Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PC Austrália - Casing

Diário de cultivo completo.
Salve Galera, primeiramente agradeço a todos da CM, se não fosse vocês não tinha conhecido esse maravilhoso universo dos fungos.

Strain:
Austrália
Técnica: Casing
Substrato: PF Padrão
Camada: Vermiculita e Substrato de Coco - 50/50 (esterilizada na pp por 1h)
Inoculação: 11/02 (4 copos) + 19/02 (8 copos)

WP_20150219_006.jpg WP_20150219_008.jpg

No dia 28/01 inoculei 10 copos de Austrália usando uma seringa que fiz com agua mineral de copinho (sem esterilizar), no dia 04/02 a incubadora estava com um cheiro nojento, quando olhei havia contaminado todos os copos com bactéria, pelas descrições, "mancha úmida", imediatamente suspeitei da água, pois a contaminação estava justamente no ponto de inoculação. Comprei agua para injeção e fiz uma nova seringa, inoculei 4 copos de testes e nenhum contaminou, em 3 dias já havia sinais de micélio, então inoculei mais 8 copos.
No dia 25/02, os primeiros 4 copos já estavam 100%, esperei até o dia 28/02, quebrei e fiz 2 casing, sendo 2 em cada quentinha, cobri com a camada e voltei os mesmos para a incubadora por 4 dias.
WP_20150304_001.jpg
Nesse meio tempo higienizei o terrário (até de mais), antes de colocar os casing, coloquei a argila esterilizada e agua fervendo dentro do isopor, logo em seguida agua bem gelada (fervida no dia anterior), acho que foi ai que deu merda, meu terrário esta vazando muito na parte de baixo.
Estou com uma duvida, será que compensa passar termolina leitosa ou colocar bandejas para a argila expandida? Enquanto isso, vou fazer um terrário improvisado com minha GloveBox, retirando as luvas e colocando toucas descartáveis no buraco das mesmas, até arrumar uma solução para o terrário de Isopor. Abraços.
 
acho que foi ai que deu merda, meu terrário esta vazando muito na parte de baixo.
Estou com uma duvida, será que compensa passar termolina leitosa ou colocar bandejas para a argila expandida?

Acho que compensa por a argila expandida em uma bandeja. Ou descarte o uso da argila expandida e use algum recipiente/garrafa com água para por a mangueira da bomba de ar.
 
Acho que compensa por a argila expandida em uma bandeja. Ou descarte o uso da argila expandida e use algum recipiente/garrafa com água para por a mangueira da bomba de ar.
Salve Cosmik, eu ja uso um pote de azeitona de 750ml com 3/4 de água com a mangueira de ar e pedra porosa, será que só isso mantem a umidade ideal? e se colocar a bandeja vou usar 1/4 da argila expandida do terrário, isso também não influencia negativamente na umidade? Lembrando que tenho que colocar a garrafa de gelo todo dia pra abaixar a temperatura. Obrigado pelas dicas brother.
 
Opa, você esta usando uma caixa organizadora de quantos litros como incubadora? e qual bomba de aquario esta utilizando?
Você não acha mais interessante usar a caixa organizadora como terrario e deixar a caixa de isopor como incubadora? Ou o isopor é maior do que a incubadora?
Abraços, vou acompanhar este cultivo!
 
eu ja uso um pote de azeitona de 750ml com 3/4 de água com a mangueira de ar e pedra porosa, será que só isso mantem a umidade ideal?

Para ser sincero eu nunca experimentei sem o uso da argila expandida. Mas se a memória não me falha, o @Amaral já fez esse método e teve sucesso. Talvez ele apareça mais tarde para relatar algo. Aguarde um pouco.

e se colocar a bandeja vou usar 1/4 da argila expandida do terrário, isso também não influencia negativamente na umidade? Lembrando que tenho que colocar a garrafa de gelo todo dia pra abaixar a temperatura.

É difícil afirmar porque depende da potência da sua bomba de ar. Acho que vale a pena fazer um teste, pelo menos por um dia. Exemplo, primeiro faça um teste usando a bandeja com argila expandida. Observe bem se há alguma mudança drástica. No outro dia você pode testar sem o uso da argila expandida.
 
Opa, você esta usando uma caixa organizadora de quantos litros como incubadora? e qual bomba de aquario esta utilizando?
Você não acha mais interessante usar a caixa organizadora como terrario e deixar a caixa de isopor como incubadora? Ou o isopor é maior do que a incubadora?
Abraços, vou acompanhar este cultivo!
Salve Lwalker, o isopor ja foi todo adaptado para terrário e a caixa organizador para GloveBox, aqui onde eu moro a temperatura oscila muito entre 20 e 35º, a vantagem do isopor é estabilizar a temperatura com garrafa de gelo, com apenas 1 troca por dia, se eu usar a caixa organizadora, vou ter que fazer troca a cada 2h.
Quanto a capacidade dos 2, a caixa é de 32L, o isopor é de 80L. Minha incubadora é uma caixa Térmica.

É difícil afirmar porque depende da potência da sua bomba de ar. Acho que vale a pena fazer um teste, pelo menos por um dia.
Então cosmik, minha bomba é de 3L/M em cada saida, possui 2 saidas. Mais acho que vou optar pela bandeja e fazer o teste. Obrigado pelas dicas brother.
 
Salve Lwalker, o isopor ja foi todo adaptado para terrário e a caixa organizador para GloveBox, aqui onde eu moro a temperatura oscila muito entre 20 e 35º, a vantagem do isopor é estabilizar a temperatura com garrafa de gelo, com apenas 1 troca por dia, se eu usar a caixa organizadora, vou ter que fazer troca a cada 2h.
Quanto a capacidade dos 2, a caixa é de 32L, o isopor é de 80L. Minha incubadora é uma caixa Térmica.

Opa @RShankar, realmente faz sentido.. onde você mora?! aqui onde eu moro ultimamente tem chovido bastante mas mês passado as temepraturas estavão excedendo os 30 graus tb.. eu vou iniciar meu cultivo em breve e tava vendo uma caixa organizadora pra comprar.. mas como trabalho o dia inteiro acho que vou optar pela de isopor também.. pelo menos pra essa epoca do ano.. no meio do ano quando entrarmos no inverno e as temperaturas ficarem mais amenas talvez eu adquira uma caixa organizadora.. vlw pelo esclarecimento.
 
Dá para trabalhar tranquilamente sem o uso da argila expandida.
Nos dias de hoje eu utilizo 2 dedos ao fundo do terrário, mais sinceramente não percebi vantagem "palpável".
Ela mais aumenta mão de obra e faz sujeira, que realmente somar com o microclima.

Essa cepa é de fácil cultivo e pouco exigente com microclima, boa sorte :)
 
Então cosmik, minha bomba é de 3L/M em cada saida, possui 2 saidas. Mais acho que vou optar pela bandeja e fazer o teste. Obrigado pelas dicas brother.

Eu li em algum lugar do fórum que a bomba dever ter 1L/m por M³ do terrario senão compromete a umidade, sendo assim, sua bomba seria ideal para um terrário de 360L. Alguém confirma isso?
 
Ela mais aumenta mão de obra e faz sujeira, que realmente somar com o microclima.

Sei lá viu, acho que talvez possa trazer um tema polemico, por isso nunca comentei isso aqui. Mas o pensamento "mainstream" que vejo aqui no forum é que deve se por agua até a metade das argilas. Enquanto eu li em foruns gringos que na verdade essa forma anula o proposito da argila (e tambem da perlita). E na verdade a argila deve apenas ser umidecida com agua, e não ficar com agua até sua metade. Eu testei, e de fato vi uma melhora significativa na umidade.
Para manter a argila expandida umida, uso um borrifador.
 
Mas o pensamento "mainstream" que vejo aqui no forum é que deve se por agua até a metade das argilas. Enquanto eu li em foruns gringos que na verdade essa forma anula o proposito da argila (e tambem da perlita). E na verdade a argila deve apenas ser umidecida com agua, e não ficar com agua até sua metade. Eu testei, e de fato vi uma melhora significativa na umidade.

Acho que a ideia em recomendar água até a metade surgiu a partir da ideia em manter a pedra porosa suficientemente mergulhada na água. Mas você tem razão, quanto menos água no fundo, maior é a efetividade.

Outro problema é o tipo de argila expandida comumente usada aqui no CM, que é do tipo grande e em pouca quantidade. O ideal é usar argila expandida em tamanhos de 1 a 2 cm. Menor do que isso atrapalha a manutenção da mesma.

3290280487_895aedabb5-1c23010.jpg
 
Salve Galera, resolvi colocar 2 bandejas com argila, porém perdi um pouco de espaço, pois tem que caber mais 4 casing ai dentro:
WP_20150305_002[1].jpg
 
resolvi colocar 2 bandejas com argila

Ainda tem argila expandida sobrando? Caso tenha, recomendo por mais ou menos até a metade de bandeja. O nível da água mantém assim mesmo.
 
Ainda tem argila expandida sobrando? Caso tenha, recomendo por mais ou menos até a metade de bandeja. O nível da água mantém assim mesmo.
Salve Cosmik, tenho sim, mais acho que vou colocar no segundo flush, enquanto faço o dunk nos casing, pra não ficar mexendo toda hora no terrário, acho que esta com uma umidade boa por enquanto, pois o vidro da tampa esta com bastante condensação de água. Valeu brother.
 
Salve, hoje vou preparar mais uns substrato pra camada de casing e comprei gesso para correção do PH. Fui em uma loja de materiais para construção, me disseram que tem 2 tipos de gesso, o de secagem rápida e o de secagem lente. Gostaria de saber qual é o melhor para esse fim?
 
Gesso não corrige PH, isso é lenda, ele é utilizado na agricultura para equilibrar os niveis de cálcio e mágnesio do solo.
 
Gesso não corrige PH, isso é lenda, ele é utilizado na agricultura para equilibrar os niveis de cálcio e mágnesio do solo.

EITA!! Explica isso ai @Amaral tenho visto em inumeros tutoriais e livros de micologia a recomendação do uso da Gipsita.
 
De um site da Embrapa (o sublinhado é meu):

Com a aplicação de gesso agrícola, diminui, em menor tempo, a saturação de alumínio nessas camadas mais profundas. Desse modo, criam se condições para o sistema radicular das plantas se aprofundar no solo, e, conseqüentemente, minimizar o efeito de veranicos. Deve ficar claro, porém, que o gesso não neutraliza a acidez do solo.

http://www.cnpso.embrapa.br/producaosojaPR/fertilidade.htm



Ou então, nesse artigo - http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-90161992000400016&script=sci_arttext - novamente o sublinhado é meu:

Com o objetivo de verificar o efeito de diferentes materiais (calcário calcinado e dolomítico, escória e gesso) no pH do solo, em função da dose aplicada (2, 4 e 6 t/ha) e do tempo de incubação (25, 50 e 75 dias), foi conduzido trabalho em condições de laboratório. Após o período de incubação e determinação do pH em água, concluiu-se que: a) todos os materiais, com exceção do gesso, foram eficientes para elevar o pH do solo.
 
Última edição:


Assisti recentemente essa coletanea. Aqui nesse video no 3:33 min, o cara fala o seguinte sobre o gesso:

"Gesso provem calcio, sais e outros nutrientes essenciais. Tambem ajuda no equilibrio do ph e mantem o substrato bom e solto"

Bem, aparentemente mal não faz. Mas nesse ponto em que ele fala EQUILIBRIO e não AUMENTO do PH. Será que a função do gesso ou outros corretores seria impedir possiveis variações já que sabemos que cubensis toleram um meio acido (sei tambem que contaminantes preferem o meio acido tambem)??

Só especulando...
 
Back
Top