Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Nova tentativa (GT)!

  • Criador do tópico Phyllomedusa
  • Data de início
Diário de cultivo completo.
E ai comunidade mágica!
Vou postar aqui umas fotos de dois cultivos que estou fazendo com a intençao mesmo de compartilhar e é claro de ouvir sugestoes. Nao vou detalhar no momento como fiz os procedimentos pq acho as que isso vem com as próprias sugestoes e perguntas dos usuarios. Espero que as fotos falem por mim. Sendo assim:
A variedade: GT. Primeiramente estava em meio liquido e depois inoculado em placa de agar.
Origem: amigo
Substrato: Milho de canjica triturado, hidratado (24hs), cozido (15 min.) e esterelizado em PP (1h). E Milho de pipoca triturado, hidratado, cozido, cremogemado:D e esterelizado.

O primeiro cultivo esta em milho de canjica e foi inoculado com apenas um pedaço de 1 cm quadrado do micelio em agar no dia 24 de Agosto.

O segundo cultivo esta em milho de pipoca cremogemado e foi inoculado com dois pedaços do micelio em agar no dia 09 de Setembro.

Todos foram feitos em sacos de polipropileno e selados com um pedaço de esponja sintentica e aramens esterelizados na PP.

Estao sendo incubados a temperatura de 30C.

PAZ e muita sorte a todos nós!


OBS.: Estas primeiras fotos estao apenas o primeiro cultivo! Detalhe, esse PF foi feito no mesmo dia do primeiro cultivo, porem foram inoculados com seringa contendo micelio em meio liquido (GT e Huatla) e esporo (PESA) (da esquerda p/ direita: GT, PESA, Huatla)

cultivoantigo.JPGcultivoantigo1.JPGcultivoantigo2.JPGincubando.JPGPFTEK.JPG

Ai vao as fotos do Segundo cultivo! Esse é cremogemando (PsiloTEK)! Eu particularmante gostei muito mais desse e os resultados estao sendo notavelmente melhores. O micelio cresce vigoroso e mais rapido. O substrato ficou mais umidecido tbm.

Gostaria de dizer que sou muito grato ao CM e todos os cultivadores que relatam e compartilham seus experimentos!
VALEU!

cultivonovo.JPGnovocultivo.JPG
 
Que bom ver você de volta camarada!

Todos eles parecem estar indo muito bem hein! Micélio branquinho e sadio em todos!

Na foto 3 as bordas do micélio parecem estar meio avermelhadas, confere? Isso pode ser devido ao ácumulo de água em contato com os milhos que ficam na parte inferior, um conhecido teve algumas vezes esse problema, ele disse que o ideal é abaixar um pouco mais a quantidade de água do substrato, o que também poderia acelerar a corrida de colonização.

Como você pretende frutifica-los?

Boa sorte :pos:
 
É isso mesmo Psilo! Nao sei o que acontece dentro da minha incubadora, mas quando ponho os cultivos lá, condensam agua dentro dos sacos. Mas nao achei que isso interfere. Na verdade nao sei ao certo se isso influencia em algo.
EM relaçao a frutificaçao, vou fazer um casing com eles. Teve um saco ,que nao mostrei, que contaminou e vou fazer um OUT DOOR. Mas essa contaminaçao foi tomada pelo micelio que ja está 100%.
Acho que é isso ai. O casing vou fazer 50 vermi/ 50 fibra de coco. AInda nao sei o que vou usar para o Ph. Aceito sugestoes. Pensei em pó de casca de ovo.:confused:
Valeu!
 
Um conhecido usa leite de magnésia sem sasbor, e tem obtido bons resultados.
 
boa sorte.
nao se esqueça assepsia é ROTINA, os resultados agora só dependem de você.
encane com as coisas mais simples, REPITA procedimentos, e a outra coisa, dá uma olhada na parte inferior do ultimo copo da direita lah nas fotos, q q é aquele micelio cinza hein??? e cinza ou é um azulamento?
 
Agora é certeza que vai Phyllo.

Só aguardar. Gt é um dos meus preferidos e é sempre bom vê-los frutificando.


Boa sorte :pos:
 
mortandelo disse:
boa sorte.
nao se esqueça assepsia é ROTINA, os resultados agora só dependem de você.
encane com as coisas mais simples, REPITA procedimentos, e a outra coisa, dá uma olhada na parte inferior do ultimo copo da direita lah nas fotos, q q é aquele micelio cinza hein??? e cinza ou é um azulamento?


Ei Mortandelo, blz?
Esses copos ai eu ja perdi as esperanças. Alguma coisa eu fiz errado porque eles NAO se desenvolvem. Eu ainda nao notei visualmente esse azulamento, mas é bem possivel que alguma outra coisa oportunística tome conta desses copos. eu chegeui a uma conclusao: EU NAO SEI FAZER PFs!!!! :( :neg: Talvez tenha errado na umidade dos copos, na quantidade de arroz. Nao sei ao certo, mas nenhum bolo que fiz foi pra frente. FODA, pq gosto de ver os cogumelos crescerem em bolos, acho que ficam lindos!
abraços e SORTE A TODOS!

* INOCULAÇAO: Tem uma coisa que gostaria de compartilhar: Todas inoculaçoes foram feitas na tampa do forno que estava ligado na temperatura maxima e com uma lamparina na frente. Creio que isso criou um escudo térmico, contra contaminaçoes. Funcionou bem comigo. Ainda mais que minha casa está cheio de resto de obra e muita poeira ;).
 
entao phyllo:
cara tenta fazer a receita PRONTA que eu uso é pá e pum :
(para 3 copos de whysky:)

2 copos de vermiculita
1copo de farinha de arroz integral (FARINHA MESMO NAO GRAOS INTEIROS)
2 colheres de cremogema
1 colher de calcareo
1 copo de agua

a humidade fica PERFEITA, é so misturara o suficiente com um garfo.
pra tampa eu costumo fazer um FILTRO PRA TROCA DE AR, utilizando PAPEL DE FLTRO DE CAFÈ.
assim:

1 camada de filtro de café,
1 camada de papel aluminio

o papel aluminio eu faço 4 furos equidistantes na tampa, assim posso já lacrar os mesmo ANTES da esterelização, a pressao atravessa os furos (faço com caneta bic) e os copos nao explodem (GERALMENTE :) )
sei lá comigo tá funcionando E MUITO bem essa receita, j´a me rendeu 10 flushs SERVIDOS em um bolo, 4 no outro... sei lá!

boa sorte e re-veja seus procedimentos.
HA`! a temperatura está constante na encubadora? nao subiu demais (+de 40) por mais d euma hora? tem tudo isso também!!
:pos:
 
Um dos maiores segredos para uma colonização rápida é a colocação de filtros como citou Morta acima.

Os resultados são bem visíveis diminuindo consideravelmente o tempo para colonização completa, diminui cerca de 8 a 10 dias que é tempo de ir preparando o restante do set up.


Essas bolsas que vc utiliza são realmente boas. Muito micélio e fácil de misturar todo micélio primário.


:pos:
 
Atualizando...
No dia 2 deste mes fiz dois casings (50 vermi, 50 po de coco, borra de cafe e calcareo) com aqueles sacos que ja estavam 100% colonizados. Os casings ficaram na estufa (30 C) ate hoje (retirei-os do terrario e estao em temp. ambiente). Espero que as fotos consigam ilustrar os casings. Ate agora nao vi o micelio saindo da camada do casing, mas da pra ver que o micelio esta chegando la (mas esta demorado demais)!!!!!:neg: Alguma coisa nao estou fazendo certo. Alguem tem alguma sugestao:?: :confused:
Ou a explicacao eh: os magicos ainda nao estao pra mim.:confused: :eek:
Mas alguem aqui ja me disse que a anciedade no cultivo dos cubensis eh a pior coisa. E isso me conforta porque minha hora vai chegar.

IMG_0798.jpgIMG_0800.jpgIMG_0801.jpgIMG_0802.jpgIMG_0805.jpgIMG_0806.jpg

Aqueles outros sacos que fiz (que estavam comecando a colonizar) ja estao 100% e agora nao sei o que fazer com eles estou na duvida. Quero fazer uma coisa que seja certo! Se alguem tiver alguma ideia ficarei muito agradecido...
As ultimas ftos sao de tazmanian que fiz em milho cremogemado. (50%)

IMG_0784.jpgIMG_0785.jpgIMG_0788.jpgIMG_0790.jpgIMG_0793.jpgIMG_0794.jpgIMG_0796.jpg
 
Opa Phyllo!

Um amigo de um amigo Acha que a causa dessa demora está na umidade excessiva da camada de casing, pela conscistencia das fotos está parecendo meio molhada em demasia.
 
Eh psilo, realmente um dos casings ficou muito mais umido do que o outro. Fiz assim como uma forma experimental e para dimunir a chance de errar nos dois. Mas os dois estao muito lentos a colonizacao.
Obrigado!
 
Agora ja da pra ver o micelio crescendo sobre a camada casing.
Sera que devo coloca-los no terrario e tentar induzir a frutificação ou devo esperar mais ate que todo micelio colonize essa camada superior:?: Estou um pouco receado pq notei 2 pequenos pontos de contaminaçao (verde) na camada do micelio.

Os outros 3 sacos estao 100%. Nao sei se faço um casing com eles ou se apenas faço um dunk e ou choque termico e os ponho no terrario:confused:

Sou grato a qualquer sugestao do forum:pos:
 
fala phllo , primeiramente good vibes e espero que tudo ocorra bem por ai o micelio no milho esta bunituuu minino :)

eu faria assim as 2 casings prontas e embaladas as deixaria na geladeira de hj para amanha, e ai mandaria para o terrario para frutificar, os outros 3 sacos restantes se tiver espaço no terrario faria casing se nao tiver espaço arriscaria um bulk https://teonanacatl.org/threads/pó-de-coco-como-substrato-bulk.822/ :D ...
mas se tiver espaço no terrario meu rei faz casing que é sem erro

estamos torçendo ;) :)
 
Um amigo meu (que confio muito) disse que acha que a hora de mandar pro terrário é quando o micélio aparecer uniformemente sobre a superficie do casing, para ter um pin set melhor.

Então ele ve se já está com hifinhas em boas partes do casing e se assim for manda-o pro terrario depois de um bom choque térmico.

Caso esteja em apenas alguns pontos, ele vai cobrindo com finas camadas até que as hifas sejam vistas homogeneamente sobre o casing, mas toma cuidado para não deichar muito micélio desprotegido pois pode occorer um overlay.

Boa sorte cara, bons frutos! :pos:
 
o seu amigo me disse a mesma coisa psilo!
disse também que anda fazendo experimentos com OVERLAY BENÈFICO, mas ainda nao tem dados suficientes pra editar em um documento.
 
Ai estao as fotos dos 2 casings!

Psilo- Sera que deixo esse micelio crescer ate ficar uniforme no casing:?: Ele nao esta com hifinha, o micelio ta crescendo DENSO:D :!:

Mortan- Cara pra falar e verdade nao sei muito sobre overlay, apenas sei que o micelio nao frutifica. Vc podia explicar esse processo do OVERLAY BENEFICO:eek: ;) :!:

Allans- Valeu pela sugestao! Vou fazer casing mesmo com esse micelio. Estou preparando um terrario pra eles ;). Maz fiquei pensando em apenas dar um dunk e por o micelio no terrario (quero que dê certo). Jah os casings prontos vou ver o que o CM acha depois das fotos.
VALEU e que a SORTE esteja com TODOS!

*A ultima foto- o casing esta em outdoor tem 5 dias.

casing.JPGcasing1.JPGcasing2.JPG
 
Olha meu amigo acha que nas duas primeiras fotos pode dar uma fina encobertada nessas camadas densas e mandar pro terrário, com um choque termico antes.
 
Pois eh Psilo, segui o conselho do seu amigo.
Montei meu terrario, coloquei aquele casing dentro e fiz mais dois casings com os micelios que tinha. Ainda sobrou um que ainda nao decidi o que fazer.
OS CASINGS:
Os dois casings foram feitos com 50% vermiculita, 50% farelo coco e farelo de casca de ovo (a quantidade foi no olhometro mesmo. Eu simplesmente cobri todo o casing com o farelo e depois misturei).
A esterelizaçao foi feita no microondas, 5 min. e depois mais 2 min. potencia maxima.
A agua mineral foi adicionada ate o substrato (casing) quando expremido com uma das maos soltasse um pouco de agua pelos dedos, mas nao chegando a pingar.
Depois o prato de aluminio (tipo marmitex) foi limpado com alcool absoluto.
O primeiro casing foi feito com uma camada de casing no fundo (0.5 cm), depois o micelio (1 cm) no meio e por fim mais uma camada de casing (1.5 cm ou 2 cm).
O outro foi feito sem a camada inicial de casing, tendo apenas o micelio no fundo e a camada casing no topo (2 cm).

Os casings foram fechados (com a propria tampa do prato marmitex, previamente limpado com alcool) e levados a incubadora (30 C).

Desejem-me sorte!:)

terrario.JPGterrario1.JPGterrario2.JPGcasingnovo.JPGcasingnovo1.JPG
 
Back
Top