Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático PESA - Trigo e Centeio

Diário de cultivo problemático.
me empolguei com alguns diários da galera que usa trigo e, principalmente, centeio e resolvi tentar.

Fervi, em panelas separadas, 500 g de trigo e 500 g de centeio por aproximadamente 40 min. Depois deixei de molho por 7 horas e deixei mais algumas horas em uma geladeira frost-free (pra tirar o excesso de umidade).

inoculei a partir de uma seringa multi-esporos hidratadas por 36 horas na geladeira.

carimbo: PESA 2010 PRO FUNGOS
data inoculação: 24/04

hoje 20 dias depois há apenas sinal de micélio na maioria dos potes. Porém, dois potes desenvolveram rapidamente algo branco, mas ainda não tenho certeza se é micélio.

As fotos dizem tudo:
DSC03248.JPGDSC03249.JPGDSC03250.JPGDSC03251.JPGDSC03252.JPGDSC03253.JPGDSC03254.JPGDSC03255.JPGDSC03256.JPGDSC03257.JPG

Trigo é otimo para gerar micélio, já utilizei nos meus cultivos diversas vezes e obtive poquissimas perdas com esse grão! Parabéns pelo diário e que venhão muitos frutos em seu cultivo.

tu tem diario de cultivo desses com trigo??
Ñ tenho mano sladeabdala, utilizei trigo em 2 cultivos e os resultados forão otimos! Utilizei na prepração do trigo a mesma técnica q utilizo no milho... fervo em fogo baixo por 20 no maximo 25 minutos, submerso mais 24hrs , 24 horas com agua sanitaria, escorro e lavo o trigo encho novamente e deixo mais 24 hrs submerso com duas colheres de calcario pra regulagem do PH, seco em panos o excesso de agua dos grãos encho os potes ate uns 70% da capacidade do mesmo e esterelizo por 1 hr na panela de pressão! Mais pelas suas fotos ta indo tudo nos conformes! Noix.

eu usei um processo que achei no showmery.
aqui no CM fiz uma busca rápida por diários com trigos mas não achei muita coisa, por isso perguntei.

quanto tempo levou sua colonização?

eu usei um processo que achei no showmery.
aqui no CM fiz uma busca rápida por diários com trigos mas não achei muita coisa, por isso perguntei.

quanto tempo levou sua colonização?
O pote mais rápido que colonizou levou cerca de 25 dias, o mais lento cerca de 38 dias! Comparado ao milho a colonização é mais lenta, mais o resultado em casings e bulks me deixou surpreso, frutos com caules mais grossos e tamanho superior aos dos casings com milho! Lembrando que foi trabalhado nesse caso com uma seringa multi esporos de um strains selvagem domesticado :D

boa sorte no cultivo! :)
alguns potes apresentam contaminantes, fique de olho neles!

Qual pote que você disse que ta contaminado??
Faço o que?? Descarto?

(DSC3257) parte do fundo, (DSC3251) é o pote que tem essa cor meio fosca ou o centeio foi tomado por essa camada esbranquiçada? (3252) eu também ficaria mais atento nesse. É só uma observação, no momento se há troca de ar na tampa dos potes, é bom não deixá-los junto, porque se houver contaminação de fato em algum dos potes, ela vai passar para os demais facilmente. Observação e cuidados nesse ponto então é o que você pode fazer no momento.
Vai ter sucesso ai sladeabdala :)

A 3252 ta com cara de ser cobweb mesmo, se tiver com cheiro azedo é crtza! Mais vai ter bastante trigo colonizado se tudo der certo, pretende partir pros casings ou bulk sladeabdala ?

(DSC3257) parte do fundo, (DSC3251) é o pote que tem essa cor meio fosca ou o centeio foi tomado por essa camada esbranquiçada? (3252) eu também ficaria mais atento nesse. É só uma observação, no momento se há troca de ar na tampa dos potes, é bom não deixá-los junto, porque se houer contaminação de fato em algum dos potes, ela vai passar para os demais facilmente. Observação e cuidados nesse ponto então é o que você pode fazer no momento.
Vai ter sucesso ai sladeabdala :)

Vamos lá:
3257 - Se refere ao pote da esquerda?? Aquilo la no fundo é trigo. Acho que cozinhei de mais e ele abriu. Ficou compactado no fundo do pote. O re
3251 - o pote é fosco mesmo. É um copo de requeijão. Já veio meio esbranquiçado.
3252 - ta bem estranho...o que ta crescendo la dentro é branco mas não parece micélio.

A 3252 ta com cara de ser cobweb mesmo, se tiver com cheiro azedo é crtza! Mais vai ter bastante trigo colonizado se tudo der certo, pretende partir pros casings ou bulk sladeabdala ?

to pensando em fazer casing. Minhas tentativas com bulk sempre me dei mal. Contaminou com algo úmido gelatinoso e estranho que fedia D+. Mas seila, ainda não vi uma tek legal pra pasteurizar esterco. Sempre tentei com esterco de aves comprados no supermercado..

to pensando em fazer casing. Minhas tentativas com bulk sempre me dei mal. Contaminou com algo úmido gelatinoso e estranho que fedia D+. Mas seila, ainda não vi uma tek legal pra pasteurizar esterco. Sempre tentei com esterco de aves comprados no supermercado..

qualquer grão com pó de fibra de coco fica bom, 50/50, na minha opinião, a colonização não vai ser tão rápida, mas deve ter bons resultados, pode não ter tantos frutos, mas, é mais prático do que o processo de pasteurizar estercos.

certo, tá ótimo, na minha opinião, eu só tiraria o húmus.

Segue mais fotos retiradas hoje:

Esse é um copo de centeio. Tem umas manchas amarelas em algumas partes. Seria o micélio mijando??
Se for micélio mesmo...
DSC03268.JPGDSC03269.JPGDSC03270.JPGDSC03271.JPGDSC03272.JPGDSC03275.JPG

esse aqui é de trigo....E falar pra vocês, ta muitooooo estranho. Parece algodão.
DSC03276.JPGDSC03277.JPGDSC03278.JPGDSC03279.JPGDSC03280.JPGDSC03283.JPGDSC03284.JPG

Esse aqui ficou água e trigo cozido D+ acumulado no fundo do pote mas ta nascendo micélio ali. To em dúvida se descarto ele. O que vocês acham?
DSC03286.JPGDSC03287.JPGDSC03288.JPGDSC03285.JPG

O outro de centeio ta nascendo micélio bem rizomorfico.
DSC03289.JPGDSC03290.JPGDSC03291.JPG

Ainda tem mais um outro copo que até agora não deu sinal de micélio algum.

Então, sladeabdala

Os de trigo, desde o primeiro, estão meio estranhos, parecendo úmidos demais. Acho que só resta esperar. Talvez alguém mais experiente com trigo tenha uma idéia.

Observe todos os copos atentamente, tire fotos de todos os processos, assim você vai ter bons parametros para os próximos cultivos, e possivelmente, não cometerá os mesmos erros.
Vamos aguardar, ver como fica esse micélio. O trigo é mais "chato" para se trabalhar.

Os pontos amarelos me parecem ou wetspot ou fermento mesmo.
na duvida, faca um outdoor ou um casing BEM SECO quando estiverem 100%, so nao coloque pra frutificar junto com os outros.

O que mais me vem a cabeca eh o exagero na quantidade de substrato dentro de cada pote.

Ao se trabalhar com graos o ideal eh nao passar de 60% de ocupacao total do volume do pote com o substrato, pra evitar justamente esses dois tipos de contaminantes.

Devem sair cogumelos dae, mas cuidado pra um copo nao contaminar o outro depois de abertos.

Aquele mais fraquinho nao sei nao, pode tanto ser um micelio algodoado quanto uma contaminacao por algum outro fungo.

segue link explicativo para te ajudar em proximos cultivos:
https://teonanacatl.org/threads/técnicas-para-agitar-culturas-em-grãos-sem-risco.1097/

Última edição:
Back