Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Pastilhas Peltier

Caminhante

Cogumelo maduro
Membro Ativo
01/12/2006
209
73
Fala pessoal!

Depois de muito quebrar a cabeça pensando sobre um modo simples e fácil para que cultivadores que residem em locais onde as temperaturas são altas na maior parte do ano pudessem montar um terrário sem muitas parafernalhas como mangueiras circulando por dentro do terrário, bombas para circular a água gelada por dentro das mangueiras, serpentinas, isopor com água gelada + gelo dentro para circular pelas serpentinas que passam por dentro do terrário e mais um monte de coisas.

Conversando com o Maurício sobre o terrário, ele me falou sobre o preço de uma dessas bombas usadas em aquário que seviria no caso, para bombear a água gelada pelas serpentinas que passam por dentro do terrário. Pelo que ele me falou o preço era na faixa de ums R$ 90,00 (Confere Maurício?).

Depois de muito imaginar sistemas, estudar sobre sistemas de refrigeração e pesquisar bastante encontrei algo que pode revolucionar de uma vez por todas com esse problema.

A solução seriam as Pastilhas Peltier (Ou Pastilhas Termoelétricas).

Como funciona:

A pastilha-peltier foi desenvolvida primeiramente para uso na tecnologia espacial.

Ela funciona como um ar-condicionador tradiciona. Ou seja: ela transporta o calor de um lado para o outro!

Ao aplicar uma tensao eletrica, ela esfria em um lado e esquenta no outro!

A diferenca de temperatura chega até 55°C!


Existem vários modelos de potências diferenciadas. Diversas podem ser as aplicações das Pastilhas Termoelétricas.

Os cultivadores poderiam reunir aqui neste tópicos idéias e esquemas para montar de forma eficiente um terrário que seja resfriado por dentro através do uso dessas pastilhas!

Para tanto, é necessário que se leia um pouco sobre o funcionamento dessas pastilhas para o esquema ser o mais eficiente possível e para manter a segurança do perfeito funcionamendo da sua(s) pastilha(s).


Link para o Mercadolivre onde um vendedor mostra o uso dessas pastilhas para gabinetes de computadores aqui!

Link para um fórum onde alguém fala um pouco sobre Pastilhas Peltier aqui!
 
Custa R$ 60,00 uma placa Muilok, talvez uma só resolva tudo. Acho que informando o tamanho do terrário para o cara ele dirá se funcionará ou não. Até porque o que se quer é apenas baixar uns graus na temperatura, e não gelar tudo. Por isso eu acho que uma só deve resolver... vai saber né.

Pelo menos eu gostei da idéia das pastilhas, e se tivesse uma grana aqui eu já testaria e depois postaria sobre isso mas por enquando não dá.

A intenção inicial era apenas baixar ums graus na temperatura e verificar a temperatura no interior do terrário. Ficando aproximado do parâmetro estaria bom.

Para garantir a temperatura exata dentro do terrário, teria que utilizar mais de uma placa.

Talvez uma placa na tampa superior resolva o fato. Mas aí vem de instalar um cooler, deve custar mais um troco.

Com 60,00 dá pra adquirir um termostato, mas volta no velho sistema de serpentina, que é confiável.

Porém, vamos avançando a idéia, pode ser mais uma alternativa pro pessoal conseguir controlar a temperatura do cultivo.

good vibes!
 
em vez de colocar na lateral do terrário de isopor não poderia tb ser colocado no vidro que fica na tampa?
Imagino que a posição não afete mto o desempenho...quem se arrisca a tentar? heheheeh

Acho que tem perigo de condensar muito o vidro, e acabar pingando dentro do terrário.
 
eu desconhecia estas pastilhas.
muito interessante, se for viável será muito útil para os cultivadores.
pesquisas assim são muito importantes para nossa comunidade.
obrigado tripman!
 
De acordo com o vendedor pode ser usado pra esfriar água de aquário, e tb pra montar uma mini geladeira(nao disse quantas placas precisa). O problema é q não define qual o volume de ar que uma placa só consegue esfriar.
Eu não tinha pensado no lance da condensação, mas num terrario de isopor poderia ter uma placa de vidro escuro na lateral pra acoplar.
 
Vocês não viram as moledas congeladas e o multímetro medindo -6°C ? (Seis graus negativos!)

Se a dissipação do calor for boa, com cooler e tudo, ele esfriará MAIS AINDA!!!

Preste atenção que ele TRANSFERE a temperatura alta de um lado para o outro! Por tanto ele vai puxar o máximo de calor do terrário e mandar pro outro lado da pastilha e o dissipador + o cooler fará o servirço de esfriar legal e fazendo assim a pastilha esfriar ainda mais o outro lado.

Vale também lembrar que o ar frio é mais pesado do que o ar quente... então o ar mais frio dentro do terrário desceria para perto dos cogumelos enquanto o quente subiria... aí a pastilha iria absorver e esfriar. Pensando assim o terrário todo ficaria "friozinho"!

O negócio é estudar isso junto ao vendedor.. se apenas uma pastilha já dá conta do recado e tal. Eu creio que apenas uma já baixe ums graus aí sim.. e aí fica a temperatura ideal. Mas só o vendedor pra dizer isso mesmo.

Creio que poderia ser feito também em terrários de isopor.. colocando um vidro do lado do isopor do jeito que se coloca na tampa. Ou acoplar na tampa mesmo... só testando pra saber a melhor forma.
 
Vocês não viram as moledas congeladas e o multímetro medindo -6°C ? (Seis graus negativos!)

Se a dissipação do calor for boa, com cooler e tudo, ele esfriará MAIS AINDA!!!

Preste atenção que ele TRANSFERE a temperatura alta de um lado para o outro! Por tanto ele vai puxar o máximo de calor do terrário e mandar pro outro lado da pastilha e o dissipador + o cooler fará o servirço de esfriar legal e fazendo assim a pastilha esfriar ainda mais o outro lado.

Vale também lembrar que o ar frio é mais pesado do que o ar quente... então o ar mais frio dentro do terrário desceria para perto dos cogumelos enquanto o quente subiria... aí a pastilha iria absorver e esfriar. Pensando assim o terrário todo ficaria "friozinho"!

O negócio é estudar isso junto ao vendedor.. se apenas uma pastilha já dá conta do recado e tal. Eu creio que apenas uma já baixe ums graus aí sim.. e aí fica a temperatura ideal. Mas só o vendedor pra dizer isso mesmo.

Creio que poderia ser feito também em terrários de isopor.. colocando um vidro do lado do isopor do jeito que se coloca na tampa. Ou acoplar na tampa mesmo... só testando pra saber a melhor forma.


acredito que acoplando no vidro q vai na tampa do isopor ja de conta do recado.. e ai vai a dica q eu vou testar futuramente:

Projeto:
2 termostatos
1 Pastilha Peltier
1 Rele
1 Aquecedor

Entao vou setar as duas temperaturas no termostato de acordo com a necessidade..
Por exemplo 19-21 graus creio q eh o ideal..

Seta um termostato a 19 graus e liga nele um aquecedor;
Seta o outro termostato a 21 graus e liga nele o conjunto rele + pastilha de peltier (assuma q o cooler vai ser ligado junto da pastilha)

Com esse processo se a temperatura baixar de 19 graus, o aquecedor liga e a temperatura sobe, se a temperatura passar de 21 graus, o segundo termostato "desliga" contudo com o efeito do rele podemos NEGAR a tensao do termostato fazendo com q qnd ele desligar a pastilha + cooler ligue, esfriando assim.. ao atingir a temperatura 21 graus o termostato liga e a pastilha desliga..

Enfim eh um sistema a ser testado nessas ferias! Abracos

OBS: esse eh um projeto bom para cidades que apresentam alta amplitude termica (como a minha) onde num dia pode variar 10 graus celcius.. em cidades com clima muito quente soh a pastilha da conta, em cidades muito frias soh o aquecedor basta.. :)
 
Tem que se informar de tudo para não fazer algo errado.. por exemplo se pode usar termostatos para ligar e desligar a pastilha.
 
Tem que se informar de tudo para não fazer algo errado.. por exemplo se pode usar termostatos para ligar e desligar a pastilha.

verdade.. por isso ainda eh projeto :) realmente esse ponto eh importante, afinal se o chaveamento de tensao for constante pode queimar a pastilha.. ae teria q conversar com o fabricante.. mas o fato de ligar no termostato eh indiferente.. o unico problema seria essa oscilacao ligado/desligado
 
http://www.aquaguppy.com/loja/produtos.asp?produto=195

Aqui está o link para adquirir bombas de circulação com um ótimo preço. Com os 90,00 acima citados, dá pra montar todo o terrário. Nesse site vcs encontram também: bombas de ar, mangueiras, pedras porosas e higrômetro.

Então, pelo que li não acho uma boa a utilização dessas placas no terrário. Para ter eficiência, deveria ser instalada uma por parede, para ter garantia de temperatura exata no ambiente. O preço e as condições de instalação, são superiores a uma serpentina. Sem falar que também exige um sistema automatizado para controlar a ação das placas, senão as temperaturas podem ficar fora de parâmetro.

Porém, quem quiser investir e utilizá-las, mãos à obra!!!

Eu concordo com o muilok.

A ferramenta parece ser ótima, mas precisa ser estudada.
Não há outra maneira de conhecê-la a não ser testando.
O vendedor citado no ML não parece ser muito confiavel, ele desconheçe o que está vendendo.
A placa tem um consumo elevado de energia, se necessitarmos de 4 plaquinhas em um terrário teriamos uma corrente (I) de 32A (ampreres) sob uma tensão (V) de 12v (volts). Uma fonte de pc qualquer não seria suficiente para alimentá-las sem explodir em pouco tempo de operação.

O problema da dissipação de calor na parte interna do terrário pode facilmente ser resolvida com uma superfície de condução do calor com área maior e/ou ventilação forçada(interna).

Para que não quer gastar dinheiro comprando e testando/simulando tudo existem cálculos para se ter uma boa noção do que ocorrerá, mas necessitam de informaçoes do fabricante. (quem fabrica isso)

Resumindo: achei muito interessante a idéia, mas não vai ser tão simples assim colocá-la em operação com segurança e baixo investimento!

Abraços
 
olha Ai Como Sao As Pastilhas Por Curiosidade...​
CP12.gifimg.gifLNB.gif
Essa Ultima Esta Em Funcionamento, Congelou​
 
Última edição por um moderador:
ela nao precisa ficar 100% do tmpo ligada.
pode resfriar a agua até de umsistema desses de cirulçao muilok e se rativada/desativada por um termostato simples.
continuo na ideia do superbonder.
 
Muito linda esta obra da engenharia. o problema maior é o custo dela e dos outros itens que acompanharão o sistema. em seguida vêm a mão de obra.
Já encontrei os fabricantes e representantes no brasil, vou tentar conseguir um preço mais acessível para fazer testes.

Abraços
 
Muito linda esta obra da engenharia. o problema maior é o custo dela e dos outros itens que acompanharão o sistema. em seguida vêm a mão de obra.
Já encontrei os fabricantes e representantes no brasil, vou tentar conseguir um preço mais acessível para fazer testes.

Abraços

Boa Titio!!! :D

Se pensar-mos bem pode ser que nem fique tão caro não hein... eu acho que isso de FONTE DE COMPUTADOR foi mencionado para o uso em computadores.... mas eu acho que outras fontes que atendam as exigências da pastilha funcionam perfeitamente e não são tão "grosseiras" como fontes de PC.

No mais.. termostato... cola de silicone... (suber bonder é fod* né Alien... huaehaehe)

Faltou algo? Bem... pode sair um pouco mais caro que o sistema com mangueiras.. mas você não vai ter que ficar fazendo gelo e bolar um monte de coisas... a mão de obra se for ver é menor...

Só vamos saber disso tudo TESTANDO! Talvez fique uma coisa pela outra... talvez fique melhor.. talvez não funcione.

O negócio é pedir o máximo de info do fabricante, sobre a alimentação, uso de termostatos, se uma placa dá para esfriar um terrário (Informando as medidas do terrário e o material se é vidro, isopor + vidro, etc.)

Pelas fotos que aparecem com uma só pastilha congelando... eu creio que uma só deva atender ao propósito desejado:

Baixar alguns graus na temperatura interna do terrário.

Mas como já disse anteriormente: Só testando!
 
Boa Titio!!! :D

Se pensar-mos bem pode ser que nem fique tão caro não hein... eu acho que isso de FONTE DE COMPUTADOR foi mencionado para o uso em computadores.... mas eu acho que outras fontes que atendam as exigências da pastilha funcionam perfeitamente e não são tão "grosseiras" como fontes de PC.

No mais.. termostato... cola de silicone... (suber bonder é fod* né Alien... huaehaehe)

Faltou algo? Bem... pode sair um pouco mais caro que o sistema com mangueiras.. mas você não vai ter que ficar fazendo gelo e bolar um monte de coisas... a mão de obra se for ver é menor...

Só vamos saber disso tudo TESTANDO! Talvez fique uma coisa pela outra... talvez fique melhor.. talvez não funcione.

O negócio é pedir o máximo de info do fabricante, sobre a alimentação, uso de termostatos, se uma placa dá para esfriar um terrário (Informando as medidas do terrário e o material se é vidro, isopor + vidro, etc.)

Pelas fotos que aparecem com uma só pastilha congelando... eu creio que uma só deva atender ao propósito desejado:

Baixar alguns graus na temperatura interna do terrário.

Mas como já disse anteriormente: Só testando!

essas ferias pretendo fazer os devidos testes!
Se tudo correr como eu planejo, devo postar informacoes sobre as experiencias :) mas acredito muito nas pastilhas.. andei lendo mais sobre elas..

Paz
 
Fala Tio Dena, tudo tranquilo?

Um teste com essas placas é desejável, sempre.

O negócio antes de investir, é buscar o máximo de informações com o fornecedor.

Se a corrente elétrica for muito alta, aí fica tudo mais engenhoso, e com alto custo.

Com o controlador de temperatura, consigo acionar diretamente qualquer dispositivo, até a corrente máxima de 5A. A maioria dos termostatos encontrados no mercado acredito que não cheguem à essa amperagem. Então, vai ser indispensável o uso de relés, talvez contactoras, onde alimenta-se a bobina de acionamento através do NA e NF do controlador.

Aí, se for só em corrente contínua, a fonte para gerar essa amperagem é grande, pesada, cara. Pode-se optar por bateria automotiva, então exige um carregador sempre ligado a ela.

é possível, um pouco complicado, talvez de custo inviável.

Grande abraço, cientista maluco!!!!:)

Mais um pitaco:

Como o Alien citou, a placa pode ser usada para resfriar solução em um reservatório, no caso de utilizar serpentina. Não sei o rendimento dela, porém a instalação seria meio complicada, tanto quanto colocar no terrário.

outra observação, vendo a placa que congelou: com toda certeza, iria influir na umidade interna do terrário. Não sei até que ponto, se chega a ser desfavorável, mas que vai vai.

paz e muita luz!
 
Essa parte eu não entendi bulhufas... poderia explicar mais detalhadamentre Muilok?

Claro que sim!!

Não tenho características técnicas desse material, por isso era bom garimpar informações com os fornecedores.

Porém, se elas funcionam a partir de alimentação em 12VCC (12 volts corrente contínua), é necessário uma fonte de alimentação que forneça essa tensão, e muito importante, é saber a corrente elétrica envolvida para elas funcionarem.

Então, essa quantidade de corrente (amperagem, símbolo A), é o que eu quis chamar atenção.

A maioria dos transformadores e fontes de 12V que vc conheçe, é de uma corrente muito baixa, raramente atingem 1A.

Talvez seja preciso montar essa fonte, ou utilizar uma bateria automotiva, e sistema de recarga.

Corrente contínua é utilizada em sistemas de baixa tensão (exemplo: 12V), e a corrente elétrica predial, é corrente alternada (110 / 220 VAC).

abraço!
 
Muilok, eu já fiz uma fonte de aproximadamente 12v com um cara aí... eu já liguei uma ventoinha nele, amplificadores, etc... só não sei a amperagem.

A fonte é um transformador, 4 diodos e um capacitor eletrolítico. Se pá dá para montar uma fonte da amperagem que quiser apenas modificando alguma peça... nem é caro montar uma fonte assim... só não sei se dá pra fazer isso aí de ajustar a amperagem.
 
Então pessoal, desculpa pela falta de atenção aí ano fórum mais eu ando meio ocupado.

Consegui comprar duas pastilhas peltier direto do importador através da firma. Vou relatar aqui os resultados feitos com uma fonte de PC que promete 14 A na linha de 12V.

Como podem observar pela primeira foto, o multímetro maior mostra a Amperagem(corrente/carga) que está sendo consumida pela pastilha em tempo real, já o multímetro menor mostra a voltagem(tensão).

A carga que a pastilha está consumindo é de 4.3 A, enquanto a tensão é de 11.3V.

esse primeiro esquema que eu montei foi para observar o comportamento da fonte, e o que eu havia comentado sobre as fontes de pc normais não aguentarem fica provado aqui.
A fonte apresentou uma queda de tensão com um terço da carga suportada.

PRIMERA.jpg

A segunda imagem mostra a montagem da pastilha no cooler, para fazer os primeiros testes.

SEGUNDA.jpg

Observem na terceira foto a tensão da fonte sem carga alguma. ela está em 12.1V, o que era para manter até um pouco mais de meia carga "prometida/descrita".

TERCEIRA.jpg

Quando eu coloco o sistema que eu imaginei que seria adequado para refrigerar o terrário, que consiste em 2 dissipadores e 2 coolers, um em cada extremidade da pastilha, a corrente aumenta e a tensão cai mais ainda. Isso mostra a fonte "arriando" com um terço da carga prometida no "rótulo" dela.

Segundo o datasheet que o fabricante me forneceu, a pastilha fornece 91watts à 15.4V, 8A.

Observem:
QUARTA.jpg

a próxima imagem mostra o perfil da engenhoca:

SEXTA.jpg

A sexta e a sétima foto é para mostrar a pastilha com o lado frio ao ar livre, congelando a umidade presente no ar. a pesar das imagens não estarem muito boas, dá pra se ter uma noção.

ULTIMA.jpg A OUTRA.jpg

Concluindo os primeiros testes, eu vi que as pastilhas funcionam mesmo e pode sim ser aplicada ao cultivo. Podendo também facilmente ser controlada por um termostato.

Teríamos como custo, o valor dos coolers, a pastilha e a fonte, que a melhor opção é uma fonte chaveada de PC pois para se construir uma fonte retificada e estabilizada(simples como o Tripman citou que já construiu acima) que suporte uma pastilha gastaríamos algo em torno de 100 reais enquanto uma de PC custa em torno de 40 reais(paraguaí 9 dólares).

O sistema que eu fiz hoje, acredito que seja suficiente para refrigerar um terrário de 150 litros, o cooler no lado frio daria conta de circular o ar gelado por dentro do terrário. Nos próximos dias, assim que sobrar tempo eu vou colocar o sistema no terrário e tirar a prova real do aparato.

Postarei os resultados.

Por enquanto é só, qualquer dúvida, estamos aí. Mande MP, pois estou sem muito tempo pra frequentar o fórum.

Abraços
 
Última edição por um moderador:
Aeee Tio Dena. Mandou bemmm! Só que não to conseguindo ver as imagens.. não ficaram anexadas direito.

A fonte então teria que ser qual EXATAMENTE?
 
Back
Top