Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Pastilhas Peltier

Caminhante

Cogumelo maduro
Membro Ativo
01/12/2006
209
73
Fala pessoal!

Depois de muito quebrar a cabeça pensando sobre um modo simples e fácil para que cultivadores que residem em locais onde as temperaturas são altas na maior parte do ano pudessem montar um terrário sem muitas parafernalhas como mangueiras circulando por dentro do terrário, bombas para circular a água gelada por dentro das mangueiras, serpentinas, isopor com água gelada + gelo dentro para circular pelas serpentinas que passam por dentro do terrário e mais um monte de coisas.

Conversando com o Maurício sobre o terrário, ele me falou sobre o preço de uma dessas bombas usadas em aquário que seviria no caso, para bombear a água gelada pelas serpentinas que passam por dentro do terrário. Pelo que ele me falou o preço era na faixa de ums R$ 90,00 (Confere Maurício?).

Depois de muito imaginar sistemas, estudar sobre sistemas de refrigeração e pesquisar bastante encontrei algo que pode revolucionar de uma vez por todas com esse problema.

A solução seriam as Pastilhas Peltier (Ou Pastilhas Termoelétricas).

Como funciona:

A pastilha-peltier foi desenvolvida primeiramente para uso na tecnologia espacial.

Ela funciona como um ar-condicionador tradiciona. Ou seja: ela transporta o calor de um lado para o outro!

Ao aplicar uma tensao eletrica, ela esfria em um lado e esquenta no outro!

A diferenca de temperatura chega até 55°C!


Existem vários modelos de potências diferenciadas. Diversas podem ser as aplicações das Pastilhas Termoelétricas.

Os cultivadores poderiam reunir aqui neste tópicos idéias e esquemas para montar de forma eficiente um terrário que seja resfriado por dentro através do uso dessas pastilhas!

Para tanto, é necessário que se leia um pouco sobre o funcionamento dessas pastilhas para o esquema ser o mais eficiente possível e para manter a segurança do perfeito funcionamendo da sua(s) pastilha(s).


Link para o Mercadolivre onde um vendedor mostra o uso dessas pastilhas para gabinetes de computadores aqui!

Link para um fórum onde alguém fala um pouco sobre Pastilhas Peltier aqui!
 
Dei uma rapida pesquisada no assunto.. ja tinha ouvido falar do uso delas para pcs mas nao tinha tido essa brilhante ideia! acredito que possam ser muito uteis sim na refrigeracao do terrario.. porem como um lado da pastilha ira dissipar calor, o cuidado tera q ser grande na hora da escolha do material do terrario.. visto q alguns materiais podem sofrer danos com a temperatura se essa for muito elevada..

outro ponto importante que achei:

O que fazer quando há humidade presente no sistema?

Humidade pode ser um problema se o módulo for utilizado para resfriar perto de zero grau, uma vez que vapor presente no ar pode condensar, molhando a pastilha e sua aplicação. Humidade dentro do módulo pode causar corrosão e resultar em um curto-circuito. Tecnicamente, a melhor solução seria operá-lo em um vácuo, mas como isso é inviável, nestes casos costuma-se utilizar isolantes de silicone ou epoxy nas bordas do módulo.


visto q no terrario esse vapor ja vai estar presente.. alias deve estar presente.. acho q possa trazer alguns problemas se nao forem tomados cuidados.. a minha dica seria a seguinte, um terrario de vidro, isso eliminaria a possibilidade de deformacao do material e tambem isolaria a pastilha do ambiente humido.. :) mas isso foi um rapido estudo.. posso estar equivocado em alguns pontos.. agora voltar aos outros estudos! abracos!!
 
Caruero,

A idéia é que a pastilha NÃO fique DENTRO do terrário, e sim do lado de fora.

Ela ficaria assim:

No lado quente um dissipador de calor e um cooler ligado. E no lado frio, em contato com uma chapa de metal e esta sim seria PARTE integrante do terrário de algum modo. Poderia ser de alumínio ou sei lá o que...

Por isso mesmo eu falei pro pessoal ir esquematizando, dando idéias e criando os possíveis sistemas de montagem. :pos:
 
SUperbonder@!
EU VOU COLAR UMA PLACA DESSAS NO MEU TERRARIO COM SUPERBONDER!
e ae meu filho - cabou a zica de nao cultivar no verão!
 
a bom! agora te entendi.. eh q pelo q eu vi, precisaria de um cooler pra jogar ar para dentro e isso seria inviavel no terrario.. mas assim como voce falou me esclarece muito.. mas ainda assim deve se tomar cuidado com o material, uma vez q o dissipador de calor pode ficar REALMENTE quente! mas aproveitando sua ideia, pra que por uma chapa? mete outro dissipador no lado frio e ele vai dissipar o frio em vez de o calor para dentro haha! :rolleyes:
 
Pelo formato do dissipador.. deve ser foda limpar um dissipador cheio de chapinhas paralelas com espacinhos pequenos hehehe...
 
nao necessariamente precisa ser assim.. pede ser estilo uma "funda" (estilingue).. Acredito que uma superficie plana vai demorar mais para refrigerar o ambiente, geranto uma dissipacao de calor maior no lado quente.. que ao meu ver, deve ser evitada.. mas enfim, ainda sou novo no cultivo, podem haver muitos fatores q eu ignoro e talvez por isso algumas colocacoes bestas! nao liga nao q eu aprendo! haha
mas insisto na ideia de controlar a dissipacao de calor no lado quente.. :p
 
As pastilhas funcionam TRANSFERINDO o calor do lado FRIO pro lado QUENTE. ou seja, desde que ela esteja podendo receber a temperatura de dentro do terrário, mesmo que seja encostada nele assim como é os dissipadores de processadores do computador, ele vai transferir o calor pro lado quente.

Ou como o mortan falou ali.. melhor de tudo é ter um terrário de vidro mesmo e pregar a bicha de algum modo na parede do terrário e MORREU MARIA PREÁ! (tradução: acabou-se os problemas)

com um dissipador do lado quente com um cooler acoplado, PERFEITO!
 
Pelo que eu entendi, de um lado ela esfria, e do outro esquenta?
Se for assim, é só colocálo no meio da parede do isopor, o lado frio virado pra drento, e o quente para fora.

Tá simples demais, acho que entendi mal a coisa :S

As pastilhas funcionam TRANSFERINDO o calor do lado FRIO pro lado QUENTE. ou seja, desde que ela esteja podendo receber a temperatura de dentro do terrário, mesmo que seja encostada nele assim como é os dissipadores de processadores do computador, ele vai transferir o calor pro lado quente.

Ou como o mortan falou ali.. melhor de tudo é ter um terrário de vidro mesmo e pregar a bicha de algum modo na parede do terrário e MORREU MARIA PREÁ! (tradução: acabou-se os problemas)

com um dissipador do lado quente com um cooler acoplado, PERFEITO!

Não serveria do modo que propus?
Apenas tendo cuidado para não haver humidade dentro do peltier (selando os lados com silicone, apenas deixando os dois lados (placas) de transferência de calor expostos)
 
Pelo que eu entendi, de um lado ela esfria, e do outro esquenta?
Se for assim, é só colocálo no meio da parede do isopor, o lado frio virado pra drento, e o quente para fora.

Tá simples demais, acho que entendi mal a coisa :S

É isso mesmo, ela TRANSFERE a energia térmica de um lado pro outro. PUXA o calor de um lado e manda pro outro. Por isso é importante uma boa dissipação do lado quente (dissipador + cooler adaptado na pastilha) para que ela trabalhe eficientemente puxando o calor do outro lado da pastilha que estará frio e consequentemente a parede do terrário de vidro e consequentemente o ambiente dentro do terrário de vidro! Fantástico isso!
 
As pastilhas funcionam TRANSFERINDO o calor do lado FRIO pro lado QUENTE. ou seja, desde que ela esteja podendo receber a temperatura de dentro do terrário, mesmo que seja encostada nele assim como é os dissipadores de processadores do computador, ele vai transferir o calor pro lado quente.

Ou como o mortan falou ali.. melhor de tudo é ter um terrário de vidro mesmo e pregar a bicha de algum modo na parede do terrário e MORREU MARIA PREÁ! (tradução: acabou-se os problemas)

com um dissipador do lado quente com um cooler acoplado, PERFEITO!

entao! essa eh a questao.. o vidro eh o ideal.. mas a ideia de ter um dissipador interno aumentaria a velocidade do resfriamento e consumiria menos potencia! hehe.. enfim entendi sua questao..
o cooler do lado quente mata o problema de esquentar.. acho q essa eh a melhor alternativa mesmo :pos: prega no vidro e bota um cooler no lado quente :D
 
Então no caso nada que uma boa pasta térmica + dissipador de cobre para resolver.
No caso de terrários de vidro, o vidro seria resfriado, e em seguida resfriaria o ar interior. Mas no caso de terrários de isopor, não seria melhor pela isolação térmica? (ficando literalmente no centro da parede do isopor, cortado.) Pois pelo meu ver poderia ocasionar no terrário de vidro uma condensação, formando gotas que poderiam ocasionar um desastre no cultivo.
 
Pelo que eu entendi, de um lado ela esfria, e do outro esquenta?
Se for assim, é só colocálo no meio da parede do isopor, o lado frio virado pra drento, e o quente para fora.

Tá simples demais, acho que entendi mal a coisa :S

cuidado com isopor e calor.. essa era a questao q eu tava chuleando aqui.. como meu terrario eh de isopor eu nao tentaria implantar esse sistema.. mas com certeza vou tentar em um terrario de vidro posteriormente!
mas acho q com as devidas precaucoes, pode-se perfeitamente implantar o sistema em isopor.. apesar de nao me agradar essa ideia :confused:
 
O que eu imagino seria algo deste tipo:

indisp.png


Caso a dissipação ainda seja precária, pode-se adicionar um cooler. Mas acho improvável que irá necessitar.
 
Me baseando no que o tripman falou nesse post mesmo.. Para o isopor seria necessário o uso de uma chapa de qualquer metal para a troca de calor, porque a pastilha peltier n pode entrar em contato com a alta umidade do terrário.. acho que esse modelo mesclou as duas ideias.. a placa de metal teria um lado fora e um dentro do terrário que seriam ligados atravessando a parede do isopor.

imagem.JPG
 
Última edição por um moderador:
É que pelo que eu entendi, a placa em sí pode se expor à humidade, apenas o centro dela, onde passa o circuito elétrico, é que não pode. Por isso sugeri a vedação com silicone do centro.
 
É que pelo que eu entendi, a placa em sí pode se expor à humidade, apenas o centro dela, onde passa o circuito elétrico, é que não pode. Por isso sugeri a vedação com silicone do centro.

ummm eh verdade.. se for assim funcionaria.. mas eu ainda acharia melhor por uma chapa, pois botando a placa em contato direto, perde-se mais uma porcao de isopor (menos isolamento termico).. talvez possa vir a afetar..
 
em vez de colocar na lateral do terrário de isopor não poderia tb ser colocado no vidro que fica na tampa?
Imagino que a posição não afete mto o desempenho...quem se arrisca a tentar? heheheeh
 
http://www.aquaguppy.com/loja/produtos.asp?produto=195

Aqui está o link para adquirir bombas de circulação com um ótimo preço. Com os 90,00 acima citados, dá pra montar todo o terrário. Nesse site vcs encontram também: bombas de ar, mangueiras, pedras porosas e higrômetro.

Então, pelo que li não acho uma boa a utilização dessas placas no terrário. Para ter eficiência, deveria ser instalada uma por parede, para ter garantia de temperatura exata no ambiente. O preço e as condições de instalação, são superiores a uma serpentina. Sem falar que também exige um sistema automatizado para controlar a ação das placas, senão as temperaturas podem ficar fora de parâmetro.

Porém, quem quiser investir e utilizá-las, mãos à obra!!!
 
Custa R$ 60,00 uma placa Muilok, talvez uma só resolva tudo. Acho que informando o tamanho do terrário para o cara ele dirá se funcionará ou não. Até porque o que se quer é apenas baixar uns graus na temperatura, e não gelar tudo. Por isso eu acho que uma só deve resolver... vai saber né.

Pelo menos eu gostei da idéia das pastilhas, e se tivesse uma grana aqui eu já testaria e depois postaria sobre isso mas por enquando não dá.

A intenção inicial era apenas baixar ums graus na temperatura e verificar a temperatura no interior do terrário. Ficando aproximado do parâmetro estaria bom.
 
Back
Top