Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PC Corumbá - Garrafa PET como Terrário [2]

Diário de cultivo completo.
Comprovando então, na prática, que garrafa PET funciona sim.
Isolei esse bolo do terrário por aparentar "coloração meio estranha", um cinza claro, em uma parte do micélio.
Coloquei nessa PET, só recortei ela, e coloquei um micropore em um furo grande na frente. Bem simples.
Ainda coloquei uns 5 cm de Fibra de Pó de Coco molhadinha por baixo pra render uma umidade.
Reparem como o próprio metabolismo do micélio gerou uma baita umidade dentro da garrafa.
Rendeu frutos :)


DSC00247.jpgDSC00248.jpgDSC00249.jpgDSC00251.jpgDSC00314.jpgDSC00316.jpgDSC00317.jpgDSC00318.jpgDSC00319.jpgDSC00320.jpg
 
Última edição:
Eu cheguei a fazer um esboço desse terrário de 20l com o garrafão de água, não rolou muito de aplicar, pq eu já tinha comprado uma caixa...rsss
Mas a minha dúvida tá ai mesmo, quanto maior o terrário, mais complexo fica pra cuidar? Pq na garrafa pet o proprio metabolismo do micélio gerou o aumento da umidade...
 
nao e tao grande assim que dificulte o controle de humidade, pode ir na fe que vai dar certo...
 
Cultivo em garrafa é positivo enquanto se tiver um clima ameno na sua região. Se for muito quente ou muito frio, não vai ter resultados. Ou se tiver serão irrisórios.
 
sim baby a garrafa master continua bombando cogumelos!
eu já larguei mão dela, tá lá "jogada" coisa mais fofa.

Essa foto já é velha, já produziu + 2 cogus grandões depois desse, nem vou postar mais.
:notworthy:
IMG_5400_427x640.jpgIMG_5401_640x427.jpgIMG_5404_640x427.jpg
 
Putz isso não são cogumelos são árvores kk linda essas imagens, acho que vou começar há plantar em garrafa PET por que parece que da muito certo!Agora por favor pode me dar uma ajudinha tipo você deixou a tampa da garrafa tampada o tempo todo deixou ele la fora com luz indireta tampou o corte com esparadrapo como fez o negócio??
 
Última edição:
Tem que ter saída de ar,ai fica ao seu critério, pode cortar o topo da garrafa como eu fiz, deixando assim uma saída de ar, ou pode deixar sem a tampinha lá no topo.
Recomendo tampar os furos que deixar com filtro de café, ou touca cirúrgica.
Luz foi uma coisa que nao me preocupei, claridade natural do dia e escuridão total a noite, estava dentro de uma sala aqui de casa.
 
moksh geralmente quando se fala fibra de coco, estamos dizendo PO DE FIBRA DE COCO.
 
Algumas dúvidas...
Foi fibra de côco que tu utilizou?

Eu poderia usar vermiculita no lugar?

Como fica a irragação? De quanto em quanto tempo e de que forma (borrifando água ou molhando só o côco ao fundo)?

http://www.earthstongue.com/site/388422/page/252614/site
Aqui ele diz pra usar perlita embebida em 3% de água oxigenada. Isso é pra desinfetar, oxigenar ou ambos?

Sim, fibra de coco, pode-se usar vermiculita também, é até melhor. Borrifar água é facultativo.
Eles usaram perlita porque é o material que tem de mais fácil acesso. Pode-se colocar, argila expandida, perlita, vermiculita, fibra, etc. A ideia e que o material que se vá colocar ao fundo gere umidade ou fornece água ao micélio, assim também o micro-ambiente nao se mantem tao seco. A água oxigenada é anti-séptico.
 
Sim, fibra de coco, pode-se usar vermiculita também, é até melhor. Borrifar água é facultativo.
Eles usaram perlita porque é o material que tem de mais fácil acesso. Pode-se colocar, argila expandida, perlita, vermiculita, fibra, etc. A ideia e que o material que se vá colocar ao fundo gere umidade ou fornece água ao micélio, assim também o micro-ambiente nao se mantem tao seco. A água oxigenada é anti-séptico.
ah eu nao tinha entendido direito! a fibra teria que ser esterelizada entao.
 
Cultivo em garrafa é positivo enquanto se tiver um clima ameno na sua região. Se for muito quente ou muito frio, não vai ter resultados. Ou se tiver serão irrisórios.
O que fazer então se o clima for muito quente e você não puder ter um terrário muito "na cara"?
Pensei no In Vitro, mas me parece que a produção in vitro é menor com cogumelos tortos e amassados. =/
 
O que fazer então se o clima for muito quente e você não puder ter um terrário muito "na cara"?
Pensei no In Vitro, mas me parece que a produção in vitro é menor com cogumelos tortos e amassados. =/
Você pode colocar o terrário de garrafa pet em uma caixa e dentro da mesma uma garrafa com água congelada, assim diminui a temperatura do ambiente, mas você precisaria de um termômetro. Não é caro, comprei o meu por R$ 4,00.
Quanto a luz, você pode fazer o esquema que eu te indiquei no seu diário e por a lampada dentro da caixa, isso se for uma lampada led, pois uma que esquente seria perigoso em um ambiente tão fechado.
 
Você pode colocar o terrário de garrafa pet em uma caixa e dentro da mesma uma garrafa com água congelada, assim diminui a temperatura do ambiente, mas você precisaria de um termômetro. Não é caro, comprei o meu por R$ 4,00.
Quanto a luz, você pode fazer o esquema que eu te indiquei no seu diário e por a lampada dentro da caixa, isso se for uma lampada led, pois uma que esquente seria perigoso em um ambiente tão fechado.
hoje procurei as lampadas de led..mas só encontrei aquelas de carro....vc comprou na net?
 
Estou pensando em fazer o Bolo na garrafa também, ele vai ficar num banheiro que atualmente nao está sendo usado, vou dar uma boa limpada, mas tenho uma dúvida, a para suprir a necessidade de luz posso ligar a propria lampada do banheiro ou estaria esquentado demais?

A luz do banheiro pode ser suficiente para estimular a pinagem, mas com certeza para esquentar o ambiente não!
 
Blzz, valeu RainSpirit, estava pensando tbm se deveria botar uma lampada fluorescente, mas já que provavelmente não vai ter nenhuma mudança significativa, vou continuar com a incandescente que tem ali mesmo. Até pq ta começando a esfriar aqui no Rio Grande do Sul... estou preocupado por li que a técnica da garrafa nao é recomendada par muito frio...
 
Blzz, valeu RainSpirit, estava pensando tbm se deveria botar uma lampada fluorescente, mas já que provavelmente não vai ter nenhuma mudança significativa, vou continuar com a incandescente que tem ali mesmo. Até pq ta começando a esfriar aqui no Rio Grande do Sul... estou preocupado por li que a técnica da garrafa nao é recomendada par muito frio...

Cara, eu sou do RS também! :) E pelo que pude observar, é IMPOSSÍVEL cultivar no inverno sem um terrário ou uma incubadora.

As condições são totalmente adversas ao desenvolvimento do micélio. Creio que somente a garrafa não poderá suprir o ambiente necessário nessa estação.
 
depois desse post vou apoiar a coca cola e derivados a fabricarem mais refrigerantes em PETs de 3 litros ou mais!!
 
Back
Top