Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático PESA e Ecuador: 3º cultivo

Diário de cultivo problemático.
Esse começou quando eu cansei de não conseguir colonizar milho.
Não tenho fotos.

Meu terrário era uma gambiarra. Abandonei-o definitivamente e dirigi minhas energias na construção de um verdadeiro lar para os companheiros chegarem. Levou meses.

Bomba de aquário, saída de ar, argila expandida, entrada de luz, lâmpada fluorescente, caixa de isopor de 70 litros.
Sem novas...
Mas ficou incrível o negócio!
Foi difícil acreditar que estava ali, finalmente pronto, limpo e com bolas de ar visíveis pelo vidro.

No primeiro cultivo utilizei areia no lugar da vermiculita. Com quatro bolos produzi um cogumelo. No segundo, com colonização de milho e casings de fibra de côco, nasceram quinze das quatro marmitas. Então vocês devem imaginar o quanto pensei na utilidade de uma boa quantidade de desse famoso material de origem mineral. Fiquei ben quando comprei 1 Kg, sem nem precisar importar do sul do país.

No dia 14 de junho preparei as sementes de pássaros e o arroz. Preenchi os copos. Esterilizei.
No dia 15 de junho inoculei 6 copos com a seringa de PESA.
No dia 16 de junho inoculei 2 copos com a seringa de Ecuador.

Segui as regras... Esperei... Alguns dias depois pude rever sinais de micélio branco e brilhante, fatalmente.
Um dos copos de Ecuador apresentou contaminação justo quando o micélio deu sinal de vida. Descartei-o.

(...)

Dia 6 de julho: Quatro bolos foram pra o dunk-tek.

Dia 7 de julho: 4 bolos foram aniversariados.

(...)

Dia 12 de julho: 5º bolo foi aniversariado.

(...)

Dia 17 de julho: 6º bolo foi aniversariado.

(...)

Esperei mais e mais...

(...)

Outro café para trocar o gelo.

(...)

Nós...
Resolvemos oficializar união...
Eu e o terrário...
Nós...

(...)

Quando fui ver, vários dias tinham se passado apressados.

(...)

Parei de fazer a barba.

(...)

Ouvimos músicas, tocamos, dançamos...

(...)

Pequenas bolotas chamaram minha atenção.

Eram pins de PESA então!


Fiz uma experiência interessante com meu termômetro outro dia. Coloquei-o em água fervente para esterilização.
Só depois vi que tinha estourado. Mas nem era um bom termômetro mesmo. Era de madeira. E a madeira já apresentava sinais de funginosidade. Estou sem controle de temperatura.

(...)

Os primeiros pins escureceram.

(...)

[Borrifo água nas paredes e tampa três vezes por dia ou sempre quando troco as garrafas de gelo.]

(...)

Mas os pins não crescem.

...As bolotas escurecem e já era!! Ainda não entendi o por quê.

(- Fiz “dunk and roll” no 6º bolo)

(...)

Arranquei um dos primeiros pins. Estava mesmo estragado.

Então vi outros dois pins em outros dois bolos viverem o mesmo processo. Achei muito estranho.
O bolo mais pinado (entre 12 e 15) aparentemente só produziu abortos.

(...)

Não sei o que fazer.

- Injeção de água???

(...)

O único copo de Ecuador ainda não colonizou completamente.
 
Cara vai na fé que tudo da certo estou no meu primeiro cultivo, apanhando bastante mas faço que nem vc sigo meus instintos e vou que vou!!!!!!!! Mas tbm peço ajuda aos colegas....rs....bastante....rs!

Desejo Muita goods vibes para o seu cultivo que seus pins virem enormes cogusitos!!!!!

Paz e luz!


Ah, com certeza! Esse meu diário aqui também é pessoal, tem seus pedidos de socorro, sem dúvida. rs... Fico tentando disfarçar e tal, mas nem tem muito jeito... rs O que seria da gente se não fosse essa galera heim!!!
Boa sorte, man! Good Vibes! rsrs Espero que a naureza esteja do nosso lado. :pos:

Cara, eu só fiquei nessa 2 dias. Perbebi que era ineficiente. Então mergulhei uma parte do cooler dentro da água, para a élice ficar agitando a água. Só assim consegui aumentar a umidade.

Era isso que eu ia te perguntar!
Porque primeiro eu fiquei pensando na idéia de o vento acelerar o processo de evaporação das áreas expostas da argila expandida e pa pa pa. Até afundei o cooler na água, mas foi H2O pra todos os lados! Fiquei só ventinho mesmo e tal. Mas lembrei que você fez isso. Poderia me ajudar.
Então agora a pouco mudei a posição. Afundei-o e inverti a direção. A água circula pela ventoínha e se joga no isopor. Precisei afastar um dos bolos para que escapasse das gotas. Parece que ficou legal. Pelo menos um dos lados do isopor estará sempre molhado. Mas eu acho que as gotas menores acabam conseguindo ir mais longe. :D O ar fica mais úmido, pelo menos pra mim, embora para os cogumelos eu não consiga garantir.
Fiquei pensando se um dia vou dar boas risadas dessa situação...
 
Última edição por um moderador:
Tirei o bolo que estava no dunk e para minha surpresa possui 3 pequenos pins. São aquáticos.
Veremos o que acontece.
 
Era isso que eu ia te perguntar!
Porque primeiro eu fiquei pensando na idéia de o vento acelerar o processo de evaporação das áreas expostas da argila expandida e pa pa pa. Até afundei o cooler na água, mas foi H2O pra todos os lados! Fiquei só ventinho mesmo e tal. Mas lembrei que você fez isso. Poderia me ajudar.
Então agora a pouco mudei a posição. Afundei-o e inverti a direção. A água circula pela ventoínha e se joga no isopor. Precisei afastar um dos bolos para que escapasse das gotas. Parece que ficou legal. Pelo menos um dos lados do isopor estará sempre molhado. Mas eu acho que as gotas menores acabam conseguindo ir mais longe. :D O ar fica mais úmido, pelo menos pra mim, embora para os cogumelos eu não consiga garantir.
Fiquei pensando se um dia vou dar boas risadas dessa situação...
Olha, acabou firando uma gambiarra total, todo dia eu tinha que mexer para ajustar novamente o cooler para agitar a água sem ficar padendo nas pedrinhas. As vezes que eu conseguia uma posição legal pro cooler, mas espirrava muita água, eu conectava o cooler em uma voltagem mais fraca, como 5v ou 9v. Mas faça o possível para não expirrar água nos cogumelos e nos bolos, pricipalmente porque deve ter um tiquinho de água sanitária na água junto às pedras.

Tirei o bolo que estava no dunk e para minha surpresa possui 3 pequenos pins. São aquáticos.
Veremos o que acontece.

Que beleza, good vibes. :pos:
 
Fui dormir com terrário numa barulheira danada. Pensando "Time is on my side", "comida é pasto". Aquela história do cooler pareceu ter revitalizado a onda. O O vidro tinha suado e a natureza parecia estar harmonia. Acordei e cooler estava mudo. Tirei-o do terrário e ele volou a funcionar, só que mais lento. Recoloquei-o na água e as hélices pararam novamente e para sempre. Resolvi consertar. Abri-o e tentei até quando eu lembrei que eu não tinha idéia de como consertar. Foi mais ou menos quando percebi que ele estava destruído. Remontei-o até. Mas não ficou do mesmo jeito.
Não sei o que será de nós.
 
Lembrei que tem uma outra CPU com cooler aqui em casa.
Tirei-o de lá. Só que esse tem três fios. O outro, que era de um computador bem antigo, tinha só dois. E o sistema era mais simples. O cooler se ligava diretamente a fonte e não a placa, como esse.
 
O terrário está suando novamente. Acho que agora ao máximo.

O novo cooler deu uma parada no meio da tarde, depois voltou e segue firme e forte.

Não paro de pensar nos pins atarracados. Tem uns que são grandões. E se forem cogumelos anões e não Pes Amazonian? Porque continuam com cara de vivos e sorridentes dizendo "não vamos crescer, e a daí?". Ontem colhi um e tenho certeza de que não são abortos. Têm cheiro de mel, gosto normal, e as cabeças não escureceram. Só não crescem. Só não crescem.

Não querem abrir o chapéu??
 
Temperatura, oxigênio e borbulhadores mano! Ah! Não vejo necessidade do coller, mas cada um faz da sua maneira. A vedação da tampa é muito importante também!
Saída de CO2 pequena e próxima ao topo da camada de argila.
Paz e Luz!
 
Anteontem outro cooler quebrou.
Resolvi não insistir.

Parei até de colocar gelo dentro do terrário...

Hoje de manhã, fui olhar, eles voltaram a crescer.
 
Cara, eu só usei cooler pq nao tinha dinheiro para um borrifador ou borbulhador. Já que você tem, use-o. Ontem meu cooler estragou. Só durou uns 20 dias, mas como ainda to sem grana coloquei outro cooler. É eficiente, mas é descartável. Pretendo em breve arrumar um jeito melhor de aumentar a umidade sem aumentar a temperatura.
 
Back
Top