Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático PESA - Trigo e Centeio

Diário de cultivo problemático.
me empolguei com alguns diários da galera que usa trigo e, principalmente, centeio e resolvi tentar.

Fervi, em panelas separadas, 500 g de trigo e 500 g de centeio por aproximadamente 40 min. Depois deixei de molho por 7 horas e deixei mais algumas horas em uma geladeira frost-free (pra tirar o excesso de umidade).

inoculei a partir de uma seringa multi-esporos hidratadas por 36 horas na geladeira.

carimbo: PESA 2010 PRO FUNGOS
data inoculação: 24/04

hoje 20 dias depois há apenas sinal de micélio na maioria dos potes. Porém, dois potes desenvolveram rapidamente algo branco, mas ainda não tenho certeza se é micélio.

As fotos dizem tudo:
DSC03248.JPGDSC03249.JPGDSC03250.JPGDSC03251.JPGDSC03252.JPGDSC03253.JPGDSC03254.JPGDSC03255.JPGDSC03256.JPGDSC03257.JPG
 
Os pontos amarelos me parecem ou wetspot ou fermento mesmo.
na duvida, faca um outdoor ou um casing BEM SECO quando estiverem 100%, so nao coloque pra frutificar junto com os outros.

O que mais me vem a cabeca eh o exagero na quantidade de substrato dentro de cada pote.

Ao se trabalhar com graos o ideal eh nao passar de 60% de ocupacao total do volume do pote com o substrato, pra evitar justamente esses dois tipos de contaminantes.

Devem sair cogumelos dae, mas cuidado pra um copo nao contaminar o outro depois de abertos.

Aquele mais fraquinho nao sei nao, pode tanto ser um micelio algodoado quanto uma contaminacao por algum outro fungo.

segue link explicativo para te ajudar em proximos cultivos:
https://teonanacatl.org/threads/técnicas-para-agitar-culturas-em-grãos-sem-risco.1097/


desculpe a ignorancia, mas o que é wetspot??

hmm...realmente não sabia desses 60% de ocupação do pote.

Não sei se vale a pena tentar um out essa época do ano. Por aqui a temperatura está por volta de 12oC. E a tendência é chegar perto de 0 oC daqui um mês.

os potes estão isolados em outra incubadora, pois na minha incubadora padrão tenho vários potes PF classico, PF cremofé e com milho colonizando super bem e sem contaminantes. O problema é que nessa incubadora reserva a temperatura está por volta de 21/22 o.C.

"Aquele mais fraquinho" você diz o copo de requeijão?? Esse é o único que tenho certeza que é micélio...


ótimo link. Vou ler ele completo quando chegar em casa....
 
wetspot, ponto molhado ou grao melado, eh uma contaminacao bacteriana nos graos, nao no micelio.
geralmente se esta bem colonizado o micelio aguenta o tranco mas nao convem frutificar junto a copos nao contaminados pelo risco de abrir as portas pra outros contaminantes.
 
wetspot, ponto molhado ou grao melado, eh uma contaminacao bacteriana nos graos, nao no micelio.
geralmente se esta bem colonizado o micelio aguenta o tranco mas nao convem frutificar junto a copos nao contaminados pelo risco de abrir as portas pra outros contaminantes.

essa contaminação tem algum cheiro caracteristico??? acho que vou descartar esse pote então...

Morta, no link que você passou vi que você estava "desenvolvendo" uma tek trigogema. Você teve sucesso? pode explicar melhor a receita??


Abraçoss
 
voce pode adicionar ate 5% (recomendo no maximo 3%) do volume total de seu substrato com praticamente qualquer aditivo.
madeira seca, vermiculita, humus de minhoca, coco de coelho, estrume de gado/cavalo, cremogema, po de casca de ovo, po de cafe...
o micelio parece se aproveitar nessas pequenas porcentagens sem se prejudicar.
se passar disso ja pode ser porta pra contaminantes imprevisiveis.
faz os teus testes ae e veja o que acha.
o cremogema eh um otimo aditivo, aparentemente o melhor que ja apareceu por aqui, enquanto o cafe nao eh tao "milagroso assim", tenho um topico com um estudo completo sobre o assunto aqui :
https://teonanacatl.org/threads/a-maravilha-do-uso-de-café-explicaçoes-e-resultados.860/


sobre a sua pergunta do CHEIRO, cheira a chule.
mas nao ha necessidade de descartar o pote, aguarde ele pinar INVITRO pra aniversariar/casear os graos que pode ate vingar muitos cogumelos.
o ruim dessa contaminacao eh quando ela atinge o substrato logo no inicio da colonizacao pois o mesmo coloniza muito mais rapido do que o micelio de cubensis.
quando o micelio ja esta meio colonizado e aparecem essas "ilhas" de wetspot, o micelio consegue "envaginar" as ilhas e QUASE(nem sempre) vencer a contaminacao.
 
no caso de grãos, uso o processo de tyndalização explicado pelo mauricio. (ferver por um tempo 3 dias seguidos e depois um dia na geladeira frost-free). Adiciono o aditivo nessa água que ferve ou diretamente nos grãos antes de coloca-los no pote?


obrigado pelos conselhos...vou esperar pinar então.
 
no caso de grãos, uso o processo de tyndalização explicado pelo mauricio. (ferver por um tempo 3 dias seguidos e depois um dia na geladeira frost-free). Adiciono o aditivo nessa água que ferve ou diretamente nos grãos antes de coloca-los no pote?


obrigado pelos conselhos...vou esperar pinar então.
diretamente nos graos, a seco de prefencia, e segura bem a mao na hora de inocular, quanto MENOS umidade voce inserir no meio ja esteril, menos chances de bacterias e fungos contaminantes se desenvolverem no seu meio.
 
diretamente nos graos, a seco de prefencia, e segura bem a mao na hora de inocular, quanto MENOS umidade voce inserir no meio ja esteril, menos chances de bacterias e fungos contaminantes se desenvolverem no seu meio.

hmm, eu tentei esses dias dessa forma mas o substrato ficou quase inteiro branco. Ficou dificil pra distinguir micélio crescendo la dentro. Mas não tenho certeza da % de cremogema que utilizei.

por causa disso tava pensando em adicionar na água de fervura, mas, já que você diz pra fazer diretamente nos grãos, vou fazer dessa forma mas vou controlar a % de aditivo.
 
Posso me entrometer.

Ñ tenho mano sladeabdala, utilizei trigo em 2 cultivos e os resultados forão otimos! Utilizei na prepração do trigo a mesma técnica q utilizo no milho... fervo em fogo baixo por 20 no maximo 25 minutos, submerso mais 24hrs , 24 horas com agua sanitaria, escorro e lavo o trigo encho novamente e deixo mais 24 hrs submerso com duas colheres de calcario pra regulagem do PH, seco em panos o excesso de agua dos grãos encho os potes ate uns 70% da capacidade do mesmo e esterelizo por 1 hr na panela de pressão! Mais pelas suas fotos ta indo tudo nos conformes! Noix.

Pra mim 3 dias pra hidratar o trigo é muito. Não ficam muitos grãos estourados assim AmaralGpuava?

Se eu deixar 2 dias de molho ja tem um monte graõs estourando.

Aqui eu faço 24 horas de molho sem ferver, escorro, fervo por 15-20min no maximo, jogo mais uma agua fervendo pra enchaguar o exesso de amido, mando pro escorredor bem quente deixa evaporar, se quiser poe uma colher de po de coco pra puxar algum exesso de umidade ai enche ate metade um pouco mais e segue pra esterilização...
 
Posso me entrometer.



Pra mim 3 dias pra hidratar o trigo é muito. Não ficam muitos grãos estourados assim AmaralGpuava?

Se eu deixar 2 dias de molho ja tem um monte graõs estourando.

Aqui eu faço 24 horas de molho sem ferver, escorro, fervo por 15-20min no maximo, jogo mais uma agua fervendo pra enchaguar o exesso de amido, mando pro escorredor bem quente deixa evaporar, se quiser poe uma colher de po de coco pra puxar algum exesso de umidade ai enche ate metade um pouco mais e segue pra esterilização...
Na verdade o processo de 3 dias não é com o intuito de hidratação e sim da destruição do fungo caracteristicos do grão de trigo Cochliobolus sativus presente em mais de 22% dos grãos, procedi com técnicas mais simples com o trigo e todos contaminarão, depois que passei a essa esterelização personalizada nunca mais tive perdas. A respeito dos grãos de fato eles apresentão um rompimento bem maior porem não notei atrasos ou algum outro fator prejudicial ao inóculo em si!
Segue um link sobre o fungo contaminante : http://www.abrates.org.br/revista/artigos/1985/v7n1/artigo11.pdf
 
Na verdade o processo de 3 dias não é com o intuito de hidratação e sim da destruição do fungo caracteristicos do grão de trigo Cochliobolus sativus presente em mais de 22% dos grãos,


Mas esse fungo é patogênico para o cultivar de trigo, não?

Ele cresce nos grãos usados como substratos?
 
Mas esse fungo é patogênico para o cultivar de trigo, não?

Ele cresce nos grãos usados como substratos?
ele recebe os esporos por deposito aereo ainda nos pistilos do trigo, durante a fase de polimento (do grao industrializado, nao no grao para cultivo) sobram esses 22%.\
Fonte: My problem Child - Albert Hoffman - N. e.(pagina incerta - citando memoria)
 
Mas esse fungo é patogênico para o cultivar de trigo, não?

Ele cresce nos grãos usados como substratos?
Sim é um patogênico encontrado na casca e miolo do trigo, na agronomia aqui do sul grande parte dos esporos externos na casca do trigo é eliminada com fungicida, já o esporo encontrado no miolo do trigo resiste ao fungicida e tbem a esterelização em pressão! Nos meus testes com o trigo esse fungo se apresentou antes mesmo do micélio do cubensis, contaminante de cor preta e cheiro azedo forte, alguns potes colonizavão ate um determinado ponto cerca de 40% do pote e estagnava, em cerca de 6 dias ápos a parada do micélio do cubensis ele eclodia e em 48 horas dominava todo o pote!
 
Sim é um patogênico encontrado na casca e miolo do trigo, na agronomia aqui do sul grande parte dos esporos externos na casca do trigo é eliminada com fungicida, já o esporo encontrado no miolo do trigo resiste ao fungicida e tbem a esterelização em pressão! Nos meus testes com o trigo esse fungo se apresentou antes mesmo do micélio do cubensis, contaminante de cor preta e cheiro azedo forte, alguns potes colonizavão ate um determinado ponto cerca de 40% do pote e estagnava, em cerca de 6 dias ápos a parada do micélio do cubensis ele eclodia e em 48 horas dominava todo o pote!


um dos meus potes apareceu algo na cor preta...mas o micélio (ou seja la o que ta crescendo la dentro) ta passando por cima.
 
Segue fotos tiradas agora pouco.
Os copos de centeio ou de centeio + trigo estão desenvolvendo. Os potes de trigo, tive uma impressionante taxa de quase 100% de perda...Todos com um fungo da cor pretaaa.
DSC03325.JPGDSC03326.JPGDSC03327.JPGDSC03328.JPGDSC03331.JPGDSC03332.JPGDSC03333.JPGDSC03334.JPG

esse é o único copo de trigo que ainda restou:
DSC03329.JPGDSC03329.JPG


Bom, não preciso nem dizer que não usarei trigo nunca mais...rsrsrsrsrDSC03330.JPG
 
faz um buraco na grama e enterra tudo rasinho.
daqui duas chuvas vira um buque de flores.
 
faz um buraco na grama e enterra tudo rasinho.
daqui duas chuvas vira um buque de flores.

foi basicamente o que fiz...mas cobri com um pouco de terra e maravalha.

mas sei não...Aqui ta começando uma época que faz muito frio e pouca chuva...
 
Back
Top