Salve irmandade!
Estou estudando e me preparando para minha primeira experiência e surgem as seguintes dúvidas (perdoem se algumas parecerem idiotas mas preciso perguntar):
Eu ainda sou um pouco inexperiente, mas vou falar um pouco sobre o que aprendi.
- Será mesmo possível evitar a ansiedade? Como diminuí-la?
Possível é, mas acho que depende muito da sua personalidade e do seu preparo, se você conseguir ficar confiante, saber que a viagem acaba, saber que você não vai ficar louco para sempre, isso já ajuda bastante.
As vezes acontece de o maior número de sensações serem ruins, isso normalmente faz com que você queria que a viagem acabe logo, mas ela não acaba, e isso tende a piorar, o que eu faço e interpretar isso como uma lição, um momento para eu aprender a me controlar, independente da situação, isso é difícil, mas comigo depois de algum tempo eu volto a ter as sensações e pensamentos que busco.
Mas se você cair na armadilha de querer voltar logo, os sentimentos ruins vão piorando cada vez mais.
- Na primeira vez é melhor estar sozinho ou acompanhado? Se sim por uma pessoa "nova" nos cogumelos e "sóbria" ou por alguém experiente e "viajando"?
Eu me sinto mais seguro com uma pessoa sóbria, de confiança, por perto, se a pessoa tiver experiência, melhor ainda, ela saberá o que dizer e o que dizer.
O importante é que a pessoa tenha uma atitude positiva e concorde com seus objetivos, nada de alguém que no meio da experiência que vá te dizer "toma, trouxa, agora aguenta", ou alguém que fique te interrompendo de minuto em minuto fazendo perguntas, um simples "você tá se sentindo mal" pode influenciar muito negativamente.
Mas depois das primeiras experiências você vai aprender a controlar sua mente e seu ambiente, aí você cria suas próprias regras.
- Dizem que na natureza as sensações são infinitamente melhores que na cidade, e os riscos bem menores. Que local seria recomendado: No meio de um pasto, na mata fechada, numa plantação de eucaliptos, numa praia ou que lugar sugerem?
Mas aí depende do tipo de experiência você quer ter, para mim as melhores são no escuro, de olhos fechados, ignorando completamente os estímulos exteriores.
- Qual o melhor período do dia? No nascer do sol, durante o dia, no pôr do sol ou á noite?
Tomar um pouco de sol é uma coisa muito reconfortante, num momento ruim, poder sair de casa e tirar a camiseta pode ser maravilhoso, mas dependendo da hora do dia pessoas podem querer te visitar, ligar, chamar, etc. É bom saber evitar esse tipo de coisa.
De madrugada é quando tem menos estímulos exteriores, pouco barulho de trânsito, ou cachorro latindo ou vizinha batendo nos filhos, essas coisas de cidade grande.
Eu estou planejando uma experiência de madrugada, mas para o sol estar nascendo no auge dos efeitos, ver o sol nascendo assim deve ser incrivelmente maravilhoso.
- Pode-se beber líquidos durante a experiência ou é perigoso engasgar?
Depende de você e da quantidade, se você comer muito a ponto de ficar completamente desconectado do mundo, provavelmente não vai conseguir nem lembrar que beber existe.
Mas se você consegue ir a cozinha, pegar um copo e enchê-lo de água, então deve conseguir beber.
Eu deixo uma garrafa e um copo de plástico por perto, para o caso de eu derrubar, não ter muitos problemas, mas nunca derrubei nada.
- Numa bad trip, caso eu tenha medo de aranhas podem aparecer aranhas gigantes me perseguindo ou algo do tipo? Eu conseguiria dizer para mim mesmo que elas não são reais e são coisas da minha imaginação ou eu perderia esse senso de julgamento?
Muito complicado isso, se você encucar que uma aranha entrou pela sua orelha e agora ela vai assombar seus pensamentos, não duvido que você não acabe tento os pensamentos assombrosos.
O ideal é ter alguém por perto para te acalmar e falar que aliens não vão destruir o mundo, não hoje pelo menos.
Esses dias eu vi a chapeuzinho toda saltitante, com um cesto cheio de cubensis catando:
Quem tem medo de badtrip, badtrip, badtrip.