Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Panela de água fervendo + água sanitária

calimba

Cogumelo maduro
Membro Ativo
10/02/2005
958
76
:!:
Cuidado​
Essa técnica é segura quando acompanhada de paramentos básicos para a não intoxicação aérea por cloro, como máscaras de procedimentos e afins. Esse tutorial tem fins unicamente pedagogicos, exemplifica uma técnica de proteção da área de trabalho que precise de proteção contra contaminantes, se você se machucar, se intoxicar ou usa-la para fins ilicitos o autor irá ficar muito triste, porém não se responsabilizará por esses atos.​


Se você odeia trabalhar na boca quente de um forno, ou tem sua bancada em outro lugar longe do fogão uma boa dica para mudar a corrente de ar e aumentar a assepsia de seus processos é essa.

Você irá precisar de:

- Água
- Um recipiente e um local para ferve-la (caneca e fogão ou jarra e microondas)
- Água Sanitária
- Descanso para panela

Ferva a agua com duas tampinhas cheias de agua sanitaria e deixe a panela em um descanso ao lado de sua bancada de trabalho, por a agua estar fervendo e soltando vapores ela irá mudar o fluxo do ar, nao deixando com que esporos ou outros contaminantes escrotos caiam no que voce estiver trabalhando. Apenas tome cuidado para nao se queimar.
cremogema 003.jpg
 
Não entendo porque esse método funcionaria. Colocando a panela com água quente você aumenta o fluxo de ar e com isso aumenta a chance de bactérias e esporos virem parar no seu trabalho. :confused:
 
Voce aumenta o fluxo de ar para cima, eh o mesmo principio de se trabalhar na boca de um fogão e produz tambem vapores de agua sanitaria, deixando o ambiente mais higienico. Pra mim sempre funcionou, o ar quente que sobe nao deixa que caiam esporos e bacterias sobre o local de trabalho, e por ter agua sanitaria tambem ajuda no processo de prevençao matando os mais fracos, fica com cheiro de piscina aquecida hehehe, creio que seja um metodo eficiente sim. Se usado em um ambiente sem corrente de ar mais funcional ainda pois deixa o fluxo todo para cima, é como se formasse um escudo protetor contra contaminantes que vem por via aérea
 
Tem lógica essa técnica do Psilo, ainda se vc tiver 3 panelas em volta do local de inoculação/confecção de seringa, funciona sim ocmo a boca de um forno além de ser melhor por causo da água sanitária.
 
Você não aumenta só o fluxo de ar pra cima não. Você aumenta o fluxo de ar em todos os lados, porque o ar que sobe vem de baixo. E assim fica passando ar de tudo quanto é canto pelo seu trabalho, foi o que eu quis dizer.
O esquema de mais panelas parece mais interessante já que você pode fechar a sua área de trabalho, mas sei lá.
A melhor opção que eu encontrei até hoje com 0% de contaminação foi diminuir ao máximo as correntes de ar.
 
Hehe mas shroower, a panela nao é um calderao, e nao vai estar em cima de um lixão. A panela é pequena, na verdade voce pode até colocar a agua espalhada em vários recipientes pela BANCADA DE TRABALHO. O ar que ela vai puxar vai ser da bancada de trabalho, que vai estar LIMPA. Claro que o ar que vai pra ela pode estar sujo, hehe se voce trabalhar perto de onde seus bichinhos dormem mais ainda, mas como a panela nao é um calderão nao vai chegar a gerar um fluxo de ar tão forte como vc está pensando. E na água tambem tem agua sanitaria, o que tenta matar algum espertinho que queira entrar nos bolos. Se fosse maléfico anularia os principios de se usar lamparinas e bocas de fogão. Eu sempre tive bons resultados usando ela, hehe pq vc nao testa e me fala o que achou?? Há um abismo enorme entre especulações e pratica ;)
 
a idéia é ótima

Ainda mais se vc tiver usando um borrificador de lysol no ar tbm ajuda e muito, asism vc garante uma limpeza aérea de altos níveis!

No meu próximo cultivo vou usar essa técninca sim. Num kero mais sentir a luva derreter na minha mão!!! :eek: :eek: :p: ;)
 
Haha, desculpe psilocibec ;) , não quis contestar o seu método se foi isso que pareceu :D
Só estava sendo um pouco teimoso e teórico :) Mas de fato pra panela pequena e temperatura < 100 parece ajudar. Atrapalharia se fosse um calderão borbulhando, ia gerar um baita fluxo e puxar ar frio do ambiente todo bem rápido, trazendo contaminação junto :)

Abraços.
 
Hehehe desculpe se pareci meio grosso tbem cara, mas é que jah testei bastante essa tecnica e nunca tive problemas, hahaha mas nao quer dizer que funciona tbem, esotu passando para o forum pra ter um retorno de outros usuarios e ver se ela é realmente eficiente :D

Abraço cara !
 
Eu terei prazer em testar essa técnica, pois num kero mais gemer d dor na coluna por cauza da boca do fogão nem matar os esporos de tanto calor
 
O princípio do fogão como "safe-spot" é uma questão gravitacional. Já q não podemos limpar o ar com um filtro HEPA 99% e seu pré-filtro, o ideal é ter uma corrente de ar q vai em sentido inverso à gravidade, para expulsar as micro partículas em queda logo acima a coisa q vc quer evitar q caia sobre, micropartículas do tipo pele humana contém tudo quanto é tipo de possíveis contaminantes. Estamos falando de uma escala tão micro q a ação gravitacional é ridiculamente pequena, ao ponto de demorar muitas horas para uma partícula dessas se assentar (em condições de absolutamente nenhum fluxo de ar), daí o filtro 99% pq ele justamente filtra praticamente 100% de macro partículas e 99% das micropartículas q a gramatura de seus poros ou a qualidade de absorção do filtro define.

Nesse sentido o fogão é muito provavelmente um péssimo lugar para se fazer essas coisas, um fogão novo até q rola, mas um fogão de usos culinários comuns e gerais, é óbvio q não. Façam um experimento, pega um incenso ou cigarro e coloca digamos nas áreas próximas à boca de um copo ou pote e vê pra onde a fumaça vai... uma parte vai pra dentro dos potes com absoluta certeza, e tem a parte q não vemos e é onipresente em suas infinitas configurações de fluxos. Dentro da escala de eficiência o fogão faz meramente uns 40% de eficiência; como já comprovado por alguns aqui, dá pra tudo ser feito em uma superfície limpa numa sala limpa e fechada com iguais ou até melhor eficiência, ou em uma glovebox pequena e simples. A camada de vermiculita na boca dos copos PF provavelmente faz uns 70% e a velocidade de colonização do fungo objetivo completa os 100%.

Já vi acadêmicos/pesquisadores micologistas trampando com inoculações em sacos com bocas q cabem tipo duas mãos dentro inoculando em cima de uma pequena lamparinazinha de álcool desses básicos de laboratório pra inúmeras funções, num esquema tipo tentando mirar a inoculação no raio de ação daquela pequena chama. E funciona muito bem dentro de uma sala limpa e fechada.

Essa técnica de água fervendo e água sanitária parece ser talvez até perigosa pra sua saúde, cloro é um biocida; acredito q ele não atue tão bem como biocida em suspensão aérea; conforme eu escrevi anteriormente, correntes ascendentes de calor formam fluxos nem sempre homogêneos, durante a ascenção geral, algumas coisas tbm descem para q outras subam, portanto uma parte do cloro pode entrar em contato com o seu trabalho; nunca ouvi falar de tal prática e falho em encontrar uma lógica de utilidade em seu uso. Se funciona para vc tá ótimo. Mas pode ser q menos coisas funcione tão bem quanto, ou uma configuração diferente, ou simplesmente água fervida sem água sanitária. Talvez usando a água sanitária pra limpar a sala de trabalho inteira seja uma alternativa muito mais eficiente. Um dia vou testar isso, não quero ser pedante, só acho essa adição um pouco fora do prático, a não ser q seja milagrosa.
 
A quantidade de cloro não é tao alta para causar algum dano a saúde, como sempre digo é só nao exagerar na dose. O uso sem cloro pode ser muito eficiente também.

Quanto aos academicos trabalhando com a lamparina o principio desse processo é basicamente o mesmo, mas postei essa tecnica justamente para ser testada, e nao como algo acabado. Quero ver se funciona na pratica, não adianta querer desenvolver algo que funcione só pra mim hehe

Era isso mesmo que eu queria, opiniões e pontos de vista diferentes, quando você puder testar dá um toque Cygnus, creio que seja mais prático do que construir uma lamparina para alguns :)
 
Acredito de tão eficaz que a técnica se mostrou que esse tópico tem de voltar para as mensagens novas. Sempre coloco uma panela de água fervendo com água sanitária a única diferença é que não desligo o fogo ( minha bancada de trabalho é em cima do fogão) e deixo a água evaporar constantemente. Aprimoro deixando os demais fogareiros aceso, claro que um não, supondo que o fogão tenha 4bocas, para flambar a agulha no momento da inoculação até ficar vermelha e em seguida esfrio com uma gaze embebida em isopropanol. Sucesso 100%. :luz:
 
Amigos cultivadores

Em várias etapas do processo de cultivo podemos esbarrar em contaminação.

A 1ª e dai a mais importante é: a confecção do carimbo.

Carimbo mal feito é ponto de partida para a contaminação.

Todo cuidado deve ser tomado se você confecciona seus carimbos para próximos cultivos.

Faça-os em papel alumínio é melhor para limpar, conservar (é inorgânico) e raspar.

Corte um pedaço de papel alumínio, dobre ao meio.

Use água sanitária diluída e um pano fino para limpar a superfície que vai receber o carimbo.

Limpe a tesoura com a mesma solução.

Tome um banho com protex, esfregue bem o corpo para soltar pele morta, use máscara e luvas.

Corte a haste bem rente, deposite o chapéu na folha e dobre.

Guarde dentro de um recipiente com tampa para o chapéu não encolher e borrar o carimbo.

Deixe por 24 horas.

Quando for remover o chapéu, vire o papel dobrado sobre a mão, com cuidado para não borrar o carimbo.

Abra, e retire o chapéu.

Dobre a folha, sem fazer contato com o carimbo, e deixe secar por 24horas.

Dobre as laterais da folha e então guarde em sílica.

O carimbo está limpo e bem acondicionado.

2ª etapa: a seringa

Tome banho com protex,esfregue bem os braços para soltar pele morta, use máscara e luvas.

Limpe todo o ambiente, use spray de lysol antes de começar.

Faça a seringa num ambiente sem corrente de ar.

Seja rápido para o corpo não suar.

Abra o carimbo coloque parte num copinho esterilizado.

Use água destilada, tem em farmácias e drogarias.

Use seringas novas, senão esterelize, em panela de pressão.

Suge a água da embalagem com a seringa, coloque no copinho com esporos, preenche o volume da seringa com mais água destilada.

Corte um pedaço de papel alumínio para enrolar a seringa, limpe-o com lysol.

Enrole e deixe por 24 horas ou mais antes de usar.

Vire de lado, de vez em quando, para os esporos não ficarem grudados na lateral da seringa.

Para guardar por um tempo maior, esterilize um pote com tampa, onde a seringa possa ficar deitada (para evitar que os esporos se depositem na agulha e entupa).

Coloque a seringa enrolada em papel alumínio dentro do pote e guarde na geladeira.

3ª etapa: inoculação

Os bolos foram esterelizados em panela de pressão (1 hora).

Devem estar frios para serem inoculados.

Antes de inocular, tome banho, esfregue a corpo, use máscara e luvas.

O ambiente, sem corrente de ar, foi limpo anteriormente, use spray de lysol.

Limpe a panela, externamente, com solução de água sanitária diluída e pano fino.

Abra a panela retire o pote

Passe fita durex a volta do tampão de papel alumínio que cobre o pote (seja rápido).

Não use elásticos são ineficientes.

Limpe todo o pote do bolo com solução de água sanitária e um pano fino.

Seja rápido para o corpo não suar.

Faça um mínimo de 4 furos equidistantes, isso acelera o processo de colonização.

Cubra os furos com durex.

Bolos com camada de vermiculita em cima (selo) são menos propícios a contaminação.

A vermiculita é inorganico e eventuais contaminantes na superfície não se desenvolvem.

Guarde os potes em caixa limpa (use lysol na caixa) e no escuro.

Bem, cuidados devem ser tomados com:

Fogão com bocas acessas.

Água fervendo.

Ácool próximo ao fogo.

Agulhas

O sucesso está na atenção com que se realiza o trabalho.
 
psilocibec, ótima dica! :) parece ser mto funcional
é bom ter áreas para discussão assim no fórum, pois assim os que estão iniciando, já começam com algo a mais, já tendo umas boas dicas contra a contaminação, adorei essa e uma outra de usar frascos estéreis de coleta de exame, pra preparar a seringa, de outro usuário, já vou usar as duas no meu primeiro cultivo q provavelmente começarei até esse fds!
vlw!
 
Essa técnica se mostrou tão boa e eficaz que até os gringos já estão usando. É isso ae... Constante evolução dos membros cm.org.

Que ótimo uma corrente de ar levando os contaminantes para bem longe do cultivo. E olha que os gringos aprovaram!

:cool:
 
Interessante, eu tinha pensando em algo parecido, mas usando alguns pires e uma forma de alumínio (dessas de fazer bolo).
Pensei basicamete no seguinte, ferver água com água sanitária, limpar os pires e a forma para bolo, colocar os pires em cima dentro da forma e colocar água na forma, mas não muito, para os pires não boiarem. Então usar os pires como mesa para trabalho.
Idéia, o vapor sobe e não deixa nada vir de cima nem pelos lados e tudo o que estiver dentro dos pires fica livre de possíveis contaminantes.
Os contras são óbvios, se a água estiver muito quente o vapor pode queimar, talvez não tenha muito espaço, pois as formas não costumam ser muito grandes, e o material usado pode esquentar também. Mas acho que esse último não deve acontecer muito rápido pois não é necessário lotar a forma de água, apenas colocar o suficiente para ter vapor subindo. Os pires também devem demorar para esquentar.

O Shroower me disse que isso é desnecessário.
 
Infected disse:
Interessante, eu tinha pensando em algo parecido, mas usando alguns pires e uma forma de alumínio (dessas de fazer bolo).
Pensei basicamete no seguinte, ferver água com água sanitária, limpar os pires e a forma para bolo, colocar os pires em cima dentro da forma e colocar água na forma, mas não muito, para os pires não boiarem. Então usar os pires como mesa para trabalho.
Idéia, o vapor sobe e não deixa nada vir de cima nem pelos lados e tudo o que estiver dentro dos pires fica livre de possíveis contaminantes.
Os contras são óbvios, se a água estiver muito quente o vapor pode queimar, talvez não tenha muito espaço, pois as formas não costumam ser muito grandes, e o material usado pode esquentar também. Mas acho que esse último não deve acontecer muito rápido pois não é necessário lotar a forma de água, apenas colocar o suficiente para ter vapor subindo. Os pires também devem demorar para esquentar.

O Shroower me disse que isso é desnecessário.


Talvez seje desnecessario ,, mas é uma boa idéia ,,, ainda mais para quem não tem um local muito apropriado para fazer o trabalho livre de contaminações ,,, que é o meu caso ,,, sempre faço coisas no meu quarto ,,, jogo um pouco de lysoform aqueles em aerosol ,,, limpo toda mesa com alcool isopropilico e o corpo com lysoform plus(desinfetante corporal--- daqueles usados em hospitais) !! acho que é o bastante ,,, mas segurança a mais nunca é demais !!


[]'s SoBoRo
 
viridis disse:
Acredito de tão eficaz que a técnica se mostrou que esse tópico tem de voltar para as mensagens novas. Sempre coloco uma panela de água fervendo com água sanitária a única diferença é que não desligo o fogo ( minha bancada de trabalho é em cima do fogão) e deixo a água evaporar constantemente. Aprimoro deixando os demais fogareiros aceso, claro que um não, supondo que o fogão tenha 4bocas, para flambar a agulha no momento da inoculação até ficar vermelha e em seguida esfrio com uma gaze embebida em isopropanol. Sucesso 100%. :luz:

senti firmeza em sua estratégia viridis vou seguir seus passos em minha inoculação...é tão simples como diz ou vc poderia me dar mais detalhes?
 
Back
Top