Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Panela de água fervendo + água sanitária

calimba

Cogumelo maduro
Membro Ativo
10/02/2005
958
76
:!:
Cuidado​
Essa técnica é segura quando acompanhada de paramentos básicos para a não intoxicação aérea por cloro, como máscaras de procedimentos e afins. Esse tutorial tem fins unicamente pedagogicos, exemplifica uma técnica de proteção da área de trabalho que precise de proteção contra contaminantes, se você se machucar, se intoxicar ou usa-la para fins ilicitos o autor irá ficar muito triste, porém não se responsabilizará por esses atos.​


Se você odeia trabalhar na boca quente de um forno, ou tem sua bancada em outro lugar longe do fogão uma boa dica para mudar a corrente de ar e aumentar a assepsia de seus processos é essa.

Você irá precisar de:

- Água
- Um recipiente e um local para ferve-la (caneca e fogão ou jarra e microondas)
- Água Sanitária
- Descanso para panela

Ferva a agua com duas tampinhas cheias de agua sanitaria e deixe a panela em um descanso ao lado de sua bancada de trabalho, por a agua estar fervendo e soltando vapores ela irá mudar o fluxo do ar, nao deixando com que esporos ou outros contaminantes escrotos caiam no que voce estiver trabalhando. Apenas tome cuidado para nao se queimar.
cremogema 003.jpg
 
Encontrei uma maneira de testar se essa técnica da panela realmente funciona, arrumem um dente-de-leão, coloquem água para ferver, fechem o ambiente, deixem a panela em cima da mesa e assoprem o dente-de-leão em várias direções, na direção da panela, ao redor dela, peguem e soltem e pontos estratégicos, etc. E então, acordo com a movimentação do dente-de-leão, imagine como será a movimentação de contaminates do ar.

Dente de leão:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dente-de-leão

O que vocês devem conseguir:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Taraxacum_officinale0.jpg

Coisas que ficarão voando:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Loewenzahn_einzelner_samen.jpg

Super simples :)
 
Olá, estou voltando com uns resultatos interessantes, eu fiz uns testes e a água da panela realmente causa um fluxo de e faz com que possíveis esporos contaminates do ambiente voltem ao ar e caiam no furo do pote de seus substratos, exatamente entre o momento de tirar a agulha e colocar o durex, assim como Murphy tinha previsto. :D
Cheguei a essa conclusão brincando com os dentes de leão, eles se movimentavam muito bem apenas com aquele fluxo de ar, que sai da panela e que é quase imperceptível a nós, e, se o fluxo é capaz de levantar algo assim tão pesado, imagine o que faz com os esporos do mofo do pedaço de pão que está a uns dias caido ali na mesa...
Bem, minha sugestão é que vocês façam esperimentos em casa e relatem aqui o que vocês observaram.

PS: Apenas se movimentar num ambiente fechado é capaz de fazer com que os dentes de leão se movam no ar, segurança maior, talvez apenas usando uma glovebox.
PS2: Playstation 2.
PS3: Cuidado com a paranóia. :)
 
Cara, não entendi muito bem.
Então você comprovou que o método da panela não é tão eficaz assim. Os pelinhos do dente-de-leão entraram no furo do pote e o fluxo criado pela panela com água + hipoclorito ainda seria capaz de levantar partículas que estariam contidas no assoalho da superfície utilizada para o experimento.
É isso?

Ressalto algumas observações:
- A superfície usada deve ser totalmente esterilizada, com um pano e hipoclorito.
- A panela + hipoclorito teria também a função de esterilizar o ambiente por onde seu fluxo passa, já que uma parcela de hipoclorito também evapora.

Abraços.
 
Bem, é claro que a superfície deve ser desinfectada antes do trabalho, independente de ter ou não uma panela com água e água sanitária do lado. O problema é que o fluxo de ar é forte o suficiente para movimentar esporos de outros contaminantes que estão longe.
E a panela não serve para esterelizar o ar, seria necessária uma quantidade que é tóxica quem estiver no ambiente.
Resumindo, minha conclusão é que sem o fluxo de ar é mais seguro, se for para deixar o ambiente realmente limpo, passe desinfectantes no chão do ambiente, limpe a superfície de trabalho e se quiser deixar o ar realmente limpo, talvez a melhor solução seja o spray de lysol.
 
o cultivo dos fungos citados aqui no forum aceita uma certa negligencia, pois é um VORAZ xcompetidor, dominando em seu meio ambiente e controlando contaminantes com "antibioticos" e hormonios anti fungo naturais.
se o susbstrato é feito corretamente, e todas as medidas BASICAS (que nao incluem uma panela com agua fervendo naturalmente) de assepssia sao tomadas, nao se torna necessario nem o uso de glovebox ou de qualquer outro tipo de parafernália de laboratorio.
essa tecnica que utilizamos aqui pode nao ser documentada ciebntificamente por nós, mas o trabalho todo j´pa está feito a pelo menos 30 anos.
a gente vem seguindo e só " aparando" pequenas arestas nesse caminho , e =é normal que algumas ARESTAS causem maior polêmica que outras
(como uso do café ou cremogema por exemplo.).
ponto positivo pro infected E para o psilo "inventor" da tecnica.
tanto valor pra pesquisa tem o pesquisador quanto tem o contestador.
continuem assim, ponto pra todos nós.
 
se o susbstrato é feito corretamente, e todas as medidas BASICAS (que nao incluem uma panela com agua fervendo naturalmente) de assepssia sao tomadas, nao se torna necessario nem o uso de glovebox ou de qualquer outro tipo de parafernália de laboratorio.

Concordo plenamente, meus quatro primeis copos de bolo foram feitos num local fechado com a mesa limpa com álcool, não tomei nenhuma providência extra além das clássicas como tomar banho, limpar o local, etc. - os bolos estão muito bem, obrigado - em breve começarei meu diário de cultivo.

Agora, uma pequena "adaptação" da técnica do psilo, transformar uma forma com água quente em uma mesa de trabalho, pode ser útil, apesar de eu achar desnecessário, talvez possa ser usada como uma técnica para quem não quer ou não pode gastar muito dinheiro - eu, por exemplo - mas caso seja realmente o uso de uma técnica a mais, talvez o spray de lisol seja mais útil.
 
Bem, é claro que a superfície deve ser desinfectada antes do trabalho, independente de ter ou não uma panela com água e água sanitária do lado. O problema é que o fluxo de ar é forte o suficiente para movimentar esporos de outros contaminantes que estão longe.
E a panela não serve para esterelizar o ar, seria necessária uma quantidade que é tóxica quem estiver no ambiente.
Resumindo, minha conclusão é que sem o fluxo de ar é mais seguro, se for para deixar o ambiente realmente limpo, passe desinfectantes no chão do ambiente, limpe a superfície de trabalho e se quiser deixar o ar realmente limpo, talvez a melhor solução seja o spray de lysol.

Agora entendi, valeu.
Abraços.
 
Não tem cuidado que evite o aparecimento de um contaminante se:


1 - Foi utilizado um carimbo contaminado.

2 - A esterelização do substrato foi deficiente.

3 - A confecção da seringa foi inadequada.

Chegamos então na inoculação.

Aqui cuidados básicos devem ser tomados, todos já foram citados, repetidos, sublinhados, grifados, etc.

A preocupação está no momento em que a agulha fura o tampão de papel alumínio.

O momento tem deixado todos nós loucos quanto ao desfecho que o ato de violação da pureza do ambiente no interior do pote pode causar.

Essa é a razão da discussão nesse tópico.

O rompimento do tampão de alumínio, a injeção do líquido, a repetição para mais 3 furos pode levar 40 à 50 segundos.

Talvez mais, talvez menos, dependento da destreza do sujeito.

Esses 40 ou 50 segundos levantou a discusão da panela de pressão, do uso de lysol, bancada no forno de fogão, gloveboxs, câmara exuastora, barracas de camping, e outras técnicas.

40 à 50 segundos críticos, que podem decidir na perpetuação ou não da espécie.

40 à 50 segundos que nos deixarão angustiados por dias até o surgimento da manchinha branca de micélio.

O que podemos fazer para escapar dessa aflição, dessa espera sem fim, desses dias longos, intermináveis.

Alguns olham o pote todos os dias, 2, 3 vezes.

Outros tem o desejo mais conseguem o controle e seguram a ansiedade por 4, 5 dias.

Mas ficam com o pensamento ocupado com a dúvida: será que eu deveria ter usado a panela, o lysol, ter feito uma câmara.

Bem aqui vai o que eu faço.

Depois que inoculo os potes e coloco-os na caixa de papelão eu imagino, o esporo rompendo seu invólucro, e devorando o arroz, o milho, tudo que estiver a sua frente, com vontade de quem não come à meses.

Pensamento positivo é o último item depois que todos os cuidados foram tomados.

Bem, se isso não é científico, então voltemos ao momento em que a agulha fura o tampão de papel alumínio.

A agulha fura o tampão, a pressão interna é aliviada.

Ar é expelido, liquído é injetado, logo ocupa espaço, logo ar é expelido.

Então sempre que furo e injeto líquido a pressão é de dentro para fora.

E se um contaminante se aproxima, ele é soprado.

Não se esqueçam de:

1 - Lacrar o pote assim que sair da panela de pressão.

Bem lacrado cria a pressão interna.

2 - Vedar os furos com fita durex ao puxar a agulha.

3 - Usar o selo de vermiculita.

Ele é um muro contra qualquer invasor.

4 - Guardar os potes em local limpo.

5 - Relaxar, se não você tem uma crise de nervos logo no 1º cultivo.
 
Back
Top