Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Panaeolus-MG-Centeio Bulk// Mdk- MilhoeCenteio bulk

Diário de cultivo completo.
Boa Noite galera Estou com um bulk de Panaeolus-Mg na incubadora, carimbo doado pelo brother @Anatman, e estou com uns copos de MDK quase prontos tbm, que vou incluir nesse diário.

Os Panaeolus foram inoculados com Cultura Liquida, no substrato de Centeio com esterco... o Bulk foi feito com esterco vermiculita e mato seco, com calcário de conchas.

3 dias incubadora pra colonizar o solo...

DSC03012.JPGDSC02895.JPG DSC02896.JPG DSC02897.JPG DSC02898.JPG DSC03013.JPG DSC03014.JPG

Eu estava com uns copos de Mdk inoculados com cultura liquida, mas na hora de tirar da PP rasgaram o papel aluminio de 4.. e apenas um ficou inteiro, e como o previsto, esses 4 contaminaram entao com esse unico copo de mdk que sobrou montei um minibulk com o substrato bulk dos pans, esterco vermiculita e mato seco.

Mini Bulk de MDK feito com 1 copo apenas de milho colonizado.

DSC03015.JPG

Mdk´s inoculado no Centeio e milho misturados, com cultura liquida... Alguem me falou que nao daria certo... :D

DSC03016.JPG DSC03017.JPG DSC03018.JPG DSC03019.JPG DSC03020.JPG

Abraço a todos ! tamo junto!

Última edição por um moderador:
Pode dar uma chance até 20 dias, não é normal, mas é razoável.
Mantenha tudo como está, sem dunk ou cold shock.

15 dias de terrário e nada de frutificar, resolvi coloca-los na geladeira, no dia seguinte ja pinou 1 cogu em 2 bulks... mas mesmo assim a coisa continua estranha, eu notei que amarelou a camada de cima de casing e do micélio, parece ressecado, mas eu borrifei bastante água durante uns dias seguidos... da pra notar na 4°foto que tem micélio novo surgindo bem branco, ai da pra ver a diferença de cor... oq pode ser ? oq fazer ?

DSC03318.JPG DSC03317.JPG DSC03320.JPG DSC03321.JPG DSC03319.JPG

deu uma ressecada boa, pode ver pela cor do pó de coco. na segunda foto parece que tem um contaminante aí.

15 dias de terrário e nada de frutificar,

Pode dar uma chance até 20 dias, não é normal, mas é razoável.

resolvi coloca-los na geladeira, no dia seguinte ja pinou 1 cogu em 2 bulks...

Mantenha tudo como está, sem dunk ou cold shock.

mas mesmo assim a coisa continua estranha,

Continua estranha? Porque a colonização não estava completa em toda superfície e você interrompeu resfriando.
o cogumelo que pinou, pinou na área já desenvolvida, a demais estava em desenvolvimento quando você resfriou.
Agora volta ao estado de colonização que pode demora mais 15 dias.

eu notei que amarelou a camada de cima de casing e do micélio, parece ressecado

Parece ressecado? Porque morreu.

mas eu borrifei bastante água durante uns dias seguidos...

Não se borrifa água sobre micélio, isso só atrasa o desenvolvimento, o micélio que recebeu água, torna-se uma camada morta, fica como um filme plástico que impede até o surgimento de novo pins.

da pra notar na 4°foto que tem micélio novo surgindo bem branco, ai da pra ver a diferença de cor...

O micélio que estava desenvolvendo-se morreu e pode agora ser fonte de contaminação

oq pode ser ? oq fazer ?

Adianta dizer o que fazer ?

Status modificado para completo devido à frutificação com sucesso dos Pans.

Obrigado Ecuador... aqui vai umas fotos dos MDk, esta pinando alguns cogus, mas esta amarelando muito e ficando branco a vermiculita creio q esteja contaminado... os cogus nem vou colher um deles esta com o chapeu cinza na ponta.. devido tbm a falta de espaço vou descartá-los, estou com mais mdk pronto na incubadora

Cogus com a ponta cinza.

DSC03330.JPG DSC03331.JPGDSC03332.JPG DSC03333.JPG

A vermiculita esta ficando esbranquiçada ... o cheiro de cubensis já não prevalece... vivendo e aprendendo.

DSC03334.JPG DSC03335.JPG DSC03336.JPG

Logo tem mais ! valeu galera :D

Back