Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático PESA - 1º Cultivo, AbsolemSoul.

Diário de cultivo problemático.
Olá, sou novo no fórum, mas acompanho fascinado os vários tópicos do CM há +- 6 meses...

Esse é o meu primeiro cultivo, Strain obtida pelo site de um amigo.
Esse é o terrário que fiz no fim de semana, ele tem 4 furos tampados com filtro de café.

CM1.jpg CM2.jpg

Esse é o o casing que foi aniversáriado na manha de 14/04 depois de ficar submerso por +- 7 horas, e após o dunk, um Coldshock.
O casing é composto de Milho, Humus e Pó de coco. O pote se desenvolveu em +- 20 dias depois de ser inoculado.
O substrato de casing é feito com uma proporção de 65% pó de coco, 35% Humus.

CM3.jpg CM4.jpg CM5.jpg

Pó de coco e Humus esterilizados no microondas em 3 sessões de 9 minutos antes da receita.

Vamos ver o que o tempo prepara... hahaha

Estou aberto a sugestões, opiniões e conselhos. :sneak:

Satisfação em conhece-los,
AbsolemSoul. :)
 
Última edição por um moderador:
grãos de centeio são fascinantes!!:eek::eek:

IMG096.jpg IMG097.jpg

os grãos de milho estão estagnados e até propensos ao lixo (estão escurecendo :confused:) mas o centeio veio como arma ninja, nao fazem nem 10 dias e já tem micélio por todo o substrato! hahahahaha
 
eae galera :musica:
por enquanto esta tudo correndo bem, amanha já vou pasteurizar o substrato bulk..
esse pote de centeio está indo bem, mas está com alguns pontos rosas/roxos, não acho que seja bem uma contaminação...
O que vocês acham?

IMG100.jpg
 
esse pote de centeio está indo bem, mas está com alguns pontos rosas/roxos, não acho que seja bem uma contaminação...



Os pontos pretos podem ser somente grãos grudados no vidro, mas o roxo é suspeito.

Só resta esperar para ver como evolui.
 
Contaminação :facepalm:
IMG103.jpg
os outros potes anteriores com pó de coco contaminaram tbm...
ontem fiz a pasteurização do bulk usando a tek que o @RainSpirit fez nos monotubs de A+ albinos.
IMG101.jpg
agora estou esterilizando pó de coco e vermiculita pra camada superior do bulk. Mais tarde (ou de manhã) vou montar ele e fechar por 10 dias antes de colocar no terrário.
A seringa já está acabando e ainda nao consegui um cultivo completo, mas nao vou desistir! :blackalien:
Esterilizei mais grãos de centeio e vou inocular com os grãos que já estão colonizados, também vou tentar uma PFTEK com vermiculita, arroz e fibra de trigo.
Ainda nao encontrei focos de contaminação no in vitro (que na verdade é plastico), vamos ver o que o destino me prepara.


Obrigado por visitarem o tópico, cada post é um aprendizado.
Paz! :D
 
Não desanima não, continua trabalhando que uma hora os resultados chegam!

Acompanhando.
 
Não consigo identificar a contaminação nessa foto, o que vejo é apenas o micélio mais algodoado e desenvolvido na parte inferior e direita do casing.

por cima estava com bem pouco mesmo.
2 dias antes eu tinha visto uma pequena mancha e tirei com colher, mas depois o tricho apareceu novamente. Quando fui jogar fora todo o micélio estava sendo devorado, a contaminação estava por todo o interior....

A temperatura está em 26º constantes mas no fator umidade eu nao garanto, a região é muito seca. Vejo em outros tópicos que os terrários estão sempre escorrendo as paredes de umidade...
O fator tempo/umidade influenciam no desenvolvimento do micélio e/ou contaminantes?
 
Li que a hora de colher é quando o chapéu rompe o véu, retirei esses. No momento tem alguns pins, acho melhor esperar pra fazer o dunk.
IMG122.jpg

Por sorte achei silica gel em casa e já coloquei num pote com os cogumelos.
Eles estão seguros no pote fechado? A silica gel tem validade?
IMG123.jpg

Depois de um mês de tentativas eles vieram, só alegria!! :LOL:
Obrigado também a quem me ajudou com opiniões e duvidas.

Nos vemos por aí.:teo_ninja:
 
Por sorte achei silica gel em casa e já coloquei num pote com os cogumelos.
Eles estão seguros no pote fechado? A silica gel tem validade?

Vééééééi. Que que isso. Tá tudo errado.
Primeiro você deveria secar o cogumelo no vento. Levando direto para silica a faz saturar muito.
Segundo que essas silicas que vêm em bolsas, sapatos etc não servem pois já foram expostas por muito tempo ao ar.
A silica com o tempo satura. Se deixar silica exposta ao ar por 2 dias ela já pode estar totalmente saturada e não vai resolver nada!

Essas silica de saquinho são Brancas. Mesmo abrindo não vai dar pra ver se estão saturadas. As silicas coloridas possuem cores para medir o nivel de saturação.
Pra mim essas silicas e nada, são a mesma coisa. Vá no mercado e compre um Anti-mofo. Custa uns 5 reais.
 
Por sorte achei silica gel em casa e já coloquei num pote com os cogumelos.
Eles estão seguros no pote fechado? A silica gel tem validade?

Colheu na hora certa, mas essa quantidade de silica gel não dá nem para o início da secagem.

Tire-os daí antes que comecem a estragar e coloque-os em um túnel de vento. Pesquise túnel de vento pelo fórum. Improvise um se necessário.

E enquanto eles ficam no túnel de vento até amanhã arrume uma boa quantidade de silica gel ou pense em outro método de conservá-los ou dar ou fim neles ;)
 
Última edição:
Como vão Psiconautas?
vim atualizar o cultivo hehe. Coloquei o bulk no terrário, não apresenta contaminação e espero que continue assim.
IMG126.jpg
:roflmao:
Tem um bolo pftek colonizando, nele também surgiu as manchas rosas, nao está apresentando odor suspeito, mas vou ficar de olho...
É isso. Os mais experientes encontram uma possível preocupação?

Nos vemos por aí!:teo_ninja::blackalien:
 
HAUSHAUSHASUHASUHASUAHASH' então!! Demorou mas nasceram, consegui alcançar a meta do primeiro cultivo que era cogumelos saudaveis, agora é só desenvolver e pegar experiencia :roflmao:

Olhem o estado do bulk, o micélio está se alimentando bem, se continuar assim os chapeleiros aparecem para me auxiliar na jornada hahaha
e olha o que o acaso trouxe, um plantinha começou a nascer do substrato :eek:

IMG161.jpg IMG162.jpg

algumas considerações é o odor do substrato que atraiu pequenos mosquitinhos que estão tentando invadir o terrário, vou tomar o cuidado e fechar qualquer possível entrada... Também estou pensando em fazer um terrário melhor e maior.

O PFTEK em desenvolvimento.

IMG163.jpg IMG164.jpg

Por enquanto é isso amigos, o que acham??

Vou indo nessa, fiquem em paz :!:
Nos vemos por aí!:blackalien:
 
Cuidado com esses casings, eles estão rachando por falta de umidade. Se nada aparecer daqui a uma semana pelo menos, recomendo um dunk!
 
Pelas fotos o micélio não está aparentando saudável, e ademais, se está atraindo pequenos insetos é porque deve estar com cheiro de azedo, semelhante a fruta passada, o que atrai esses insetos. Deixe em observação.
 
Back
Top