Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo O Admirável Circo da Fungifagia Anuncia: A DaNçA DoS TiGrEs

Diário de cultivo completo.
Chegou a hora da verdade! Os tigres têm ou não têm aquele rebolado?

Quem viver verá!!! Essa strain, Dancing Tiger, é chinesa, e cá pra nós, as danças orientais são as mais psicodélicas! Então já viu... rsrs!:D

Me cadastrei aqui na CM faz um mês. Desde o primeiro dia não desprego meus olhos dos diários de cultivo e guias básicos. Então, já queria ir agradecendo pelo seu apoio, seja direto ou indireto.

Durante o processo de aprendizado, fui montando minhas engenhocas. Ao mesmo tempo que isso se demonstrou divertido, foi ficando muito trabalhoso. Só que tá tudo prontinho. No total são três ferramentas principais: o glovebox, a incubadora e o terrário. Então já que é assim, rumo ao cultivo!

Mas Peraí! Cadê os Esporos? Putz, esqueci que a Profungos e a FSRE furaram comigo... Desgrama... 20 reais pro saco de lixo! Mas tudo bem... Como isso aqui é uma comunidade genuína, um irmão se sensibilizou com minha causa e mandou os prints! Agora sim, a caravana continua.

PREPARO DA SERINGA: 28/07/08

Comecei faxinando geral. A tríplice aliança Lysol-água sanitária-álcool massacraram as bactérias mais resistentes. Foi impecável. Nenhum milímetro quadrado escapou deste extermínio cruel.

Fase 1 (na cozinha)

- 2 seringas de 20ml cada
- água mineral lacrada

Joguei a água dentro da panela e fechei com a tampa. Liguei o fogo e deixei borbulhando por 10 minutos. Apaguei o fogo.

Tirei a primeira seringa da embalagem. Passei álcool na agulha e flambei.

Abri a tampa da panela e com a águlha completamente submersa, joguei a água pro interior da seringa.

Em seguida, passei álcool na agulha, flambei e guardei a seringa dentro de um ziplock limpo.

Apenas repeti este processo para fazer a segunda seringa.

Depois de tudo feito, guardei as seringas dentro da geladeira na gaveta mais próxima ao congelador.

Fase 2 (no glovebox)

- 2 seringas de 20ml cada (com água esterelizada)
- copo de vidro (com fundo redondo)
- carimbo de esporos
- gaze encharcada de álcool
- isqueiro
- luvas descartáveis
- pequena caixa de plástico
- glovebox

Primeiro, liguei o ar condicionado, pra evitar o suor.

Comecei passando lysol na pequena caixa de plástico, que me serviu para guardar os seguintes ítens: seringas, copo, carimbo de esporos, gase e isqueiro.

A medida que ia desinfetando cada ítem, o colocava dentro dessa pequena caixa "estéril."

Visto que o interior da caixa estava limpo, as chances de contaminação eram escassas. Assim então fui dar a última geral dentro da minha glovebox.

Banho tomado com protex e luvas descartáveis. Pronto pra função laboratorial!

Decidi não usar máscara ou toca. A glovebox ficou tão "air tight" que tava isolando geral mesmo!

Já no glovebox, abri a pequena caixa de plástico e tirei todos os ítens de dentro.

Passei álcool na agulha e flambei.

Abri o carimbo e com a lateral da agulha fui raspando os esporos pra dentro do copo. Usei um print inteiro! Nóia de principiante...

Mais uma vez, passei álcool na agulha e flambei.

Joguei a água da seringa dentro do copo "esporado" numa "jatada" bem forte.

Introduzi a solução do copo pra dentro da seringa.

Para a segunda seringa, apenas repeti os mesmos passos.

Depois de tudo feito, coloquei as seringas dentro de um ziplock e guardei na geladeira pra hidratar.

PREPARO DO SUBSTRATO: 31/07/08

Após a indispensável faxina geral, comecei a preparar o substrato.

- 6 copos de vermiculita
- 3 copos de arroz integral moído em casa
- 3 copos de água mineral
- 4 panelas
- 1 vasilha para mistura
- 1 rolo de papel alumínio
- 1 rolo de fita isolante
- 1 gaze encharcada de álcool
- 12 copos de uísque (boca maior que o fundo)

Comecei misturando a vermiculita com a água dentro da vasilha. Depois joguei o arroz e misturei uniformemente.

Introduzi a mistura dentro de cada copo. Lembrando sempre em deixar 1,5cm para a camada de vermiculita seca.

Com todos os copos preenchidos, prossegui pasando a gaze com álcool nas bordas de 1,5cm.

Jogei a camada de vermiculita seca em cima das misturas, tampando os copos em seguida com 4 camadas de papel alumínio cada.

Estas 4 camadas foram lacradas ao redor dos copos com duas voltas de fita isolante.

Distribuí os 12 copos nas 4 panelas, suspendendo os copos contra o contato direto com o fundo das mesmas. Usei tela de arame pra fazer isso.

Joguei água da bica pra encher as panelas, e preenchi até bater na metade dos copos.

Liguei o fogão, e assim que começou a ferver contei 90 minutos.

Uma hora e meia passada, lá fui eu desligar o fogaréu.

Usando uma luva de forno, lacrei as tampas das panelas com fita isolante e deixei lá esfriando por 24 horas.

Se algum germe ou bactéria sobreviveu a essa batalha, merece uma medalha de honra! rsrsrs

INOCULAÇÃO: 01/08/08

Depois de mais uma faxina geral, liguei o ar condicionado, tomei um banhão de protex e meditei bastante no chuveiro. Me preparando mentalmente pra essa etapa tão crítica!

- 2 serigas de 20ml cada
- 12 copos PF com substrato esterelizado
- 1 gaze encharcada com álcool
- 1 isqueiro
- uma caixa de plástico pequena
- luvas descartáveis
- glovebox

O trabalho me chamou, e lá fui eu, destemido rumo ao desafio.

Primeiramente, passei novamente lysol no exterior das panelas. Fui tirando os copos de dentro, limpando com lysol a superfície deles. Coloquei tudo dentro da glovebox. Fechei a tampa da mesma.

Comecei então a esterelizar os seguintes ítens: seringas, gaze e isqueiro.

Botei tudo dentro da caixa de plástico previamente esterelizada e a introduzi dentro da glovebox.

Com tudo pronto dentro da glovebox, introduzi os meus braços e inoculei 12 copos, com 4 furos equidistantes cada.

De copo em copo esterelizava a agulha com álcool e flambava também.

Tampei os furos de inoculação com inúmeras camadas de esparadrapo e depois de 30 minutos, finalmente pude coçar a porra da orelha rsrs!

INCUBAÇÃO: 01/08/08

Tirei os copos da glovebox e os guardei com muito carinho na incubadora, que está funcionando em 29˚C constates.

Construí uma incubadora de calor seco, pois não gosto de brincar com água e eletricidade (caso dos aquecedores de aquário).

Montei um esquema com duas lâmpadas incandescentes e uma ventuinha pra uniformizar o calor interno (uso duas lâmpadas pois assim o sistema fica desligado por mais tempo).

Como na minha incubadora estou empilhando os 12 copos em 3 prateleiras, uns copos ficaram mais expostos ao calor que outros, visto que o calor sobe.

Mesmo depois de introduzir a ventuinha no sistema, esse problema não tinha sido resolvido por completo, afinal a diferença de uma prateleira pra outra era cerca de meio grau.

Aí fui fazer um workshop com o Professor Pardal, e pensei num sistema de "loop" pra uniformizar o calor com a ventuinha.

Depois dessa inovação na incubadora, todas as prateleiras estão em 29˚C constante!

Sei que não precisava tanto, mas galera, sou do tipo democrático: IGUALDADE PRA TODOS OS MICÉLIOS!

Foi muito rápida essa
colonização cara. Tá
de parabéns! Os meus
ainda demoram mais
uma semana até chegar
nisso...

Bons cultivos!

Brother! Também fiquei de cara com essa rapidez!

Eu acho que essa strain tem como característica colonização rápida e agressiva. Vamos torcer pra que continue assim!

Forte Abraço!!!

Que lindo heim!! estão vendo que não são só as mulheres que se preocupam com a assepisia geral??!! hehehe

Isso ai ta lindo, tudo muito bem organizado... Adorei a incubadora, acho que vou me inspirar nela pro meu proximo cultivo que começo semana que vem...

Parabéns Jr. e continue assim que terá belos frutos orientais... feliz dança psicodélica!!

Paz e Luz!

Que lindo heim!! estão vendo que não são só as mulheres que se preocupam com a assepisia geral??!! hehehe

Isso ai ta lindo, tudo muito bem organizado... Adorei a incubadora, acho que vou me inspirar nela pro meu proximo cultivo que começo semana que vem...

Parabéns Jr. e continue assim que terá belos frutos orientais... feliz dança psicodélica!!

Paz e Luz!

Menina!

Que bom que vc deu uma passada por aqui, a presença feminina é indispensável!

Pode crer, os cuidados com assepsia foram brutais. Porém, sei que sempre estamos expostos aos contaminantes, então agora só nos resta cruzar os dedos!

Quanto a se inspirar na incubadora, por favor, faça isso! Depois de eu ter sido ajudado aqui aos montes, decidi abrir esse cultivo para poder ajudar aqueles que tbm estão começando!

Agora, muita boa sorte na sua jornada! Vai dar tudo certo, você vai ver! Dançaremos juntos neste fabuloso circo mágico! hehe

Forte Abraço!

Estou acompanhando seu cultivo, da gosto de ler... Estou com os dedos cruzados!! Vai dar tudo certo! Ta tudo lindo e perfeito! Vc vai dançar com os chapeludos sim, uma dança mágica!

Vo fazer a incubadora sim, agora que estou num lugar mais frio vou precisar dela, no meu cultivo anterior a temp. ambiente tava ideal pra colonização... agora vou colocar eles no quentinho... heheh

Abraço!

Aí galera!

hoje o carteiro bateu na porta aqui de casa. Sacou de sua bolsa uma carta e me entregou sorridente.

Ao abrir, me deparei com nada mais nada menos que esporos! Diretamente da Holanda hehe

Pois é, demorou uns 2 meses, mas chegou!

A strain é "Texas," ouvi falar muito bem dela. Na verdade, foi a própia strain que eu tinha solicitado.

Então, AGRADECIMENTOS, em letras maiúsculas aos amigos da FSRE! (não preciso nem dizer que enviarei uns filhotinhos de tigre pra eles hehe!)

Vou esperar pra inoculá-los depois desse meu cultivo com os felinos...

Tô gostando, a sorte tá sorrindo pra mim!!!!

Forte Abraço!

Que bom! fico feliz por você, depois coloca ai novas fotos, estou na espectativa também! good vibes!

a, ia esquecendo, pode add esse msn aqui:!: e um grupo só para cultivadores, e quem ver pode add também por favor , quanto mais pessoas melhor mgroup60950@hotmail.com :D Obrigado!

Que bom! fico feliz por você, depois coloca ai novas fotos, estou na espectativa também! good vibes!

a ia esquecendo, pode add esse msn aqui/ e um grupo só para cultivadores, e que ver pode add também por favor mgroup60950@hotmail.com :D Obrigado!

Valeu pelas vibes irmão!!!

Quanto as novas fotos, estou esperando pra abrir a incubadora na sexta, dia 15 após a incoculação.

lamentávelmente não tenho msn, por opção mesmo. Porém, se quiser me achar, é só dar um grito aqui na CM que eu apareço!

Até breve!

Forte Abraço!

Aí galera!

Aquele bolo da foto tá 100% colonizado! Vou deixar mais 3 dias na incubadora pra garantir a colonização do miolo.

Os outros copos estão na faixa de 70%, 80% e 90%. Hoje é o dia 15 após a inoculação. Nenhum sinal de contaminação.

Tem um copo que ainda está nos 30%, esse acho que vai acabar estagnando. Mas paciência, os outros bolos estão indo bem.

Terminei de montar o terrário com um umidificador ultrasônico!

É um método de manter a humidade e a troca de gases ideais para a frutificação.

Contrário a perlita, por exemplo, o terrário com umidificador também proporciona uma troca de gases contínua. Fora isso, praticamente não exige manutenção. Também tem o fato de combater germes e bactérias, caso do meu aparelho.

Ainda vou postar as fotos do terrário em teste, pois assim, quem não entendeu direito vai ter uma noção melhor.

No mais galera, mandem as vibes!

Forte Abraço!

Belo cultivo otima colonização!!!!!

Paz e luz!

Good vibes!

Valeu pelas vibes Marca!

Logo logo estarei postando fotos destes copitos, e também compartilharei imagens de meu terrário ultrasônico! hehe!

Daqui a uns 3 dias, vou aniversariar esse bolo com uma injeção de aproximadamente 40ml de água mineral.

Em seguida vedarei o furo e o colocarei na geladeira durante 1 dia.

Após tirá-lo da geladeira, passarei uma camada de vermiculita seca e esterelizada na superfície do bolo, para finalmente colocá-lo no terrário.

Galera, vamo que vamo, nossos cultivos tão que tão!

Forte Abraço!

Aguardo curioso pelas fotos!

Fé, que em breve vais estar dançando com os felinos.

Valeu Bella!

To roendo as unhas aqui, não vejo a hora de aniversariar esse primeiro bolo!

Meu terrário parece estar 100%. O umidificador ultrasônico é uma beleza! Está mantendo o terrário na faixa de umidade ideal (90%-95%), numa escala constante!

Como ele já faz a troca de gases naturalmente, não preciso ficar abrindo o terrário toda hora pra fazer ventilação.

Está em teste já vai fazer uma semana, e se mantém constante, não preciso fazer manutenção alguma!

Agora só faltam os bolinhos lá! Quem sabe pins, e quem sabe até os chapeludos!!!

Vamos cruzando os dedos que tá tudo indo!

Forte Abraço!

Bem gente, dei uma vacilada aí, a incubadora ficou desligada durante um tempo, mal contato na tomada... Enfim, isso acabou por atrasar o crescimento do micélio, porém, tenho 4 copos na margem dos 100%, o problema é que um deles apresenta uma descoloração...

Reparei que ela é mais azulada do que esverdeada, vcs concordam?

Alguém aqui pode me ajudar a identificar essa parada?!

Valeu, forte abraço!
DSCN4998.JPGDSCN4997.JPG

Valeu meu camarada!!!

Ja me tranquilizou bastante! To observando, vamos ver o que acontece!

Fala cubensisJr, o micélio está lindo e saudável.

Esse azul então...... espera pra ver!:)

Parabéns irmão, vc realmente meteu as caras e executou o cultivo com muito capricho, e atrás disso também, percebe-se bastante estudo. É o caminho mais correto a seguir, quando se inicia um cultivo, muito bom mesmo.

Então, estou um pouco curioso para ver seu terrário, que tal algumas fotos dele? Ou se quiser postar depois de estar habitado, sem problema algum.

Só tenha atenção com os parâmetros, o resto vc tira de letra.

O umidificador está acionado em regime de trabalho contínuo?
É um sistema passível de testes, mas eu costumo acionar umidificador com um timer, pois excesso de umidade também é um problema no cultivo, vamos ter que encontrar um balanço para funcionar bem.

Good vibes, e muita paz no caminho.:pos::pos::pos:

Fala Muilok!!!

Valeu por passar aqui! Então cara, esse lance do umidificador tem sido meu maior desafio. Pois tenho que jogar o máximo de umidade pra dentro, sem que os bolos fiquem molhados!

Pois é, até que eu poderia usar o timer, porém, se o umidificador ficar desligado, não há troca gasosa, e ocorre o acúmulo de C02. Visto que uma das funções do umidificador, além da umidade, é a troca gasosa constante!

Então o que eu fiz foi o seguinte. O ar do umidificador não entra diretamente no terrário. Antes disso, ele passa por 6 estágios de garrafas PET. Em outras palavras, usei 6 garrafas de 1,5L vazias, e o ar que sai do umidificador tem que passar por elas, o que acaba que por deixar o ar que entra no terrário muito menos umido (mantendo a troca gasosa constante por estar sempre ligado).

Neste momento, o terrário está na faixa de 97%-99%, e ele não fica suado nem nada.

Uma boa forma de checar os parâmetros, é passar o dedo no higrômetro pra ver se ele ficou suado. As 6 garrafas estão garantindo um ambiente super úmido, porém sem ficar todo molhado ou suado.

Vou postar umas fotos sim, pois só agora fiquei satisfeito com os parâmetros. hehehe!

Vamo que vamo!

Salve guerreiros psicodélicos!

Hoje fui verificar o copo que tinha a mancha azulada, e não detectei nenhum crescimento aparente nesta massa azul.

Porém, reparei que esses hematomas surgiram em outros pontos do micélio, vou contnuar verificando pra ver se vão crescer!

Tomara que essa massinha seja apenas um hematoma, repleto de Psilocibo hehe!

Forte Abraço!

rapaziada,

fiz minha primeira colheita dos tigres fazem dois dias. Ontem eu fiz uma trip aqui em casa mesmo com um irmão meu, foi duKa!

Enfim, colhi pelo menos uns 300 gramas de cogumelos frescos, nossa mãe! Tem mais dois casings no terrário, só que são Lizard King, e já estão pinando!

Mas bem, nem tudo é festa. Tem um casing de Dancing Tiger que só rendeu um fruto, e ele tá com uma deformação. Parece que não se desenvolveu saudávelmente no final do ciclo, sei lá.

Queria saber se algum perito se habilita de identificar essa parada. Será que é contaminação? Ou só uma deformidade corriqueira (tipo as vezes quando vou comprar tomate no mercado rolam uns tomates meio deformados, mas são seguros para consumo...)

Bem, aí estão as fotos!

Forte Abraço!
DSCN5004.JPGDSCN5005.JPGDSCN5006.JPGDSCN5007.JPGDSCN5008.JPG

opa!

Este mesmo cogumelo, que já foi ressecado, adquiriu uma cor mais pra esverdeada do que azulada. Será "blue bruising" ou o "duende verde" mesmo?

Cadê a galera profissional?

Abraço
DSCN5023.JPGDSCN5024.JPG

Back