Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PC Corumbá - Garrafa PET como Terrário [2]

Diário de cultivo completo.
Comprovando então, na prática, que garrafa PET funciona sim.
Isolei esse bolo do terrário por aparentar "coloração meio estranha", um cinza claro, em uma parte do micélio.
Coloquei nessa PET, só recortei ela, e coloquei um micropore em um furo grande na frente. Bem simples.
Ainda coloquei uns 5 cm de Fibra de Pó de Coco molhadinha por baixo pra render uma umidade.
Reparem como o próprio metabolismo do micélio gerou uma baita umidade dentro da garrafa.
Rendeu frutos :)


DSC00247.jpgDSC00248.jpgDSC00249.jpgDSC00251.jpgDSC00314.jpgDSC00316.jpgDSC00317.jpgDSC00318.jpgDSC00319.jpgDSC00320.jpg
 
Última edição:
Quero fazer uma observação aqui:

Esse bolo ficou em dunk (afogamento) por 7 dias. Ou seja, há vários e vários relatos (teorias) que dizem que se o bolo ficar por mais de 24h submerso ocasiona a morte do micelio. Não confere.
 
Interessante, sempre quis saber isso, por que aqui as vezes inunda o pasto (totalmente) e alguns dias de sol e lá estão eles na ativa...
Micélio a prova d'água, fungo superior é assim.
haha :D
 
Quero fazer uma observação aqui:

Esse bolo ficou em dunk (afogamento) por 7 dias. Ou seja, há vários e vários relatos (teorias) que dizem que se o bolo ficar por mais de 24h submerso ocasiona a morte do micelio. Não confere.

Já notei que o micélio "não molha" quando se acumula água na parede do copo. Aí não entendo porque um dunk ajuda, desconsiderando o aumento normal da umidade.
 
No dunk o bolo absorve água. Nem precisa de balança para notar que após o dunk o bolo está bem mais pesado.

Essa água extra é que ajuda a frutificação.
 
Eu acho que o micélio absorve sim a água.
 
com certeza absorve sim, da pra notar quando se retira o bolo do dunk, o miscelio fica com aparencia de encharcado...
 
Claro que absorve, pode-se notar tb que um bolo já velho e azulado, depois do dunk volta novinho e branco pro terrário. e se voce tiver muita água no bolo e uma boa taxa de evaporaçao seus cogumelos vao ser maiores.
Certa vez eu tinha um case de B+ dentro do terrario que ja tinha dado alguns flushs e a aparencia do case estava tuim, azulado, estranhao como se tivesse muito perto de contaminar, aqueles mijos miceliais e tudo... ai tirei-o do terrario pra ele terminar de frutificar ao ar livre.
so que ai rolou uma chuvarada muito forte e quando eu cheguei em casa de uma saidinha o case tava ate a boca de agua, com pins submergidos e tudo... dito e feito, cogumelos enormes e de formato peculiar. uma boa tecnica eh, se vc tiver estrutura, aumentar a entrada de ar fresco no terrario quando os cogumelos ja estiverem com uns 4 centimetros ou mais, isso ira ajudar na evaporacao de agua e consequentemente os cogumelos seram maiores e crescerao mais rapido. altas taxas de Co2 no terrario da origem a cogumelos de longa haste e chapeu pequeno, uma boa injecao de ar fresco e vc tera cogumelos carnudos, menores e de chapeu amplo. observar a qualidade dos frutos eh essencial pra ver o que esta errado e o que esta certo em termos de parametros de cultivo.

abracos a todos os amantes da arte de cultivar cogumelos!
 
Bacana! Uma técnica simples e eficiente para terrário!
Mas me diga, esse terrário/pet ficou em que condições de temperatura/umidade? Os dias estão chuvosos por ai? Quentes? Frios?
Você acha que é mais vantajoso termos várias garrafas ao invés de um terrário maior?
E se tivermos uma garrafa maior para um bolo. Uma de 5 L por exemplo, como você acha que o bolo reagiria? Talvez a maior quantidade de oxigênio disponível ajudaria...por outro lado a umidade poderia ficar deficiente...

rs verdadeiro inquérito...
Grande abraço
 
ja fiz terrario com garrafao de agua mineral... deu certo demais bro, so precisa controlar a humidade o que nao e muito dificil...
 
Back
Top