Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático PESA - 1º Cultivo, AbsolemSoul.

Diário de cultivo problemático.
Olá, sou novo no fórum, mas acompanho fascinado os vários tópicos do CM há +- 6 meses...

Esse é o meu primeiro cultivo, Strain obtida pelo site de um amigo.
Esse é o terrário que fiz no fim de semana, ele tem 4 furos tampados com filtro de café.

CM1.jpg CM2.jpg

Esse é o o casing que foi aniversáriado na manha de 14/04 depois de ficar submerso por +- 7 horas, e após o dunk, um Coldshock.
O casing é composto de Milho, Humus e Pó de coco. O pote se desenvolveu em +- 20 dias depois de ser inoculado.
O substrato de casing é feito com uma proporção de 65% pó de coco, 35% Humus.

CM3.jpg CM4.jpg CM5.jpg

Pó de coco e Humus esterilizados no microondas em 3 sessões de 9 minutos antes da receita.

Vamos ver o que o tempo prepara... hahaha

Estou aberto a sugestões, opiniões e conselhos. :sneak:

Satisfação em conhece-los,
AbsolemSoul. :)
 
Última edição por um moderador:
muito legal seu terrario @cubensisdedread...
se os mágicos despertarem meu interesse vou fazer um parecido com o seu. ;)

terminei o post e me veio o pensamento "pra que deixar pra amanha o que posso fazer hoje?"
AEEEEE MLK BOA É ISSO AEEE!1!! fui e montei o termostato na incubadora e eis que ele nao funciona :cautious::cabecada::mad:
Ele tem uma lampada que deveria estar acesa, mas deixei ele na incubadora na esperança da lampada só acender quando atinge a temperatura desejada... se tiver quebrado vou ir fazer a troca.
IMG067.jpg

esse é o pote mais rizomorfo, pó de coco + arroz triturado + milho

IMG066.jpg

E esses são os potes de milho.
IMG065.jpg IMG064.jpg IMG062.jpg IMG059.jpg

no pote 3 tem alguns grãos mais escuros mas o micélio ainda nao apresenta outra coloração, vou ficar de olho.
Sobraram 14ml da seringa que vou inocular com centeio semana que vem, aguardem!:bigode:
 
Dá uma segurada nessa seringa que sobrou com 14ml de solução, porque? espere para ver primeiro como fica esse micélio nesses potes com milho.
 
acho que perdemos pra uma contaminação... vivendo e aprendendo :unsure::unsure:
IMG068.jpg IMG069.jpg

tem como fazer uma cirurgia? o que vocês acham?
 
tem como fazer uma cirurgia? o que vocês acham?

Nossa cara!!! Joga isso o mais rapido possivel pra fora da sua casa! A parada tá feia demais!
Vc pode até tentar fazer um out. Mas fora da sua casa!! Use mascara cirurgica ou outra proteção para não inalar nenhum esporo. E tente não deixar isso exposto ao ambiente da sua casa!!!
 
@PsychoEvie enterrei no quintal,
Nossa cara!!! Joga isso o mais rapido possivel pra fora da sua casa! A parada tá feia demais!
Vc pode até tentar fazer um out. Mas fora da sua casa!! Use mascara cirurgica ou outra proteção para não inalar nenhum esporo. E tente não deixar isso exposto ao ambiente da sua casa!!!


enterrei em uma parte coberta do quintal...
acho que contaminou pela pasteurização no microondas, foi pouco tempo...

uma coisa que é bom lembrar é que todos os substratos com pó de coco foram contaminados, o ultimo que sobrou foi o pote milho + arroz + pó de coco...
vou fazer uma esterilização melhor nos próximos que estão por vir e também montar a glovebox pra evitar ao máximo as impurezas...
 
por sorte um pote nao contaminou (ainda). Percebi que a temperatura do terrário aumentou, estava em 26º, coloquei uma garrafa de 600ml congelada pra tentar ajustar. A temperatura que está acima do ideal propicia a contaminações?
 
enterrei em uma parte coberta do quintal...
acho que contaminou pela pasteurização no microondas, foi pouco tempo...

Por quanto tempo? Como você fez o procedimento?

Lembre que pasteurização em banho-maria a 60-70 graus, três vezes de 1 hora, em 3 dias separados, ou utilize o método que eu utilizei nos meus monotubs.
 
muito bonito o resultado dos seus monotubs.
me tira uma duvida, posso usar esterco e humos usando o mesmo processo? ou ficaria pouco tempo?
tem um pote que já está quase pronto pra aniversariar, vou fazer um teste com ele.
 
muito bonito o resultado dos seus monotubs.
me tira uma duvida, posso usar esterco e humos usando o mesmo processo? ou ficaria pouco tempo?
tem um pote que já está quase pronto pra aniversariar, vou fazer um teste com ele.

Sim, você pode utilizar da mesma maneira que o pó de côco! Eu inclusive tenho esterco curtido aqui, e irei realizar algumas pasteurizações para um cultivo de Panaeolus.

O seu pote está com grãos colonizados, é isso? Se sim, pode utilizar a técnica que dá bem certo. ;)
 
@AbsolemSoul Onde vc encontrou essas pedras que estão fundo do seu terrário? Cara acho q se vc usasse vermiculita esterilizada na panela de pressão durante 1hora evitaria contaminações no seu casing.

Essas pedras são chamadas de argila expandida, e podem ser encontradas em casas de jardinagem.

Não se recomenda esterilizar vermiculita na panela de pressão, mas sim no forno, em uma travessa.
 
Olá psiconautas da terra, como vão? bem vindos ao meu diário :)
eu vou bem :blackalien:

Hoje fui atrás da vermiculita, 100 litros por 23 reais, achei um bom preço pela grande quantidade, e vocês?
também fui atrás de grãos de centeio, quero estudar e fazer comparações entre ele e o milho. Alías, já tem 2 na panela de pressão, segui as intruções do vídeo tutorial "como cultivar cogumelos mágicos?" Amanha vou inocular nas devidas condições.

Como podem ver, não fui de tirar duvidas com os mais experientes, o resultado foram contaminações. Então quero tirar todas as duvidas nesse post para evitar resultados indesejados.

Pra começar, pelo terrário...
IMG077.jpg

4 furos tampados com filtro de café, estavam com 2 camadas, mas achei que nao estavam colaborando na troca gasosa e agora tem apenas uma.
Essa mangueira é a bomba de ar, que entra por um furo feito sob medida. :bigode:
Esse aí é o sobrevivente, ou não. Por fora nao dá pra ver nenhuma contaminação, mas como os irmãos dele foram contaminados a chance dele também estar é bem grande. :ressaca:

Continuando...

IMG076.jpg
A iluminação vem dessa luminária, nao tenho a menor ideia se ela ajuda ou não, mas o terrário está sempre iluminado.

Esse é o pote que estava com grãos mais escuros, escureceu mais então descartei ele.
IMG074.jpg

Essas são fotos dos potes e mais ampliadas, estão meio algodoados e nada rizomorfos...
IMG078.jpgIMG079.jpgIMG080.jpgIMG081.jpgIMG082.jpgIMG083.jpgIMG083.jpg


Amanha vou fazer a limpeza do terrário e montar a glovebox.
No geral, o que vocês acham? Algum possível problema?

Tem tbm o pote de milho, arroz e pó de coco. Como todos os potes com pó de coco contaminaram, quero fazer um casing simples pra se acaso der errado, nao será muito prejuizo. O que vocês indicam?

Opinem e deem ideias. Todas as opiniões são bem vindas! :D
Até mais ver,
AbsolemSoul.
 
@Amaral, na verdade eu só chacoalhei bem depois de evoluirem... eu nao sabia que ajudava já chacoalhar depois da inoculação...
sabem o pote sobrevivente? surgiram 2 pins que já estão evoluindo, mas ao mesmo tempo que apareceram também apareceu a contaminação do gnomo verde... perdi a luta pra eles :olhoroxo:
vou esperar eles se desenvolverem mas nao vou vou ingerir (eu acho :roflmao:), quero ver crescerem só pra ter o gostinho de quero mais hahaha
e tbm vou tentar fazer um outdoor amanha, se a natureza achar que é o momento, eles vao aparecer... e ainda nao inoculei os potes de centeio, estão fechados na panela de pressão...
 
O substrato pó de coco + arroz + milho estava pronto, fiz um casing apenas de vermiculita e um in vitro, a parte de arroz e pó de coco me deixou preocupado com contaminações então quis usar a simplicidade...

IMG089.jpg IMG090.jpg

o que acham?
 
olá pessoal, por enquanto está tudo indo bem, segui as dicas do @Cosmik e no terrario tudo está ok.
mas vendo e pensando nos potes me veio duvidas sobre a camada. Existe uma altura ideal? se a camada em cima/baixo do substrato estiver muito grande ou muito pequena pode prejudicar? o que eu ja sei é que a camada superior nao pode ser muito pequena pra evitar contaminações, mas e se for muito grande, os cogumelos vão conseguir nascer?

essa é uma foto do meu pote antes de revestir com papel alumínio, estou preocupado com a possibilidade da camada estar muito grande. O que vocês acham?

IMG095.jpg
 
Você fez meio errado, teria que ter misturado bem o micélio no substrato inferior e colocado uma camada de não mais de .5 a 1 cm.

Mas agora se mexer vai piorar, espere os resultados.
 
Obrigado por tirar minha duvida, @RainSpirit. No começo estava como você disse, mas depois do dunk a camada superior desceu e ficou junto com a camada inferior, então eu coloquei essa camada superior atual como proteção, o micélio está bem bonito, vamos aguardar :D
Estou cometendo alguns erros mas é satisfatório, cada passo é um aprendizado :)

até a proxima pessoal ;)
 
Back
Top