Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo O retorno.

Diário de cultivo completo.
Olá Hermanos, beleza:) ?

Após um longo período de férias do qual estive na inércia desta vida , me deparei com meu profundo anseio de retornar as antigas atividades.

Neste cultivo eu quero fazer um ciclo de continuidade sem pausas de semanas como eu regulamente exercia. Após um longo período observando os diversos exemplos, percebi que há diversos cheats para um cultivo e é ai que tudo fica mais interessante.

A Receita foi a seguinte:

IMG_20170219_224456.jpg
3 copos (250ml) de Vermiculita.

IMG_20170219_224353.jpg
1 copo (250ml) de Pó de Coco.

IMG_20170219_230057.jpg
1 copo (250ml) de Água.

IMG_20170219_224103.jpg
2 copos (250ml) de Arroz integral pré-cozido.

Dia 18.02.2017
Bom, eu fiz do jeito mais "selvagem" possível, joguei tudo numa vasilha e misturei com as mãos, a água foi adicionada aos poucos (água usada no cozimento do arroz, reutilizada) eu queria mesmo um arroz mais rústico porém este quebro o galho.

IMG_20160725_121308.jpg IMG_20160725_121323.jpg IMG_20160725_121319.jpg

Para os potes eu particularmente prefiro copos reciclados (aqueles de água) como estes aqui.

Além de você reduzir os custos o plástico (polipropileno = PP) é infinitamente reutilizável (até certo ponto :roflmao:).

Após distribuir o alimento das crianças eu sempre adiciono uma camada de vermiculita para proteger :).

IMG_20170219_231644.jpg IMG_20170219_232411.jpg IMG_20170219_234238.jpg

Dia 19.08.17
Como não almejo ficar na inércia novamente decidi preparar mais potes seguindo a mesma receita.
IMG_20170220_210915.jpg

Os mesmos passos anteriores.
IMG_20170220_211400.jpg IMG_20170220_211821.jpg

E claro todos foram a PP (panela de pressão) por 50min à 15psi.

Dia 20.02.2017
Os primeiros bolos que eu havia esterilizado foram selecionadas para inoculação.

IMG_20170222_015522.jpg
Os 3 primeiros foram com TPB (carimbo próprio de um cultivo anterior) e os demais com GT doado por um amigo.

Os demais bolos eu pretendo "ressuscitar" um carimbo cedido pelo @PschoEvie (Abraços irmão)
de TKSSS de 2012.

**Dia 20.01.2017
Eu havia preparado 3 bolos com GT, porém 2 contaminaram e apenas um se saiu ileso.
IMG_20170218_163200.jpg

No qual eu fiz um casing usando um bolo esterilizado num pote de biscoitos :roflmao:. Quando colonizar 100% eu mostro a vocês

Atualmente estou organizando umas coisas em casa, e ta difícil arrumar um local fixo aqui no quarto, comecei a montar um terrário grande usando um velho armário e logo logo estará pronto para a sua jornada.

Atualizarei o post sempre que eu puder pra vocês acompanharem o processo inteiro até o fim :).

Um imenso abraço pra galera que sempre está ai ajudando a sanar dúvidas, e claro aos próprios erros cometidos para crescer evoluindo. Fiquem bem :)

Última edição por um moderador:
Eu particularmente não utilizei nenhuma vez em meus cultivos auxílio de luz artificial direta. Os bolos recebiam luz apenas quando a lâmpada do meu quarto ficava acesa, ou seja, apenas a noite, e apenas quando eu estava no ambiente, fora isso, e mantinha as cortinas do meu quarto abertas durante o dia para que a luz solar iluminasse o ambiente, e isso já se mostrava eficiente, afinal os cogumelos tendem por natureza crescer em direção a luz.

Faça como o @Cosmik disse, separe esses bolos, o ideal seria 1 bolo em cada prato/pires, com um certo espaço entre eles, até para que quando surjam os cogumelos, eles não acabem derrubando os bolos próximos, no processo de crescimento dos cogumelos.

Outro fator importante e bem observado pelo nosso amigo @Cosmik, seu terrário parece bem seco.

Você tem algum medidor ? Termo-higrômetro ?

Um produto relativamente fácil de se encontrar, que tem baixo custo, e que pode melhorar em muito seu cultivo é a Argila Expandida.
Compre 1 saco ou 2 e adicione ao fundo do seu terrário, coloque água filtrada/mineral e ou Oxigenada 10 volumes até atingir 1/3 da Argila, isso irá aumentar a umidade no seu terrário, e criará um micro-clima mais agradável para os cogumelos, aumentando de forma significativa sua produção.

;)

Faça como o @Cosmik disse, separe esses bolos, o ideal seria 1 bolo em cada prato/pires, com um certo espaço entre eles, até para que quando surjam os cogumelos, eles não acabem derrubando os bolos próximos, no processo de crescimento dos cogumelos.
Realmente irei refazer isto, só não distribui com mais pratos pois só coube este :/.
Mas encontrei uns pratos de isopor que no total caberiam 3 um em cada, andando agora na rua encontrei um garrafão desses de 20l se não me engano, vou fazer os furos, o corte e colocar apenas vermiculita com os bolos :).

Você tem algum medidor ? Termo-higrômetro ?
De todos os cultivos que fiz, foi tudo no olhometro até hoje olha heauheua, mas eu já errei bastante no começo até pegar o ponto certo de umidade, até então eu controlo muito bem pois é um ar-condicionado (aqui em manaus o calor é 39c diário, essas semanas esta chovendo bastante o que me ajuda dispensando o uso continuo do ar) o que deixa o ar muito seco por fora, eu costumo realizar 3 a 4 trocas gasosas ao dia, pois tem um período em que o ar é desligado, por aqui é muito quente e durante boa parte do dia ele esta ligado, ja a noite é mais tranquilo :).

O melhor tipo de terrário é um terrário transparente. Desde que a luz venha de cima (como a luz indireta do sol) ou a luz de uma lâmpada no topo do terrário, não haverá problema algum. Assim como as plantas, os cogumelos também sabem qual o ponto mais intenso de luz e crescem naquela direção se não tiverem nenhum obstáculo.
Eu faço o mesmo em relação a luz.

Por esse comentário parece que você está inferido que se não há condensação, a umidade relativa do ar está baixa. Isso não é verdade.
Wow, fiquem calmos, eu ainda não tinha preparado ele, apenas sequei após lavar e tapei os furos com micropore, após o Roll na vermiculita esterilizada úmida ainda, eu borrifei água e foram direto para o quarto no Ar, por isso na foto aparentava seco, pois realmente estava :p

Realmente irei refazer isto, só não distribui com mais pratos pois só coube este :/.
Mas encontrei uns pratos de isopor que no total caberiam 3 um em cada, andando agora na rua encontrei um garrafão desses de 20l se não me engano, vou fazer os furos, o corte e colocar apenas vermiculita com os bolos :).

Você pode cortar rodelas de papel alumínio ou usar tampas de potes como suporte.

Se você manter o seu terrário como está a troca de ar não vai estar legal. Você precisa de bem mais furos nele ou alguma outra medida para fazer a troca de ar.

Você pode cortar rodelas de papel alumínio ou usar tampas de potes como suporte.

Se você manter o seu terrário como está a troca de ar não vai estar legal. Você precisa de bem mais furos nele ou alguma outra medida para fazer a troca de ar.

Apesar de que o aumento de furos pode melhorar a troca gasosa...

eu costumo realizar 3 a 4 trocas gasosas ao dia

... se ele abre pra ventilar 3 a 4 vezes por dia, não estaria já bom? :coffee:

Apesar de que o aumento de furos pode melhorar a troca gasosa...

... se ele abre pra ventilar 3 a 4 vezes por dia, não estaria já bom? :coffee:

Eu acho que não. Eu fiz um experimento com alguns bolos, colocando eles em um recipiente fechado e abrindo para abanar várias vezes ao dia. Alguns cogumelos cresceram, mas a aparência era muito feia. O chapéu parecia uma seta, ficou pequeno, estipe longo, uma visão bem triste. Claro que num terrario maior o efeito negativo vai ser menor, mas ainda não vai estar ideal. E o nosso objetivo é deixar o processo o mais próximo do ideal para colhermos o máximo de cogumelos com a melhor aparência possível né?

colhermos o máximo de cogumelos com a melhor aparência possível né?

Eu não sou muito um exemplo eu mesmo disso. :lol: :D

Mas, é isso mesmo que a galera procura. :)

Aliás, suas postagens sobre o aumento dos furos foi algo que me fez refletir em deixar meus in vitro em contato direto com o meio externo, inclusive. :bigode:

Eu fiz um experimento com alguns bolos, colocando eles em um recipiente fechado e abrindo para abanar várias vezes ao dia. Alguns cogumelos cresceram, mas a aparência era muito feia. O chapéu parecia uma seta, ficou pequeno, estipe longo, uma visão bem triste.

Eu já cultivei assim e gostei bastante dos meus cogumelos "feiosos".

Em um dos últimos cultivos que fotografei não foram poucos. Bem mais do que as fotos mostram.

Completo - A+ Albino

Olá amigos, tudo certo?

Hoje eu saí para resolver uns problemas e por algum motivo a energia se foi e não sei ao certo quanto tempo ficaram no calor, mas está tudo bem agora :)
IMG_20170315_181810395.jpg IMG_20170315_181756689.jpg
A strain é a GT mas pelas características parece A+ albino, sei lá.

Repararam nas crianças crescendo no isopor? (Basicamente a rede micelial se estendeu até lá e meio que surgiram hifas, logo então pins) eu usei aquelas marmitas de isopor, tem muito aqui em casa pois na maioria das vezes eu compro comida feita e acabo reaproveitando pra isso, não sou muito de ligar pra assepsia até agora com resultados bons, apenas limpei a Casing com álcool, fiz uns furos na tampa com um palito de dente, joguei vermiculita, arroz integral pré-cozido, spawn e tampei, abrindo umas vez a cada 1 dia pra abanar. Colonizou em 7 dias, e logo após o aniversário demorou 3 pra surgirem os pins.

Lembra da outra casing no pote de biscoito? eu colhi 6.5g de lá, a maioria dos pins ficaram prensados nas bordas, por isso mal se desenvolveram :/.

Adquiri uma Caixa Organizadora de 75L e vou preparar um terrário maior, tendo em vista que este meu antigo já esta ai a tantos cultivos, não chegando a hora de aposenta-lo mas liberar a carga que ele segura.

Última edição:
Back