Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PESA - 1º Cultivo

Diário de cultivo completo.
Bom gente, recebi a 2 meses atrás um belo carimbo de PESA de um amigo da Fraternidade Verde.

Fiz um monte de cagadas no começo do cultivo, os cuidados com assepsia foram mínimos, em uma escala de 0 a 10 minha preocupação com assepsia foi 3~4, usei álcool 46º ao invés do 92º, não usei toca ou máscara, e pra completar cocei a cabeça, o nariz e o saco durante a inoculação dos potes, e também não tomei banho antes de fazer a inoculação. É, podem me chamar de Porco.
Não flambei a agulha da seringa em nenhum momento da inoculação, só passei um algodão com álcool entre um copo e outro, fiz a inoculação sem luvas e sem glovebox, e também não limpei o ambiente nenhum pouco, inclusive fiz os furos no meu quarto ao lado de um terrário de lagartos.
Não recomendo isso, da próxima vez serei MUITO mais asséptico, só fiz isso pra testar, pois já vi muito cultivo com 100% de assepsia que acaba contaminando metade dos copos, então fiz esse sem assepsia mesmo só pra ver no que vai dar, ainda tenho meio carimbo, e com ele pretendo inocular bem uns 20 copos bem assepsiados.
Acredito muito que se for pra ser, será, quando não é pra ser, não adianta, o cara pode fazer a inoculação num laboratório da NASA que não vai dar certo.

Bom, parece que a falta de assepsia não influneciou muito no cultivo, só 3 copos foram contaminados, perdi bem mais copos, mas não foi por contaminação, e sim por quebras, trincos enormes e queimaduras, perdi uns 3 copos por terem ficado tempo demais na PP, eles acabaram queimando e se tornaram inviáveis, ate inoculei um pra teste mas não vingou nada, nem contaminação.

Não marquei as datas que fiz a inoculação e etc, mas creio que foi a umas 3 semanas atrás.

A temp. média de incubação tem variado entre 24 e 25ºC devido à falta de um aquecedor, os copos estão com desenvolvimento bem lento, mas estão se desenvolvendo.

No total tenho 7 copos com micélio crescendo, porém 2 estão um pouco contaminados com um outro fungo branco estranho, só estou os mantendo por curiosidade, logo serão enterrados, isso se o micélio de cubensis não virar o jogo, como já vi ocorrer, por via das dúvidas os copos estão separados, em observação.

Tentei tirar fotos dos 5 copos bons mas a cam que uso é uma bosta, o flash dela (mesmo no modo sem flash) ilumina demais os copos e na hora da foto eles saem totalmente brancos e iluminados, nem da pra ver o copo direito.

Mas de 3 eu consegui...

Este é um dos copos trincados, não apresenta contaminações, essa fita isolante atravessando ele está vedando um dos trincos:
aimg141.imageshack.us_img141_6909_p1010011we5.jpg

E este é meu copo favorito, o mais largo de todos e o que está se desenvolvendo com maior rapidez, e ao lado do copo eis que surge outra vida:

aimg99.imageshack.us_img99_9066_p1010005np5.jpg aimg514.imageshack.us_img514_8290_p1010006sp8.jpg

Na segunda foto o micélio parece meio cinzento mas é por falha da câmera, "pessoalmente" ele é todo branquinho :p:

Inoculei um copo minúsculo de "dose" pra ver se vinga, e vingou...

Esta foto foi tirada mais ou menos 1 semana e meia depois da inoculação, este foi o começo da colonização:

aimg299.imageshack.us_img299_5771_micliotf0.jpg

E estas foram tiradas hoje, do mesmo copo, a primeira foto ta uma bosta por causa do flash, a segunda ta melhor mas ainda não ta 100% boa:

aimg390.imageshack.us_img390_126_p1010011gu3.jpg aimg91.imageshack.us_img91_2323_p1010008dy3.jpg

Ele está indo muito bem, mas o crescimento anda meio estagnado, creio ser pela falta de oxigênio, afinal o copo é muito pequeno, ou observar nos próximos dias, se estagnar de vez vou fazer um furo no copo pro CO2 sair e vedar em seguida.

Postei o início do meu cultivo neste tópico, mas agora só vou atualizá-lo aqui, afinal, é aqui que se relata cultivos ^^

E quero tirar uma dúvida com vocês, eu tinha um copo de milho aqui, tinha pontos de micélio e outros de trichoderma, retirei os grãos que só tinham micélio de cubensis e enterrei em algumas covinhas do meu quintal na esperança de dar uma sorte enorme num outdoor.
Não esterilizei nada, por que além de ser out-door os grãos estavam num mesmo pote de esporos de trichoderma, usei poucos grãos por cova, tipo 2~3... fiz um buraco na terra, joguei os grãos e cobri com mais terra, existe alguma probabilidade de nascer algo?, fucei nos vasos ontem e vi que em dois dos vasos o micélio continua branquinho, lindo, e em um dos vasos ele se expandiu um pouquinho pela terra em volta, ja tem 1 semana que ele ta na terra... espero que algo frutifique ali, mas acho extremamente difícil. To mantendo a terra bem húmida, regando todo dia, e ta sem cobertura, pois o vaso contém plantas.
Se existir a probabilidade de algo frutificar ali, quanto tempo irá demorar?

Amanhã vou fuçar na terra de novo e tentar postar fotos do micélio vivo no vaso, se minha câmera colaborar.

Bom gente, é isso, pretendo atualizar aqui sempre que puder, me desculpem pela qualidade das fotos, a câmera aqui ta uma bosta, os micélios nos 3 copos que postei podem parecer com cores e texturas diferentes mas são absolutamente iguais (merda de câmera!).

Pena que não consegui tirar fotos dos outros copos, um deles está com rizomas ENORMES, parecem mutantes, xD
 
Última edição por um moderador:
Respondendo sua pergunta : de 3 a 4 dias o copo (s) já estará 100% inoculado.

Boa sorte no cultivo..
 
Que beleza :)

Fora aquele, ainda tem esse e mais outros dois à caminho do 100% :D

aimg142.imageshack.us_img142_9682_p1010009lr3.jpg

Semana que vem começo a preparação dos casings...
 
Última edição por um moderador:
É isso Sr. Copo Trincado :D

Agora vai! :pos:
Força no resto do trabalho!!!
 
Bom gente, to com 3 copos 100% e outros 2 que estão quase isso também...

Eu definitivamente não tenho grana pra montar um bom terrário, então vou arriscar casings mesmo, pelo menos 1~2 vou fazer no balde.
 
Bom dia a todos!

Estou com 3 casings novos!

Na segunda-feira à tarde eu quebrei um bolo medio e montei dois casings, era pra ser um, mas ia encher demais o tupware, entao decidi fazer dois casings mesmo :D

Eu nao tirei fotos da montagem dos 2 primeiros casings, mas vou relatar como fiz.

Esterilizei vermiculita e fibra de coco no micro-ondas usando uma vasilha, joguei uma finissima camada de vermiculita na tupware verde e quebrei o bolo por cima dela, depois joguei uma finissima camada de pó de côco + vermiculita, dei umas 2 borrifadas e joguei uma fina camada de vermiculita por cima.

Com o que sobrou do bolo, montei um outro casing numa tigelinha rosa de comer sorvete, mas este eu nao esterilizei nada, e montei da seguinte forma...
Coloquei uma fina camada de vermiculita humida no fundo da tigela, depois quebrei o resto do bolo, borrifei de leve e depois joguei terra vegetal por cima, um tiquinho de vermiculita, borrifei, fechei com uma sacola de mercado e coloquei na gaveta.

O casing da tupware verde eu abri agora e esta aparentemnte saudável, o micelio se recompos e esta bem saudável, pena que a foto deste casing ficou desfocada :eek:

aimg68.imageshack.us_img68_6131_p1010015fw7.jpg

O casing da tigela de sorvete tambem esta saudável, hoje quando abri percebi pontos de micelio se sobresaindo ao substrato de terra, tem até uns 3 pontinhos de micelio vivo nas laterais da tigela.

aimg175.imageshack.us_img175_571_p1010013fx1.jpg

O outro casing eu montei hoje, tem nem meia-hora.

A preparação começou ontem, eu peguei um copo 100% colonizado e muito saudavel, injetei agua esterilizada nele e pus na geladeira por 12 horas para hidratar, tirei hoje e fiz o casing, acho que eu só deveria fazer este dunk se fosse frutificar em bolos, mas bah, ja ta feito.
Inicialmente, escolhi um tupware da Brevita pra montar o casing, coloquei agua + agua sanitaria no tupware e deixei descansar enquanto esterilizava o resto, fiz tudo certinho no micro com a vermiculita e o pó de côco, retirei a agua do tupware e sequei, depois espalhei uma fina camada de vermiculita pura e humida, em seguida quebrei o bolo por cima.
A parte escura no topo do bolo é a parte que queimou na PP, eu retirei e separei a parte queimada antes de quebrar o bolo.

aimg210.imageshack.us_img210_845_p1010002ci4.jpg

Não tirei foto do bolo quebrado sobre a vermiculita pois queria terminar aquilo o mais rápido possível.
Depois de quebrado o bolo, joguei uma fina camada de pó de côco + vermiculita em cima do micelio, deixando alguns pontos sem cobrir.

aimg255.imageshack.us_img255_9561_p1010007eu8.jpg

Borrifei agua previamente fervida nas laterais e um pouco sobre o substrato, borrifei na tampa e tampei o tupware, depois coloquei numa sacola limpa com agua sanitaria, fechei e coloquei o casing na gaveta.

aimg142.imageshack.us_img142_9462_p1010008eu4.jpg

Li trocentas receitas de casings todas diferentes entre si, espero ter acertado ao menos uma :D

O casing da tupware azul que fiz hoje está na gaveta, vou deixar por uns dias até ver o micelio começar a cobrir o o substrato, tem algum problema eu ter deixado alguns pontos de micelio sem cobrir durante a montagem?

Agradeço respostas e comentários, críticas tambem serão muito bem vindas!

A ansiosidade está enorme :D
 
Última edição por um moderador:
Estou acompanhando, muita energia positiva no seu cultivo!
Parabens!

:)
 
Bom gente, ontem resolvi improvisar um terrario para meus casings, peguei uma caixa de isopor que tinha aqui e decidi fazer nela mesma.

O problema eh que a caixa estava parada a muito tempo, e esta com sujeira impregnada entre os grãozinhos de isopor, sendo impossivel uma esterilização eficiente.
Então decidi vedar a caixa por completo, e assim o fiz, envolvi a caixa de isopor com um saco de lixo e prendi com fita isolante, assim a esterilização sera muito mais eficiente.

Mas minha duvida estah na tampa, estava pensando em cortar a tampa do isopor, fazer um recorte e em seguida fazer uma tela transparente com um papel filme.

Mas fuçando aqui agora eu achei uma tampa de aquario, daquelas grandes, de vidro, e ela ficou muito bem em cima da caixa, creio que se eu colocar um pesinho nela pra evitar circulação de ar e microorganismos pela fresta entre a tampa de vidro e a caixa eu terei bons resultados.

O que me indicam?, fazer um buraco na tampa de isopor e colocar papel filme nela ou dispensar a tampa original do isopor e usar este vidro mesmo?

aimg120.imageshack.us_img120_4323_p1010025hj1.jpg

Pretendo passar meus casings pra este "terrario" amanha mesmo, se desta vez puderem me responder, ficarei muito agradecido, pois o negocio ta meio "urgente" aqui.

Este forum anda parado demais :(
 
Última edição por um moderador:
Bom, fui ver o casing da tupware azul agora à pouco e nossa, nunca vi micélio mais lindo, ele literalmente COMEU o substrato, a camada de cima estava aproximadamente 60~70% coberta por micélio, e que micélio lindo, Jesus, parecia um monte de algodõezinhos vigorosos, vi muitos rizomas saindo do micélio/substrato do tupware azul, vai ver foi porque eu misturei uma colher de terra preta no substrato.

O casing da tupware verde também estava bem colonizado, o da tigelinha rosa idem.

Fervi água com um pouquinho de borra de café e um pouquinho de cálcio, joguei na vermiculita e esperei esfriar, depois expremi até sair a última gota e cobri os casings, depois borrifei e tampei.

Estou segundo minha intuição e fazendo como acho certo...

Meu terrário não vai ter bombinha nem nada, só água e perlita ou argila expand. no fundo, ainda não sei qual vou usar, amanhã quando eu for no Garden eu vejo o que é mais viável e melhor pra usar.

E já que ninguém me responde, vou deixar esse vidro como tampa mesmo e que se dane, trabalhar a tampa do isopor seria muito trabalho, e assim creio eu que não haverá problemas, estarei sempre passando água sanitária nas extremidades do vidro, principalmente na parte que fica em contato com a caixa, pois não quero nenhum intruso entrando por ali, também vou sempre deixar um peso razoável em cima do vidro, forçando uma "vedação", para dificultar ainda mais a entrada de intrusos.

Infelizmente, minha cam tem dias e dias, às vezes ela tira fotos com um foco excelente, mostra perfeitamente os mínimos detalhes de qualquer coisa, mas em outros dias, como hoje, a cam fica tirando sarro de mim e só sai fotos toscas, totalmente desfocadas e embaçadas, e infelizmente, por culpa desta bosta de câmera, não pude tirar fotos do casing mais lindamente colonizado que já vi na minha vida :(

Como amanhã provavelmente eu vou pra casa de minha amada e só voltarei na segunda, vou deixar os casings descansando hoje e só vou colocá-los no cold-shock amanhã, pra poder retirar na segunda, pois se eu colocá-los no cold shock agora não poderei retirá-los amanhã, e já li em algum lugar aqui do forum que mais de 24h na geladeira = morte (apesar de ja ter lido também um cultivo em que, se não me engano a Morgana, deixou uns casings por 9 dias na geladeira e obteve frutos mesmo assim, mas quem sou eu pra arriscar).

Bom, espero que dê tudo certo, ainda tenho mais uns 4 copos 100% aqui esperando eu fazer outro terrário improvisado, acho que pelo menos UM cogumelo eu consigo com este cultivo.
 
Oi MangueBeat... Legais esses casings em!? Você está controlando a temperatura deles? Só colonizar bem agora...

Tampou tudo com uma camada de vermiculita seca? A foto mostra um pouquinho dela, eu preferiria cobrir tudo pra não facilitar, mesmo porque depois você ainda vai ter que ficar ventilando o terrário (já que decidiu não comprar uma bombinha de ar)...

Também reparei que o fórum anda meio parado mas acho que a galera deve estar viajando e tal (eu mesmo estava dando uma voltinha :p:)...

Sobre a tampa do terrário acho que não fará tanta diferença, a não ser que a de isopor isole melhor o calor...depende da temperatura que você quer atingir X temperatura da sua região

Acho também que "mais de 24h na geladeira = morte" é um mito, mas já que você pode evitar...

Ademais é só continuar com cautela que você consegue muito mais que 1 cogumelo:pos:... Até logo e boa sorte:luz:!
 
Cobrir com vermiculita seca não tiraria a umidade do casing?

Sempre vejo casings que vão para o terrário e sofrem com humidade, azulam e etc... e como eu não tenho bombinha nem humidificador, acho que colocar vermiculita seca por cima iria piorar ainda mais meus problemas com umidade.

Hoje eu enchi de argila expandida o terrário, e coloquei água gelada até quase cobrir as pedrinhas, acabei de retirar os casings do cold-shock e coloquei eles no terrário.

Percebi que é impossível deixar o terrário sempre estéril, pois toda vez que eu abro ele, ele entra em contato com o ar em volta e com possíveis esporos concorrentes, abanar o terrário já tira sua esterilidade.

Quando montei o terrário eu o limpei com água sanitária, addcionei óleo de neem na água do terrário, e também borrifei água com neem nas paredes do terrário, e claro, deixei a argila expandida na água + água sanitária antes de por no terrário, mas isto só garante a "esterilidade" do fundo e das paredes do terrário, não consigo achar algo para proteger o ar do terrário sem danificar os casings... qualquer coisa que eu borrife no "ar geral" do terrário vai cair sobre os casings.

O jeito é torcer para que eles dêem cogumelos antes de contaminarem... pensar que os casings continuam estéreis depois de colocados no terrário, ao menos no meu caso, é muita ingenuidade, só o simples processo inicial de tirar a tampa dos casings, abrir o terrário e colocá-los lá dentro já desesteriliza tudo.

A temperatura ambiente está girando em torno de 21~23ºC durante o dia e 17~18ºC à noite.

To de saída agora, mas mais tarde posto fotos. :pos:
 
Óleo de neem é um ótimo inseticida natural, acredita-se que seja bactericida também.

A água do fundo do terrário já está com um pouquinho de água sanitária diluída, eu addcionei o neem só pra ter uma garantia a mais :D

Dizem que o neem é um bom fertilizante também... mas não o uso com este propósito.
 
A humidade está alta, tudo ok...

Temperatura agora de tarde está 22ºC no terrário, com essa temperatura os pins devem aparecer, deve demorar, mas devem aparecer... eu acho :p:

Ao menos 3 vezes por dia borrifo água gelada no terrário...

De noite fica uns 17~18ºC.
 
12 dias de terrário e nada de pins, o casing da tupware verde eu estou re-colonizando, o rosa eu enterrei, e o azul continua no terrário sem sinal de pinagem nos próximos dias.

aimg329.imageshack.us_img329_5164_p1010045lf6.jpg

Montei um novo casing a 2 dias, ta colonizando...

Ainda tenho uns copos colizando...

aimg120.imageshack.us_img120_7787_p1010042yb6.jpg

Vou comprar um balde essa semana para cultivar nele, talvez eu dê mais sorte no balde :eek:
 
Última edição por um moderador:
Finalmente, o Mangue conseguiu!

Hehe :D

E lá vem ossssssss

PINNNNSSSSSSSSSSSSSSSS!!!!!!!!!

aimg371.imageshack.us_img371_6329_p1010057st9.jpg

Hoje de manhã acordei e logo fui ver o casing, e quase bati a cabeça no teto, de tão alto que pulei :D


Contei 2 de manhã, quando acordei, vi apenas 2 pins, passei o dia inteiro observando e fazendo a troca de ar do casing, creio que troquei o ar do casing umas 15 vezes durante o dia ^^

Agora à noite, explorei bem o casing com uma lanterninha e contei uns 6 pins :D:D:D

A grande maioria está minúscula, nasceram de ontem pra hoje e alguns durante a tarde, tem tipo 1~2mm, mas já são pins, percebe-se o chapeuzinho marrom minúsculo em cima de um corpinho branco amarelado ^^
Tentei tirar foto dos outros pins bebês mas não saiu, ainda são bem pequenos.

Hehe, estes 2 rapazes são gordinhos e estão crescendo rápido, parecem bem saudáveis ^^

Tentei tirar mais fotos mas a cam ta zuada.

Ah, esqueci de dizer, a temperatura está girando em torno dos 24~25ºC, faz 3 dias que a temperatura não fica abaixo de 23ºC, o calor demorou mas chegou, e ajudou demais :D

E o que achei interessante é que os pins não nasceram nas partes em que pensei que iam nascer, pensei que nasceriam nos locais em que o micélio se mostrou aparente, mas todos os pins que contei estavam nascendo de debaixo da vermiculita, o que é um ótimo sinal, pois me diz que ainda podem vir umas dezenas de pins por estes dias que virão, TOMARA! :D

Comentários, dicas, críticas e sugestões serão muito bem vindas :D
 
Última edição por um moderador:
Parabéns MAngueBeat :pos:
Ainda estou na espectativa, meus estão beeeem preguiçosos.
Hoje a noite vão para um novo dunk + cold shok.
Já estou quase virando um Jedi com toda minha paciência :D
 
IIIISSSSÁ!:pos::pos::pos:

Finalmente eles apareceram... sou mais um na lista dos jedis, sahtanoj!

Agora não estou mais olhando o terrário sempre, 1x por dia e só, minha avó falou que 'água vigiada não fervia' então desencanei:D... só espero que eles não vejam isso como um descaso, senão desistem de vez :eek:

Cuida bem deles com umidade e troca de ar legal que tudo dará certo! Parabéns papai hoho!
 
Só não sei se devo deixar a umidade alta como na fase de colonização.

O casing ta umido e tal, o terrário está com uma umidade de uns 90% no olhômetro, mas é foda, primeiro cultivo, a gente nunca sabe se está fazendo certo.

Hoje de manhã fui ver minhas crianças, cresceram bem pouco, mas deve ser normal.
 
Coloquei uma luz perto do terrário e notei um aumento do crescimento, os pins maiores tem 3 dias de nascidos, mas só começaram a crescer bem mesmo ontem depois que liguei a luz e deixei ela em cima do terrário.

O problema é que entortei meus cogus :(

Eles estavam todos crescendo pra cima, só um que nasceu no meio de 2 que estava torto, aí coloquei uma luz no terrário e todos os pins entortaram pro lado da luz, igual as plantas :eek:

A luz ficou desse lado <<<<<

aimg135.imageshack.us_img135_2020_p1010004yu5.jpg

Devo deixar a luz onde está mesmo ou devo colocá-la do outro lado, pra estimular os pins a se "desentortarem" ?

A foto não é das melhores, me desculpem, minha cam ta ruim de novo, essa foi a única que saiu com um foco mais ou menos.

E ah, to super feliz, contei mais 13 pins hoje e a contagem aumenta a cada dia, sempre que eu pego pra ver o terrário com atenção percebo mais um pinzinho saindo da vermiculita ou prestes a sair :D

Já vi vários cultivos com cogus tortos, então acho que não vou ter grandes problemas, minha dúvida fica na luz mesmo, se devo deixar os bichos tortos ou mudar a luz de posição, e se fazendo isso vou estar prejudicando a potência deles.
 
Última edição por um moderador:
parabéns pelos pins x), cara, vc nunca entra no msn? aeaeuauheuae, sei lá cara, acho que não prejudica, afinal, "in natura" o sol se movimenta o tempo todo, e eles não são mais fracos por isso :S, e acho que torto ou reto tanto faz, eaaeokaeokea, isso é só estética
 
Back
Top