Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Pastilhas Peltier

Caminhante

Cogumelo maduro
Membro Ativo
01/12/2006
209
73
Fala pessoal!

Depois de muito quebrar a cabeça pensando sobre um modo simples e fácil para que cultivadores que residem em locais onde as temperaturas são altas na maior parte do ano pudessem montar um terrário sem muitas parafernalhas como mangueiras circulando por dentro do terrário, bombas para circular a água gelada por dentro das mangueiras, serpentinas, isopor com água gelada + gelo dentro para circular pelas serpentinas que passam por dentro do terrário e mais um monte de coisas.

Conversando com o Maurício sobre o terrário, ele me falou sobre o preço de uma dessas bombas usadas em aquário que seviria no caso, para bombear a água gelada pelas serpentinas que passam por dentro do terrário. Pelo que ele me falou o preço era na faixa de ums R$ 90,00 (Confere Maurício?).

Depois de muito imaginar sistemas, estudar sobre sistemas de refrigeração e pesquisar bastante encontrei algo que pode revolucionar de uma vez por todas com esse problema.

A solução seriam as Pastilhas Peltier (Ou Pastilhas Termoelétricas).

Como funciona:

A pastilha-peltier foi desenvolvida primeiramente para uso na tecnologia espacial.

Ela funciona como um ar-condicionador tradiciona. Ou seja: ela transporta o calor de um lado para o outro!

Ao aplicar uma tensao eletrica, ela esfria em um lado e esquenta no outro!

A diferenca de temperatura chega até 55°C!


Existem vários modelos de potências diferenciadas. Diversas podem ser as aplicações das Pastilhas Termoelétricas.

Os cultivadores poderiam reunir aqui neste tópicos idéias e esquemas para montar de forma eficiente um terrário que seja resfriado por dentro através do uso dessas pastilhas!

Para tanto, é necessário que se leia um pouco sobre o funcionamento dessas pastilhas para o esquema ser o mais eficiente possível e para manter a segurança do perfeito funcionamendo da sua(s) pastilha(s).


Link para o Mercadolivre onde um vendedor mostra o uso dessas pastilhas para gabinetes de computadores aqui!

Link para um fórum onde alguém fala um pouco sobre Pastilhas Peltier aqui!
 
eu nao saberia montar um barato desses nem a pau.
se alguem abrir uma fabrica dess aengenhoca pronta montada fica rico.
eu ja penso em uam latinha de pytú com uma placa dessas mantendo a cana geladinha.
:pos::pos:
 
to acertando isso!

A fonte mais RECOMENDADA é uma fonte de PC forte, aquelas de 350/400w REAIS, assim com ela vc poderia tocar varias outras coisas do terrário além da pastilha, agora se for só pra UMA pastilha, essas fontes normais aguentam, mais força um pouco a linha de 12V como eu mostrei acima.

As fontes de pc tem sua potencia dedicada às linhas de 3.3 5V, pois são elas que alimentam o processador e o vídeo.

Caso você tenha problema de Processador travando à toa, micro desligando, pode ser a fonte que não está aguentando. os processadores novos puxam uma bela corrente, que as vezes a fonte não está sendo capaz de suprir.

Segue Abaixo o rótulo da fonte utilizada no teste.

fonte.JPG
 
Última edição por um moderador:
Belo Trabalho Tio ,deu P Ter Uma Grande Nocao De Como Essas Paquinha De Peltier Fucionam,
Incrivel...
 
òtimo trabalho, Tio Dena.

Poderia ser utilizado uma bateria automotiva para fornecer a alimentação para a pastilha, certo? E, um carregador desses de carga lenta e de tamanho reduzidos, acredito que dariam conta do recado.

Seu trabalho é muito bom, agora como você citou, testes têm que serem feitos no terrário, e deve-se ficar atento com o parâmetro de umidade, pois o sistema de refrigeração diminui a umidade presente no ar.

Outra coisa interessante, é ter uma idéia de valores de aquisição de todos os materiais necessários, incluindo também o termostato para controlar as pastilhas.

abraço, e vamos amadureçendo a idéia.
:pos:
 
Falaaa meus queridos!!
blz?

Fantastico, recentemente li num site de noticias geeks que já conseguiram miniaturalizar esse sistema para o tamanho de um transistor de computador, e cogita-se a possibilidade dos futuros processadores utilizarem refrigeração ativa ( que consume energia para realizar as trocas termicas).

Mais voltando ao assunto do topico, e pedindo uma ajuda dos mestres cultivadores:

O indicado no cultivo de cogumelos não seria a temperatura estavel, sofrendo poucas variações, um sistema utilizando a placa dentro do terrario não provocaria uma oscilação grande de temperatura quando ligado?




Penso que a solução ideal seria utilizar um sistema de serpentina circulando agua fria dentro do terrario, o reservatorio de agua onde a bomba ficaria poderia ser facilmente construido com chapas de zinco (ou algum outro metal que conduza mais calor como o aluminio), criando um reservatorio pequeno para que o volume de agua a ser refrigerada seja pequeno.

A placa seria presa no reservatorio de zinco.

E um sistema com 2 termostatos.
Primeira associação:
o primeiro dentro do terrario, esse iria acionar o sistema de circulação e o termostato do reservatorio.
o segundo no reservatorio faria a agua manter-se na temperatura ideal nao refrigerando demais a agua.

Segunda associação:
o primeiro dentro do terrario, iria acionar a placa que começaria a refrigerar a agua do reservatorio.
o segundo dentro do reservatorio, iria acionar o sistema de circulação de agua quando a agua no reservatório estiver na temperatua ideal.


Bom é isso ae, abraços!!!
 
Tio Dena... a fonte eu falei que ajudei a um cara a fazer.. (na verdade o cara fez sozinho eu só dei uma mão ehhehhe.. não entendo de eletrônica.)

Eu não sei dizer se ela presta pra essas pastilhas... ela é constituída de um transformador, 4 diodos, e um capacitor eletrolítico.

Pode-se pensar vários modelos de montagem, de acordo com o material do terrário de cada um. Será que nos de vidro apenas a parte fria em contato com o vidro faria o servirço?
 
òtimo trabalho, Tio Dena.

Poderia ser utilizado uma bateria automotiva para fornecer a alimentação para a pastilha, certo? E, um carregador desses de carga lenta e de tamanho reduzidos, acredito que dariam conta do recado.

Seu trabalho é muito bom, agora como você citou, testes têm que serem feitos no terrário, e deve-se ficar atento com o parâmetro de umidade, pois o sistema de refrigeração diminui a umidade presente no ar.

Outra coisa interessante, é ter uma idéia de valores de aquisição de todos os materiais necessários, incluindo também o termostato para controlar as pastilhas.

abraço, e vamos amadureçendo a idéia.
:pos:


Eu ainda acho mais fácil uma fonte de PC, pois o trabalho que uma bateria e uma fonte daria, aqula porrada de fio pra cá e pra lá, e passa um tempo tem que por água, e passa outro tempo tem que trocar a bateria. isso quando a maldita não resolve ficar soltando um vaporzinho de ácido sulfurico quando está carregando que arrebenta com td o que está perto... AAAAAHHHHH, chega! pelamor de deus, bateria não!

Coloca uma fonte de Pc boa, que vc alimenta tudo no terrário e é bem mais fácil e barato! Vc temuma fonte chaveada forte, estabilizada, filtrada e pequena!

Usar a para refrigerar a água da serpentina ao invés de colocar gêlo é uma boa também, como sugeriu o rodtroll eu vou fazer os testes para refrigerar a água também!

Abraços
 
Fala Tio Dena:pos:

A idéia de refrigerar a água no reservatório, acredito ser mais promissora do que resfriar o ambiente do terrário.

Só fica o incoveniente de ter que fazer a serpentina, para quem ainda não tem.

E, como no meu caso, utilizo refrigeração no verão e aquecimento no inverno, a pastilha faz as 2 funções, basta inverter a ligação, confere?

E, o sistema funcionaria bem com apenas um termostato, que acionaria a bomba de circulação de água, e a alimentação da pastilha.

Outra coisa a ficarmos atentos: a superfície que receberá a pastilha, deve ser boa condutora de temperatura, e não deformar com essa.

Uma pastilha dessas direto num terrário de isopor, não é viável.
 
Fala Tio Dena:pos:

A idéia de refrigerar a água no reservatório, acredito ser mais promissora do que resfriar o ambiente do terrário.

Essa é certeza que funciona, mas pretendo fazer os testes com o ambiente, para que a serpentina e o pote de gêlo possam ser descartados.


E, como no meu caso, utilizo refrigeração no verão e aquecimento no inverno, a pastilha faz as 2 funções, basta inverter a ligação, confere?

Exato, ao inverter a polaridade da pastilha ela inverte os lados que ela esquenta e esfria! não sei se isso é recomendado!

E, o sistema funcionaria bem com apenas um termostato, que acionaria a bomba de circulação de água, e a alimentação da pastilha.

Exato!

Outra coisa a ficarmos atentos: a superfície que receberá a pastilha, deve ser boa condutora de temperatura, e não deformar com essa.

Então, essa superfície não empenou, é o formato dela mesmo, aquela peça é uma base para processador athlon 64 939, é feita de aço, para empenar ela necessita de mais de 900 graus, pressão e/ ou um choque térmico. e ela estava prea ao lad frio da pastilha, não iria empenar nem se fosse plástico.



Uma pastilha dessas direto num terrário de isopor, não é viável.

Vc diz pela temperatura que o dissipador atinge? ou pelo fator umidade? ou os 2? ou os 3? qual é o 3?


Abraços
 
Pessoal, fiz os testes essa madrugada com a pastilha, acompanhem pelas fotos.

A temperatura do lado de fora e de dentro do terrário estava em 26ºC e a umidade interna do terrário em 90%. (ele estava desativado)

Em duas horas a temperatura desceu pra 17.3 e a umidade para 86%.

termometro.JPGterrario1.JPG

Ficou provado que prejudica sim a umidade interna, mas comigo acontece o mesmo com a serpentina. A umidade presente no ar condensa por toda a serpentina enquanto a água gelada circula.

terrario2.JPG

Notei também que o segredo da pastilha é o dissipador do lado quente, quanto mais forte, melhor ela funciona. Consequentemente a temperatura do Ambiente externo também influi muito, to querendo ver como ela vai se sair a uma temperatura ambiente de 32/35ºC.

reparem no tamanho do dissipador/cooler acoplado à parte quente:

cooler.JPG

Abraços
 
Última edição por um moderador:
Um salve ao Tio Dena, que passou a madrugada bêbado e testando as pastilhas!!!!

Então, quando citei que não achava viável, seria mesmo por possíveis acidentes com a parte quente, deformação no terrário e interferência na umidade.

Mas, vale ressaltar que não testei as pastilhas, então Tio, que vc acha, a temperatura atingida na parte quente da pastilha, é suficiente para provocar queimaduras e derretimento no material do terrário?

Agora, quanto a inverter a ligação para usar o modo aqueçimento, não vejo problema algum, visto que existem Mini-geladeiras no mercado que utilizam essas pastilhas, dessas portáteis para usar no carro, e alimentada com tensão 12V. Sei que um dos modelos, resfria a ponto de fazer gelo, e invertendo a chave, aqueçe até 40ºC. Dá uma olhada no site da black & decker, se quiser visualizar a mini-geladeira

Seria uma boa conseguir eliminar o reservatório de água e a serpentina, mas não sei se a pastilha vai ter autonomia para resfriar um ambiente de volume maior, tipo 100, 120 Litros. Os testes são muito válidos, Tio.

Por fim, a deficiência na umidade usando-se serpentina ou a pastilha, sempre vai ocorrer, e fica mais agravada na etapa em que se mantém a temperatura de pinagem (mais baixa). Quando se está na temperatura de frutificação, esse problema é praticamente inexistente. Ocorre por aqui também, e tenho corrigido a umidade na pinagem, com uso de umidificador.

Muito bom seus testes, e sua aplicação , sempre vestindo a camiseta da causa enteógena.

:pos:
 
Animal Dena!!!

Só complete com algumas informações para ajudar a compreender melhor o experimento:

Você testou no terrario de 50 ou no de 100 litros?

Não havia cases nem bolos ou qualquer outra coisa que possa "consumir" o volume interno?

Quando testou o umidificador estava desligado né? (afinal foi uma queda de apenas 4% na umidade, acho insignificante no caso do uso de umidifcadores, não sei como seria com a perlita ou a argila expandida no fundo do terrario)

O termometro dentro do terrario estava posicionado onde?

Caso você repita os testes, faça uma leitura da temperatura da face quente e fria da placa pra gente ter uma ideia do quanto "traumatico" para estabilidade da temperatura do ambiente esse tipo de resfriamento é.


Parabens Dena!!!


Abraços.
 
Então, quando citei que não achava viável, seria mesmo por possíveis acidentes com a parte quente, deformação no terrário e interferência na umidade.

Mas, vale ressaltar que não testei as pastilhas, então Tio, que vc acha, a temperatura atingida na parte quente da pastilha, é suficiente para provocar queimaduras e derretimento no material do terrário?


A temperatura da parte quente, usando um dissipador menor do que eu estou usando o máximo que ele chegou foi a 43ºC, mas ele era pequeno! Este outro maior fica em torno de 30/32ºC, não seria problema para o EPS.

Agora, quanto a inverter a ligação para usar o modo aqueçimento, não vejo problema algum, visto que existem Mini-geladeiras no mercado que utilizam essas pastilhas, dessas portáteis para usar no carro, e alimentada com tensão 12V. Sei que um dos modelos, resfria a ponto de fazer gelo, e invertendo a chave, aqueçe até 40ºC. Dá uma olhada no site da black & decker, se quiser visualizar a mini-geladeira

Então "SENTA A PUA" :D:pos:

Seria uma boa conseguir eliminar o reservatório de água e a serpentina, mas não sei se a pastilha vai ter autonomia para resfriar um ambiente de volume maior, tipo 100, 120 Litros. Os testes são muito válidos, Tio.

Essa pastilha eu considerei adequada, mas um pouco no limite para o terrário de 100 litros. num dia que a temperatura chegar a 35/38ºC ela vai enar um pouco, viste que hoje a uma e meia da tarde o terrário estava em 19ºC enquanto pela madrugada ele chegou a 16.5ºC.
A pastilha que eu utilizei é 70 watts, temos até 260 para vender, se aumentar a área, é só aumentar a potencia da pastilha e da fonte! a de 70w puxa 8A em 15.4V a de 90W = 8A, de 100W 12A de 260W 30A.

Por fim, a deficiência na umidade usando-se serpentina ou a pastilha, sempre vai ocorrer, e fica mais agravada na etapa em que se mantém a temperatura de pinagem (mais baixa). Quando se está na temperatura de frutificação, esse problema é praticamente inexistente. Ocorre por aqui também, e tenho corrigido a umidade na pinagem, com uso de umidificador.

A interferência na umidade é sim um problema, mas para corrigir eu fiz o mesmo que você, aumentei o tempo do umidificador! Condensa água pra caramba no dissipador frio.

Muito bom seus testes, e sua aplicação , sempre vestindo a camiseta da causa enteógena.
:pos:

Eu me divirto mais equipando o terrário e inventando moda para o cultivo do que com o proprio cultivo!

Abraços
 
Fala trór! tranquilo?

Animal Dena!!!

Só complete com algumas informações para ajudar a compreender melhor o experimento:

Você testou no terrario de 50 ou no de 100 litros?

No de 100 litros, o outro eu não tava afim de "rasgar" ele.

Não havia cases nem bolos ou qualquer outra coisa que possa "consumir" o volume interno?

Negativo, o terrário estava vaziozim!

Quando testou o umidificador estava desligado né? (afinal foi uma queda de apenas 4% na umidade, acho insignificante no caso do uso de umidifcadores, não sei como seria com a perlita ou a argila expandida no fundo do terrario)

Não, o terrário estava operando normalmente, mas sem nada dentro.

Com perlita e argila a umidade vai ficar sim prejudicada!

O termometro dentro do terrario estava posicionado onde?

Bem no meio do terrário

Caso você repita os testes, faça uma leitura da temperatura da face quente e fria da placa pra gente ter uma ideia do quanto "traumatico" para estabilidade da temperatura do ambiente esse tipo de resfriamento é.

Ew fiz na firma, estou sem ponta termopar pro multímetro, eu queimei a minha! a parte quente chegou à 43graus com um dissipador pequeno improvisado e a parte fria -3graus. depois que montei dissipador na parte fria ela ficava entre 10 a 15 graus.

Abraços
 
Mais alguns testes, a umidade fica bem prejudicada! Isso aconteceu com o umidificador ligado.

Primeira imagem, peltier desligado:

desligado.JPG

1 hora ligado:

1hora.JPG

2 Horas ligado:

2horas.JPG

4 horas ligado:

4horas.JPG

Eu não mexi no tempo do umidificador, o ciclo está em 40 segundos por hora!

Abraços
 
Última edição por um moderador:
Falaaa Dena!!

Porra que queda consideravel de umidade eim!!!

Será que nao vai ficar foda regular a nevoa do umidificador com isso?

Voce acha que a placa aguenta operar 24/7?


abraços!
 
Back
Top