Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático PESA e Ecuador: 3º cultivo

Diário de cultivo problemático.
Esse começou quando eu cansei de não conseguir colonizar milho.
Não tenho fotos.

Meu terrário era uma gambiarra. Abandonei-o definitivamente e dirigi minhas energias na construção de um verdadeiro lar para os companheiros chegarem. Levou meses.

Bomba de aquário, saída de ar, argila expandida, entrada de luz, lâmpada fluorescente, caixa de isopor de 70 litros.
Sem novas...
Mas ficou incrível o negócio!
Foi difícil acreditar que estava ali, finalmente pronto, limpo e com bolas de ar visíveis pelo vidro.

No primeiro cultivo utilizei areia no lugar da vermiculita. Com quatro bolos produzi um cogumelo. No segundo, com colonização de milho e casings de fibra de côco, nasceram quinze das quatro marmitas. Então vocês devem imaginar o quanto pensei na utilidade de uma boa quantidade de desse famoso material de origem mineral. Fiquei ben quando comprei 1 Kg, sem nem precisar importar do sul do país.

No dia 14 de junho preparei as sementes de pássaros e o arroz. Preenchi os copos. Esterilizei.
No dia 15 de junho inoculei 6 copos com a seringa de PESA.
No dia 16 de junho inoculei 2 copos com a seringa de Ecuador.

Segui as regras... Esperei... Alguns dias depois pude rever sinais de micélio branco e brilhante, fatalmente.
Um dos copos de Ecuador apresentou contaminação justo quando o micélio deu sinal de vida. Descartei-o.

(...)

Dia 6 de julho: Quatro bolos foram pra o dunk-tek.

Dia 7 de julho: 4 bolos foram aniversariados.

(...)

Dia 12 de julho: 5º bolo foi aniversariado.

(...)

Dia 17 de julho: 6º bolo foi aniversariado.

(...)

Esperei mais e mais...

(...)

Outro café para trocar o gelo.

(...)

Nós...
Resolvemos oficializar união...
Eu e o terrário...
Nós...

(...)

Quando fui ver, vários dias tinham se passado apressados.

(...)

Parei de fazer a barba.

(...)

Ouvimos músicas, tocamos, dançamos...

(...)

Pequenas bolotas chamaram minha atenção.

Eram pins de PESA então!


Fiz uma experiência interessante com meu termômetro outro dia. Coloquei-o em água fervente para esterilização.
Só depois vi que tinha estourado. Mas nem era um bom termômetro mesmo. Era de madeira. E a madeira já apresentava sinais de funginosidade. Estou sem controle de temperatura.

(...)

Os primeiros pins escureceram.

(...)

[Borrifo água nas paredes e tampa três vezes por dia ou sempre quando troco as garrafas de gelo.]

(...)

Mas os pins não crescem.

...As bolotas escurecem e já era!! Ainda não entendi o por quê.

(- Fiz “dunk and roll” no 6º bolo)

(...)

Arranquei um dos primeiros pins. Estava mesmo estragado.

Então vi outros dois pins em outros dois bolos viverem o mesmo processo. Achei muito estranho.
O bolo mais pinado (entre 12 e 15) aparentemente só produziu abortos.

(...)

Não sei o que fazer.

- Injeção de água???

(...)

O único copo de Ecuador ainda não colonizou completamente.
 
3º cultivo: PESA e Ecuador.

Ola Mofo, boa Noite, você pode postar fotos do seu terrario, outra coisa, sera que o problema não e a temperatura? você falou que estar sem o controle da temperatura não foi? então, qual a temperatura normal da região , e para quanto cai a temperatura com as garrafas de gelo?
Formação de primórdias:
Umidade Relativa: 95-100%
Temperatura do ar: 23-26°C
Duração: 6-10 dias
 
3º cultivo: PESA e Ecuador.

Ola Mofo, boa Noite, você pode postar fotos do seu terrario, outra coisa, sera que o problema não e a temperatura? você falou que estar sem o controle da temperatura não foi? então, qual a temperatura normal da região , e para quanto cai a temperatura com as garrafas de gelo?
Formação de primórdias:
Umidade Relativa: 95-100%
Temperatura do ar: 23-26°C
Duração: 6-10 dias


Hoje, 14 dias de terrário para a maioria dos bolos. :(
No terrário antigo, que era pouco vedado e tinha uma área de vidro maior, usando o termômetro, com duas garrafas de 2 litros congelas por dia eu consegui manter a temperatura entre 18 e 21. Não gostava de deixar passar dos 23.
No novo terrário, que é bem maior, tenho usado 3 garrafas de 500 ml por vez. É inverno no nordeste e a temperatura está mais baixa mesmo (por volta de 26º duarante o dia), então não me preocupei muito com isso. Imaginei que 1,5 Kg abaixariam a temperatura suficientemente.

Como eu nunca cultivei PESA, no início achei que as bolotas escuras eram normais do strain. Achei que os seus chapéus fossem mais escuros mesmo...
No começo, com a bola ainda clara, lembram cogumelos. Pareciam com os que já vi. Mas depois, quando ficaram só bolas escuras, não. O crescimento dos cogumelos saudáveis são bem mais rápidos.

Alguns desses pins então lá até hoje, galera. Dei uma olhada melhor no que está acontecendo. Parece que agora o que seria a cabeça do cogumelos está dividindo. Sei lá. Devo arrancar todos, não?

...Uma outra questão seria a luz. Eu, insanamente, estava iluminando o terrário duas vezes por dia. Um período de 9 da manhã até três da tarde e outro entre 9 da noite e meia-noite. Era legal pra mim deixar aquela luz acessa.
Hoje só deixarei a noite.

Agora a umidade, não consigo ter idéia de como está. Uilizando vermiculita em todo o processo, achei que estaria salvo. As bases dos bolos continuam bastante úmidas. A cobertura de vermiculita é que não sei. Não tenho molhado porque é nessa área que apareceram mais pins. Fiquei com o pé atrás por isso... Mas, como eu borrifo água nas paredes e na tampa, quase sempre ele está úmido ao tato. No vidro há sempre alguma bolota de água sinalizando.

Durante o sono pensei em fazer casings de alguns bolos.
 
3º cultivo: PESA e Ecuador.

Que coisa ein? Muito estranho. Tem fotos aí?
 
3º cultivo: PESA e Ecuador.

Que coisa ein? Muito estranho. Tem fotos aí?

Tenho não.

...E fiquei pensando "Será que eles não gostam de mim?"

(...)
 
3º cultivo: PESA e Ecuador.

Tenho não.

...E fiquei pensando "Será que eles não gostam de mim?"

(...)

Nada, talvéz ele só acham que não seja a melhor hora para vocês se encontrarem. Vai com fé que uma hora dá certo.
 
Há algum problema em não usar pedras porosas?
 
Elas são para ajudar a aumentar a umidade dentro do terrário. Mas o importante é mander o terrário bem úmido. Se você conseguir alta umidade sem pedras não tem problema nenhum.

Eu não tô usando pedras porosas. As minhas parecem que entupiram, sei lá. Deixei-as de lado. Sem as pedras porosas saem bolhas também. :pos:

---

Não tenho novidades. Os pins que tinham nascido continuam do mesmo jeito. Alguns incharam um pouco, eu acho. Agora alguns não escureceram total, mas também não crescem. A maioria continua parecendo com pequenas bolas.
 
Pode ser que o terrário não esteje úmido o suficiente. Tampe a saída de ar, e verifique se as pareces e o vidro estão ficando embarçados
 
Pode ser que o terrário não esteje úmido o suficiente. Tampe a saída de ar, e verifique se as pareces e o vidro estão ficando embarçados

Vou fazer isso. Mas acho que não ficam não. Nos primeiros dias de funcionamento do terrário - antes mesmo dos aniversários - percebi que ele precisava de umas boas borrifadas. Vou fazer o teste agora. Mas a saída de gás carbônico não ficará muito prejudicada?
 
Vou fazer isso. Mas acho que não ficam não. Nos primeiros dias de funcionamento do terrário - antes mesmo dos aniversários - percebi que ele precisava de umas boas borrifadas. Vou fazer o teste agora. Mas a saída de gás carbônico não ficará muito prejudicada?

Não, pq o ar acaba saindo de qlq forma entre as frestas da tampa, e sem perder umidade.
 
Não, pq o ar acaba saindo de qlq forma entre as frestas da tampa, e sem perder umidade.

Ontem fiz o que você falou. Tampei a saída de ar, borrifei todo o terrário e fui dormir.
Acordei e ainda tinha algumas gotas no vidro e, por dentro, o terrário ainda estava um pouco úmido nas paredes e tampa. Já bem menos do que ontem, logo depois de borrifado. Mas acho que só a evaporação das argilas expandidas não funciona muito bem. Pensei na idéia de a caixa de isopor ser muito gande, não sei se faz sentido.

E quanto aos pins que nasceram e não se desenvolveram? Ranco-os todos e faço novo dunk tek ou algo parecido? OU desmancho os bolos e faço casings?

Estamos com 16 dias de terrário.
 
Certo, o meu borbulhador está sem pedras porosas. Mas ligado. Borbulhante.

O buraco com tela pra saída de CO2 eu tampei essa noite porque o amigo sugeriu, com a finalidade de aumentar a umidade urgentemente. Ele é de uns 6x5 centímetros e a caixa de isopor é de 70 litros.

O fundo da caixa de isopor está coberto por argila expandida. Quase não se vê isopor.

Manter a temperatura constante foi bem dificil no início. Não tenho mais termômetro, então não posso me provar nada. Mas de uns dias pra cá já consigo manter as garrafas lá dentro (3 de 500ml ou 1 de 2L) só enquanto ainda apresentam sinais de estado sólido. O máximo que consegui baixar com uma garrafa de 2L foi para 18º no verão, com termômetro, em outro terrário. Eu me lembro.
A temperatura ambiente daqui da cidade no período desse cultivo estava mais ou menos 26º durante o dia. Não achei que fosse ter problemas. Ontem mesmo, quando fui trocar as garrafas de noite eu fiquei pensando "como é que esses micélios não sentem frio aí dentro se eu estou sentindo aqui fora?"...
São 16 dias de terrário para 4 dos bolos. 3 desses apresentaram pins. Um deles está com 15 mais ou menos. Todos pararam de crescer. No segundo 3 que também pararam. O terceiro tem 1 ou 2 em cima, na vermiculita, e outros ao longo da área branca. São bonitos. Estão lá desde ontem e não apresentaram sinal de crescimento nem escureceram completamente. São muito pequenos.
Fico pensando, qual seriam os motivos para os pins não crescerem?

Tem um quarto bolo que sempre foi um pouco estranho. Logo que foi para o terrário, em determinadas áreas o micélio cresceu como uma nuvem. Umas 4 áreas do micélio incharam desse jeito. Achei legal no início. Me dava a impressão de que o terrário estava úmido. Mas depois essas áreas foram amarelando. Acho que por causa da água que respingava das borrifadas. Ontem toquei esse bolo e não tive como ter certeza de que estava úmido. Essas áreas amarelas tinham solado. Parecia que uma película tinha se formado ao seu redor de todo o bolo. Uma espécie de plástico bem frágil. Talvez esteja seco. Mas não parece contaminado. Tem cheiro de micélio molhado ou algo parecido com mijo.
Você acha melhor parar de borrifar?


Com quantos dias eu poderia começar a pensar na possibilidade de não ter dado certo?
 
Em um dos bolos os pins nem parecem com abortos
Mas também não crescem
São troncudos
Parecem fortes e vivos
Fiquei pensando em como bombar
Quem sabe não falta apenas isso?
Pareceu lógico uma injeção de água
Ainda não fiz nada
Mas o que vocês acham?

Em um outro bolo os pins não passaram de bolotinhas. Dá pena.

Eu sei que pegar nos bolos não é muito recomendado aqui, mas, caso alguém resolva testar o toque, qual seria a sensação de um bolo em perfeito estado para frutificação?
Como os meus bolos deveriam estar? Tem isso?

No bolo mais pinado, todos os mini-mágicos escureceram e estão com uma aparência esbranquiçada, como se estivessem sido cobertos por neve. Envelhecidos.

Acho que hoje não apareceu pin nenhum.

Notei que um dos bolos estava meio azulado.
Joguei-o numa vasilha com água mineral e aproveitei para dar-lhe três injeções com 10 ml de água. Foi pra geladeira.
 
Última edição por um moderador:
Cara, quanto ao furo, no caso de quem usa o borbulhado, um furinho do tamanho de um tubo de caneta é o suficiente. Mas nem precisa de furo nao.

Quanto ao azulamento dos cogus, isso ta muito estranho. Será que você não ta deixando cair nada em sima deles? Não expirrou água neles?

Como a gente é iniciante, o melhor é seguir o conselho do santanoj e fazer o mais parecido com o tutorial possível.

Abraço.
 
Ramza, eu concordo com você.
Concordo com o CM.
Segui as indicações até quando achei que ficou diferente.
Pelas brechas fiz algumas coisas
Experimentalmente
Com injeções...
Respondi minhas perguntas temporariamente.

1 bolo voltou para o dunk
1 bolo levou 3 injeções
1 bolo continua intocável
1 bolo foi umidecido pela camada de vermiculita do seu topo
1 bolo dunk and roll (lá pelo seu 5º dia de terrário)
1 bolo foi borrifado por completo (não achei isso muito legal)
1 bolo ainda não colonizou todo (demorou pra caramba)

Ou seja, fui um pouco atrevido só a partir do 15º dia de terrário.
Com os pins sem crescimento, dei uma pirada.

Talvez o meu terrário não funcione.
Ontem borrifei água só nas paredes do lado esquerdo.
Hoje elas ainda estávam úmidas.
As da direita já tinham secado.
Então a argila expandida, mesmo com o furo de saída de ar fechado (deixei por dois dias), não aumenta a umidade o suficiente para deixar as paredes molhadas.

Gostaria de poder postar fotos.

Em um dos bolos os pins estão com cara de vivos, como a dizer: "- Não vamos crescer mesmo, e daí?"
Não sei o que fazer com eles.

Mas até já pensei em fazer chá de algum bolo pra ver se a solução surge com um toque de mágica.

Abraços!!
 
Fiz como Ramza, coloquei um cooler dentro do terrário, ventilando a argila expandida.

Ainda não vi sinais de aumento da umidade.
 
Cara vai na fé que tudo da certo estou no meu primeiro cultivo, apanhando bastante mas faço que nem vc sigo meus instintos e vou que vou!!!!!!!! Mas tbm peço ajuda aos colegas....rs....bastante....rs!

Desejo Muita goods vibes para o seu cultivo que seus pins virem enormes cogusitos!!!!!

Paz e luz!
 
Fiz como Ramza, coloquei um cooler dentro do terrário, ventilando a argila expandida.

Ainda não vi sinais de aumento da umidade.
Cara, eu só fiquei nessa 2 dias. Perbebi que era ineficiente. Então mergulhei uma parte do cooler dentro da água, para a élice ficar agitando a água. Só assim consegui aumentar a umidade.
 
Back
Top