Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PESA - Primeiro cultivo por Camelo

Diário de cultivo completo.
Boa tarde para todos do CM!! Ontem iniciei meu primeiro cultivo de cogumelos. Aí vai o diário:

Metodo: PF tek (FAI + vermiculita)
Raça/Strain: PESA
Fornecedor: PróFungos

Substrato:

Comecei preparando os copos de substrato. Utilizei 4 copos de Whisky que comprei no supermercado (R$ 0,50 cada :D). 2 partes vermiculita, 1 FAI (farinha de arroz integral, batido no liquidificador até ficar uma mistura de pó de arroz com pedaços grandes) e 1 de água. A FAI foi adicionada depois da mistura vermiculita e água. Sobrou um pouco de substrato, que foi descartado.

O selo de vermiculita seca foi adicionado, e os copos foram cobertos com 3 camadas de papel alumínio presas por esparadrapo e uma solta por cima. Logo depois, foram pra panela de pressão. Apoiei os copos sobre pedaços de madeira para não entrarem em contato com o fundo da panela. A água foi adicionada até um pouco acima do fundo do copo, e coloquei um pouco de sal pra aumentar o ponto de ebulição da água (temperatura mais alta na PP). O plano era ficar lá por uma hora, mas a água acabou em quarenta minutos, além de ter cozinhado a madeira e ter deixado um gosto no mínimo exótico na PP. :D

Como a panela seria usada no dia seguinte de manhã, esperei esfriar o suficiente e retirei os copos lá de dentro. Foram pro isopor que eu vou usar de incubadora, e essa hora já estão frios (espero). Tudo foi feito com o máximo de assepsia o possível. Espirrei Lysol no banheiro todo e passei Lysol puro na mesa do banheiro (é, o banheiro é grande, cabe uma mesa e uma cadeira). Coloquei cada copo em um zip bag limpos com água e álcool quentes e depois no isopor. Ficam fechados o tempo todo.

Seringa:

No preparo da seringa, tomei banho com Protex e buxa vegetal. Esfreguei bastante, lavei os cabelos com Protex. Lavei bem o banheiro (local de trabalho) com Pinho Sol pouco diluído.

Usei os copinhos coletores pra misturar os esporos com a água. Fervi o pote coletor (não dizia que vinha esterilizado, e eu preferi não confiar) e coloquei dentro de um papel alumínio esterilizado, e depois dentro de um zip bag também esterilizado. Fervi água do filtro e enchi uma seringa de 5 ml. Coloquei em papel alumínio esterilizado e no mesmo zip bag que o pote coletor. Tentei dar um choque térmico para simular uma pasteurizada, mas não deu muito certo por causa do zip bag. A água fria não entrou em contato com a seringa muito bem. Depois disso, geladeira.

Após estarem frios o suficiente, voltei pro banheiro e abri o carimbo pela primeira vez. PESA datado de 01/2007. Derrubei um pouco de esporos no copo coletor e adicionei os 5 ml de água. Como os esporos estavam meio compactos, eles entupiam a agula da seringa direto, e não deu pra puxar nem 10% dos esporos pra dentro da seringa, mas mesmo assim acho que ficou bom. Dá pra ver bastantes "bolinhas" pretas na seringa. Como tava entupindo, deu trabalho pra encher a seringa, e demorou mais do que eu pensei. Não limpei a agulha (esqueci, lol), tampei, enrolei no papel alumínio e zip log e mandei de novo pra geladeira. Hoje à noite vai completar 24h de hidratação, e eu vou inocular.

Assepsia:

Usei luvas de látex (aquelas de cozinha), mas um pouco mais finas que o normal. A sensibilidade é bem maior que a das luvas amarelas (a minha é azul, marca Mucambo), mas atrapalha um pouco no manuseio de algumas coisas. Tive ajuda de um amigo para fechar os zip bags, por exemplo.

Também usei máscara e touca enquanto mexi com os copos já esterilizados e com a seringa. Freqüentemente limpava as mãos com Perfex (aquele pano listrado de limpar pias) embebido em Lysol. Perfex é bactericida.

Conclusão da primeira etapa:

Espero que a seringa não contamine por eu ter esquecido de flambar ou limpar a agulha com álcool, mas acho que não vai contaminar, o banheiro estava bem limpo. Até agora tá um p*** cheiro de Lysol lá dentro. :D

Fora isso, acho que deu tudo certo, apesar do tempo na PP, que não foi o ideal.

Bom, pessoal, assim começa a minha tentativa de cultivo de PESA! Opiniões são muito bem-vindas!! E eu vou tentar arrumar uma câmera pra umas fotos das próximas etapas. Ontem não deu tempo.

Abraços!!
Camelo
 
Quando for fazer as seringas da próxima vez pinga uma gota de detergente neutro aí os esporos se soltam, além de não ficar pegando nas paredes da seringa.
 
Ahhh que invejaaaa..quero começar o meu logo hehehe

Mas tudo bem..minha hora chega..

Boa sorte ai com tudo...Que colha bons frutos!

Abrazzz
 
:!:Que os deuses lhe satisfaçam os desejos conforme estes o façam bem.D.A.

Paz luz e Tranquilidade.

Jhon Lock:cool:
 
Valeu pelas vibes, pessoal! :)
Eu devia ter lido mais, não sabia desse lance de detergente... Mas agora já foi, né.

Ontem à noite eu fiz a inoculação dos esporos nos copos. Fiz o mais rápido o possível, mergulhando a agulha em um copinho com álcool 92° enquanto eu tirava o copo seguinte do zip log. Esterilizei entre um copo e outro e antes de começar.

Enquanto eu inoculava, dois amigos meus que tão me dando uma mão no cultivo me ajudaram a esterilizar o isopor e o pote de sorvete que eu coloquei o aquecedor e o termostato. Na água do pote de sorvete, coloquei água sanitária.

A inoculação foi nos conformes. Pela inexperiência, acho que coloquei pouco nos primeiros dois copos. Os outros dois ficaram bons, desceram bastantes esporos.

Consegui estabilizar a temperatura em 28,5°C durante o dia, acho que vai ser a mesma coisa à noite. Agora vou deixar fechado por uns 3 dias e depois ver como tá.

E eu não consegui a câmera...

Abraços!
 
Fala camelo!!

to meio sem tempo e não to conseguindo acompanhar direito o movimento no forum... mas na medida do possivel to tentando acompanhar algo por aqui ehehe....

acho que vc foi bem sim.... até agora ta tudo nos conformes... só esquece o copo um pouco na incubadora (3 dias é pouco)... deixa uns 5-7 dias sem olhar pra ir mais rapido...

desejo boa sorte por aíí
muito sucessoo

abraços
 
Então daqui alguns dias teremos noticias? legal legal legal!

Hehehe boa sorte ai cara..
Hj fui comprar metade do material..meu cultivo será em breve!

hehehe

Falou..e boa sorte mais uma vez
Abraços
 
Ok, Pakalolo. Vou tentar esquecer a caixa de isopor que tá lá no meu banheiro coberta com uma camiseta preta. huahuauha
Daqui a uns 7 dias eu vou me lembrar dela!! =D

E Junkie, também te desejo boa sorte no seu cultivo!! Pretende começar quando?
Não bobeie como eu, coloque o detergente na hora de fazer a seringa.
Já chegaram os seus esporos de Thai?

Abraços pra todos!
 
Então...Eu ja estou comprando material e começando a montar o terrario..e as coisas..Axo q até o fim da semana q vem eu começo meu diario hehehe!

Ainda não chegaram cara..mas provavelmente um ilustre amigo irá me ceder um carimbo..=]

UHUL

Obs. vo lembra do detergente...

Boa sorteee! Abraçosss
 
Verifiquei os copos na quarta passada (com uma semana de inoculação) e hoje!

Na quarta, o micélio tava crescendo em forma circular pela parede dos copos. Os quatro pontos de inoculação tinham crescido até os círculos de micélio se encostarem. Os fundos dos copos não tinham sido colonizados, e não havia sinal de contaminação. ;)

Ontem, depois de passar o feriado viajando, não agüentei e abri de novo... ahuauh
Os copos tão quase 100% colonizados!!! Só falta fechar um pouco mais no fundo, daí já faço um dunk and roll e mando pro terrário!! :D

E me parece que não houve contaminação nenhuma, mesmo a incubadora tendo ficado no banheiro (e digamos que o banheiro aqui de casa não é muito limpinho, a suíte que eu tô dormindo é dividida com mais dois caras).

Abraços, pessoal!!
 
Fala Camelo, técnicas bem aplicadas faze um cultivo dar certo e você parece que aplicou direitinho! Agora é hora de pensar na forma de frutificação. Você já tem um terrário? Já pensou se vai mandar bolos mesmo ou casings? Lembrando que bolos tem que ter muito mais humidade disponível no terrário do que os casings, então, pense logo porque está chegando a hora! Quais os parâmetros do seu terrário? Se postar os parâmetros podemos te ajudar a escolher uma melhor forma de frutificação!
 
Então, eu pensei nisso antes. Nesse cultivo, vou mandar os bolos mesmo. Talvez em um próximo cultivo eu tente casing, não sei.

Meu terrário é uma caixa de isopor de não lembro quantos litros :)D), mas é grande. Tenho a bombinha de aquário e argila expandida. A tampa do isopor tem um buraco coberto com papel contact pelos dois lados.

Eu fiz um teste de umidade e foi satisfatório. Como não tenho higrômetro, pendurei uns algodões no teto do terrário e eles ficaram levemente umedecidos após uma hora (no máximo) dentro do terrário. Além disso, a garrafinha em que eu coloquei o borbulhador ficou totalmente suada (eu não coloquei direto no fundo do terrário porque o nível de água ideal pra argila não cobre a pedra porosa).

A umidade da minha cidade já é meio alta, acho que não vai ter problema com isso. Chove bastante por aqui.

O que eu ainda não verifiquei foi a temperatura no terrário. Tenho que tirar o termômetro da incubadora (hoje eu devo dar um cold shock nos bolos e já faço esse teste). Depois, vou rolar vermiculita em volta e mandar pro terrário, em cima de papel alumínio limpo.

Abraços! Valeu, Calango!
 
Clorofila, eu não entendi. É pra testar o que, exatamente?
O buraco que eu fiz foi pra passagem de luz e pra visualização. Colei um papel contact no outro (um era um pouco maior) e a borda que sobrou do maior foi em volta do buraco na tampa.

Vou ver se arrumo uma câmera pra mostrar como andam a coisas por aqui!
 
O que o Clorofila quer dizer é que você tem que ter certeza que seu terrário está funcionando bem, tipo umidade e temperatura. Aqui eu nunca controlei a temperatura com termômetro porque não tenho, então se está muito quente ponho gelo no terrário, se está frio está bom porque aqui nunca faz menos que 20º.
 
O buraco que eu fiz foi pra passagem de luz e pra visualização. Colei um papel contact no outro (um era um pouco maior) e a borda que sobrou do maior foi em volta do buraco na tampa.
Agora consegui entender Camelo! :D

Pensei que tinha uma folha de papel contact na parte de dentro e outra na parte de fora. Assim com certeza a folha de dentro descolaria com a umidade.

Calangão é guerreiro! :)
 
Ok, pessoal. Vou tentar manter tudo por aqui nos conformes! ;)
A umidade tá boa, embaçou o papel contact. E a temperatura tá um pouco acima de 21°C, hoje à noite eu mando o resto dos bolos pra lá e verifico isso direito. Com o contact embaçado, não consigo ver o termômetro muito bem!

Por hoje, só isso. Vou ver se arrumo uma câmera...

Abraços, e valeu pela ajuda, pessoal!!
 
Vai com fe que parece estar tudo certim.
Boas vibrações pesa é pesado viu:cool:
Ruma umas fotinha pra nois:)
 
Um dos bolos foi pro terrário na terça à noite. Ontem eu tirei os outros três bolos da incubadora e coloquei na geladeira, eles ainda tão lá.

Antes de passar o primeiro bolo pro terrário, eu não tinha limpado nada. Por peso na consciência, resolvi limpar o terrário inteiro, mesmo estando um bolo já lá dentro.

Coloquei o bolo num prato limpo e cobri com um pote também limpo, ambos com lysol. Retirei toda a argila expandida e joguei num pote. A água que tava lá dentro foi descartada. Passei lysol com um perfex (pano listrado de limpar pias) no isopor todo. A tampa também foi esterilizada. Lavei as pedras de argila em álcool 92° INPM e fui colocando no isopor. Depois. coloquei água filtrada no fundo e adicionei água sanitária. Limpei o termômetro com lysol e coloquei direto sobre a argila. A garrafinha que contém a pedra porosa do borbulhador foi mantida, só passei lysol por fora. Depois de todo esse procedimento, o bolo voltou pra dentro do terrário.

Aproveitei a limpeza no ambiente e tirei os outros bolos da incubadora. Tavam todos 100% colonizados. Foram colocados em uma panela d'água e mandados pra geladeira. Hoje eu tiro eles e passo um pouco de vermiculita em volta.


Hoje precisei mexer em umas coisas no banheiro e esbarrei no terrário. A garrafinha d'água com o borbulhador virou no terrário e eu tive que tirar um pouco de água lá do fundo. :( Molhei um pano em álcool e torci ele. Depois, afastei a argila de um canto do terrário e coloquei o pano. Quando ele ficou bem encharcado, torci na pia. Fiz isso duas vezes, acho que foi o suficiente.

Agora é só esperar que não contamine, apesar de todas as patetices que eu fiz. :(

Abraços!
 
Back
Top