Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático PESA - 1º Cultivo, AbsolemSoul.

Diário de cultivo problemático.
Olá, sou novo no fórum, mas acompanho fascinado os vários tópicos do CM há +- 6 meses...

Esse é o meu primeiro cultivo, Strain obtida pelo site de um amigo.
Esse é o terrário que fiz no fim de semana, ele tem 4 furos tampados com filtro de café.

CM1.jpg CM2.jpg

Esse é o o casing que foi aniversáriado na manha de 14/04 depois de ficar submerso por +- 7 horas, e após o dunk, um Coldshock.
O casing é composto de Milho, Humus e Pó de coco. O pote se desenvolveu em +- 20 dias depois de ser inoculado.
O substrato de casing é feito com uma proporção de 65% pó de coco, 35% Humus.

CM3.jpg CM4.jpg CM5.jpg

Pó de coco e Humus esterilizados no microondas em 3 sessões de 9 minutos antes da receita.

Vamos ver o que o tempo prepara... hahaha

Estou aberto a sugestões, opiniões e conselhos. :sneak:

Satisfação em conhece-los,
AbsolemSoul. :)
 
Última edição por um moderador:
Boa noite, parabéns pelo empenho. No caso, vc preparou como se fosse Bulk... P/ montar o casing seria certo vc colocar o grão de milho por baixo, e cobri-lo com a mistura casing.... Da maneira em que está ele está aberto para contaminantes, seria legar vc fazer uma camada fina por cima desses grãos, assim protege ele de contaminantes e fornece a umidade. por vc ter misturado os grãos no substrato creio que vai demorar mais pra frutificar, pq os graos vao rpecisar colonizar o substrato, pra depois nascer frutos, talvez seria melhor manter na incubadora por 1 semana ou 10 dias, e depois disso aniversáriar no terrário ! Espero n ter feito confusão na sua cabeça, boa sorte.
 
Olá, seja bem vindo @AbsolemSoul.

Os grãos expostos ali em cima podem contaminar facilmente. Se você quebrou/separou os grãos e misturou ao substrato, deveria ter esperado o micélio crescer e formar uma nova rede micelial, para que então tenham sustentabilidade para frutificarem.
 
@Cosmik, me falaram isso em um grupo da rede social, estou pensando em fechar a entrada de luz do terrário e colocar o termostato, o plano é fazer do terrário uma incubadora, e também estou pesquisando possíveis materiais pra essa camada, o dificil é encontrar vermiculita...rs
@cubensisdedread Sim, ele estava desse jeito mesmo, camada inferior, nucleo com os graos e uma camada superior... mas o dunk misturou tudo...

Estou imaginando um micélio saudavel ou o cobweb, na pratica de iniciante é dificil distinguir...

Obrigado pelas opiniões. Elas é quem vão me fazer crescer no mundo da micologia. :)
 
Como o dunk misturou tudo, aconselha-se acrescentar uma camada de vermiculita ou de mistura de substrato para não deixar os grão expostos. Ah, e você não deveria ter feito o dunk no casing-bulk, pois o micélio não estava estabelecido, por isso misturou tudo.

Esses grãos terão dificuldade de colonizar se estiverem por cima da superfície! E como o pessoal lembrou, em bulks, após a mistura do substrato ao spawn de grãos, é necessário deixar colonizar novamente por pelo menos 10 dias. ;)
 
Não quero lhe desanimar, mas do jeito que está, se frutificar a produção será muito baixa.

Um solução seria escorrer qualquer excesso de água e cobrir o recipiente com papel alumínio, em seguida fazer alguns furos. Quem sabe assim, forçando-os voltarem à fase vegetativa. Porém, essa medida é um tiro no escuro. Se o micélio se recuperar rapidamente, ele pode voltar dominar o meio, caso contrário, pode perder para outros contaminantes. Então pense bem e faça uma escolha.

Boa sorte! :)
 
Olá pessoal, estou providenciando a mudança para as condições ideiais...
Posso usar o pó de coco sozinho como essa camada, ou o que seria um possível material pra juntar com ele??

Vou tentar uma secagem com todo o substrato e recomeçar com as boas condições...

boa tarde
 
Pode usar sim somente o pó de coco como casing, só esterilizar um pouco no microondas igual a vermiculita. Voce pode fazer Pftek normal, usando o pó de coco também. Assim vc faz um cultivo de iniciante com PFTEK que tem muita coisa a ensinar, só trocar a vermiculita pelo pó de coco, valeu muito a pena. Boa sorte,
 
Eae!

Vou postar o que está sendo minha tentativa de cultivo...

Esterilizei 3 copos de pó de coco misturados com 1 copo d'agua no microondas, esperei esfriar e coloquei como cobertura dos grãos no terrário.
IMG011.jpg

A temperatura do terrário está 26º, amanha vou instalar o termostato e ajustar para temperatura de incubadora, vou tampar com papel aluminio e deixa-los no terrário, os potes estarão em boas condições climaticas e higienicas...
IMG012.jpg

Esses são os potes que inoculei junto com os graos que estão no casing.
Porém esses potes estão se desenvolvendo lentamente, em comparação ao que já está em condições de frutificar...
Grão de milho.
IMG014.jpg

Substrato de arroz triturado + pó de coco
Haviam 3 potes, 1 foi contaminado com o duende verde, outro quebrou por um descuido, mas coloquei o substrato num vaso que estava parado, se der sorte vinga.. haha
e esse é o sobrevivente.
IMG020.jpg

Essa é uma sobra de grãos de milho e o substrato pó de coco + arroz, está muito bonito e acordou esses dias com muita fome, devorando o pote inteiro haha.
IMG018.jpg IMG019.jpg

E esses são potes inoculados a +- 2 semanas...
IMG013.jpg IMG015.jpg

Tem uns 8ml que sobrou na seringa, estou pensando em inocular com grão de centeio...

Comentem, preciso de opiniões de experientes! :)
Boa sorte ao micélio! :pirata:
 
Última edição por um moderador:
A temperatura do terrário está 26º, amanha vou instalar o termostato e ajustar para temperatura de incubadora, vou tampar com papel aluminio e deixa-los no terrário, os potes estarão em boas condições climaticas e higienicas...

Se vai tampar com papel alumínio então tira do terrário e deixa eles recolonizarem em temperatura ambiente. Dentro do terrário será mais fácil contaminarem.
 
Temperaturas altas só vão ajudar na proliferação de bactérias e atrapalhar o desenvolvimento do micélio. A temperatura interna do micélio sempre é um pouco mais alta que a temperatura externa. Ou seja, em uma incubadora com 30 graus, a temperatura do micélio ficará por volta dos 33, muito acima do recomendado. Então fique na zona de segurança, que é manter entre 26 a 27 graus.

Dependendo da temperatura ambiente nem precisa de incubadora durante a fase de recolonização do substrato.

:!: Você está anexando as fotos de forma errada. Quando quiser adicionar uma foto em miniatura, não precisa arrastar a foto para a caixa de texto, mas sim clicar no botão "miniatura", que fica ao lado da imagem anexada.
 
olá vizinhos planetários

fechei os potes e deixei na incubadora, temperatura em 26º.
Sugerem algum outro lugar?
IMG021.jpg

Vou deixar incubando por 6 dias..


:teo_seta_direita: Obrigado pelo alerta, @Cosmik.
 
Última edição:
saaaalve :pirata:

nao me dediquei muito nessa semana que passou mas fui atrás de uma iluminação pro terrário.
IMG058.jpg
isso é suficiente ou o que posso melhorar?

o pelo dia o terrário nao pegava muita iluminação e a noite ele dormia como um nenem, isso pode ter prejudicado o desenvolvimento? Se não, os pins vão aparecer em +- 1 semana, certo?

Os potes que ainda estão desenvolvendo estão crescendo bem lentamente, mas o de substrato pó de coco + milho está quase 100%, amanha vou instalar o termostato pra ver se ajuda.. Hoje comprei 2 sacos de esterco bovino e a tenho o humos de minhoca, como eu faço uma boa pasteurização no fogão? Os proximos Bulks serão feitos com pó de coco, já que nao encontro vermiculita :confused:

té mais :):blackalien:
 
uma ideia legal e barata para iluminação é usar baldes... compra um balde de 2 reais, ou pega um pote q caiba a lâmpada, faz um furo no fundo onde caiba o bocal da lâmpada.... eu uso um cano de pvc com o bocal colado no balde... assim a luz fica direcionado apenas dentro do terrario. gastei acho q menos que 5 reais pra montar essa, sendo que o fio eu já tinha.
uma foto
DSC06905.JPG
 
Back
Top