Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo O retorno.

Diário de cultivo completo.
Olá Hermanos, beleza(: ?

Após um longo período de férias do qual estive na inércia desta vida , me deparei com meu profundo anseio de retornar as antigas atividades.

Neste cultivo eu quero fazer um ciclo de continuidade sem pausas de semanas como eu regulamente exercia. Após um longo período observando os diversos exemplos, percebi que há diversos cheats para um cultivo e é ai que tudo fica mais interessante.

A Receita foi a seguinte:

IMG_20170219_224456.jpg
3 copos (250ml) de Vermiculita.

IMG_20170219_224353.jpg
1 copo (250ml) de Pó de Coco.

IMG_20170219_230057.jpg
1 copo (250ml) de Água.

IMG_20170219_224103.jpg
2 copos (250ml) de Arroz integral pré-cozido.

Dia 18.02.2017
Bom, eu fiz do jeito mais "selvagem" possível, joguei tudo numa vasilha e misturei com as mãos, a água foi adicionada aos poucos (água usada no cozimento do arroz, reutilizada) eu queria mesmo um arroz mais rústico porém este quebro o galho.

IMG_20160725_121308.jpg IMG_20160725_121323.jpg IMG_20160725_121319.jpg

Para os potes eu particularmente prefiro copos reciclados (aqueles de água) como estes aqui.

Além de você reduzir os custos o plástico (polipropileno = PP) é infinitamente reutilizável (até certo ponto :roflmao:).

Após distribuir o alimento das crianças eu sempre adiciono uma camada de vermiculita para proteger (:.

IMG_20170219_231644.jpg IMG_20170219_232411.jpg IMG_20170219_234238.jpg

Dia 19.08.17
Como não almejo ficar na inércia novamente decidi preparar mais potes seguindo a mesma receita.
IMG_20170220_210915.jpg

Os mesmos passos anteriores.
IMG_20170220_211400.jpg IMG_20170220_211821.jpg

E claro todos foram a PP (panela de pressão) por 50min à 15psi.

Dia 20.02.2017
Os primeiros bolos que eu havia esterilizado foram selecionadas para inoculação.

IMG_20170222_015522.jpg
Os 3 primeiros foram com TPB (carimbo próprio de um cultivo anterior) e os demais com GT doado por um amigo.

Os demais bolos eu pretendo "ressuscitar" um carimbo cedido pelo @PschoEvie (Abraços irmão)
de TKSSS de 2012.

**Dia 20.01.2017
Eu havia preparado 3 bolos com GT, porém 2 contaminaram e apenas um se saiu ileso.
IMG_20170218_163200.jpg

No qual eu fiz um casing usando um bolo esterilizado num pote de biscoitos :roflmao:. Quando colonizar 100% eu mostro a vocês

Atualmente estou organizando umas coisas em casa, e ta difícil arrumar um local fixo aqui no quarto, comecei a montar um terrário grande usando um velho armário e logo logo estará pronto para a sua jornada.

Atualizarei o post sempre que eu puder pra vocês acompanharem o processo inteiro até o fim :).

Um imenso abraço pra galera que sempre está ai ajudando a sanar dúvidas, e claro aos próprios erros cometidos para crescer evoluindo. Fiquem bem (:

Última edição por um moderador:
Não sei quem foi o moderador à editar o post, mas... MUITO OBRIGADO, ainda to pegando o jeito pra isso. Desculpa :p

Olá @Uru

Muito interessante sua variação da receita. Em termos de proporção tem pouco mais de 28% de arroz. Acho que isso se traduzirá em mais nutrientes e consequentemente mais frutos.

Uma dúvida. Esses copos não deformam na PP?
Acompanhando e torcendo. (:

Realmente @Finganforn os copos são um pouco frágeis para a PP, apenas um ficou deformado por estar baixo demais, mas eu to sempre usando uma tampa de panela e um lenço por baixo para evitar este tipo de problema. (:

Tá sem camada de casing superficial?
Ao que me parece, está sem troca de ar efetiva. Quanto a umidade, não dá pra ser um problema, a menos que esteja com contato com o micélio quando você borrifar.

Update*

Dia 27 foi inoculado os outros 14 bolos, sendo 9 com GT e os outros 5 com TPB, logo logo irei preparar uma seringa de TKSSS. (Fiquei sem imagem porque fiz tudo na pressa, estão na incubadora, pretendo reaver daqui a 1 semana, mostro pra vocês) :)

Brother, qual a necessidade do pó de coco no substrato se já tem o arroz integral? Ele traria algum beneficio a mais?

Brother, qual a necessidade do pó de coco no substrato se já tem o arroz integral? Ele traria algum beneficio a mais?
Sabe que pensei a mesma coisa, mas sei lá né, quando temos, usamos :p

Não vale a pena quando o risco é maior do que o benefício. Pó/fibra de coco tem pH um tanto ácido, o que facilita a proliferação de bactérias e fungos competidores, sendo assim necessário tamponar o pH antes de utilizá-lo. BTW, fibra de coco é um ótimo meio para inocular Trichoderma nas plantas. :chule:

Sabe que pensei a mesma coisa, mas sei lá né, quando temos, usamos

Como há vários diários que usam pó de coco no lugar de vermiculita, aparentemente sem maiores problemas, não creio que prejudicará o cultivo.

Pó de coco não parece dar problemas após a esterilização em panela de pressão, e adicionalmente a cumprir o mesmo papel da vermiculita, aerando o substrato, pode fornecer ainda mais material orgânico para o micélio.

Olá hermanos, tudo certo?
Estou aqui para atualizar o diário, peço desculpas pela ausência.

Bom lembra dos primeiros 10 potes?
então 4 deles estão 100% (GT), porém os outros não deram nenhum sinal até então :(.

Dia 10.03
Separei eles para o Dunk ( sei que na maioria das vezes é desnecessário, mas acabei pegando o costume de sempre fazer :) ).
DSC00708.JPG DSC00710.JPG

Dia 11.03
Tratei de limpar o terrário antigo e realizar mais furos nas laterais. Os bolos já estavam prontos para o aniversário.
DSC00711.JPG
Realizei o Roll em vermiculita esterilizada no microondas.
DSC00714.JPG
4 bolos aniversariados.
DSC00715.JPG DSC00716.JPG

Mais tarde eu mostro o casing de GT que ta frutificando no pote de biscoito, o outro esta estagnado, porém creio que seja pins que estejam surgindo, enfim, logo logo eu posto aqui.

Até a próxima att.

Sugiro colocar os bolos em pratos separados, para que tenha uma circulação de ar e umidade mais homogênica entre os bolos. Esses furos parecem ser muito pequenos também. Ou pelo menos tenta compensar com uma troca de ar mais frequente. Se notar que os bolos estão ficando muito algodoados, é porque estão carente de ar fresco.

Como você está mantendo a umidade alta? Borrifando regularmente, imagino. Espero que o terrário esteja com uma aparência bem mais úmido, porque na foto está parecendo um deserto do Saara, sem uma gotícula de água.

:idea: Also, recebi um comunicado da Mãe Dináh, ela prevê que esses frutos virão desgovernados. Fonte de luz por todos os lados deixam os meninos confusos.

Sugiro colocar os bolos em pratos separados, para que tenha uma circulação de ar e umidade mais homogênica entre os bolos. Esses furos parecem ser muito pequenos também. Ou pelo menos tenta compensar com uma troca de ar mais frequente. Se notar que os bolos estão ficando muito algodoados, é porque estão carente de ar fresco.

Como você está mantendo a umidade alta? Borrifando regularmente, imagino. Espero que o terrário esteja com uma aparência bem mais úmido, porque na foto está parecendo um deserto do Saara, sem uma gotícula de água.

:idea: Also, recebi um comunicado da Mãe Dináh, ela prevê que esses frutos virão desgovernados. Fonte de luz por todos os lados deixam os meninos confusos.

Estou fazendo a troca gasosa normalmente 3 vezes ao dia, além de claro borrifar água potável no terrário, eu esqueci de colocar os LEDs, os antigos que tinham queimaram ;-; o terrário no momento está normal :) valeu pelas dicas abraços irmão.

Atualização da Casing!

Bom eu acabei dividindo haha e deu certo olha as belezuras surgindo!

IMG_20170313_141730_273.jpg
Está está sofrendo com os pinos desgovernados como o @Cosmik disse, tanto que apenas este cogu está indo pra cima os outros estão crescendo nas laterais prensados :( o jeito é arrumar um LED hoje mesmo.

IMG_20170313_141449_937.jpg esse tá normal, inclusive consigo ver muitos pins (ao menos eu acho).

Enfim é isso, hoje mesmo vou dar um jeito nesse quesito dá orientação dos frutos :) abraço irmãos.

@Cosmik você deve entender melhor, creio eu ter visto isto em algum lugar por aqui apenas não recordo, mas a cor das luz dos LEDs não influencia muito não? Se não me engano apenas luz negra que interfere no desenvolvimento dos frutos. Achei um LED azul, vermelho e verde bem fortes, mas também tenho a os clássicos. Cá estou eu com a dúvida nesse ponto :huh:.

Última edição por um moderador:

Não dá de saber umidade relativa do ar a olho. O que você está querendo ver é condensação, que não é ideal para um terrário já que significa que a troca de ar está deficiente.

Não entendi muito bem o motivo desta afirmação. Você está falando isso porque o terrário dele é transparente?

@Cosmik você deve entender melhor, creio eu ter visto isto em algum lugar por aqui apenas não recordo, mas a cor das luz dos LEDs não influencia muito não?

Sou leigo na questão de LEDs, nunca pesquisei a fundo sobre o assunto, em partes é porque a lâmpada fluorescente sempre supriu minhas necessidades. Por via de dúvidas, vai de cor branca. Dá uma pesquisa nos diários, se memória não me falha tem alguns cultivadores que tiveram bons resultados.

O que você está querendo ver é condensação, que não é ideal para um terrário já que significa que a troca de ar está deficiente.

Uma coisa não depende da outra. É perfeitamente possível manter uma troca de ar efetiva e observar condensação nas paredes.

Não entendi muito bem o motivo desta afirmação. Você está falando isso porque o terrário dele é transparente?

Não afirmei nada, foi a Mãe Dináh que preveu. Leia o quote! Mas sim, penso que é porque o terrário é transparente.

Uma coisa não depende da outra. É perfeitamente possível manter uma troca de ar efetiva e observar condensação nas paredes.

Para haver condensação é necessário que a temperatura seja mais alta dentro do que fora. Se você tiver troca de ar adequada isso não vai acontecer. Então acho que é bem o oposto do que você falou, uma coisa depende da outra sim.

Espero que o terrário esteja com uma aparência bem mais úmido, porque na foto está parecendo um deserto do Saara, sem uma gotícula de água.

Por esse comentário parece que você está inferido que se não há condensação, a umidade relativa do ar está baixa. Isso não é verdade.

Não afirmei nada, foi a Mãe Dináh que preveu. Leia o quote! Mas sim, penso que é porque o terrário é transparente.

O melhor tipo de terrário é um terrário transparente. Desde que a luz venha de cima (como a luz indireta do sol) ou a luz de uma lâmpada no topo do terrário, não haverá problema algum. Assim como as plantas, os cogumelos também sabem qual o ponto mais intenso de luz e crescem naquela direção se não tiverem nenhum obstáculo.

Back