Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PESA - 1º Cultivo

Diário de cultivo completo.
Bom gente, recebi a 2 meses atrás um belo carimbo de PESA de um amigo da Fraternidade Verde.

Fiz um monte de cagadas no começo do cultivo, os cuidados com assepsia foram mínimos, em uma escala de 0 a 10 minha preocupação com assepsia foi 3~4, usei álcool 46º ao invés do 92º, não usei toca ou máscara, e pra completar cocei a cabeça, o nariz e o saco durante a inoculação dos potes, e também não tomei banho antes de fazer a inoculação. É, podem me chamar de Porco.
Não flambei a agulha da seringa em nenhum momento da inoculação, só passei um algodão com álcool entre um copo e outro, fiz a inoculação sem luvas e sem glovebox, e também não limpei o ambiente nenhum pouco, inclusive fiz os furos no meu quarto ao lado de um terrário de lagartos.
Não recomendo isso, da próxima vez serei MUITO mais asséptico, só fiz isso pra testar, pois já vi muito cultivo com 100% de assepsia que acaba contaminando metade dos copos, então fiz esse sem assepsia mesmo só pra ver no que vai dar, ainda tenho meio carimbo, e com ele pretendo inocular bem uns 20 copos bem assepsiados.
Acredito muito que se for pra ser, será, quando não é pra ser, não adianta, o cara pode fazer a inoculação num laboratório da NASA que não vai dar certo.

Bom, parece que a falta de assepsia não influneciou muito no cultivo, só 3 copos foram contaminados, perdi bem mais copos, mas não foi por contaminação, e sim por quebras, trincos enormes e queimaduras, perdi uns 3 copos por terem ficado tempo demais na PP, eles acabaram queimando e se tornaram inviáveis, ate inoculei um pra teste mas não vingou nada, nem contaminação.

Não marquei as datas que fiz a inoculação e etc, mas creio que foi a umas 3 semanas atrás.

A temp. média de incubação tem variado entre 24 e 25ºC devido à falta de um aquecedor, os copos estão com desenvolvimento bem lento, mas estão se desenvolvendo.

No total tenho 7 copos com micélio crescendo, porém 2 estão um pouco contaminados com um outro fungo branco estranho, só estou os mantendo por curiosidade, logo serão enterrados, isso se o micélio de cubensis não virar o jogo, como já vi ocorrer, por via das dúvidas os copos estão separados, em observação.

Tentei tirar fotos dos 5 copos bons mas a cam que uso é uma bosta, o flash dela (mesmo no modo sem flash) ilumina demais os copos e na hora da foto eles saem totalmente brancos e iluminados, nem da pra ver o copo direito.

Mas de 3 eu consegui...

Este é um dos copos trincados, não apresenta contaminações, essa fita isolante atravessando ele está vedando um dos trincos:
aimg141.imageshack.us_img141_6909_p1010011we5.jpg

E este é meu copo favorito, o mais largo de todos e o que está se desenvolvendo com maior rapidez, e ao lado do copo eis que surge outra vida:

aimg99.imageshack.us_img99_9066_p1010005np5.jpg aimg514.imageshack.us_img514_8290_p1010006sp8.jpg

Na segunda foto o micélio parece meio cinzento mas é por falha da câmera, "pessoalmente" ele é todo branquinho :p:

Inoculei um copo minúsculo de "dose" pra ver se vinga, e vingou...

Esta foto foi tirada mais ou menos 1 semana e meia depois da inoculação, este foi o começo da colonização:

aimg299.imageshack.us_img299_5771_micliotf0.jpg

E estas foram tiradas hoje, do mesmo copo, a primeira foto ta uma bosta por causa do flash, a segunda ta melhor mas ainda não ta 100% boa:

aimg390.imageshack.us_img390_126_p1010011gu3.jpg aimg91.imageshack.us_img91_2323_p1010008dy3.jpg

Ele está indo muito bem, mas o crescimento anda meio estagnado, creio ser pela falta de oxigênio, afinal o copo é muito pequeno, ou observar nos próximos dias, se estagnar de vez vou fazer um furo no copo pro CO2 sair e vedar em seguida.

Postei o início do meu cultivo neste tópico, mas agora só vou atualizá-lo aqui, afinal, é aqui que se relata cultivos ^^

E quero tirar uma dúvida com vocês, eu tinha um copo de milho aqui, tinha pontos de micélio e outros de trichoderma, retirei os grãos que só tinham micélio de cubensis e enterrei em algumas covinhas do meu quintal na esperança de dar uma sorte enorme num outdoor.
Não esterilizei nada, por que além de ser out-door os grãos estavam num mesmo pote de esporos de trichoderma, usei poucos grãos por cova, tipo 2~3... fiz um buraco na terra, joguei os grãos e cobri com mais terra, existe alguma probabilidade de nascer algo?, fucei nos vasos ontem e vi que em dois dos vasos o micélio continua branquinho, lindo, e em um dos vasos ele se expandiu um pouquinho pela terra em volta, ja tem 1 semana que ele ta na terra... espero que algo frutifique ali, mas acho extremamente difícil. To mantendo a terra bem húmida, regando todo dia, e ta sem cobertura, pois o vaso contém plantas.
Se existir a probabilidade de algo frutificar ali, quanto tempo irá demorar?

Amanhã vou fuçar na terra de novo e tentar postar fotos do micélio vivo no vaso, se minha câmera colaborar.

Bom gente, é isso, pretendo atualizar aqui sempre que puder, me desculpem pela qualidade das fotos, a câmera aqui ta uma bosta, os micélios nos 3 copos que postei podem parecer com cores e texturas diferentes mas são absolutamente iguais (merda de câmera!).

Pena que não consegui tirar fotos dos outros copos, um deles está com rizomas ENORMES, parecem mutantes, xD
 
Última edição por um moderador:
1º Cultivo - PESA

Pesa são ótimos....

Boa Sorte em seu cultivo !!!
 
1º Cultivo - PESA

UIA!
pesa é FODA.
nao tem outra descriçao.
vai até na pedra.
 
1º Cultivo - PESA

Ah gente, esqueci de dizer, além de não ter tomado muito cuidado com assepsia, eu não esterilizei este pote na PP:

aimg99.imageshack.us_img99_9066_p1010005np5.jpg

Apenas o coloquei numa panela semi-tampada com água e deixei por 1h em fogo alto.

Uma vez vi num vídeo gringo no youtube que PF-Tek não precisa de PP, e como esse copão não coube na PP junto com os outros copos resolvi fazer o experimento, resolvi testar e fiz esse copo como os tiozinhos do vídeo explicaram e deu certo ^^

Fica a dica pra quem não tem PP!

Esse é o copo com melhor desenvolvimento, está pelo menos 60% colonizado, não apresenta nenhum sinal de contaminação, sua taxa de colonização é absurda visto que está sendo mantido a 24~25ºC, e foi feito sem Panela de Pressão, apenas com uma panelinha semi-tampada! :D

aimg514.imageshack.us_img514_8290_p1010006sp8.jpg

Haha, me falaram que PESA é forte, e to vendo isso agora, na prática ^^

Ah gente, sempre li aqui no fórum sobre o cheiro do micélio, e quando abri o pote de milho que estava contaminado, nossa... pude sentir o cheiro doce e "químico" do micélio de psilocybe, um cheiro muito delicioso, dá vontade de comer... e o engraçado na hora foi que eu nem precisei abaixar o nariz no copo pra sentir o cheiro, ele subiu que foi uma delícia, assim que abri a vedação de papel alumínio já senti o aroma :p:

Mal posso esperar pros copos coolonizarem 100%¨:rolleyes:

E já to lendo bastante sobre casings... pretendo fazer no Balde por falta de um terrário ^^
 
Última edição por um moderador:
Cuidado, não é recomendado aspirar um spawn contaminado...
 
Última edição por um moderador:
Vai lá manguebeat, to vendo o cultivo por aqui, boa sorte :)
 
Última edição por um moderador:
Rapaz, tô curioso p ver o q q vai dar o copo grande. to ate vendo os chapeludos imensos.
Boa sorte.
 
Última edição por um moderador:
Mandando bem hein MangueBeat, as irmas crescendo...parabens!!
 
Última edição por um moderador:
E já to lendo bastante sobre casings... pretendo fazer no Balde por falta de um terrário ^^

O balde realmente é uma opçao bem prática e econômica, só fique atento a temperatura da sua região.
Cuidado com esse vasinho perto de algum cachorro, pq eles adoram comer as folhas de CS conforme elas vao crescendo.
Dizem que é bom pro estômago. :)
 
Última edição por um moderador:
que beleza
todas energias positivas pra suas colonizações

que plantinha é a da foto? :D
 
Última edição por um moderador:
Haha Spoo, cachorro só no vizinho :)

que plantinha é a da foto? :D

Cannabis Sativa L... :D

Hoje em um dos copos, ele está em divisória com o micélio, os dois estão em guerra, focos brancos de micélio estão começando a se desenvolver no meio do contaminante verde claro (não é trichoderma), vou manter pra ver se o micélio o supera, se não conseguir eu quebro o bolo e monto um outro mini-casing com a parte saudável...

Ah gente, eu tinha montade um mini-casing em pote de comer gelatina, coloquei somente 3 grãos de milho colonizados, e ficaram lá por quase 2 semanas, mas como não ouve evolução aparente no casing eu resolvi remechê-lo e ver o que estava ocorrendo... e putz, o micélio, em vez de crescer pra cima, se desenvolveu pra baixo =P
Meu casing estava invertido, tinha um bloco de micélio formado abaixo da superfície de pó de côco, eu retirei o bloco de micélio, retirei todo o substrato e fiz outro casing, desta vez com camadas mais finas pra ver se ele coloniza a parte de cima fazendo com que eu tenha esperanças de frutificação, agora é esperar pra ver...

To na casa da minha namo, vou passar o fds aqui, mas segunda eu posto fotos dos copos e deste casing.

Será que é uma boa idéia fazer um cold shock nele sem ele ter colonizado a parte superior?, os cogus iam frutificar pra baixo né?, isso se frutificarem...
 
Última edição por um moderador:
Amigo, não é recomendado utilizar a parte saudável de um bolo já contaminado. O motivo é simples, as substâncias tóxicas do contaminante são distribuídas por todo o bolo. Vc pode até achar visualmente que o micélio está saudável, porém, se for ver no microscópio, vai ver o "green mold" na parte saudável tbm! Li sobre isso na Shroomery, e tbm assisti um vídeo britânico sobre o assunto. Cara, se eu fosse vc jogava fora o contaminado, e começava de novo, afinal, nunca se sabe, esses contaminantes podem causar falência de orgãos, o que vai te deixar a 7 palmos do chão... Não brinque com o duvidoso...
 
Última edição por um moderador:
Mas CubensisJr... mesmo com esporos de contaminantes, é possível que a parte "saudável" do bolo frutifique?

Este é meu primeiro cultivo, quero tirar o máximo de cogumelos que eu puder :eek:

Fora eu não vou jogar...
 
Mas CubensisJr... mesmo com esporos de contaminantes, é possível que a parte "saudável" do bolo frutifique?

Este é meu primeiro cultivo, quero tirar o máximo de cogumelos que eu puder :eek:

Fora eu não vou jogar...

To ligado, tbm me sinto no mesmo barco que vc brother. Tbm sou de primeira viagem! hehe! Po, p/ colher o máximo de cogumelos to inoculando 12 copos de uísque (to só no aguardo dos esporos mágicos!). Assim se um copo contaminar, eu tenho 11 sobrando e por aí vai... Eu tenho um amigão que cultiva faz tempo, só que ele mora lá nos EUA, então nem vai poder me supervisionar. A primeira coisa que ele me falou foi: no seu primeiro cultivo inocule não mais, não menos do que 12 copos. Bem, to indo na onda dele, vamos ver no que vai dar! Abs!
 
Olá pessoas!

Atualizando o tópico...

aimg292.imageshack.us_img292_7738_p1010005gc7.jpg

Bom, hoje tirei fotos de mais alguns copos, e trago ótimas notícias!

Fiz uma recontagem dos copos, no total tenho 8 copos com micélio, mas 3 estão contaminados, porém, em 1 dos copos contaminados está havendo uma grande batalha, que felizmente está sendo vencida pelo micélio, o contaminante verde está perdendo espaço para o PESA!
Haha, coisa mais linda, fiz uma marquinha com giz preto em volta do contaminante na sexta, e hoje vi que ele regrediu, o micélio está literalmente COMENDO o contaminante.

Os 3 copos contaminados estão com o mesmo contaminante, e em nenhum dos copos o contaminante está se desenvolvendo mais que o micélio, portanto tenho GRANDE esperança que os 3 vinguem, afinal, se 1 está vencendo o contaminante, os outros também tem chance, afinal, o contaminante é o mesmo, e esse micélio de PESA está se mostrando muito forte contra contaminantes.

Este copo abaixo é um copo que está vencendo o contaminante, se repararem na fita isolante verão um contaminante verde, ele era maior na sexta, agora está pelo menos 1/3 menor e o micélio está avançando sobre ele.

aimg381.imageshack.us_img381_9581_p1010012uj7.jpg

E tive outra ótima notícia, um dos meus copos queimados está vingando MUITO bem, eu não botava fé nele pois, passou 2 semanas sem apresentar micélio, eu fiz um furo nele pra fazer a troca de ar e fiz uma segunda inoculação em seguida, e milagrosamente poucos dias depois ele estava assim:

aimg397.imageshack.us_img397_1634_p1010006dr8.jpg

Esta foto acima eu tirei na quinta feira, podem reparar que na parte debaixo dele ele está bem queimado, mas mesmo assim o micélio se desenvolveu.

Hoje, eu tirei uma foto dele, vejam o avanço do micélio em 5 dias:

aimg397.imageshack.us_img397_3931_p1010009bm8.jpg

E o mais surpreendente é que o micélio está se desenvolvendo também na parte queimada, esta foto eu tirei da parte debaixo do copo, a foto ficou zuada e desfocada, mas dá pra ter uma noção:

aimg155.imageshack.us_img155_6431_p1010011mb7.jpg

Hehe, e esta é uma foto de um copo de Nutella que está muito bem, está se desenvolvendo muito rápido, eu não upei fotos dele antes por causa da cam que estava muito zuada:

aimg513.imageshack.us_img513_8193_p1010014ja5.jpg

E esta é a foto do meu mini-casing, ele está a 3 semanas nesse potinho de gelatina, mas só começou a se desenvolver corretamente nesta última semana, eu fui fuçar nele e vi que o micélio estava se desenvolvendo "ao contrário", ele só se desenvolveu pra baixo, aí retirei o substrato do casing e o re-montei novamente, usei camadas mais finas desta vez, e parece que o casing está finalmente evoluindo corretamente, para o alto e avante!

Tirei uma foto do casing hoje...

aimg175.imageshack.us_img175_6780_p1010015dh2.jpg

Passei uns dias sem umedecer e quando vi o casing estava quase azulando, então borrifei água e ele deu uma melhorada, está se recuperando e está branco novamente ^^

E gostaria de dizer que este casing NÃO foi esterilizado nem pasteurizado, do jeito que veio a vermiculita e o pó de côco eu joguei no casing, e montei com as mãos, sem luvas, e quando eu remontei eu também não utilizei luvas e nem materiais esterilizados.
E outra coisa, só usei 3 grãos de milho neste casing, grãos estes que estavam em um mesmo pote com Trichoderma e um outro fungo preto...

Mesmo assim estes grãos não contaminaram, e o casing muito menos :D

É minha gente, parece que estou dando sorte!

Agora, as dúvidas...

Este casing, apesar de aparentemente ralo está com uns 3cm de expessura no micélio, já cobri ele uma vez, é a segunda vez que ele avança em cima da primeira camada, se eu pegar ele do jeito que está e fizer o cold shock e por ele num cliclo de luz 12/12 ele frutifica?
Ou devo esperar mais?, acho que sim né?, e em caso de espera, quando ele tomar a primeira camada novamente, devo cobrir antes do cold shock ou posso por na geladeira assim mesmo?
Agredeço respostas!
 
Última edição por um moderador:
Mangue, não tenho muto a acrescentar, só desejo sucessos para você e pros seus micelos!! :pos::pos::pos:
 
Essa cannabis tá mais parecendo
girassol quando pequeno...
:p:
 
Última edição por um moderador:
Quando um copo pode ser considerado 100% colonizado?

aimg229.imageshack.us_img229_4584_p1010010gq2.jpg

Acho que devo esperar mais umas 2 semanas, né?
 
Última edição por um moderador:
Parabens!!!! Belos miscelios!!!!

Goood Viiiibes!

Paz e luz!

Ps: Uns 5 dias ou menos acho que ja ta 100%!
 
Back
Top