Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PESA no balde

Diário de cultivo completo.
olá amigos do CogumelosMágicos,

vou relatar minha 2ª tentativa, dessa vez com mais sucesso que a 1ª.

strain PESA
carimbo da PróFungos

está frutificando em baldes, com touca de banho em cima, usando essa técnica do Shroower, pra quem vai todos os créditos.

a seringa foi preparada dia 19/12, seguindo esse método. não usei a caneca, pois muita água evapora nesse tempo. usei um vidro refratário, que ia mais água.

substrato para spawn foi o milho, esterilizado dessa maneira. coloquei pouca água na panela, ficou um pouco abaixo da metade dos copos, para não entrar muita água neles.

a inoculação foi dia 21/12. não acompanhei a colonização, pois no dia seguinte viajei e só voltei dia 06/01, quando os copos estavam 100% colonizados, nenhuma contaminação.

mistura do milho com o novo substrato dia 08/01.
o substrato utilizado agora foi esterco e fibra de côco 50/50. 4 copos desse substrato para 1 de milho.
coloquei água até pingar umas poucas gotas quando apertado.
esterilizado por 10 minutos no microondas, dentro de um ziploc.
achei meio ruim trabalhar com a fibra, pois quando mistura com o esterco faz umas bolas que dificulta misturar com o milho, além de ficar complicado colocar tudo nivelado dentro do balde.

ficou colonizando tudo até dia 17/01, quando coloquei o casing, vermiculita e fibra de côco, 50/50.
mais uma vez a fibra atrapalhou, impedindo de fazer uma camada bem nivelada.

ficou colonizando o casing até dia 19. nessa noite liguei o ar condicionado do quarto em 16°, para dar um cold shock, até meio dia do dia 20. nesse dia coloquei a touca em cima do balde, para pegar luz.

as fotos são de hoje, 27/01. os primeiros pins apareceram ontem em um dos baldes, no outro só hoje.

P1270022.JPG
P1270022 - pins do balde 1
P1270017.JPG
P1270017 - balde 2
P1270018.JPG
P1270018 - único pin do balde 2
P1270019.JPG
P1270019 - balde 1

como dá pra ver o micélio colonizou bastante a camada de casing. quando dei o cold shock e comecei a exposição pra luz ele só tinha aparecido em poucos pontos. mas mesmo na luz continuou colonizando vorazmente o casing.

será que tem risco de overlay?
todas as sugestões e comentários são muitíssimos benvindos!

valeu galera!
 
flush

Fala garoto...

Ta legal seu balde, vários pins.... vai render vários frutos.

Por aqui eu não fico molhando como vc faz.... não sei se é necessário. Eu apenas respingo algumas gotas de agua na parede do balde pra manter a umidade nos intervalos entre flushes. Joguei algumas gotinhas de agua em cima depois do segundo flush pois o substrato tava rachando de tão seco que tava ficando.... ainda to esperando o terceiro flush.

Pela foto parece que ta bem umido o seu balde e bem molhado.... acho que ta bom. Mantem assim.

pois é, no começo eu achei que a umidade tivesse legal, mas como o segundo flush veio mais fraco que o primeiro achei que pudesse ser pouca água.
eu usava um borrifador para molhar, mas parecia que só umidecia em cima do micélio, que a água não chegava até embaixo.
achei que a seringa fosse se sair melhor.

2º flush

Depois que o micélio cresce por todo o substrato fica bem lenta a absorção de água e não adianta ficar usando spray só por cima. Nesse caso o melhor a fazer é deixar todo o substrato submerso em água por umas 12hs quando você achar que está seco demais e depois retirar o que sobrar.

isso seria fazer um dunk?
mas num balde?
afoga o balde inteiro na água, ou tira só o substrato pra mergulhar?
 
flush

4 primeiras fotos tiradas ontem, dia 09.

nesse balde injetei 50 ml de água quando os pins nasciam e mais 30ml depois de colher.

a primeira foto é de um dos baldes na hora da colheita, com os 7 cogus no ponto
a segunda é de alguns frutos do mesmo balde
depois um cogumelão colhido antes do véu abrir
e os cogus no túnel de vento

o outro balde pinou de novo, 10 dias depois do inicio do 2º flush:)
depois que injetei 50 ml de água o micélio ficou mais forte, parece que mais resistente.
nas fotos dá pra ver que ele está muito mais vigoroso.
os pins também estão diferentes, mais grossos.
estão nascendo mais encorpados que os anteriores.

as duas primeiras fotos são de ontem, com os pins pequenos
as últimas 3 são de hoje
notem o micélio que subiu pela fibra de côco:pos:

valeu pessoal,
aguardo seus comentários
continuem mandando boas vibes!!!
P2080001.JPGP2080003.JPGP2080004.JPGP2080005.JPGP2080006.JPGP2080009.JPGP2100002.JPGP2100001.JPGP2100005.JPG
 
Coisa linda meu irmão!
Isola esse micélio em papelão! Tá bonito mesmo!
Parabéns pelo sucesso!

Paz e Luz!
 
Que doidera!!

Parabéns pelos frutos!!! :D

que cultivo mais psicodelico.... ta loko d+ esse micelio se espalhando por toda parte.... ;)
 
Sim, como um dunk, dentro do balde mesmo.

Como ele faria pra retirar a água depois?
viraria o balde?
isso nao seria arriscado?

eu jogava água dentro do balde e até o substrato ficar submerso e deixava lá por 12 horas? depois era virar e segurar com uma luva pra não cair?
não tem risco de saturar de água?

Coisa linda meu irmão!
Isola esse micélio em papelão! Tá bonito mesmo!
Parabéns pelo sucesso!

Paz e Luz!

fala Tiwanaku,
será que devia fazer um clone? esse micélio é muito algodoado, mas tá fortão!!
vou estudar um pouco sobre o papelão e depois coloco os resultados!!
muita paz e muita luz aí também!

Que doidera!!

Parabéns pelos frutos!!! :D

que cultivo mais psicodelico.... ta loko d+ esse micelio se espalhando por toda parte.... ;)

fala pakalolo,
esse micélio tá um pouco diferente mesmo, escalando a fibra do côco, como se ele quisase tomar conta de tudo que tem dentro do balde!!
e ele tá um branco forte mesmo, quase brilhante

essas fotos são de hoje.

a primeira são os frutos de um balde, colhidos hoje de manhã. nesse balde ainda tem mais 4 pequenos, que estou deixando lá pra ver se cresce um pouquinho mais e colher na hora que o véu estiver prestes a abrir. depois vou injetar mais água, uns 100 ml dessa vez.

as outras 3 são de outro balde que já pinou de novo, 8 dias depois do 2º flush

batí umas fotos ontem também, pra mostar a evolução dos frutos, mas não sei o que tá acontecendo com minha câmera que ela não guarda as fotos tiradas de um dia pro outro.
vou tentar resolver isso aquí e depois posto mais fotos.

valeu pessoal!
P2120001.JPGP2120002.JPGP2120003.JPGP2120004.JPG
 
Que trabalho bonito !

E esse micélio escalador entaum .... loko pacas !!!:pos:

Você realizou um dunk nele ou está usando a tecnica da "seringa" ? É quase certo de que dunkando ele a absorção de água seja maior, pense nisso para o próximo intervalo entre flushs...

Ficaremos na torcida por vcs....

Paz e Luz !;)
 
Que trabalho bonito !

E esse micélio escalador entaum .... loko pacas !!!:pos:

Você realizou um dunk nele ou está usando a tecnica da "seringa" ? É quase certo de que dunkando ele a absorção de água seja maior, pense nisso para o próximo intervalo entre flushs...

Ficaremos na torcida por vcs....

Paz e Luz !;)

no intervalo entre o 3º e 4º flush usei uma seringa para hidratar o micélio, 100 ml de água mineral fervida.
no próximo flush com certeza vou dunkar ele, pois ficar injetando água demora um tempão, devido à esterilização da agulha e aos sucessivos entupimentos dela, que precisa ser trocada algumas vezes durante o processo.
e com certeza dunkar vai hidratar mais.

:?:só tenho uma dúvida: posso usar água mineral normal, saída direto da garrafa; ou devo dar uma fervida?
ví em vários lugares as pessoas dunkando bolos com água normal, sem ferver, até da torneira mesmo, e sem apresentar contaminação.

mas isso vai ficar para o próximo cultivo, pois esse 4º flush tá vindo fraquinho, com uns cogumelos todos tortos. eles estão muito mais grossos, mas muito retorcidos, como se tivesse pego eles na mão e amassado.

infelizmente estou sem minha máquina, não tenho como postar mais fotos.:(

e por isso vou encerrar esse diário, pois sem fotos não tem graça. :)

mas antes quero falar que o cultivo dos cogumelos se mostrou uma atividade muito interessante e gratificante, onde podemos exercitar várias virtudes, como paciência, determinação e estudo, para no fim obtermos frutos que são uma enorme porta para o autoconhecimento.
todas as fases do cultivo são muito legais, desde o aparecimento do micélio no copo, ele tomando conta do esterco... os primeiros pins então, só emoção!:pos:

e mais: não é difícil, com um pouco de dedicação aos procedimentos de esterilização o sucesso é certo. dá pouco trabalho para manter, principalmente essa técnica do balde. qualquer iniciante, com um pouco de estudo anterior, pode ter bons frutos.

e é isso galera.
agradeço a todos que me acompanharam nessa aventura, mais ainda aos que contribuíram com técnicas e dicas.
que todas as vibrações positivas enviadas retornem em dobro aos seus cultivos!

:?:só uma dúvida: como é que faço pra editar o tópico, para poder alterar o status do diário para finalizado? já procurei em todo lugar e não encontro!

valeu!
 
.....

:?:só tenho uma dúvida: posso usar água mineral normal, saída direto da garrafa; ou devo dar uma fervida?
ví em vários lugares as pessoas dunkando bolos com água normal, sem ferver, até da torneira mesmo, e sem apresentar contaminação.
.....
Parabéns pelo cultivo irmão! E, uma dica, ferva sempre! 5 minutos no microondas já resolve!

Paz e Luz!
 
Back
Top