Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Pó de coco como substrato bulk

shroower

Artífice esporulante
Cultivador confiável
17/11/2005
815
80
Bom, aqui está, sem mais drama.

Tenho bastante conhecidos fora daqui que testaram com ótimos resultados, não tinha porque eu não testar também.

O negócio é o seguinte, parece que o pó de coco é nutritivo, mas deixa a desejar em nitrogênio. O truque é o seguinte: adicionar algo rico em nitrogênio na mistura que o micélio é capaz de digerir. Nesse caso usei borra de café. Vou descrever o que eu fiz e que está dando certo (uns 35-45 pins bem gordinhos em um espaço circular de uns 25cm de diâmetro).

Primeiro peguei um saco ziploc, coloquei 4 partes de pó de coco (de acordo com o tamanho do meu bolo PF colonizado), toda a borra do café da manhã, misturei mais água mineral do que o necessário e meia colher de carbonato de cálcio. Coloquei no microondas por 2 minutos (o mais correto seria pasteurizar como qualquer outro substrato bulk mas eu pulei essa parte :) ). Deixei esfriar. Com uma luva fui pegando o substrato de dentro do saco, espremendo até parar de pingar água e passando pra outro ziploc. Nesse outro eu quebrei o bolo PF bem fininho e misturei bem por igual no pó de coco.

Usei um balde de lixo coberto com saco de lixo preto pelo lado de dentro e joguei todo o substrato lá, deixando tudo na mesma altura, cobri tudo com o saco e deixei incubando por 3 dias.

Colonizou tudo em 3 dias no meu caso, ficou tudo bem branco e pulando micélio pela superfície.

Cobri com uma camada de casing 50/50+ vermi/coco + carbonato de cálcio e esperei 2 dias. Abri, coloquei em contato com a luz e agora já tem pins :)

Tudo indica que a produção vai ser bem maior do que se tivesse usado o bolo :)

Não tenho fotos, mas o E-115 fez o mesmo e já tem fotos.

:pos:
 
shroower disse:
Não tenho fotos, mas o E-115 fez o mesmo e já tem fotos.

:pos:

Pois bem. Eu fiz apenas uma modificação na receita.

Eu num usei microondas, mas eu peguei uma panela, coloquei água mineral e deixer aquecer até começar a fazer bolinhas, então desliguei o fogo e joguei a mistura n'água, mas sem a fonte de calcio (no meu caso usei cal de reboco hidratado). E esperei esfriar. Qdo estav firo aqueci denovo até soltar as primeiras bolinahs de vapor, então delsiguei o fogo e deixei esfriar. Esse processo todo demroa umas 2 a 3 horas. Então retirei a mistura e retirei BEM todo excesso de água. Só então misturei o cal.

No fim quebrei bem quebradinho o bolo, deixnado ele uma farofa, e misturei tudo.

Peguei uma dakelas formas de plastico de 40x30x5 e forrei-a com papel aluminio, joguei o substrato, nivelei-o e tampei com filme PVC e uma folha grande de papel aluminio pra garantir escuridão total. hj estou no 2º dia de colonização e o micélio tah bem forte... vide fotos.
:pos: :pos: :pos: :pos: :pos: :pos: :pos:
IMG_0010.jpgIMG_0011.jpgIMG_0012.jpgIMG_0013.jpg
 
A experiência positiva com pó de coco adiciona mais um substrato disponível ao cultivo

O substrato bulk sendo esterelizado, ao invés de pasteurizado, garante a colonização mais rápida sem percalços com contaminantes.

Parabéns.
 
Parabéns, bem acessivel e fácil, um bulk tanto para os novatos como para os mais experientes, obrigado aos dois por compartilhar a técnica :pos:

Quanto foi
toda a borra do café da manhã
??
 
Acho que tinha meio filtro de papel cheio. Deve ter dado perto de meio copo.
 
Interessante essa experiência de vocês, mas esclareçam-me uma coisa que pode até parecer idiota, esse "pó de coco" que vocês usaram seria a fibra da casca dele, é isso?
É que "pó de coco" me pareceu meio vago e pode ser outra coisa...

Abs!
 
Pedro disse:
Interessante essa experiência de vocês, mas esclareçam-me uma coisa que pode até parecer idiota, esse "pó de coco" que vocês usaram seria a fibra da casca dele, é isso?
É que "pó de coco" me pareceu meio vago e pode ser outra coisa...

Abs!

Pó de casca de coco, pó de fibra e coco, ou mesmo fibra de coco batida :pos:

eu usei só 3 colheres de borra de café pro meu bulk
 
Pó de casca de coco, conhecido como Coxim. Mas aquele mais fibroso serve tambem, com tanto que misture bem com o substrato colonizado.
 
Obrigado pelo esclarecimento, parece ser viável esse substrato.

Abs!
 
E ai, alguma novidade, estou ansioso pra saber como anda esse cultivo... :D
Me parece bastante promissora a técnica.

Abraço!
 
O meu já pinou e está crescendo uns carinhas. Quero ver como vai ficar o do E-115 que usou uma superfície maior. :)
 
shroower disse:
O meu já pinou e está crescendo uns carinhas. Quero ver como vai ficar o do E-115 que usou uma superfície maior. :)

O meu ainda tah colonizando.
Por causa do frio q vêm fazendo num o ritmo de cescimento baixou, mas ainda tem muitos rizomas tomando conta do bulk. Só falta ver quando o beleza do Shroower vai criar vergonha na cara e tirar foto dos pins dele :p:
 
Também estou curioso de ver os resultados.

O substrato é inovador.

Depois valeria experimentar a seletividade do pó de coco.

Ou seja, inocular esporos contaminados e observar a colonização.

Talvez tenhamos aí um substrato seletivo.
 
Mauricio disse:
Depois valeria experimentar a seletividade do pó de coco.

Ou seja, inocular esporos contaminados e observar a colonização.

Oq parece "inibir" o crescimento dos contaminantes é o café.

Num sei oq ocafé tem de especial, mas tem :D
 
Mauricio disse:
Também estou curioso de ver os resultados.

O substrato é inovador.

Depois valeria experimentar a seletividade do pó de coco.

Ou seja, inocular esporos contaminados e observar a colonização.

Talvez tenhamos aí um substrato seletivo.

Bom, primeiro precisaria testar se esporos de P. cubensis germinam nesse substrato. Mas acho que provavelmente germinam sim.

Mas a vantagem de não inocular com esporos é que você faz uns potes com sementes (que quebram fácil em vários pedacinhos pequenos) e o crescimento evolui muito mais rápido em uma quantidade muito maior. Um único pote de grãos de trigo ou semente de pássaros, ou centeio, etc, de, suponha, 800mL, consegue inocular cerca de 2.4L a 3.2L de substrato a base de pó de coco.
 
Fala Shroower

O resultado positivo do seu experimento, possibilita o cultivo em grande performance de cogumelos.

Simples e eficiente. Parabéns
 
E ai pessoal, novidades no cultivo de vocês???
Se tiver fotos melhor ainda. ;)

Fiquei bem interessado nessa técnica.

Abraço!!!
 
Muito boa técnica.

Eu utilizo bastante o café em meus cultivos outdoor para espantar moscas e insetos e vejam só, mais uma baita utilidade para um produto final que iria para o lixo. Particularmente adoro a utilização de café, tanto no cultivo de plantas enteógenas ou otras e no out. Quero ver o tamanho/peso do produto final e a evolução até que o píleo esteja totalmente aberto.

Estou certo que utilizarei esse experimento no indoor também. Utilizei quase o mesmo em out e fiquei muito contente com o resultado positivo.

Por ser altamente nutritivo acredito que dessa forma (substrato) e uma qtdade controlada de luz ( menos de 12 e mais de 7 ) os cogumelos crescerão MUITO de tamanho e quando estiverem bem crescidinhos ai sim mudar para 12X12 para o total rompimento do véu universal.

Ótimo!
 
viridis disse:
Por ser altamente nutritivo acredito que dessa forma (substrato) e uma qtdade controlada de luz ( menos de 12 e mais de 7 ) os cogumelos crescerão MUITO de tamanho e quando estiverem bem crescidinhos ai sim mudar para 12X12 para o total rompimento do véu universal.

Ótimo!
nao vai dar tempo :)
aqui em casa o ciclo total apos a pinagem nao ultrapassa as 72 horas.
utilize um fotoperiodo até a pinagem e já mude para o outro para esporulaçao.
APESAR de eu nao ter um controle sobre isso, toda luz que entra é por uma janela, que fica aberta durante o dia todo.
 
Show de bola esse substrato!!! Vou tentar fazer um outro canteiro deste jeito! Muito simples!!! :pos:

So para eu entender as medidas sao mais ou menos essas:

4X O volume do bolo colonizado de coco em po,
1/2 Copo de borra de cafe
1 colher de solucao rica em nitrogenio

Este po de coco, onde se compra isto? No supermercado nao achei... :(

Abxxx
 
Back
Top