Peguei aproximadamente 2 litros de pó de casca de coco e em um balde a deixe de molho com água fervente, meio filtro de café de borra e duas colheres de hidróxido de magnésio.
Após uma hora escorri o pó de coco e o esterilizei por 8 minutos no microondas.
Deixei esfriar no freezer e enquanto isso acontecia eu limpei bem um balde preto de 10 litros com cloro.
Depois do substrato frio e do balde limpo foi hora de inocular a semente (spaw). Antes de inocular eu passei mais um paninho com alcool no balde. Coloquei uma fina camada de substrato e alguns pedaços de um
bolo de CremoPF colonizado por tasmanianos. Continuei assim fazendo camadas até que tanto o substrato como a semente acabassem. Deixei vários pedaços bem espalhados no topo de tudo para que a superficie fosse colonizada rápido e não oferecesse riscos de contaminação.
Montei uma engenhoca que consite em um cesto de roupas, um aquario velho de tartarugas e uma lampada de 10w. Quando verem as fotos vocês entenderão.
Após a colonização total no escuro eu cobri tudo com uma camada de pó de pinha,
vermiculita e hidroxido de magnesio.
Demorou 4 dias para colonizar os 2 litros por completo.
Depois de adicionar a camada para
casing eu tirei a tampa preta e deixei só o paninho furado, para permitir a troca gasosa. Retirei a lampada e o aquario e adicionei bolsas de gelo salobro para dar choque térmico.