Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PF PET Tek #1 - Ecuador em Garrafas PET (16° Diário)

Diário de cultivo completo.
É isso aí, o cultivo de inverno começa no outono, foram 18 copos de requeijão inoculados. Seis copos por dia. Strain Ecuador, do carimbo que tirei do meu último cultivo: Diário da Esperança #3 - Ecuador PF Tek - 15° Diário.

A receita foi de 2 de vermiculita pra 1 de água e 1 de FAI (700+350+350 ml), o padrão PF Tek. Fiz a FAI colocando o arroz integral em um moedor de café elétrico para virar farinha de fato.

O tempo de eclosão de todos os copos foi entre 48 a 72 horas depois da inoculação (entre dias 4 e 6 de Abril):
20200411_190146_compress42.jpg :apontar: hoje, dia 11. Todos com lindos micélios sem contaminantes.

Ah, a inoculação foi feita na tampa da boca do forno do fogão aceso para criar uma capela de fluxo laminar caseira.

Antes de ir pra PP, os copos já foram selados com fita isolante e papel alumínio, sem furos: eles não estouram.

Os copos são retirados das PP em cima da tampa do fogão e antes de inoculados são secos em cima com papel toalha para facilitar a colocação das fitas micropore após a inoculação.

Sobre as fitas de micropore, deixo uma pra cada copo pendurada no alto da boca do fogão (elas balançam com o fluxo laminar de ar) e só ao fim de inocular tudo começo a nova selagem, agora com o micropore, que cobre os 2 furos de inoculação.

Neste cultivo resolvi usar a média de 1 ml por furo.

Desliga o fogão. Escreve a data da inoculação e a strain no alto de cada copo. E vai pra incubadora-geladeira, como estão na foto acima. :)

Mais novidades em até duas semamas...
 
Última edição:
Parabéns sao muitos bolos kkk, pode me dizer por qual motivo faz a colonização dentro da geladeira? Usa alguma temperatura específica?
 
É isso aí, o cultivo de inverno começa no outono, foram 18 copos de requeijão inoculados. Seis copos por dia. Strain Ecuador, do carimbo que tirei do meu último cultivo: Diário da Esperança #3 - Ecuador PF Tek - 15° Diário.

A receita foi de 2 de vermiculita pra 1 de água e 1 de FAI (700+350+350 ml), o padrão PF Tek. Fiz a FAI colocando o arroz integral em um moedor de café elétrico para virar farinha de fato.

O tempo de eclosão de todos os copos foi entre 48 a 72 horas depois da inoculação (entre dias 4 e 6 de Abril):
View attachment 112859 :apontar: hoje, dia 11. Todos com lindos micélios sem contaminantes.

Ah, a inoculação foi feita na tampa da boca do forno do fogão aceso para criar uma capela de fluxo laminar caseira.

Antes de ir pra PP, os copos já foram selados com fita isolante e papel alumínio, sem furos: eles não estouram.

Os copos são retirados das PP em cima da tampa do fogão e antes de inoculados são secos em cima com papel toalha para facilitar a colocação das fitas micropore após a inoculação.

Sobre as fitas de micropore, deixo uma pra cada copo pendurada no alto da boca do fogão (elas balançam com o fluxo laminar de ar) e só ao fim de inocular tudo começo a nova selagem, agora com o micropore, que cobre os 2 furos de inoculação.

Neste cultivo resolvi usar a média de 1 ml por furo.

Desliga o fogão. Escreve a data da inoculação e a strain no alto de cada copo. E vai pra incubadora-geladeira, como estão na foto acima. :)

Mais novidades em até duas semamas...
Tem em algum canto mais sobre a construção dessa geladeira,estou querendo saber uma boa iluminaçao para a que estou construindo ,você usa fitas led?,elas esquentam?
 
20200411_190146_compress42.jpg :apontar: hoje, dia 11. Todos com lindos micélios sem contaminantes.
Que incubadora lindaaa
Inoculei meus bolos no mesmo dia que os seus, tão bem parecidos kkk lindos. Se eu tivesse uma incubadora desse tamanho faria essa produção em massa também HAHAHA visualização limpa deles, parabéns. O que é?
 
Parabéns sao muitos bolos kkk, pode me dizer por qual motivo faz a colonização dentro da geladeira? Usa alguma temperatura específica?

Então, quando eu comecei a cultivar em 2015 minha antiga geladeira pifou e fiz dela uma incubadora com regulagem de temperatura pra incubação. :D O especialmente bom da geladeira é que no calor não tende a ficar tão quente por dentro porque há muita perda passiva de calor nos componentes.

Tem em algum canto mais sobre a construção dessa geladeira,estou querendo saber uma boa iluminaçao para a que estou construindo ,você usa fitas led?,elas esquentam?

Para regular a temperatura tem um termostato de ovos de galinha na parte de cima da geladeira. Dentro da área de incubação vai o sensor, e na gaveta lá debaixo da geladeira tem uma lâmpada incandescente que liga e esquenta entre as temperaturas programadas.


Uma antiga geladeira. :)
 
Última edição:
É isso aí, o cultivo de inverno começa no outono, foram 18 copos de requeijão inoculados. Seis copos por dia. Strain Ecuador, do carimbo que tirei do meu último cultivo: Diário da Esperança #3 - Ecuador PF Tek - 15° Diário.

A receita foi de 2 de vermiculita pra 1 de água e 1 de FAI (700+350+350 ml), o padrão PF Tek. Fiz a FAI colocando o arroz integral em um moedor de café elétrico para virar farinha de fato.

O tempo de eclosão de todos os copos foi entre 48 a 72 horas depois da inoculação (entre dias 4 e 6 de Abril):
View attachment 112859 :apontar: hoje, dia 11. Todos com lindos micélios sem contaminantes.

Ah, a inoculação foi feita na tampa da boca do forno do fogão aceso para criar uma capela de fluxo laminar caseira.

Antes de ir pra PP, os copos já foram selados com fita isolante e papel alumínio, sem furos: eles não estouram.

Os copos são retirados das PP em cima da tampa do fogão e antes de inoculados são secos em cima com papel toalha para facilitar a colocação das fitas micropore após a inoculação.

Sobre as fitas de micropore, deixo uma pra cada copo pendurada no alto da boca do fogão (elas balançam com o fluxo laminar de ar) e só ao fim de inocular tudo começo a nova selagem, agora com o micropore, que cobre os 2 furos de inoculação.

Neste cultivo resolvi usar a média de 1 ml por furo.

Desliga o fogão. Escreve a data da inoculação e a strain no alto de cada copo. E vai pra incubadora-geladeira, como estão na foto acima. :)

Mais novidades em até duas semamas...
Lá vem a bomba do @ExPoro, cultivador no kidding. Um sonho de produção. Pra dar esse volume de cogumelo aí só um pasto de 1000 hectares com umas cinco mil cabeças de gado 🤣 👏🐮🐮🐮
 
Eai @ExPoro como está a colonização dos bolos? Inoculei no mesmo dia que você, os meus estão em uns 95%. Pretendo aniversariar fim de semana que vem.
 
Acho que o clima da minha região está bem adequado, estou com 3 spawns PFão e 2 spawns de milho quase com colonização completa
 
Acho que o clima da minha região está bem adequado, estou com 3 spawns PFão e 2 spawns de milho quase com colonização completa
Depois repare se spawns de milho demora mais pra pinar que os de pf por favor,os meus de milho faz dias e nao pinam emquanto os de pf nao do uma semana e ja pinam,quero saber se eh so aki ou acontece com outros culvivadores .
 
Boa noite.
Quero acompanhar esse de perto. Iria começar um agora também, mas devido a situação atual, estou ficando na casa da minha mãe e posterguei o próximo cultivo.
Boa sorte!
 
Isso aí, galera, falei que voltava em duas semanas. As colonizações estão avançadas, variadas e sem contaminantes:
15880411341624433192799321330279.jpg :teo_seta_direita: como podem ver nos copos deitados, um deles está quase 100% externo, pra minha surpresa! Kkk

E é isso. Agora tenho que ver esses que estão fechando pra contar a consolidação quando fecharem pra então aniversariar.
 
Ontem aniversariei os 3 primeiros copos a consolidarem. Ficaram cerca de 1 semana após os 100%. Foram postos em PETs de 3 litros:
15888676426068358729096797609796.jpg :apontar: tenho abanado 3x ao dia. Não tenho espargido água pois a umidade está boa, como se vê na condensação.

No fundo do terrário, argila expandida e uma camada de água oxigenada. Na tampa, perlon, para filtrar e permitir uma boa troca gasosa.

E, pra minha surpresa, em menos 24 horas:
15888676842507059155175708964012.jpg :apontar: os primeiros pinos surgem!
 
Bem, hoje fiz a primeira colheita:
15893146904509114849279437807955.jpg :apontar: três cogumelos médios já no túnel de vento. Tirei um dos chapéus pra carimbar.

Além disso, aniversariei 9 bolos:
15893146112436938347339923201909.jpg :apontar: um a mais pras garrafas. E mais 2 in vitro.
15893146534165677128760512917229.jpg :apontar: 3 bolos no balde-terrário.
15893146333833587243695125377023.jpg :apontar: 4 bolos pros casing de vaso de planta, dois em cada. (À esquerda, um experimento de casing no saquinho de molho de tomate com substrato de milho de pipoca que também aniversariei hoje).

Com isso, basicamente entramos na fase de frutificação com o cultivo. Faltam apenas mais dois copos na incubadora, e apenas um ainda não fechou.

É é isso. A todo vapor!
 
Última edição:
Colheita de hoje:
15896606139527761422789680518911.jpg :teo_seta_direita: dois bolos in vitro e dois nas PETs.

Adoro ver essas primeiras frutificações in vitro, metendo a cabeça pra fora do copo. Kkk

Já tirei 2 carimbos. Mais 2 estão sendo tirados. E planejo tirar pelo menos 2 dessa colheita.

E vamo que vamo.
 
Back
Top