Panaeolus - Dúvidas Frequentes

Anatman

Cogumelo maduro
Contribuidor



Qual o melhor substrato para Panaelous?

O esterco de vaca é o melhor substrato, resistente à contaminação e com ótimo rendimento. Pode ser usado como ingrediente único em todo o cultivo ou somente na composição do bulk. Um cultivo sem o esterco em sua composição vai gerar frutos muito pequenos, difíceis de colher e carimbar.

O grão de centeio é o mais usado como spawn para inocular um substrato maior, à base de esterco bovino ou equino. Mas qualquer substrato (grãos ou pf tek) com um pouco de esterco em sua composição deve funcionar como spawn.

É interessante a inoculação dos frascos através de cultura líquida, pois acelera e melhora muito a colonização do mesmo.

O que determina o tamanho dos cogumelos?

Cogumelos pequenos e desfigurados são consequências de uma elevada umidade (>92%), por vezes combinada com trocas gasosas insuficientes durante a frutificação.

Como proceder após o bulk colonizado?

Panaeolus precisam de casing para frutificar. Faça uma camada de 1cm de espessura bem nivelada, com o casing de sua preferência, e borrife água se necessário. Deixe incubando de 24 a 48 horas (pans são rápidos como praga), leve ao terrário e certifique-se de uma boa troca de ar.

Quando o primeiro pin surge, constumo parar a troca de ar por 24 a 48 horas, até que surjam vários deles. Então, recomece a troca de ar e garanta que a umidade não ultrapasse os 92%.

Há a nessecidade de adição de corretor de PH ao casing?

O casing deve ser feito como o que se usa para cubensis.

Posso cultivá-los por meio de PF TEK?

Sim, mas há a necessidade de adicionar à receita o seu "prato predileto": Esterco.
Para cada 5 partes de vermiculita, use 3 de esterco esfarelado.

Depois de 100% colonizados, pode-se montar o casing ou mesmo frutificar os próprios bolos, fazendo o dunk and roll.

Quais as melhores condições de ambiente para Panaeolus?

Corrida micelial:
Humidade Relativa: 90 +%.
Temperatura do Substrato: 26 - 29º C
Trocas de ar: 0 por hora.
Luz: escuridão

Pré-pinagem:
Humidade Relativa: 90 +%.
Temperatura: 26 ° C
Trocas de ar: 2 por hora.
Luz: escuridão

Formação de Primórdia:
Humidade Relativa: 95 +%.
Temperatura do ar: 24 °C
Trocas de ar: 2 por hora.
Luz: luzes naturais ou fluorescente

Amadurescimento:
Humidade Relativa: 85-92%.
Temperatura do ar: 24º C
Trocas de ar: 2 por hora.
Luz: luzes naturais ou fuorescente

Intervalo de flush: 5 dias.


Como clonar Panaeolus?

Da mesma forma que se clona cubensis, tendo atenção dobrada para não pegar tecido externo (coberto de esporos), pois pans são extremamente finos.

O que selecionar ao isolar o micélio?

O micélio de pan não tem o rizomorfismo apresentado pelo micélio de Cubensis. No isolamento, procuramos pelos setores mais saudáveis e de melhor aparência.

Devo agitar os frascos durante a colonização?

Não se deve agitar os frascos, a não ser que existam problemas como má distribuição da umidade.
Panaeolus têm um mecanismo de maior incompatibilidade entre as linhagens.

Há muito menos interação entre setores distintos em uma placa petri, e o mesmo ocorre em frascos inoculados via multiesporos. É melhor deixar os frascos quietos e os setores mais fortes irão dominar o substrato, somente demorará alguns dias a mais.

Mas, se uma linhagem pura (clone ou isolamento) é inoculado nos potes, há vantagem em se agitar os frascos para mais rápida colonização.

Qual a velocidade de crescimento?

São muito mais rápidos que cubensis. Costumo germinar esporos em ágar e transferir direto para estrume, ou frascos de centeio; Estes são colonizados em 10 a 14 dias.

Uma vez estabelecidos em bandejas e feito o casing, os pins surgem em 7 dias e os frutos estão prontos para a colheita lá pelo 13º dia.O micélio é fino, porém um colonizador agressivo. Se não houver contaminantes, não há razão para estagnações, a não ser por problemas de substrato como compactação e umidade mal distribuída.

Tenho usado cerca de 1L de spawn para 2 a 3L de substrato bulk.

Panaeolus perdem a potência ao serem desidratados?

NÃO. Podem ser desidratados da mesma forma que Cubensis. O tempo de secagem no entanto é muito menor, pois são muito finos.
Algumas horas de vento e um tempo na sílica é suficiente.

Você precisa de uma boa produção de pans para conseguir alguns gramas secos deste cogumelo, que quando seco, se assemelha a uma linha fina.


No entanto, como a dosagem é menor, são ótimos para a fabricação de pastilhas pequenas, fáceis de ingerir.

Posso cultivar panaeolus em feno?

Sim. O feno funcionou bem como a palha, tive em média 2,5 flushes (um número bom para essa espécie). O feno foi colonizado em apenas 7 dias e o que se precisa depois disso é de uma camada casing realmente fina.


Novamente, esses cogumelos são muito mais sensíveis à umidade que P. cubensis. Fique de olho para que ela não ultrapasse 92% depois de surgirem os primeiros pins.



A foto abaixo ilustra bem as características do micélio de Panaeolus:


Shroomery
SAM_1780.JPGSAM_1663.JPG
 
Última edição:

InducedComa

Mago Cósmico Branco
Membro Ativo
Parabéns pela iniciativa Anatman, com certeza irá estimular consideravelmente a produção de panaeolus por aqui... Muito boa a ideia de um tópico com perguntas frequentes apenas dos pans, apenas não tenho certeza se a área postada foi a correta, pois muitos aqui estão desmistificando que esses cogumelos são difíceis de cultivar, sendo assim, talvez o local correto seria o Básico, de qualquer maneira, meus parabéns pela reunião de todo esse excelente conteúdo... Mais uma excelente contribuição para o forum, merece reputação! Boa tradução!ae
 
Última edição:

Anatman

Cogumelo maduro
Contribuidor
Parabéns pela iniciativa Anatman, com certeza irá estimular consideravelmente a produção de panaeolus por aqui... Muito boa a ideia de um tópico com perguntas frequentes apenas dos pans, apenas não tenho certeza se a área postada foi a correta, pois muitos aqui estão desmistificando que esses cogumelos são difíceis de cultivar, sendo assim, talvez o local correto seria o Básico, de qualquer maneira, meus parabéns pela reunião de todo esse excelente conteúdo... Mais uma excelente contribuição para o forum, merece reputação!

Bem observado, também os considero fáceis de cultivar, o local adequado é mesmo o Básico. Estou a investir em um novo cultivo, enviarei carimbos de pans para a PF e para quem mais quiser cultivar.
 

danielfcooo

Hifa
Membro Ativo
Olá caro Sihvonen,
Em relação á umidade de seu terrário tenho possíveis soluções:
1-Se você possui um recipiente com água dentro dele retire-o
2-caso a umidade venha apenas dos bolos uma boa dica seria colocar sílica atóxica que é laranja,sua função é reter a umidade absorvendo-a para si,ou seja, a sílica é o conjunto de bolinhas que parecem de plástico e quando elas retem a umidade,seu volume expande.
Obs: Pode ser perigo fazer isso pois colocando excesso de sílica ela irá absorver mais do que a quantidade necessária e consequentemente prejudicando seus flushs posteriormente.
3-Se o seu terrário for uma daquelas caixas organizadoras vai a dica:Tire a tampa e abane por um 40s. Isso poderá reduzir a umidade,não tão eficiente como a sílica,e também promoverá a troca gasosa que é um dos fatores essenciais para um bom desenvolvimento de cogumelos.
 

Anatman

Cogumelo maduro
Contribuidor
No meu terrário eu usava um compressor e as pedras porosas submersas em água. Quando queria uma umidade menor que 92% eu simplesmente deixava as pedras porosas fora da água, e assim se mantinha. A umidade vem então somente da evaporação do bulk e "suor" do terrário, e se você abanar, demorará ao menos várias horas para que ela fique alta novamente. Reduzir a umidade é mais fácil que elevar. Good flushes!
 

Ecuador

Artífice esporulante
Administrador
2-caso a umidade venha apenas dos bolos uma boa dica seria colocar sílica atóxica que é laranja,sua função é reter a umidade absorvendo-a para si,ou seja, a sílica é o conjunto de bolinhas que parecem de plástico e quando elas retem a umidade,seu volume expande.
Obs: Pode ser perigo fazer isso pois colocando excesso de sílica ela irá absorver mais do que a quantidade necessária e consequentemente prejudicando seus flushs posteriormente.



Colocar silica gel no terrário para baixar a umidade não me parece prático, @danielfcooo.

A tendência é que a silica sature rapidamente, mesmo em um terrário médio com poucos bolos, e para ser efetivo você terá que trocá-la toda hora.
 

danielfcooo

Hifa
Membro Ativo
Você tem razão mas pode ser eficaz pelo motivo dela ser reutilizável:
[/QUOTE]A Sílica Gel pode ser regenerada quando submetida a temperaturas superiores a 100°C e inferiores a 200°C, por um período mínimo de 40 minutos.[/QUOTE]
Isso se você estiver disponível e favorável em relação ao custo-benefício entretanto se este não for o seu caso concordo com @Ecuador .
 

Ecuador

Artífice esporulante
Administrador
Você tem razão mas pode ser eficaz pelo motivo dela ser reutilizável:



Quando você fizer um terrário você vai entender melhor. Com uma umidade de 99% ela vai se saturar em minutos, talvez.

Você vai ter que fazer várias trocas por dia. Vai ser uma rotina cansativa de põe silica no terrário - satura - seca sílica no forno - põe silica no terrário ...
 

User03

Cogumelo maduro
Membro Ativo
Realmente, para que teve a experiência, a sílica satura em cerca de 10 minutos em um ambiente normal, imagina em um terrário com quase 100% de umidade.

Fora que ela não suporta muitas secagens, pois tem vida útil de absorção (depois de algumas sessões no forno, ela não irá secar tão bem quanto nova) e também não é barata.
 

joca

Primórdia
Membro Ativo
Olá.Desculpem ressucitar o tópico ,mas estive lendo sobre Pans, e em todos os artigos que li ,dizem que eles amam esterco ,e sem ele ,os frutos ficam muito pequenos.
O problema, é que não tenho acesso a esterco .Gostaria de saber se o húmus pode substituir o esterco ?Minha duvida se refere tanto ao caso PF ,quanto em substratos bulk.Já achei alguns relatos,que com cubensis funciona, mas não consegui achar nada sobre o cultivo de pans utilizando húmus. Obrigado.
 

Hakuna

Hifa
Membro Novo
Olá.Desculpem ressucitar o tópico ,mas estive lendo sobre Pans, e em todos os artigos que li ,dizem que eles amam esterco ,e sem ele ,os frutos ficam muito pequenos.
O problema, é que não tenho acesso a esterco .Gostaria de saber se o húmus pode substituir o esterco ?Minha duvida se refere tanto ao caso PF ,quanto em substratos bulk.Já achei alguns relatos,que com cubensis funciona, mas não consegui achar nada sobre o cultivo de pans utilizando húmus. Obrigado.
Nunca testei Joca, mas sei que eles nascem em terreno enriquecido. Testa fazer um substrato com +/- 10 a 30% de humus +/- 50% de palha e 20% de vermiculita.

http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/13855584/fpart/all/vc/1

Nesse post o cara teve ótimos resultados com borra de café + casca de arroz e vermiculita. Tá certo que é o Panaeolus Cinctulus, mas porem ele também é amante de esterco e palha assim como o Panaeolus Cyanescens.

Faça pequenos testes, ou tenta achar um esterco que vai ser mais garantido.
 
Superior