Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo O retorno da fênix - Reaprendendo do zero.

Diário de cultivo completo.
Raças
Cambodian
Inoculação
12/02/2024
Inoculação via
Cultura Líquida
Assepsia (Inoculação)
Forno ligado
Aniversário
25/02/2024
Terrário
Monotub
Técnicas
Casing
Substratos
Vermiculita;
Pó de coco;
Gesso em pó;
Olá a todos!
Após cerca de 08 anos desde o meu primeiro (e único) cultivo e cerca de 03 anos sem consagrar cogumelos, a saudade bateu e resolvi cultivar novamente. Dessa vez arrisquei em usar a técnica de casing (meu primeiro cultivo foi PFTEK, 4 bolos, os 4 tiveram sucesso, gerando aproximadamente 3 flushs cada um).

Sempre tive muito receio de cultivar usando a técnica de casing, receio de contaminações, perder material e etc., mas acompanhando vídeos no YouTube, vi que não é um bicho de 7 cabeças e resolvi arriscar.

Não tenho muitas fotos de todo o processo pois sou medroso com a questão de contaminação. O máximo que eu possa evitar de deixar os materiais expostos, eu evito.

Início do diário:

No dia 10/02, comprei 1kg de milho. Milho normal, esses que o pessoal usa pra alimentar galinhas e etc. Fiz três lavagens no milho, mexendo bem para que tirasse todas as impurezas e repeti as lavagens até a água sair completamente limpa. Após as lavagens, deixei o milho de molho por cerca de 32h (iria deixar 24h, mas, devido minha rotina de trabalho, não foi possível tirar antes).

Ao tirar do molho, levei a panela de pressão e, após pegar pressão, contei 15 minutos no fogo baixo e retirei do fogo.
Quando esfriou, verifiquei a consistência do milho comendo mesmo e estava "al dente". Nem muito mole, nem muito duro. Ponto perfeito.

Levei o milho para um pano de prato e fiz a secagem manualmente, os deixei bem secos por fora.

No dia 11/12, preparei os recipientes. Utilizei 3 recipientes ao todo. 02 com o volume de 1L e 01 com o volume de 700ml. Segue uma foto de como fiz as tampas:
Mush21.jpg
São dois furos do mesmo tamanho. Um eu fechei com silicone e o outro com duas camadas de micropore.

Enchi de milho até mais ou menos 80% do volume total, deixando um espaço razoável para que eu pudesse chacoalhar os recipientes em seu devido tempo. Levei os 3 recipientes na panela de pressão. Após pegar pressão, contei 1:30h e tirei do fogo. Deixei esfriar de um dia pro outro.

Dia 12/12 foi o dia da inoculação. Adquiri uma cultura líquida na internet e preparei a boca do forno do fogão para o processo. Limpei tudo com álcool 70, liguei o forno e aguardei cerca de 15 minutos para iniciar o processo de inoculação.

Mush1.jpeg

- Na foto acima eu já havia feito as inoculações. Fiz apenas um furo na tampa e inoculei cerca de 2ml em cada recipiente. Tive o cuidado de flambar a agulha com o isqueiro entre cada inoculação e deixei a vela acesa para uma garantia a mais, inoculando próxima a ela.

- Armazenei os recipientes dentro do meu guarda-roupas, enrolados em uma toalha. Sei que, hoje em dia, é de conhecimento comum de que não é necessário deixar em um ambiente escuro, mas optei por deixar assim até mesmo pra ajudar no controle de temperatura, já que esses dias foram mais frios do que o normal.

- No dia 15/02 já foi possível notar os primeiros sinais de micélio em dois recipientes:
Mush 2.jpg
Mush 3.jpg


- Dia 17/02, foi bem notável a evolução do micélio nos 3 recipientes. Me admirei com a velocidade de propagação do micéio. Havia ouvido falar que essa strain (Cambodian) era bem agressiva, tendo uma velocidade maior que o normal na colonização e realmente isso é verdade. Segue as fotos:
Mush8.jpgMush7.jpgMush6.jpgMush5.jpgMush4.jpg

- Dia 19/02, novamente uma excelente evolução do micélio. Irei postar apenas uma imagem para evitar o flood, mas os 3 recipientes estavam da mesma forma:
Mush9.jpeg

- Nesse mesmo dia, 19/02, decidi por chacoalhar os recipientes para espalhar os pontos de colonização e avançar mais o processo, já que estava cerca de 30% do milho colonizado em cada recpiente. A evolução foi imediata, dois dias depois foi possível ver vários pontos de micélio no milho.

- Evolução do dia 21/02 (as imagens estão com uma qualidade menor pois são prints de vídeos que fiz):
Mush12.PNGMush11.PNGMush10.PNG

- Dia 23/02 o milho, nos 3 recipientes, já com uma colonização de cerca de 70% a 85%:
Mush15.PNGMush14.PNGMush13.PNG

- Como a colonização já estava bem adiantada, fui atrás dos materiais necessários para fazer o terrário. Comprei 3 caixas organizadoras, com o tamanho de fundo de 28x21cm (minha ideia era usar apenas duas, mas irei utilizar as 3), fiz 06 furos no total: 04 nas laterais, mais embaixo e 02 furos mais acima. Dia 25/02 fiz o aniversário do primeiro casing:

Mush16.jpegMush17.jpeg

- Nas imagens acima é possível observar os 3 recipientes com 100% de colonização e também as furações do monotub. Nessa parte eu fiquei um pouco preocupado pelo seguinte motivo:

Segui uma receita para fazer o substrato utilizando vermiculita e pó de coco, porém, na receita que segui, consideravam o pó de coco seco, sem nenhuma adição de água e o que comprei já vinha úmido. Acabou que utilizei muito mais água do que necessário, assim sendo, precisei apertar o substrato aos poucos para que ficasse no ponto certo de quantidade de água. Ainda acredito que o substrato foi com mais água do que o correto, então estou na torcida para que não ocorra nenhuma contaminação, principalmente thricoderma.
Não tirei foto mas, para deixar o casing na fase de colonização, coloquei fita crepe nos buracos e, em cima da fita crepe, fita adesiva normal, para evitar a passagem de ar.

- Pouco mais de 24 horas depois do aniversário, já foi possível notar o desenvolvimento do micélio no bolo. Nesse dia, 26/02, também fiz o segundo casing. Lembrando que, para cada casing, utilizei um dos recipientes de milho:

Mush18.jpegMush19.jpeg

- Chegando no dia de hoje, 27/02, já é possível notar uma boa evolução no primeiro bolo e, até o momento, nenhum sinal de contaminação:
Mush20.jpeg

Ainda me resta um dos recipientes de spawn que não foi utilizado. Estou esperando chegar mais vermiculita e fibra de coco e irei fazer o terceiro casing logo em seguida.

Por enquanto é isso, meus amigos. Vou atualizando conforme for acontecendo as próximas etapas. Agradeço a todo o conteúdo disponibilizado aqui no fórum. As informações aqui postadas foram de grande ajuda tanto no meu primeiro cultivo quanto nesse de agora.
 
Última edição:
Olá, tudo bem me chamo Harry eu fiz a mesma receita com 1kg de milho deram 7 potes de 500ml cada um a 80% tenho 4 cx de 30 litros, pretendo fazer 3 com a proporção 2 2 2 e dividir o último prós 3 vai dar aproximadamente 950ml de micélio pra cada caixa tenho o po de coco e a vermiculita qual a proporção que eu uso de cada um no PF Tek e quanto de água ultilizo ?
 
Atualização do dia 29/02:

Olá novamente!
Volto hoje atualizando o diário. Fiz mais um monotub com a caixa organizadora que tinha sobrado e agora estou com 3 monotubs ao todo.

O monotub feito dia 25/02 continua com uma ótima evolução:
Mush25.jpg

Já o segundo monotub que fiz dia 26/02 ainda não apresentou sinais de micélio. Creio que, devido ao fato de ter usado o menor recipiente de spawn, há menos pontos de micélio no bolo e por isso a demora para dar sinais no topo. Acredito também que nesse eu deixei uma camada maior de substrato por cima.

O terceiro monotub fiz da mesma forma que os outros:

Mush24.jpg

Aproveitei também para fazer um teste, já que o segundo bolo ainda não desenvolveu. O primeiro monotub eu havia coberto os furos apenas com fita crepe no primeiro dia e, após 48h, coloquei a fita adesiva por cima para diminuir em muito a entrada de ar. No segundo monotub eu coloquei a fita adesiva em cima da fita crepe já no primeiro dia, logo após colocar o substrato e o spawn. Já no terceiro monotub eu coloquei direto a micropore, permitindo a troca gasosa. Irei observar e ver se há alguma diferença no desenvolvimento do micélio nos bolos.

Eles estão assim, agora:
Mush22.jpg

Agora é aguardar e torcer pra não ter nenhum tipo de contaminação. Tudo dando certo, creio que até metade do mês de março estarei começando as colheitas 🙏

Um abraço a todos!
 
Olá, tudo bem me chamo Harry eu fiz a mesma receita com 1kg de milho deram 7 potes de 500ml cada um a 80% tenho 4 cx de 30 litros, pretendo fazer 3 com a proporção 2 2 2 e dividir o último prós 3 vai dar aproximadamente 950ml de micélio pra cada caixa tenho o po de coco e a vermiculita qual a proporção que eu uso de cada um no PF Tek e quanto de água ultilizo ?
Opa! Eu acabei calculando a proporção do meu em uma calculadora online que encontrei de um YouTuber que faz conteúdos relacionados a cultivo de cogumelos. É uma ótima ferramenta, porém, ele leva em conta que usará pó de coco seco, que é o que usam lá fora. As duas marcas que comprei vieram úmidas e acabei exagerando um pouco na água.
Segue o link da calculadora: Coco Coir / Vermiculite Calculator
Eu considerei utilizar 3:1, ou seja, 3 partes de substrato para 1 parte de spawn. Tudo na calculadora está no sistema métrico, já facilita.
 
Opa! Eu acabei calculando a proporção do meu em uma calculadora online que encontrei de um YouTuber que faz conteúdos relacionados a cultivo de cogumelos. É uma ótima ferramenta, porém, ele leva em conta que usará pó de coco seco, que é o que usam lá fora. As duas marcas que comprei vieram úmidas e acabei exagerando um pouco na água.
Segue o link da calculadora: Coco Coir / Vermiculite Calculator
Eu considerei utilizar 3:1, ou seja, 3 partes de substrato para 1 parte de spawn. Tudo na calculadora está no sistema métrico, já facilita.
Obrigado vou da uma olhada pra ver oq consigo fazer…
 
Atualização do dia 04/03:

Habemus mycelium!

Os 3 monotubs apresentaram micélio. O que teve a evolução mais lenta foi o segundo monotub, o que usei menos spawn para a colonização como um todo, mas está desenvolvendo em seu tempo, sem pressa.

Monotub 1:
Mush26.jpg
É o que está mais avançado, até o momento. Hoje eu tirei as fitas que estavam impedindo a troca gasosa e coloquei micropore para iniciar o processo de frutificação.

Monotub 2:
Mush27.jpg
É o que apresentou uma evolução mais lenta, mas ainda assim, satisfatória. Podemos observar que apenas os cantos não foram colonizados ainda. Deixarei a fita para impedir a troca gasosa até a completa colonização.

Monotub 3:
Mush28.jpg
Também apresenta uma ótima evolução. Foi o último a ser feito, fiz dia 29/02 e já está cerca de 60% ~ 65% colonizado. Esse monotub eu já deixei diretamente com a micropore, não observei mudanças na velocidade de colonização ou umidade do monotub.

Por enquanto é isso!
Na próxima atualização virei quando os pins começarem a surgir. Estou bem animado! 🍄:risada:
 
Mto bom mano, acompanhando! Vamos ver esses tubes cheios de pins!! Vou começar a me aventurar nos monotubes tb espero q de tudo certo haha
 
Atualização 08/03:

Boa tarde a todos!

Temos pins! O primeiro e o segundo monotub já apresentam uma boa quantidade de pins com ótimo desenvolvimento. Comecei a notar a formação dos pins há 2 ~ 3 dias atrás.

Monotub 1:
Mush29.jpg

Monotub 2:
Mush30.jpg

Fiquei preocupado pois, devido a minha rotina de trabalho, o quarto onde estou cultivando fica no escuro praticamente todo o tempo. Ontem estava lendo alguns relatos sobre a importância da luz durante a frutificação. É quase que consenso que, ter luz durante a frutificação faz com que os frutos cresçam melhores, tendo um melhor desenvolvimento e também a produção passa a ser um pouco melhor.

Minha ideia para corrigir a situação da luminosidade era comprar 3 spot leds com bateria, para deixar ligado 12h sim e 12h não e colocá-los cada um em cima das tampas dos monotubs. Cheguei a procurar em várias lojas por aqui mas só encontrei os comuns, que é necessário ligar na fiação da casa e optei por não comprá-los. Lembrei que tinha um abajur pequeno aqui em casa, que usava para estudos a noite e resolvi utilizá-lo. Coloquei um pequeno prego na parede a cerca de 1m de altura dos monotubs e coloquei o abajur lá, ficando dessa forma:

Mush31.jpg

Agora aguardamos o desenvolvimento dos pins. Aproveitei pra fazer também um túnel de vento bem estilo DIY e que ficou exatamente como eu queria. Quando fizer a colheita dos cogumelos e for colocar pra secar, posto fotos dele em funcionamento.

Até a próxima atualização o/

Mto bom mano, acompanhando! Vamos ver esses tubes cheios de pins!! Vou começar a me aventurar nos monotubes tb espero q de tudo certo haha
Agradeço o comentário! Os tubs estão com um ótimo desenvolvimento de modo geral, estou ansioso pra colheita 🍄

Pode se aventurar pelo mundo dos monotubs sem medo nenhum. Tinha muito receio de fazer cultivo em bulk pois achava que era complicado, contaminava fácil e etc... Até o momento foi tudo muito tranquilo e bem mais divertido de cultivar do que usando os Pf Tek.

Boa sorte no cultivo!
 
Atualização 12/03:

Ladies and gentleman: we got them! 🍄

Semana bem corrida, acabei não tendo tempo de atualizar da forma que queria, mas é bom que não fico com spam de posts aqui :risada:

Dois dos três tubs frutificaram e já fiz as colheitas.

Evolução do primeiro monotub:
Mush32.jpgMush33.jpgMush34.jpgMush35.jpg

Evolução do segundo monotub:
Mush36.jpgMush37.jpgMush38.jpgMush39.jpg

O terceiro monotub teve uma evolução mais lenta, porém, aparenta ser o que terá o melhor flush:
Mush40.jpg
O bolo está com esse buraco no lado direito pois apresentou sinais de trichoderma. Consegui pegar logo no começo e fiz a remoção. Aparentemente foi suficiente pra segurar a contaminação. Já faz mais de 12h que fiz a remoção e não vi novos sinais.

Agora fotos das colheitas:
Mush41.jpgMush42.jpg Não tirei foto da terceira parte da colheita pois foi quando notei a contaminação no terceiro monotub, aí acabei desesperando um pouco e quis fazer tudo o mais rápido possível xD Mas a terceira colheita rendeu 111g frescos.

Como comentei no post anterior, fiz uma obra de engenharia da NASA aqui pra fazer a secagem dos cogumelos: Cortei tiras de 15cm de papelão, deixei elas bem maleáveis dobrando várias vezes e depois juntei com um grampeador mesmo. Comprei um tecido chamado tule, ele é todo furadinho, normalmente usado para fazer brindes em festa de aniversário ou enrolar sabonete. Coloquei ele com duas dobras por cima do papelão e prendi com grampos novamente. Ficou assim:
Mush43.jpgMush44.jpg

Fiz três iguais para ter três "andares" de secagem para ter bastante espaço. Fiz eles no diâmetro do meu ventilador. Coloquei o ventilador deitado no chão virado pra cima e coloquei as "peneiras" em cima uma da outra. Segue foto dos cogumelos secando:
Mush45.jpg

Agora é só esperar secar e colocar na sílica pra que eles fiquem bem sequinhos.

Também aproveitei logo no começo do cultivo para fazer uma cultura líquida. Usei 2ml da cultura líquida que comprei em uma proporção de 4g de mel para 100ml de água. Já desenvolveu super bem, sem sinais de contaminação. Está na geladeira para posterior uso. Segue uma foto de um vídeo que fiz anteriormente:
Mush46.jpg

Acredito então que esse seja o fim do diário. Não pretendo mexer com clonagem, placas de ágar ou coisa do tipo no momento. Agora é o momento de focar no meu pessoal, físico e mental para ter minhas experiências.
Novamente agradeço a todos pelo conteúdo nesse fórum. Sempre foi de muita utilidade pra mim.

Um abraço e até a próxima!
 
Back
Top