Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo O Taz Está De Volta

Diário de cultivo completo.
1º Cultivo no Milho

Olá Pessoal !!!!

Esse é meu primeiro cultivo no milho, a Strain a ser cultivada nesse diário é TAZMANIAN !

Abaixo estarei descrevendo passo a passo como tudo foi feito:

Primeiramente ao receber os esporos preparei uma Cultura Liquida conforme segue abaixo:


Preparo da Culturas Liquidas ( By Mauricio )

Primeiramente devido a falta da dextrose troquei este por mel Karo peguei uma colher de sopa d mel e dissolvi em 95 ml de água mineral quente.

Comprei uma mamadeira, não fiz furo no bico pois a mesma já veio com um furo de tamanho razoável no bico, menor que 1 milimetro, isso serve para os vapores sairem, senão o bico enche como uma bola e estoura.

Coloquei a solução de Karo que preparei na mamadeira e fechei rodando a tampa do bico até ficar bem firme. Não coloquei a tampa que protege o bico, senão os vapores não saem.

Coloquei a mamadeira numa panela com água e tampei, deixei ferver em fogo baixo por 30 minutos, depois apaguei o fogo e deixei esfriar naturalmente.

Levei a panela fechada para o local limpo de trabalho, e trabalhei com o material dentro de uma caixa para evitar corrente de ar e poeira caindo em cima. Abra a panela e ponha a tampa de proteção do bico na mamadeira. Dentro da caixa abri o carimbo, raspei um pouquinho, (1/4 de uma moeda de 1 centavo), abri a tampa do bico da mamadeira e coloquei os esporos dentro, fechei e deixei 05 dias dentro de uma caixa de isopor pequena para manter a temparatura constante, ficou na faixa de 28ºC. Em 05 dias já tinha uma nuvem no líquido e com 15 dias já estava super densa, no ponto de inocular.
Para inoculação utilizei uma seringa de 25ml e uma agulha super grossa dessas de metal, assim não teve perigo de entopir.


Esterilização do milho: ( By Maurício )


Para evitar deparamos com o Trichoderma Harzianum é necessário uma esterilização personalizada para o milho.


1ª fase - Fervi o milho durante 30 minutos, apague o fogo e deixe de molho na panela durante 24 horas para acelerar o processo de absorção de água pelo grão.

2ª fase - Após 24 horas de molho, o milho estava bem macio, escori toda água e lave io milho em água corrente.

3ª fase - Ponhei o milho em uma bacia enchi com água e acrescentei 2 colheres de água sanitária, deixei de molho por 24 horas.
O milho já amolecido absorve o hipoclorito e esteriliza o miolo do grão.

4ª fase - Retirei o milho do molho coloque num escorredor de macarão e enxáguei com água da torneira.

Coloquei numa bacia e deixei de molho em água com 2 colheres de cal por 24 horas

5ª fase - Retirei o milho do molho, lavei em água corrente e sequei em fralda de pano de criança, até ficar sem umidade nenhuma aparente.

6ª fase - Distribui o milho em potes.

Não enchi muito para poder sacudir durante a colonização.

Cubri com tampão de papel alumínio.

Coloquei 3 folhas para não rasgar quando sacudir.

Esterelizei em panela de pressão por 1 hora.

Não enchi muito a panela para não entrar água nos potes.

Deixei esfriar totalmente.

Depois de fria, abri a panela, Retirei os potes, coloquei um pedacinho de fita micropore em cada furinho do pote para a agulha não rasgar o papel alumínio na hora de inocular.

Preparei antecipadamente uma tampa com filtros micropore que substituirá a tampa de papel alumínio após inoculação.

Após inoculado substitui a tampa de papel alumínio pela tampa confeccionada anteriormente, toda essa operação foi feita dentro de uma Glove Box além disso foi usado luvas e máscara o tempo todo e o ambiente foi totalmente esterilizado com álcool antecipadamente, foram inoculados 03 Potes de TAZMANIAN

Aproveitando que estava com a mão na massa aproveitei e inoculei as seguintes Strains sendo um pote de cada:

B+
Ecuador
Texas
Mex Dutch King


Conto com as boas vibrações de toda a galera e em especial agraço o amigo Maurício que tanto tem me ajudado.

Abaixo segue fotos dos Potes:
C.jpgMilho preparado.jpgTazmanian.jpgMultiplas Strains b+ ecuador texas mdk na ordem.jpgTampa com filtro.jpg
 
Prezado súdito,

Que potes legais! São comprados? Gostei, boca reta... Interessante...
Em breve também postarei meu cultivo... Estou tirando as fotinhos necessárias, só falta o tempo mesmo...
Boa sorte no seu daí, e torce para o meu de cá!

Aos plebeus, basta.
V.M. DQ.
 
Recomendo colocar papel alumínio sobre os potes e apertar para fixar, sem passar fita, isso protegerá contra poeira sobre o micropore.
A temperatura para uma colonização rápida é 26º C, no ambiente onde os copos estão, você pode mantê-los dentro de quarto, ou outro local da casa onde é mais fresco durante o dia. Isso não significa que estando a temperatura mais elevada não coloniza, só demora mais.
 
Prezado súdito,

Que potes legais! São comprados? Gostei, boca reta... Interessante...
Em breve também postarei meu cultivo... Estou tirando as fotinhos necessárias, só falta o tempo mesmo...
Boa sorte no seu daí, e torce para o meu de cá!

Aos plebeus, basta.
V.M. DQ.

Sim minha Rainha, comprei eles eheh, aguardo pra o cultivo de vossa magestade....

Recomendo colocar papel alumínio sobre os potes e apertar para fixar, sem passar fita, isso protegerá contra poeira sobre o micropore.
A temperatura para uma colonização rápida é 26º C, no ambiente onde os copos estão, você pode mantê-los dentro de quarto, ou outro local da casa onde é mais fresco durante o dia. Isso não significa que estando a temperatura mais elevada não coloniza, só demora mais.

Olá Maurício !!

Vou seguir sua dica e por uma camada de papel alumínio sobre a tampa dupla feita em micropore ok !, sobre a colonização os potes estão na minha prateleira do quarto e a temperatura tá oscilando entre 21 e 25C durante o dia o que vc acha?? devo por em incubadora ??
 
Olá Maurício !!

Vou seguir sua dica e por uma camada de papel alumínio sobre a tampa dupla feita em micropore ok !, sobre a colonização os potes estão na minha prateleira do quarto e a temperatura tá oscilando entre 21 e 25C durante o dia o que vc acha?? devo por em incubadora ??


O ideal seria em torno de 25º 26º C, porque assim a temperatura no miolo dos copos estaria na faixa dos 27º 28º C. Aqui eu contorno essa situação de temperatura baixa, deixando dentro de uma caixa de isopor, somente com a tampa apoiada, tenho um termometro dentro e controlo abrindo e fechando.
Você pode dar periodo de 12 horas com luz e sem luz, também, isso fará o micélio pinar mais rapido futuramente.
 
O ideal seria em torno de 25º 26º C, porque assim a temperatura no miolo dos copos estaria na faixa dos 27º 28º C. Aqui eu contorno essa situação de temperatura baixa, deixando dentro de uma caixa de isopor, somente com a tampa apoiada, tenho um termometro dentro e controlo abrindo e fechando.
Você pode dar periodo de 12 horas com luz e sem luz, também, isso fará o micélio pinar mais rapido futuramente.

Ok, sendo assim vou transferir os potes para minha incubadora deixando apenas apoiada a tampa assim possibilitando a troca de ar, minha incubadora será regulada para 26C, sobre a questão do periodo de 12 horas com luz resolvi simplesmente trocar a tampa da minha incubadora pela tampa do meu terrário promovendo assim uma iluminação natural do dia pois a incubadora fica debaixo da minha janela ehehe.

Dá uma olhadinha pra ver se aprova ok ?

Novamente agradeço imensamente o apoio.:)
Segue fotos....
Incubadora 01.jpgIncubadora 02.JPG

parabens ,ta caprichado!
good vibes!:pos:

Valew, vou precisar mesmo de todas as energias positivasssss.

Muito obrigado:)
 
Última edição por um moderador:
Tá ótimo, agora é só ter paciencia, em 15 ou 20 dias estará 100%
 
Boas noticias pessoal !!!

O micélio renasce eheh 36 horas após inculação com a C.L o micélio aparece com todo vigor, os poes foram inoculados na sexta feira as 18:30 e hj logo cedo ao olhar eles já estavam lá lindo e brancos, logo logo estarei postando algumas fotos.

Abraço a todos !!!!
 
Prezados amigos, o micélio continua a se desenvolver bem legal mesmo, na sexta feira estará completando 07 dias de inoculação, vou esperar até lá pra tirar fotos dos potes, assim vai dar pra vem bem melhor como anda a colonização que ao meu ver está bem agressiva.

Good vibes a todos.

Pitbull:D
 
Olá Pessoal !!!

Conforme prometido segue abaixo as fotos do 7º dias após a inoculação dos potes.

Conto com as boas vibrações de todos.

Pitbull :)
Colonização 7 dias.jpgColonização 7 dias 02.jpgColonização 7 dias 03.jpgColonização 7 dias 4.JPGColonização 7 dias 5.jpg
 
Saudações Fiel Súdito,

Desculpe minha ignorância... Nunca cultivei em grão, como Vossa Senhoria bem sabe...
Mas o que vem a ser estes pontos mais escuros no fundo de vossos potes? :confused:

Aos plebeus, basta?
V.M. DQ.
 
Saudações Fiel Súdito,

Desculpe minha ignorância... Nunca cultivei em grão, como Vossa Senhoria bem sabe...
Mas o que vem a ser estes pontos mais escuros no fundo de vossos potes? :confused:

Aos plebeus, basta?
V.M. DQ.

Vossa Magestade, tal pontos pretos são o pó das cascas de coco que nascem em seu reino, tal pó serve para que não se acumule agua no fundo dos potes mágicos.

:pos:
 
Olá Pessoal !!!

Desculpe a demora para atualizar o diário mas é que estava esperando um pouco mais para ter mais resultados, pois bem vamos lá, dos 7 copos inoculados sendo 3 de Tazmanian só restou um deles sem contaminar, ao término de 15 dias estava completamente colonizado conforme foto abaixo, logo em seguida montei o casing utilizando 50% pó de coco e 50% vermiculita, após 7 dias os casing ficaram conforme foto abaixo, fiz dois casing's, hj levei eles para o dunk, sendo que um deles eu enchi a quentinha de agua pelas laterais e deixarei na geladeira por 24 horas e o outro simplesmente botei na geladeira, sem agua, vamos ver qual vai se sair melhor, segue abaixo fotos de td.
Taz quentinha 01.jpgPote 100% taz.jpgTaz quentinha 02.jpg
 
Nossa!
Bem branquinhas!
Vou atualizar o meu diário tb!!!
Também tenho 2 branquelas!

Boa sorteeeeee!!!
 
News???
 
Olá Pessoal !!!

Temos novidades fresquinhas uhulll um dos casings está com muitos pinsss dá uma olhadinha nas fotos abaixo:

Quentinha.jpgQuentinha 01.JPG
 
Caramba que medo deste flush, MARAVILHA os "cachos" ótima sub-strain frutificando! Da para vêr a dedicação + ótimas vibrações que está rolando por ai!

obs: Para clonar, selecione cogumelos mais jovens pois o crescimento micelial do fruto é mais rapido! Preservando está sub-strain de TAZ, você sempre terá ótimos flushs como estes ai!

Eu estou maravilhado com essa geração "Cultura Líquida" que chegou, vocÊs são "fodas de bão" hehe

Clona isso ai em C.L. com a mesma receita da mamadeira!
 
Back
Top