Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Pastilhas Peltier

Caminhante

Cogumelo maduro
Membro Ativo
01/12/2006
209
73
Fala pessoal!

Depois de muito quebrar a cabeça pensando sobre um modo simples e fácil para que cultivadores que residem em locais onde as temperaturas são altas na maior parte do ano pudessem montar um terrário sem muitas parafernalhas como mangueiras circulando por dentro do terrário, bombas para circular a água gelada por dentro das mangueiras, serpentinas, isopor com água gelada + gelo dentro para circular pelas serpentinas que passam por dentro do terrário e mais um monte de coisas.

Conversando com o Maurício sobre o terrário, ele me falou sobre o preço de uma dessas bombas usadas em aquário que seviria no caso, para bombear a água gelada pelas serpentinas que passam por dentro do terrário. Pelo que ele me falou o preço era na faixa de ums R$ 90,00 (Confere Maurício?).

Depois de muito imaginar sistemas, estudar sobre sistemas de refrigeração e pesquisar bastante encontrei algo que pode revolucionar de uma vez por todas com esse problema.

A solução seriam as Pastilhas Peltier (Ou Pastilhas Termoelétricas).

Como funciona:

A pastilha-peltier foi desenvolvida primeiramente para uso na tecnologia espacial.

Ela funciona como um ar-condicionador tradiciona. Ou seja: ela transporta o calor de um lado para o outro!

Ao aplicar uma tensao eletrica, ela esfria em um lado e esquenta no outro!

A diferenca de temperatura chega até 55°C!


Existem vários modelos de potências diferenciadas. Diversas podem ser as aplicações das Pastilhas Termoelétricas.

Os cultivadores poderiam reunir aqui neste tópicos idéias e esquemas para montar de forma eficiente um terrário que seja resfriado por dentro através do uso dessas pastilhas!

Para tanto, é necessário que se leia um pouco sobre o funcionamento dessas pastilhas para o esquema ser o mais eficiente possível e para manter a segurança do perfeito funcionamendo da sua(s) pastilha(s).


Link para o Mercadolivre onde um vendedor mostra o uso dessas pastilhas para gabinetes de computadores aqui!

Link para um fórum onde alguém fala um pouco sobre Pastilhas Peltier aqui!
 
É uma boa pensar em um ciclo de trabalho contínuo, mas eu imagino que o ciclo de trabalho da pastilha, seja intermitente.

Pois, depois de assistida por um termostato, ela vai oscilar entre os acionamentos, mantendo a temperatura parametrizada no interior do terrário.

Se em algum caso a pastilha ficar acionada diretamente, ao meu ver, é porque está sub-dimensionada para a função que ela vai exercer.

E, mesmo assim, ela deveria suportar o regime contínuo de trabalho.
 
hmmmm...

Mais que artefato interessantissimo eim!!!

Dena, só falta acertar a o parametro da umidade e partir para a segunda fase do teste, que consiste em um cultivo, esperamos ve-lo aqui no forum eim!!
:D

Ai saberiamos o que os mágicos acharam da tecnologia!

Enquanto isso vou economizando para adiquirir uma placa Peltier tambem, posso imaginar diversas aplicações, de overclock do meu computador, ao prototipo do microondas de latinha de cerveja!!
eheheh



:p


Abraços
 
No mercado livre já estão vendendo como resfriador.. é só usar o mesmo esquema em um terrário e tentar ajustar a umidade

200506-Beer-Cooler-004s.jpg
 
Última edição por um moderador:
No mercado livre já estão vendendo como resfriador..
é só usar o mesmo esquema em um terrário e tentar ajustar a umidade

nao é tao simples quanto aparece neste sistema ai nao :(, podemos chamar esta foto de: Propaganda Enganosa :)

Quando o lado quente do peltier fica proximo da temperatura ambiente, ele passa a aquecer o outro lado.
O lado quente tem q estar o mais frio possivel e o lado frio tem q dispersar sua temperatura, uma boa ventoinha nos dois lados "teoricamente" resolveria, mas isso criaria uma turbulencia consideravel dentro do terrario.
Tem um site q fala sobre teoria dos peltier:
http://www.overclockers.com/tips45/
 
Li o tópico inteiro, pois moro no RJ e dentro do meu AP está fazendo 32 graus a noite e preciso resfriar meu terrário.

Alguém chegou a alguma conclusão com relação as pastilhas?

Uma dúvida, caso eu forneça menos corrente para a pastilha, sua potência ficará comprometida, logo a diferença de temperatura entre os lados seria menor, correto?

Outra dúvida, o vidro não corre risco de trincar ou até mesmo quebrar caso a temperatura baixe demais?

Um abraço
 
em vez de colocar na lateral do terrário de isopor não poderia tb ser colocado no vidro que fica na tampa?
Imagino que a posição não afete mto o desempenho...quem se arrisca a tentar? heheheeh

Esta pesquisa mostra uma caixa de isopor refrigerada por pastilhas peltier:
http://www.ppgia.pucpr.br/~santin/ee/2007/1s/3/


Vejam a foto, onde é mostrado que são usados dois coolers, um no lado frio e outro no lado quente.

foto4.JPG

Falaaa Dena!!

Porra que queda consideravel de umidade eim!!!

Será que nao vai ficar foda regular a nevoa do umidificador com isso?

Voce acha que a placa aguenta operar 24/7?


abraços!

Eu acho que, se não deixar sobreaquecer a pastilha nem entrar em curto por excesso de umidade entre as placas, por ser "do estado sólido", ela deve aguentar muitos anos de funcionamento ininterrupto.

Estou projetando um controlador de terrário com microcontrolador PIC que controlará Temperatura Interna, Externa, Umidade e Luz.
Comprei um sensor de umidade e dois de temperatura.

O controlador deverá ser capaz de controlar a velocidade dos coolers, uma pastilha peltier, um umidificador ultrassônico, a lâmpada fluorescente compacta e o aquecedor. O microcontrolador terá relógio em tempo real, para acionamento das cargas temporizadas. Deve ter um teclado para estabelecimento dos parâmetros de controle (set points) das variáveis.
O controlador será capaz de regular todos os parâmetros simultaneamente, de forma que eu possa manter o microclima o mais perfeito possível.


Quando estiver pronto o projeto, se funcionar tudo bem, pretendo vender o controlador de terrários para estas casas que vendem terrários, que acham?

Estou projetando um controlador de terrário com microcontrolador PIC que controlará Temperatura Interna, Externa, Umidade e Luz.
Comprei um sensor de umidade e dois de temperatura.

O controlador deverá ser capaz de controlar a velocidade dos coolers, uma pastilha peltier, um umidificador ultrassônico, a lâmpada fluorescente compacta e o aquecedor. O microcontrolador terá relógio em tempo real, para acionamento das cargas temporizadas. Deve ter um teclado para estabelecimento dos parâmetros de controle (set points) das variáveis.
O controlador será capaz de regular todos os parâmetros simultaneamente, de forma que eu possa manter o microclima o mais perfeito possível.


Quando estiver pronto o projeto, se funcionar tudo bem, pretendo vender o controlador de terrários para estas casas que vendem terrários, que acham?

Segue foto padrão para montagem da placa peltier, com dois dissipadores e coolers:



em vez de colocar na lateral do terrário de isopor não poderia tb ser colocado no vidro que fica na tampa?
Imagino que a posição não afete mto o desempenho...quem se arrisca a tentar? heheheeh

No site http://www.peltier.com.br/ tem muita informação sobre as placas peltier. Inclusive, uma tese da pucrs onde o pesquisador climatiza uma caixa de isopor.faq3.jpg
 
Última edição por um moderador:
qual a potência do cooler, como vocês fazem para liga-lo?
 
acredito que acoplando no vidro q vai na tampa do isopor ja de conta do recado.. e ai vai a dica q eu vou testar futuramente:

Projeto:
2 termostatos
1 Pastilha Peltier
1 Rele
1 Aquecedor

Entao vou setar as duas temperaturas no termostato de acordo com a necessidade..
Por exemplo 19-21 graus creio q eh o ideal..

Seta um termostato a 19 graus e liga nele um aquecedor;
Seta o outro termostato a 21 graus e liga nele o conjunto rele + pastilha de peltier (assuma q o cooler vai ser ligado junto da pastilha)

Com esse processo se a temperatura baixar de 19 graus, o aquecedor liga e a temperatura sobe, se a temperatura passar de 21 graus, o segundo termostato "desliga" contudo com o efeito do rele podemos NEGAR a tensao do termostato fazendo com q qnd ele desligar a pastilha + cooler ligue, esfriando assim.. ao atingir a temperatura 21 graus o termostato liga e a pastilha desliga..

Cara, você não precisa de um aquecedor aí não, é só usar cada termostato com uma direção de corrente elétrica na placa, se inverter a corrente, inverte o lado frio/quente :D
 
Cara, você não precisa de um aquecedor aí não, é só usar cada termostato com uma direção de corrente elétrica na placa, se inverter a corrente, inverte o lado frio/quente :D

Vamos olhar a data antes de comentar? O post é de quase 5 anos atrás, e o autor não acessa o CM há mais de um ano e meio.
 
Resgatando o post láaa do fundo do baú ^^
Aonde moro é muito frio no inverno e muito calor no verão e estou numa verdadeira batalha contra a temperatura, depois de muito pesquisar e trocar informações com alguns amigos chegamos no assunto da peltier. A minha intenção é testar o quanto antes o funcionamento da placa tanto para intuito de resfriamento como aquecimento e para minimizar os erros gostaria de saber se alguém tem mais alguma informação sobre esse esquema com o peltier, por acaso o pessoal que testou ainda está por aqui pra nos dar mais detalhes? E se sim, falem um pouco sobre a umidade tbm. ;)
 
Tem um diário em que recentemente o @Jow utilizou essas pastilhas de peltier. Pode dar uma olhada nos detalhes por lá, mas a resposta dele a como funcionam essas pastilhas foi a seguinte:

Pelo q li das pastilhas peltier, elas transferem a temperatura de um lado para outro da pastilha. Deixando-a com um lado frio e um lado quente. Sendo necessário um cooler na parte quente para balanceamento/resfriamento Em terrarios de isopor é necessário colocar um condutor térmico de fora pra dentro do isopor e colar a pastilha nesse condutor ou entao colar a pastilha na tampa de vidro do isopor. Pois ela libera muito calor de um lado. E ira derreter o Isopor caso fique em contato direto. No fórum tem falando mais sobre ela e o mecanismo. O termostato seria para deixar a temperatura controlada. Ligando e desligando a pastilha na temperatura pré-determinada. (necessita tambem de um relé e uma fonte de pc e um dissipador de calor, alem do cooler, só para o mecanismo da peltier.)

:coffee:
 
Acredito que a resolução desse tópico se perdeu no tempo que o fórum passou offline.
Revivendo este tópico interessantíssimo para adicionar um novo ponto, visando facilitar a pesquisa de eventuais interessados.

Vale a pena assistir este vídeo do Manual do Mundo. Ele ensina a fazer uma mini-geladeira que chega a temperatura bem menores. Para isso, o autor do vídeo investe no isolamento térmico.

É teoricamete possível controlar a temperatura interna do ambiente mexendo na quantidade de energia que alimentará a placa. Não obstante, isso envolve partir do princípio que a peltier vai passar todo o tempo ligada, o que é um grande problema quando pensamos no consumo de energia. A peltier do Dena por exemplo tem 70W de potência. Um frigobar tem em média 30W.... Ou seja, mais fácil, mas não mais barato, comprar um frigobar e adaptar para construir o terrário.

Porém, se conseguirmos um bom isolamento podemos tentar trabalhar com um ciclo de temperatura onde a peltier resfria o sistema, ele esquenta naturalmente até uma determinada temperatura e então a peltier liga novamente. Quando maior a diferença e menor o tempo que a peltier passar ligado, menor seria o consumo de energia, garantindo então uma boa viabilidade econômica.

Atualmente estou pesquisando justamente isso para o meu primeiro cultivo:
Em Andamento - Pf TEK com Refrigeração - Cultivo no NE

Quando chegar a uma versão definitiva, irei fazer um tutorial.
 
Back
Top