Esse começou quando eu cansei de não conseguir colonizar milho.
Não tenho fotos.
Meu terrário era uma gambiarra. Abandonei-o definitivamente e dirigi minhas energias na construção de um verdadeiro lar para os companheiros chegarem. Levou meses.
Bomba de aquário, saída de ar, argila expandida, entrada de luz, lâmpada fluorescente, caixa de isopor de 70 litros.
Sem novas...
Mas ficou incrível o negócio!
Foi difícil acreditar que estava ali, finalmente pronto, limpo e com bolas de ar visíveis pelo vidro.
No primeiro cultivo utilizei areia no lugar da vermiculita. Com quatro bolos produzi um cogumelo. No segundo, com colonização de milho e casings de fibra de côco, nasceram quinze das quatro marmitas. Então vocês devem imaginar o quanto pensei na utilidade de uma boa quantidade de desse famoso material de origem mineral. Fiquei ben quando comprei 1 Kg, sem nem precisar importar do sul do país.
No dia 14 de junho preparei as sementes de pássaros e o arroz. Preenchi os copos. Esterilizei.
No dia 15 de junho inoculei 6 copos com a seringa de PESA.
No dia 16 de junho inoculei 2 copos com a seringa de Ecuador.
Segui as regras... Esperei... Alguns dias depois pude rever sinais de micélio branco e brilhante, fatalmente.
Um dos copos de Ecuador apresentou contaminação justo quando o micélio deu sinal de vida. Descartei-o.
(...)
Dia 6 de julho: Quatro bolos foram pra o dunk-tek.
Dia 7 de julho: 4 bolos foram aniversariados.
(...)
Dia 12 de julho: 5º bolo foi aniversariado.
(...)
Dia 17 de julho: 6º bolo foi aniversariado.
(...)
Esperei mais e mais...
(...)
Outro café para trocar o gelo.
(...)
Nós...
Resolvemos oficializar união...
Eu e o terrário...
Nós...
(...)
Quando fui ver, vários dias tinham se passado apressados.
(...)
Parei de fazer a barba.
(...)
Ouvimos músicas, tocamos, dançamos...
(...)
Pequenas bolotas chamaram minha atenção.
Eram pins de PESA então!
Fiz uma experiência interessante com meu termômetro outro dia. Coloquei-o em água fervente para esterilização.
Só depois vi que tinha estourado. Mas nem era um bom termômetro mesmo. Era de madeira. E a madeira já apresentava sinais de funginosidade. Estou sem controle de temperatura.
(...)
Os primeiros pins escureceram.
(...)
[Borrifo água nas paredes e tampa três vezes por dia ou sempre quando troco as garrafas de gelo.]
(...)
Mas os pins não crescem.
...As bolotas escurecem e já era!! Ainda não entendi o por quê.
(- Fiz “dunk and roll” no 6º bolo)
(...)
Arranquei um dos primeiros pins. Estava mesmo estragado.
Então vi outros dois pins em outros dois bolos viverem o mesmo processo. Achei muito estranho.
O bolo mais pinado (entre 12 e 15) aparentemente só produziu abortos.
(...)
Não sei o que fazer.
- Injeção de água???
(...)
O único copo de Ecuador ainda não colonizou completamente.
Não tenho fotos.
Meu terrário era uma gambiarra. Abandonei-o definitivamente e dirigi minhas energias na construção de um verdadeiro lar para os companheiros chegarem. Levou meses.
Bomba de aquário, saída de ar, argila expandida, entrada de luz, lâmpada fluorescente, caixa de isopor de 70 litros.
Sem novas...
Mas ficou incrível o negócio!
Foi difícil acreditar que estava ali, finalmente pronto, limpo e com bolas de ar visíveis pelo vidro.
No primeiro cultivo utilizei areia no lugar da vermiculita. Com quatro bolos produzi um cogumelo. No segundo, com colonização de milho e casings de fibra de côco, nasceram quinze das quatro marmitas. Então vocês devem imaginar o quanto pensei na utilidade de uma boa quantidade de desse famoso material de origem mineral. Fiquei ben quando comprei 1 Kg, sem nem precisar importar do sul do país.
No dia 14 de junho preparei as sementes de pássaros e o arroz. Preenchi os copos. Esterilizei.
No dia 15 de junho inoculei 6 copos com a seringa de PESA.
No dia 16 de junho inoculei 2 copos com a seringa de Ecuador.
Segui as regras... Esperei... Alguns dias depois pude rever sinais de micélio branco e brilhante, fatalmente.
Um dos copos de Ecuador apresentou contaminação justo quando o micélio deu sinal de vida. Descartei-o.
(...)
Dia 6 de julho: Quatro bolos foram pra o dunk-tek.
Dia 7 de julho: 4 bolos foram aniversariados.
(...)
Dia 12 de julho: 5º bolo foi aniversariado.
(...)
Dia 17 de julho: 6º bolo foi aniversariado.
(...)
Esperei mais e mais...
(...)
Outro café para trocar o gelo.
(...)
Nós...
Resolvemos oficializar união...
Eu e o terrário...
Nós...
(...)
Quando fui ver, vários dias tinham se passado apressados.
(...)
Parei de fazer a barba.
(...)
Ouvimos músicas, tocamos, dançamos...
(...)
Pequenas bolotas chamaram minha atenção.
Eram pins de PESA então!
Fiz uma experiência interessante com meu termômetro outro dia. Coloquei-o em água fervente para esterilização.
Só depois vi que tinha estourado. Mas nem era um bom termômetro mesmo. Era de madeira. E a madeira já apresentava sinais de funginosidade. Estou sem controle de temperatura.
(...)
Os primeiros pins escureceram.
(...)
[Borrifo água nas paredes e tampa três vezes por dia ou sempre quando troco as garrafas de gelo.]
(...)
Mas os pins não crescem.
...As bolotas escurecem e já era!! Ainda não entendi o por quê.
(- Fiz “dunk and roll” no 6º bolo)
(...)
Arranquei um dos primeiros pins. Estava mesmo estragado.
Então vi outros dois pins em outros dois bolos viverem o mesmo processo. Achei muito estranho.
O bolo mais pinado (entre 12 e 15) aparentemente só produziu abortos.
(...)
Não sei o que fazer.
- Injeção de água???
(...)
O único copo de Ecuador ainda não colonizou completamente.