Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PF PET Tek #1 - Ecuador em Garrafas PET (16° Diário)

Diário de cultivo completo.
É isso aí, o cultivo de inverno começa no outono, foram 18 copos de requeijão inoculados. Seis copos por dia. Strain Ecuador, do carimbo que tirei do meu último cultivo: Diário da Esperança #3 - Ecuador PF Tek - 15° Diário.

A receita foi de 2 de vermiculita pra 1 de água e 1 de FAI (700+350+350 ml), o padrão PF Tek. Fiz a FAI colocando o arroz integral em um moedor de café elétrico para virar farinha de fato.

O tempo de eclosão de todos os copos foi entre 48 a 72 horas depois da inoculação (entre dias 4 e 6 de Abril):
20200411_190146_compress42.jpg :apontar: hoje, dia 11. Todos com lindos micélios sem contaminantes.

Ah, a inoculação foi feita na tampa da boca do forno do fogão aceso para criar uma capela de fluxo laminar caseira.

Antes de ir pra PP, os copos já foram selados com fita isolante e papel alumínio, sem furos: eles não estouram.

Os copos são retirados das PP em cima da tampa do fogão e antes de inoculados são secos em cima com papel toalha para facilitar a colocação das fitas micropore após a inoculação.

Sobre as fitas de micropore, deixo uma pra cada copo pendurada no alto da boca do fogão (elas balançam com o fluxo laminar de ar) e só ao fim de inocular tudo começo a nova selagem, agora com o micropore, que cobre os 2 furos de inoculação.

Neste cultivo resolvi usar a média de 1 ml por furo.

Desliga o fogão. Escreve a data da inoculação e a strain no alto de cada copo. E vai pra incubadora-geladeira, como estão na foto acima. :)

Mais novidades em até duas semamas...
 
Última edição:
Bem, o cultivo tem rendido diversas colheitas! Vamos a alguns destaques:

1. Verificação peso fresco x seco para outdoor

Apesar da estimativa de 10% da relação, quando o cogumelo está fora de um terrário, o contato direto com o ambiente seco faz com que ele enrijeça por fora. Isso invalida totalmente a estimativa de 10%. Minha ideia é ter uma noção melhor de quanto em peso fresco dos casing outdoor vira peso seco. Então hoje pesei fresca a colheita que peguei dos dois vasos de flores:
20200531_190823.jpg :teo_seta_direita: 81,5 g frescas. Vamos aguardar o fim da secagem!

2. Cogumelos verdes

A psilocibina azula, mas chega a esverdear quando os cogumelos ficam ao ar livre. Acho que na foto acima dá pra ver alguns.

3. Casing in vitro na lata de refri

Com os últimos bolos a aniversariar fiz mais dois casings:
20200531_191004.jpg:teo_seta_direita: Um na caixa de suco e outro na latinha de refri. O da lata de refri não quebrei. Botei o bolo inteiro dentro envolvido e coberto por vermiculita.

4. Minha primeira contaminação expurgada

Testemunhem a vitória deste bolo:
20200531_191142.jpg :teo_seta_direita: chegou na segunda frutificação após ser atacado por mofo verde há duas semanas.

Não houve qualquer retorno da contaminação.

O que fiz? Duas etapas: 1, cortar fora a área contaminada e também todas as áreas molengas do micélio (ali ele morreu); 2, esfregar o bolo com esponja de cozinha com sabão esfolando ele até tirar toda a camada externa do bolo, praticamente descascar com fricção.

Depois de uma semana o bolo já desenvolveu totalmente uma nova "capa micelial" e está limpo e pronto pra frutificar.

Claro, é preciso limpar o terrário. Sorte que com garrafas Pet contaminações não transmitem entre os bolos facilmente.
 
1. Resultado da verificação fresco x secos nos cogumelos outdoor

20200609_162353.jpg :apontar: Parece que a média de 10% se manteve. 81,5 g frescas viraram 8,3 gramas secas.

Talvez o mero ato de estar em ambiente aberto não indique menos umidade do cogumelo. Isso deve se observar mais em cogumelos que apresentam fortes sinais de ressecamento extremo do chapéu ou endurecimento incomum antes de colhidos...

2. Os experimentos frutificaram
São dois em que fiz um "casing" sem quebrar os bolos (pelo menos o da Coca, o da caixa de suco não lembro...):
20200609_162524.jpg :apontar: pinaram os cogumelos da lata de refrigerante!
20200609_162541.jpg :apontar: pra minha surpresa, ao mesmo tempo que cogumelos subiam das profundezas laterais do casing (pois é, não adianta nada escurecer), várias pinagens na surperfície!

Só um detalhe nesses dois bolos. Eles foram aniversariados uma ou duas semanas depois que os demais. Mas parece que a frutificação deles demorou o dobro da primeira frutificação de todos os demais bolos e casings. Me pergunto se tem a ver com o fato de não ter quebrado o bolo pra fazer o casing...

3. Outras amenidades
Bem, sobre os in vitro:
20200609_162452.jpg :apontar: segundo ou terceiro flush desse bolo. O outro bolo in vitro também já teve dois flushes.

Sobre as colheitas em geral, estão sendo bem abundantes. Definitivamente não cultivar no verão faz muita diferença!

Outra coisa. Os bolos nas PETs rendem bem, os in vitro rendem, mas o método que tem se mostrado mais rentável em termos de produção por flush e (aparentemente) massa nutritiva são os casings outdoor em vaso de planta. A lata de refrigerante e a caixa de suco prometem seguir o mesmo caminho que os vasos, de serem abundantes. Ah, os bolos no semi-terrário-balde (não tem nada tampando ele, mas tem o fundo de água e argila expandida - então criei a expressão semi-terrário) também estão dando boas levas.
 
Essa técnica do casing em vaso de planta eu vou testar depois =D

As caixas de suco são sempre reaproveitadas aqui para fazer mudas de plantas, acho que vou utilizar elas para mais funções -rsrs
Inclusive, fiz um teste doido com restos de pins e micélio entre flushs junto com humus de minhoca.
Não sei se vai dar certo, mas custa nada tentar. No mínimo vira adubo -kkk
 
Breves atualizações:
20200612_011928.jpg :teo_seta_direita: frutificação linda da lata de coca-coca, que foi colhida.

:!: Existe um momento exato em que o micélio perde massa significativamente na frutificação e que pude ver com a lata de refrigerante pois o casing estava muito justo na lata. Exatamente quando os chapéus estão todos abertos.

Sobre o casing em caixa de suco:
20200610_214036.jpg :teo_seta_direita: excelente frutificação também! Observem que ao tirar o casing da caixa, o micélio colonizou a vermiculita. :!: Essa colonização da vermiculita forma um micélio diferente, mais ralo e quebradiço. É um micélio que parece buscar apenas ar e água, e do qual não nascem frutos. Os frutos partem do bolo colonizado sempre, da parte com nutrientes, apesar de que o micélio da vermiculita pode levar a uma pinagem, ela parte do bolo e avança sobre o micélio da vermiculita pura até achar o ar livre. Isso foi observado em outros dois casings que frutificaram através dos furos embaixo dos vasos de plantas.

20200610_214614.jpg :teo_seta_direita: 42,3 g frescas na colheita da caixa de suco. Foram direto pra fazer chá de frescos ao invés de secar, para a próxima experiência ser mais rica em alcalóides.
 
Breves atualizações:
20200612_011928.jpg :apontar: frutificação linda da lata de coca-coca, que foi colhida.


:eek::eek::eek: Manooo, fico lindo demais essa pinagem na latinha, parabens por toda inovação .
qualquer dia desses vou testar

Sobre o casing em caixa de suco:
20200610_214036.jpg :apontar: excelente frutificação também! Observem que ao tirar o casing da caixa, o micélio colonizou a vermiculita. :!: Essa colonização da vermiculita forma um micélio diferente, mais ralo e quebradiço. É um micélio que parece buscar apenas ar e água, e do qual não nascem frutos. Os frutos partem do bolo colonizado sempre, da parte com nutrientes, apesar de que o micélio da vermiculita pode levar a uma pinagem, ela parte do bolo e avança sobre o micélio da vermiculita pura até achar o ar livre. Isso foi observado em outros dois casings que frutificaram através dos furos embaixo dos vasos de plantas.

Seria exatamente como ocorre no pasto?
 
Legal que na caixa de suco não pinou por baixo. Parabéns chique de mais isso aí
 
:eek::eek::eek: Manooo, fico lindo demais essa pinagem na latinha, parabens por toda inovação .
qualquer dia desses vou testar



Seria exatamente como ocorre no pasto?

Acho que não... no pasto ele cresce no esterco curtido, que é substrato nutritivo. Mas deve ter áreas de crescimento apenas em função de ar e água.
 
@ExPoro , quais foram os cuidados com a caixa de suco e a lata de refrigerante? Você borrifou? Eles pegaram luz direta do sol?
 
@ExPoro , quais foram os cuidados com a caixa de suco e a lata de refrigerante? Você borrifou? Eles pegaram luz direta do sol?

Borrifei 3x ao dia.

Ficaram na janela da cozinha que por acaso nessa época do ano não pega sol, apenas no verão. Então pegaram todas as condições climáticas, mas na sombra. Ainda não tenho conclusão sobre luz direta do sol se ajuda ou não. :)
 
Fechamento do Diário

Bem, declaro fechado esse diário com a seguinte foto:
20200704_215613.jpg :apontar: total de 40,8 g de cogus secos ainda armazenados dessas colheitas, sendo que já consumi e doei cerca de 20 a 30 gramas desse cultivo durante esses meses!

De resto, aprendi muito sobre o comportamento dos bolos em casings, além de aprender a limpar a parte morta do bolo, ou raspar contaminantes do bolo e o lixar para ficar livre de mofos, ou ainda cortar o micélio ao meio.

Enfim, resolvi que casings outdoor serão minha tek principal usando a PF Tek, e que garrafas Pet serão apenas para bolos dedicados a retirar carimbos, devido ao isolamento do chapéu do ambiente até a colheita. O próximo diário irá explorar mais as diversas variações de casing com PF Tek.

Obrigado, gente!
 
Back
Top