse ta 99%

IMG_20190222_200327575.jpg IMG_20190222_200335399.jpg IMG_20190222_200339841.jpg Copo 2 (tem um pouco de FAI na parede do copo)

não tirei fotos dos demais pois evito de deixar a incubadora aberta !
estou pensando em deixar os bolos por mais uns 3 dias, seria pouco? ... aguardo a opnião de vcs :)
 
**ATUALIZANDO 21/02**

Boa a todos !
Trago boas novas, um dos bolos aparenta estar 100% mas vou deixar mais alguns dias incubado ...
outros dois estão 99% , os que ficam mais longe do termostato um pouco menos evoluido que os demais, estou com uma duvida em relação a uma "raiz" que um dos bolos apresenta ... segue fotos

View attachment 105540 "raiz" não sei se é normal ...

Fotos do copo que colonizou por completo (mas vou deixar mais alguns dias incubado)
View attachment 105541 View attachment 105542 View attachment 105543 Copo 1

Esse ta 99%

View attachment 105544 View attachment 105545 View attachment 105546 Copo 2 (tem um pouco de FAI na parede do copo)

não tirei fotos dos demais pois evito de deixar a incubadora aberta !
estou pensando em deixar os bolos por mais uns 3 dias, seria pouco? ... aguardo a opnião de vcs :)

É pouco.

https://teonanacatl.org/biblioteca/consolidação.281/
 
**ATUALIZANDO 21/02**

Boa a todos !
Trago boas novas, um dos bolos aparenta estar 100% mas vou deixar mais alguns dias incubado ...
outros dois estão 99% , os que ficam mais longe do termostato um pouco menos evoluido que os demais, estou com uma duvida em relação a uma "raiz" que um dos bolos apresenta ... segue fotos

View attachment 105540 "raiz" não sei se é normal ...

Fotos do copo que colonizou por completo (mas vou deixar mais alguns dias incubado)
View attachment 105541 View attachment 105542 View attachment 105543 Copo 1

Esse ta 99%

View attachment 105544 View attachment 105545 View attachment 105546 Copo 2 (tem um pouco de FAI na parede do copo)

não tirei fotos dos demais pois evito de deixar a incubadora aberta !
estou pensando em deixar os bolos por mais uns 3 dias, seria pouco? ... aguardo a opnião de vcs :)

Estão com aparência muito boa! Deixaria pelo menos 5 ou 7 dias mais na incubadora, para garantir que o meio dos bolos estejam consolidados. Mas sei muito bem a ansiedade de aniversaria-los logo!! :D

Os meus (inoculados um dia antes dos seus) ainda estão nos 90-95%.

Seguimos forte!
 
Back
Top