Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PC Austrália - Casing

Diário de cultivo completo.
Salve Galera, primeiramente agradeço a todos da CM, se não fosse vocês não tinha conhecido esse maravilhoso universo dos fungos.

Strain:
Austrália
Técnica: Casing
Substrato: PF Padrão
Camada: Vermiculita e Substrato de Coco - 50/50 (esterilizada na pp por 1h)
Inoculação: 11/02 (4 copos) + 19/02 (8 copos)

WP_20150219_006.jpg WP_20150219_008.jpg

No dia 28/01 inoculei 10 copos de Austrália usando uma seringa que fiz com agua mineral de copinho (sem esterilizar), no dia 04/02 a incubadora estava com um cheiro nojento, quando olhei havia contaminado todos os copos com bactéria, pelas descrições, "mancha úmida", imediatamente suspeitei da água, pois a contaminação estava justamente no ponto de inoculação. Comprei agua para injeção e fiz uma nova seringa, inoculei 4 copos de testes e nenhum contaminou, em 3 dias já havia sinais de micélio, então inoculei mais 8 copos.
No dia 25/02, os primeiros 4 copos já estavam 100%, esperei até o dia 28/02, quebrei e fiz 2 casing, sendo 2 em cada quentinha, cobri com a camada e voltei os mesmos para a incubadora por 4 dias.
WP_20150304_001.jpg
Nesse meio tempo higienizei o terrário (até de mais), antes de colocar os casing, coloquei a argila esterilizada e agua fervendo dentro do isopor, logo em seguida agua bem gelada (fervida no dia anterior), acho que foi ai que deu merda, meu terrário esta vazando muito na parte de baixo.
Estou com uma duvida, será que compensa passar termolina leitosa ou colocar bandejas para a argila expandida? Enquanto isso, vou fazer um terrário improvisado com minha GloveBox, retirando as luvas e colocando toucas descartáveis no buraco das mesmas, até arrumar uma solução para o terrário de Isopor. Abraços.
 
Gesso não corrige PH, isso é lenda, ele é utilizado na agricultura para equilibrar os niveis de cálcio e mágnesio do solo.
Bom saber, vou tentar achar o calcário de conchas, mais ta difícil por aqui, abraços.
Bem, aparentemente mal não faz. Mas nesse ponto em que ele fala EQUILIBRIO e não AUMENTO do PH. Será que a função do gesso ou outros corretores seria impedir possíveis variações já que sabemos que cubensis toleram um meio acido (sei também que contaminantes preferem o meio acido também)??
Com certeza não faz mal, porque vi vários fórum em que é indicado o gesso, porém, se não traz benefícios melhor nem usar. Abraços.
O que os corretores de pH, como calcário, fazem, é diminuir a acidez. E nesse ponto o gesso tem pouco efeito. Sobre esse ponto de vista não faz sentido a frase
Vi neste diário seu em que você coloca o gesso no substrato, qual foi a finalidade deste então?
 
Última edição:
Salve galera, os casing estão pinando, porém, o micélio compactou e ficou um vão entre ele e a beirada da quentinha, e tem vários pins saindo de baixo da quentinha e subindo prensado nesse vão. Em breve posto fotos.
 
Salve galera, ontem (15/03) fiz a colheita do casing 1, porém, tive dificuldade para fazer o dunk no casing, fiz da seguinte forma, completei a quentinha de água mineral fervida no dia anterior, porém, como o micélio encolheu e ficou solto na quentinha, o mesmo boiava, foi ai que tive dificuldade para fechar a mesma, passei filme em volta (molhei o quarto inteiro), tive que amassar a quentinha para fixar o micélio, depois coloquei em 2 sacos para alimento, mesmo assim não ficou bem vedado, então coloquei desse jeito mesmo em uma bacia grande com tampa e geladeira.
Hoje pela manhã colhi os frutos do casing 2, porém, não tirei foto, pois meu celular estava sem bateria e tinha horário marcado com um cliente aqui no escritório. Os 2 casing rendeu 120g de cogumelos frescos.
WP_20150314_009.jpg WP_20150314_012.jpg WP_20150315_004.jpg
Estou fazendo mais um túnel de vento usando uma caixa de metal de Jack Daniel's, o encaixe do cooler ficou simplesmente perfeito, sem necessidade de fitas adesivas, parafusos, etc, sem nenhuma folga, acho até que foi feito pra isso.:D
WP_20150316_002.jpg WP_20150316_003.jpgWP_20150316_006.jpg
 
Última edição:
Boa noite galera, estou com uma dúvida. Como o micélio esta solto na quentinha, posso tira-lo da mesma e dunkar apenas o micélio e depois voltar na quentinha?
Sei que é uma pergunta estranha, mais o meu medo é do micélio inchar e não caber mais na quentinha.
 
Acompanhando e aprendendo! :ler: Parabens pelos frutos! ;)
 
@RShankar é melhor você dunkar a quentinha inteira. No meu,eu encharquei a quentinha(no meu caso usei um tupperware),tampei,e botei na geladeira. No outro dia,escorri o excesso de água e aniversariei.
Salve, dessa vez dunkei a quentinha inteira. Mais da próxima vou remover o bolo pra ver qual métodos é mais fácil. Abraço.
Acompanhando e aprendendo! :ler: Parabens pelos frutos! ;)
Valeu Narciss, abraços.
 
Atualizando:
No dia 15/03 foi feito o dunk no casing 1 e dia 16/03 do casing 2.
Estou fazendo um teste com camadas, 2 casing foi feito com pó de coco + vermiculita 50/50, 1 casing fiz 30/70 e o de 500ml fiz só de vermiculita.
Dia 17/03 foi aniversariado os 4 casing. Como não coube todos no terrário, improvisei um mini terrário para o casing menor.
WP_20150318_006.jpg WP_20150318_008.jpg WP_20150318_013.jpg
 
Ta dahora mano, estou aprendendo com seu cultivo, pretendo fazer casing no próximo. Atualiza o andamento desses casings em proporções diferentes aí ;) Abração
 
Muito bom, parabéns! que sucesso!
Só tenha cuidado para esses chapéus que estão abrindo não soltarem esporos por cima de seus outros casings, uma carga muito grande de esporos, pode inibir um pouco o desenvolvimento das primórdias.
 
Muito bom, parabéns! que sucesso!
Valeu Tupy, sem a ajuda de vocês não teria conseguido.
Só tenha cuidado para esses chapéus que estão abrindo não soltarem Esporos por cima de seus outros casings
Sempre tento colher antes de esporular, assim que rompe o véu, o problema que essa cepa tem o crescimento extremamente rápido, questão de horas o chapéu abre, se não ficar em cima deles, passa do ponto.
 
Back
Top