Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PESA - Primeiro cultivo por Camelo

Diário de cultivo completo.
Boa tarde para todos do CM!! Ontem iniciei meu primeiro cultivo de cogumelos. Aí vai o diário:

Metodo: PF tek (FAI + vermiculita)
Raça/Strain: PESA
Fornecedor: PróFungos

Substrato:

Comecei preparando os copos de substrato. Utilizei 4 copos de Whisky que comprei no supermercado (R$ 0,50 cada :D). 2 partes vermiculita, 1 FAI (farinha de arroz integral, batido no liquidificador até ficar uma mistura de pó de arroz com pedaços grandes) e 1 de água. A FAI foi adicionada depois da mistura vermiculita e água. Sobrou um pouco de substrato, que foi descartado.

O selo de vermiculita seca foi adicionado, e os copos foram cobertos com 3 camadas de papel alumínio presas por esparadrapo e uma solta por cima. Logo depois, foram pra panela de pressão. Apoiei os copos sobre pedaços de madeira para não entrarem em contato com o fundo da panela. A água foi adicionada até um pouco acima do fundo do copo, e coloquei um pouco de sal pra aumentar o ponto de ebulição da água (temperatura mais alta na PP). O plano era ficar lá por uma hora, mas a água acabou em quarenta minutos, além de ter cozinhado a madeira e ter deixado um gosto no mínimo exótico na PP. :D

Como a panela seria usada no dia seguinte de manhã, esperei esfriar o suficiente e retirei os copos lá de dentro. Foram pro isopor que eu vou usar de incubadora, e essa hora já estão frios (espero). Tudo foi feito com o máximo de assepsia o possível. Espirrei Lysol no banheiro todo e passei Lysol puro na mesa do banheiro (é, o banheiro é grande, cabe uma mesa e uma cadeira). Coloquei cada copo em um zip bag limpos com água e álcool quentes e depois no isopor. Ficam fechados o tempo todo.

Seringa:

No preparo da seringa, tomei banho com Protex e buxa vegetal. Esfreguei bastante, lavei os cabelos com Protex. Lavei bem o banheiro (local de trabalho) com Pinho Sol pouco diluído.

Usei os copinhos coletores pra misturar os esporos com a água. Fervi o pote coletor (não dizia que vinha esterilizado, e eu preferi não confiar) e coloquei dentro de um papel alumínio esterilizado, e depois dentro de um zip bag também esterilizado. Fervi água do filtro e enchi uma seringa de 5 ml. Coloquei em papel alumínio esterilizado e no mesmo zip bag que o pote coletor. Tentei dar um choque térmico para simular uma pasteurizada, mas não deu muito certo por causa do zip bag. A água fria não entrou em contato com a seringa muito bem. Depois disso, geladeira.

Após estarem frios o suficiente, voltei pro banheiro e abri o carimbo pela primeira vez. PESA datado de 01/2007. Derrubei um pouco de esporos no copo coletor e adicionei os 5 ml de água. Como os esporos estavam meio compactos, eles entupiam a agula da seringa direto, e não deu pra puxar nem 10% dos esporos pra dentro da seringa, mas mesmo assim acho que ficou bom. Dá pra ver bastantes "bolinhas" pretas na seringa. Como tava entupindo, deu trabalho pra encher a seringa, e demorou mais do que eu pensei. Não limpei a agulha (esqueci, lol), tampei, enrolei no papel alumínio e zip log e mandei de novo pra geladeira. Hoje à noite vai completar 24h de hidratação, e eu vou inocular.

Assepsia:

Usei luvas de látex (aquelas de cozinha), mas um pouco mais finas que o normal. A sensibilidade é bem maior que a das luvas amarelas (a minha é azul, marca Mucambo), mas atrapalha um pouco no manuseio de algumas coisas. Tive ajuda de um amigo para fechar os zip bags, por exemplo.

Também usei máscara e touca enquanto mexi com os copos já esterilizados e com a seringa. Freqüentemente limpava as mãos com Perfex (aquele pano listrado de limpar pias) embebido em Lysol. Perfex é bactericida.

Conclusão da primeira etapa:

Espero que a seringa não contamine por eu ter esquecido de flambar ou limpar a agulha com álcool, mas acho que não vai contaminar, o banheiro estava bem limpo. Até agora tá um p*** cheiro de Lysol lá dentro. :D

Fora isso, acho que deu tudo certo, apesar do tempo na PP, que não foi o ideal.

Bom, pessoal, assim começa a minha tentativa de cultivo de PESA! Opiniões são muito bem-vindas!! E eu vou tentar arrumar uma câmera pra umas fotos das próximas etapas. Ontem não deu tempo.

Abraços!!
Camelo
 
Acho que contaminou tudo...

Consegui uma câmera e tirei umas fotos dos bolos. Alguém pode me dizer o que é isso que apareceu nele, e se tem como consertar?? :(

indisp.png

São floquinhos parecendo algodão que saíram por cima da camada extra de vermiculita.

Primeira foto: vista de cima do terrário, interna. Segunda: vista de cima, geral. Terceira: vista frontal do bolo mais contaminado.

Se alguém puder me ajudar, eu agradeço!
Abraços!
 
Primeiro cultivo PESA por Camelo

A qualidade das duas primeiras fotos não permite identificar nada.

Não deveria segurar o bolo com a mão desprotegida.

Parece ser micélio no bolo que está na mão.
 
Primeiro cultivo PESA por Camelo

Eu sei que a qualidade tá meio ruim, mas foi a única câmera que consegui... Mas as primeiras fotos foram só pra mostrar o tamanho do terrário, a disposição dos equipamentos, etc. Tirei mais fotos dos bolos de perto, mas essa foi a única que saiu razoável, nem coloquei as outras aqui.

Também sei que deveria ter usado luvas, ainda mais suspeitando de alguma contaminação. Espero que isso não cause nenhum problema, agora eu me arrependo de ter feito isso... :(

Acho que não é micélio de cubensis, ele é diferente do micélio rizomórfico que cresce no bolo. Ele é algodoado e cresce em "pelotinhas", cubrindo a camada de vermiculita que eu passei por cima do bolo. Algumas áreas estão cobertas, outras não. O cheiro continua neutro. No primeiro bolo que eu mandei pro terrário, tem menos desses algodões. É o bolo mais da esquerda.

E eu tô com suspeita de que ele tá com uns mini-pins aparecendo... Parecem grãozinhos avermelhados em alguns poucos pontos, vou esperar mais uns dias e ver se a suspeita se confirma.
 
Primeiro cultivo PESA por Camelo

Acho que não é micélio de cubensis, ele é diferente do micélio rizomórfico que cresce no bolo. Ele é algodoado e cresce em "pelotinhas", cubrindo a camada de vermiculita que eu passei por cima do bolo. Algumas áreas estão cobertas, outras não. O cheiro continua neutro. No primeiro bolo que eu mandei pro terrário, tem menos desses algodões. É o bolo mais da esquerda.

E eu tô com suspeita de que ele tá com uns mini-pins aparecendo... Parecem grãozinhos avermelhados em alguns poucos pontos, vou esperar mais uns dias e ver se a suspeita se confirma.

O micélio avançar sobre a vermiculita é normal, o fato de você não ter usado luva pode ter contaminado um bolo saudável, pronto para pinar.
 
Primeiro cultivo PESA por Camelo

O micélio avançar sobre a vermiculita é normal, o fato de você não ter usado luva pode ter contaminado um bolo saudável, pronto para pinar.

Tomara que isso não aconteça... :(
Eu lavei bem as mãos com Protex antes de abrir o terrário, espero que não contamine!!

Valeu, Maurício.
Abraços...
 
Primeiro cultivo PESA por Camelo

Tomara que isso não aconteça... :(
Eu lavei bem as mãos com Protex antes de abrir o terrário, espero que não contamine!!

Valeu, Maurício.
Abraços...

Da proxíma vez tente usar luvas descartaveis, isso é um nível a mais de segurança para seu cultivo, não sei em sua região, mas por aqui a caixa com 50 pares de luva sai R$ 11,00 e também vendem luvas avulsas !!!

Dai a dica..... Um forte abraço com muita Paz e Luz !
 
Primeiro cultivo PESA por Camelo

Fala Camelo

O negócio agora é esperar, e ver o que acontece.

Siga as dicas do pessoal aí, e mantenha o máximo de assepssia, para o cultivo vingar.

É interessante vc utilizar algo entre o bolo e a argila, ao fundo do terrário.
Pode ser um prato, uma tigela de sobremesa, tampa de pote.

Essa solução ao fundo não é estéril, pode lhe trazer contaminações se em contato direto com os bolos. Mantenha troca de ar constante.

Good vibes, vamos aguardar pra ver no que dá.

vlw!:pos:
 
Primeiro cultivo PESA por Camelo

A troca de ar está sendo feita pela bombinha de aquário. E eu não coloquei nada sob os bolos porque imaginei que a água sanitária no fundo do terrário fosse o suficiente pra não ter contaminantes por lá...

Vou ficar de olho pra ver se o cultivo vinga.

Abraços!! Valeu!
 
Primeiro cultivo PESA por Camelo

É Camelo ter de ser mais cuidadoso com esses caras senao eles nao te enviam filhotes, e assepsia é tudo:pos:E como estao eles, parecem saudaveis, nao deixe de escrever:)
Boa Sorte
 
Primeiro cultivo PESA por Camelo

E aí, pessoal! Desculpa a demora, tive uns problemas com internet e computador por aqui.

Pois é, vcs estavam certos!! Os bolos não estavam contaminados!! :D
O "algodão" subindo pela vermiculita era mesmo micélio. Tava com tanta fome que tem um monte de bolinhas de argila expandida do meu terrário que foram colonizadas! ahuahua

Uns 4-5 dias atrás os bolos pinaram! Tá muito da hora, os cogumelos já tão grandinhos, o bolo que mais tá rendendo tem 6 cogumelos crescendo bem e incontáveis abortos. No segundo, 5 cogumelos crescendo bem e poucos abortos. No terceiro, três e menos abortos ainda. E o quarto (o que eu peguei com a mão) parece que tá pinando agora.

Pelo que eu percebi, os bolos depois de colonizados ficam muito resistentes à contaminações, né!

Tô muito feliz com o acontecimento dos últimos dias!!! Valeu a todos do fórum pelo apoio!! ;)
Agradecimentos especiais ao Victor, ao Shepherd e a todos que postaram nesse tópico.

Vou me ausentar por um tempo, mas entro sempre que possível. Espero estar cheio de cogus nas mãos na próxima vez que for postar aqui!! :D

Abraços!!
 
Primeiro cultivo PESA por Camelo

Bom, o cultivo foi concluído. Não sei exatamente quantos cogumelos rendeu e nem quantos gramas secos, não tenho balança de alta precisão. Mas foi bastante!!

Dividi com um cara que me ajudou no cultivo e devo estreiar os cogumelos semana que vem com um companheiro.


Só pra constar de acordo com o pedido da moderação, esse cultivo está completo! :D

Abraços, pessoal!! Valeu por tudo! E desculpa a demora, tô passando as férias na casa dos meus pais e embaça entrar no CM daqui.
 
Back
Top