Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PESA no balde

Diário de cultivo completo.
olá amigos do CogumelosMágicos,

vou relatar minha 2ª tentativa, dessa vez com mais sucesso que a 1ª.

strain PESA
carimbo da PróFungos

está frutificando em baldes, com touca de banho em cima, usando essa técnica do Shroower, pra quem vai todos os créditos.

a seringa foi preparada dia 19/12, seguindo esse método. não usei a caneca, pois muita água evapora nesse tempo. usei um vidro refratário, que ia mais água.

substrato para spawn foi o milho, esterilizado dessa maneira. coloquei pouca água na panela, ficou um pouco abaixo da metade dos copos, para não entrar muita água neles.

a inoculação foi dia 21/12. não acompanhei a colonização, pois no dia seguinte viajei e só voltei dia 06/01, quando os copos estavam 100% colonizados, nenhuma contaminação.

mistura do milho com o novo substrato dia 08/01.
o substrato utilizado agora foi esterco e fibra de côco 50/50. 4 copos desse substrato para 1 de milho.
coloquei água até pingar umas poucas gotas quando apertado.
esterilizado por 10 minutos no microondas, dentro de um ziploc.
achei meio ruim trabalhar com a fibra, pois quando mistura com o esterco faz umas bolas que dificulta misturar com o milho, além de ficar complicado colocar tudo nivelado dentro do balde.

ficou colonizando tudo até dia 17/01, quando coloquei o casing, vermiculita e fibra de côco, 50/50.
mais uma vez a fibra atrapalhou, impedindo de fazer uma camada bem nivelada.

ficou colonizando o casing até dia 19. nessa noite liguei o ar condicionado do quarto em 16°, para dar um cold shock, até meio dia do dia 20. nesse dia coloquei a touca em cima do balde, para pegar luz.

as fotos são de hoje, 27/01. os primeiros pins apareceram ontem em um dos baldes, no outro só hoje.

P1270022.JPG
P1270022 - pins do balde 1
P1270017.JPG
P1270017 - balde 2
P1270018.JPG
P1270018 - único pin do balde 2
P1270019.JPG
P1270019 - balde 1

como dá pra ver o micélio colonizou bastante a camada de casing. quando dei o cold shock e comecei a exposição pra luz ele só tinha aparecido em poucos pontos. mas mesmo na luz continuou colonizando vorazmente o casing.

será que tem risco de overlay?
todas as sugestões e comentários são muitíssimos benvindos!

valeu galera!
 
Fala Sar Alden

O overlaw ocorreia se esse micélio na superfície secasse (morresse), então fica uma capa de micélio morta na superfície isso é o overlaw.

Picote a fibra de coco com tesoura da próxima vez, a fibra é justamente para dar mais espaços vazios.

Mas está tudo ok, e muito pins aparecerão.
 
Pode também testar da próxima vez o pó mesmo do côco. Tem os dois no Carrefour. Tanto a fibra como o pó. A fibra permite que o micélio corra rápido por ela e aparentemente seleciona um micélio bem rizomórfico. Mas a fibra não é boa pra segurar água como o pó de côco. Pode-se usar então a fibra + vermiculita ou como melhor obtiver resultados finais.
 
Vários pins aparecendo... vai bombar esse balde ! :)

Acho que eles gostam de ventilação.

Sucesso !
 
Ventilação é essencial. Não precia apertar tanto a toca por cima, é mais pra servir como uma capa de proteção pra não cair poeira e para não vazar tanta humidade. Ao fazer movimentos para cima e para baixo com a toca o ar entra tanto pelos buracos quanto pelas laterais do balde. Uma vermiculita bem molhada garante a humidade e a água necessária para os cogumelos! Lembre-se de saturar bem de água novamente depois do primeiro flush, não tenha dó de molhar até acumular água, ela é absorvida e o que sobrar acaba evaporando.

Vejo vários nós de hifas no seu balde 1, é bem provável que apareçam vários outros cogumelos além daqueles. Muito bom, parabéns :) :pos:
 
Excelente....

Mostrando o domínio da técnica, muito bom mesmo.....

Super good vibes pra vcs.....:pos:
 
Putsgrili, dá pra eu fazer assim com meus bolos em vez de terrário? tipo, faço essa mistura de fibra com os melhoramentos de nossos amigos e esfarelo o bolo em cima, ou misturo, é bem mais fácil que terrário. parabens, sou novato, mas acho que vai dar muito cogu ai, abraços
 
Muito lindo, simples e prático! Boa sorte e com certeza vão sair muitos coguzitos ae! ^^'


Paz e Paciência!
 
Good!

Que venham os pin's!

Essa técnica do shroower simplismente facilita...
Fiz e recomendo pra quem n pde investir muito por enquanto!
 
fotos de hoje 28/01, 11 horas da noite.

tem um cogumelo que cresceu legal,
outros dois estão bem tortos, crescendo para o lado. acho que tem a ver com a luz. tirei os baldes do lugar hoje, mas não melhorou muito.
tem uns que pararam de crescer. vou esperar até amanhã pra ver se é aborto e retiro.
parece que vou tirar os prints amanhã, do jeito que crescem rápido.

no outro balde tem varios pins, crescendo legal.
a maioria em grupo, alguns sozinhos.

P1280017 - balde 1
P1280018 - balde 1
P1280019 - balde 2
P1280020 - balde 2
P1280021 - balde 2

no próximo cultivo pretendo usar como substrato só o esterco e um pouco de vermiculita.
acredito que o esterco seja muito nutritivo,
e a vermi segura bem a umidade.
como casing, só vermiculita bem umida.

a fibra do coco é maio chato de trabalhar, por mais que eu cortasse sempre enrolava.

e vou pasteurizar da próxima vez, pois parece que aproveita melhor o substrato.

valeu pelos comentários,
continuem mandando suas opiniões
P1280017.JPGP1280018.JPGP1280019.JPGP1280021.JPGP1280022.JPG
 
1ª colheita

colhi os primeiros cogumelos hoje, 4 grandes e 2 abortos. :)

de todos os quatro estão sendo tirados prints.
a associação prófungos vai receber os dela.

os chapéus estão sob o papel alumínio entre duas bandejas, uma maior que a outra, para que o ambiente fique fechado e estéril enquanto saem os carimbos.
fica tudo dentro da glovebox limpa.

contruí também um tunel de vento, para secar os frutos.
usei um cooler de computador e uma garrafa de 2 litros de tampico. só cortei o fundo da garrafa e encaixei o cooler, fechando com muita fita durex.
falta só uma tela, que providenciarei amanhã.
depois do tunel de vento vou ter que por no anti mofo "secar", pois não to conseguindo achar silica em nenhum lugar na minha cidade. parece que vou ter que comprar da internet.

em outro balde tem vários pins, e alguns cogumelos crescendo.
talvez sejam colhidos na 5ª feira. :pos:

P1290017 - cogus do balde 1, antes de serem colhidos
P1290020 - chapéus
P1290021 - bandeja fechando os prints sobre outra bandeja
P1290022 - cogus com o chapéu já cortado
P1290024 - maior colhido
P1290027 - tunel de vento
P1300021 - outro balde, com pins e uns cogus

dá pra ver nas fotos que tem umas gotinhas de agua pelo micélio.
vcs acham que a umidade tá boa ou exagerada? :?:

valeu pessoal,
amanhã posto mais algumas fotos
P1290017.JPGP1290020.JPGP1290021.JPGP1290022.JPGP1290024.JPGP1290027.JPGP1300021.JPG
 
2ª colheita

ontem a noite colhi os cogumelos do 2º balde.
foram 3 grandes, 4 médios e 1 pequeno, com alguns abortos.

reparei que nas laterais do substrato, em contato com o balde, tinham muitos cogumelos que pararam de crescer, ficando minúsculos.:(
tem algum jeito de evitar isso, fazendo com que pinem no meio do substrato, ou então que pelo menos pinem no canto do balde mas creçam pra cima?
acho que muitos deixaram de crescer por falta de espaço, já que estavam prensados nas laterais do balde.

também terminei de fazer os primeiros prints com os 4 primeiros chapéus. fiz 8 prints colocando os chapéus duas vezes sobre o alumínio.

depois de ter tirado os chapéus do alumínio ví que embaixo deles, onde o caule foi cortado, surgiu uma penugem branca, bem fina. parece micélio, mas não tenho certeza.
:?:seria alguma contaminação, tipo cobweb?
dêem uma olhada nas fotos.

mais uma dúvida, essa importantíssima:
quantos desses cogumelos devo comer para ter uma boa experiência?
estou pensando em comer todos esses pequenos e médios (5 no total) e mais uns dois desses grandões.
será minha primeira vez, então não faço a menor idéia de quantos devem ser!!
qq vocês acham?
quero bater todos no liquidificador junto com um suco de maracujá. ;)

agradeço a todos pelas good vibes, continuem mandando aí que os baldes tão legais!!
P1310021.JPGP1310022.JPGP1310024.JPGP1310025.JPGP1310027.JPG
 
Come tudo alden, inclusive os chapeus que carimbaram.
Como e a primeira vez é legal tomar de cara uma dose grande pra esculhambar tudo :)
Nao precisa ter medo, eles sao criaçao SUA mesmo.:luz:
 
Ae, primeiro cultivo, primeira trip..
Maravilha..
Wish you a nice trip..
 
Muito bom !!

parabéns pelo cultivo de sucesso !!

ótimos frutos...

vai na fé.... boa viagem... relaxa e aproveita :)
 
flush

no dia 02/02 começaram a aparecer outros pins num dos baldes.
hoje já estão bem maiores, tem um que parece que vou colher amanhã de noite.

no outro balde só começaram a aparecer pins hoje, bem escondidos.

não precisei fazer nada de diferente com os baldes, nem cold shock nem nada, apenas deixei entrar ar como nos outros dias e dei uma boa molhada.
no dia da colheita molhei bastante e algumas borrifadas diárias nos outros dias.

o substrato ficou cheio de buracos de onde tirei os primeiros cogumelos, mas isso parece não ter afetado em nada o micélio.

estou pensando em remendar o substrato com vermiculita umida depois de colher esses próximos cogumelos.
o qq vocês acham?

as tres primeiros fotos são do balde que pinou primeiro, tanto nesse flush quanto no outro.
as outras duas são do mais atrasado, mas que rendeu mais cogus!

sexta feira comi os 12 cogumelos do primeiro flush.
hehehehe,
foi uma noite louca!!

falou pessoal,
bom carnaval a todos:pos:
P2040016.JPGP2040017.JPGP2040018.JPGP2040020.JPGP2040022.JPG
 
flush

essas fotos são de ontem

a primeira é do maior cogumelo do balde que pinou primeiro.
junto com esse vieram mais dois pequenos.
nesse balde vieram muitos abortos, uns 20 talvez.:neg:
muitos nasceram na lateral do substrato, virados pro balde.:(
por que será?
tenho borrifado água a cada dois dias, mas parece que só molha a superfície.
então injetei 50 ml de água mineral fervida nesse substrato, pra ver se o micélio absorve melhor.

a segunda foto é do outro balde, que tem muito mais pins, mas que só alguns estão crescendo, deixando mais uns abortos.
também injetei 50 ml de água, mas parece que não adiantou, pois só os mesmo cogus cresceram.
mas os pins ficaram bem maiores que no outro balde.

a ultima foto é da colheita do 1º balde depois de 24 hrs no tubo de vento.
ainda não estão bem secos, vão ficar mais 1 dia lá.

até mais pessoal! :pos:
P2050016.JPGP2060019.JPGP2070020.JPG
 
flush

Fala garoto...

Ta legal seu balde, vários pins.... vai render vários frutos.

Por aqui eu não fico molhando como vc faz.... não sei se é necessário. Eu apenas respingo algumas gotas de agua na parede do balde pra manter a umidade nos intervalos entre flushes. Joguei algumas gotinhas de agua em cima depois do segundo flush pois o substrato tava rachando de tão seco que tava ficando.... ainda to esperando o terceiro flush.

Pela foto parece que ta bem umido o seu balde e bem molhado.... acho que ta bom. Mantem assim.
 
flush

Depois que o micélio cresce por todo o substrato fica bem lenta a absorção de água e não adianta ficar usando spray só por cima. Nesse caso o melhor a fazer é deixar todo o substrato submerso em água por umas 12hs quando você achar que está seco demais e depois retirar o que sobrar.
 
Back
Top