Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo ###!!! Nepal !!!###

Diário de cultivo completo.
Strain : Nepal
Origem : Pró Fungos
Inoculação : Multiesporos
Spawn : Milho e PF-Tech (modificada(um pouco ..))

Um pouco antes do final do ano eu recebi carimbos da Pró Fungos , porém infelizmente não pude dar início ao cultivo das belas strains enviadas , final de ano foi bem corrido pro mano under e tive que dar um brake geral nos cultivos , Agora mais tranquilo logo no começo do ano dei início à volta dos cultivos , apesar da vontade ser grande de trabalhar com a Strain Equador , resolvi começar com Nepal .
Comecei com uma cultura liquida que aparentemente parecia saudável , inoculei 10 copos e os 10 copos contaminaram com um contaminante marrom meio esverdeado que tinha um cheiro bem parecido de banana podre , descartei os 10 copos sem "NENHUM" sinal de micélio de cubensis , acho que na hora de inocular , os copos ainda estavam quentes demais para o micélio , e acabei matando todos ....
Resolvi descartar a idéia de cultura liquida e partir para a inoculação de esporos hidratados mesmo , preparei 7 copos de PF tech Mod , @bolo e @cubensisdedread vem usando pó de coco nos cultivos com bons resultados , e como na minha região pó de coco é bem mais acessível que vermiculita resolvi testar,a receita foi a seguinte :1 parte vermiculita , 1 parte pó de coco , 1 parte de FAI , 1 parte de água
Antes de esterelizar dei uma aquecida de 5 min no microondas com o substrato dentro dos potes já , e coloquei na panela de pressão , esperei a valvula da panela ficar frenética e marquei 60 min no relógio e deixei esfriar , fiz a inoculação com esporos pré hidratados e deixei incubando .
Uma semana depois já tinha confirmado sinal de micélio em 5 copos , como ainda tinha esporos hidratados na geladeira resovi tindalizar milho e preparei 7 copos pela metade , no fundo do copo coloquei pó de coco , mas como ele vem meio umido dentro do saquinho coloquei no microondas por 5 min , e estavam bem secos , coloquei o milho já tindalizado por cima enchendo até a metade dos copos e deixei na panela de pressão por 30 min , esperei esfriar um pouco para verificar o nível de água , pois como uso potes de requeijão tenho que colocar pouca água para não ficarem boiando e de repente tombar ...., depois de adicionar mais água deixei por mais 60 min pós valvula frenética .
Em 5 dias Havia sinal de micélio forte em todos os 7 copos , agitei um pouco os potes e deixei incubando por mais 2 semanas e todos estavam praticamente 100 % colonizados , colonizando inclusive a camada de pó de coco que estava por baixo.
100_6239.JPG 100_6228.JPG 100_6226.JPG
Deixei + 1 semana para dar aquela colonizada densa e resolvi montar 2 bulks usando 2 coposde spawn para cada , e um bulkzinho com 1 copo que tinha um micélio bem denso , que por sinal é o que colonizou mais rápido e já está no terrário . A receita para o bulk foi a seguinte :50% Pó de coco ,10%esterco de galinha , 10% esterco de curral, 10% humus , 10% Terra Vegetal , 10% Vermiculita , coloquei 2 colheres de calcário dolomitico pra dar um regulada no PH (infelizmente não consegui achar calcário calcitico ou pó de conchas por aqui ...)
CAM01485.jpg
Enquanto isso 4 copos pf davam continuidade na colonização , 1 foi perdido por trichoderma , e 2 para o contaminante marrom esverdeado com cheiro de banana podre com 1 deles sem sinal de micélio de cubensis , 2 copos estavam 100 % , 1 faltava a camada de vermiculita por baixo para colonizar e 1 só germinou um lado do copo e ainda esta colonizando .
CAM01489.jpg CAM01492.jpg
Resolvi aniverssariar 3 bolos , 2 que estavam 100% e o que faltava colonizar a camada de vermiculita , colocando eles no dunk o último que eu abri estava com um cheiro azedo e resolvi não trabalhar com ele neste cultivo , os outros 2 foram pro dunk e posteriomente roll em 50%vermiculita e 50% pó de coco , e aniverssariados no terrário .
Aguardando ansiosamente pela frutificação , desde já agradeço a todos e bons cultivos , até mais :D

CAM01488.jpg
bolos aniverssariados , fora o da tampa vermelha que tinha "azedado"

CAM01500.jpg
bolo que faltava colonizar a camada de vermiculita mas foi aniverssariado mesmo assim :D

CAM01518.jpg CAM01523.jpg
os 2 bolos sobreviventes e o "bulkzinho" de prontidão no motelzinho :love:

A receita para o bulk foi a seguinte :50% Pó de coco ,10%esterco de galinha , 10% esterco de curral, 10% humus , 10% Terra Vegetal , 10% Vermiculita , coloquei 2 colheres de calcário dolomitico pra dar um regulada no PH (infelizmente não consegui achar calcário calcitico ou pó de conchas por aqui ...)

Evite o uso do calcário domítico pois contem muito magnésio. Ou use pouco, ou diminua o uso de substratos muitos ácidos como o pó de coco ou mesmo o esterco de galinha. Que embora tenha um pH por volta dos 7, contém amônia e ao liberar nitrogênio, tendem acidificar o meio.

PS: Ilumina melhor essa fotos, tio under! Quando vi as miniaturas escuras, pensei que era um bug aqui. :D

então @Cosmik k , eu fiquei meio receoso de usar esse calcario no cultivo , pois já tinha lido sobre a grande quantidade de magnésio que não é aproveitado pelo fungo abrindo porta para contaminantes , ainda estou na procura de calcario calcitico ou pó de conchas para corrigir o ph , pois gostei do resultado que tive com pó de coco e não queria abrir mão dele nos cultivos , quanto as fotos vou providenciar uma camera melhor , meu cel pifou , minha camera tbm , tive que tirar fotos com outro cel , que não tem uma qualidade tão boa . vlw pelo toque (: , e vlw pela força @Amaral , vamos seguir de olho nessa jornada :D.

ainda estou na procura de calcario calcitico ou pó de conchas para corrigir o ph , pois gostei do resultado que tive com pó de coco e não queria abrir mão dele nos cultivos

Claro, não precisa abrir mão do coco. Principalmente porque o seu acesso a ele é mais fácil, e isso conta bastante.
Procura com calma que você acha alguma fonte de carbonato de cálcio ou gipsita (sulfato de cálcio). Esses materiais são muito usados na agropecuária.

strain legal essa ai, um lugar muito místico, cheio de histórias, imagina uma experiência com eles naquele cenário das montanhas do Nepal!

Vlw pelo apoio galera , atualizando com fotos dos primeiros frutos no bolo PF Tech, o bulkizinho já esta mostrando suas primórdias também . por enquanto é só !!! :D

SAM_1569.JPG SAM_1572.JPG SAM_1574.JPG

Bom galera , infelismente o bulkzinho e os 2 bolos foram contaminados por um fungo preto , provavelmente falha na assepsia do terrário , e falta de oxigenação , podem ter sido responsáveis pela colonização do contaminante , já que o mesmo se encontrava apenas na superfície dos bolos (comprovado no descarte quando quebrei o bolo ao meio para verificar ) , a parte interna dos bolos apresentava apenas micélio de cubensis , e foram todos descartados .

(Mais uma vez peço desculpas pelas fotos , ainda to sem verba para comprar uma camera razoável , mas logo consigo ....)

1579770_528818930566058_516677783_n.jpg 10003133_528818840566067_597742561_n.jpg 1555640_528818960566055_574752529_n.jpg

pelo menos 1 fruto foi salvo
10003123_528819007232717_1526932515_n.jpg

depois de higienizar todo o terrário e o local onde eles ficam , resolvi aniverssariar os 2 bulks e o bolo restante que estava na incubadora , que inclusive já tinham 2 frutos desenvolvendo in vitro , conversei com o amigo @cubensisdedread , pois não sabia se dava dunk e roll ou se aniverssariava o bolo sem dunk e roll , ele me aconselhou retirar os frutos que estavam desenvolvendo dar o dunk e fazer o roll , eu gostei da idéia e foi o que foi feito ...
Resolvi abrir mão da argila expandida por enquanto , vou controlar a umidade com a pedra porosa dentro de um pote com água , e um mini umidificador que será ligado quando precisar aumentar a umidade .

1543905_528826747231943_977997552_n.jpg 1974550_528826980565253_2128487502_n.jpg 1974685_528826953898589_913148824_n.jpg

por enquanto é só pessoal , peço desculpas mais uma vez pelas fotos , e agradeço ao apoio do pessoal que aparece pra dar uma força , boas vibes e até mais :pirata:.

Lamento a perdida.. mais sempre e bom voltar a empeçar....ficar atento que pode melhorar....
Boa Sorte amigo
Abraçoes :cool:

Opa ! Acho que agora vai , hj de manhã saí de casa e estavam bem visíveis os pins do bolo pf tech , cheguei a noite para tirar fotos e descubro que os 2 bulks tbm estão com suas primórdias já formada , o curioso é que os frutos do bulk estão nascendo tbm pela parede do recipiente onde estão , não sei se vai dar pra ver nessas fotos , talvez quando desenvolverem mais de pra ver melhor , por enquanto é só , até mais pessoal !!!:D

Feliiiz !!!, Feliiiz !!!! :pirata:

SAM_1615.JPG SAM_1616.JPG SAM_1626.JPG SAM_1630.JPG SAM_1631.JPG SAM_1632.JPG SAM_1636.JPG SAM_1637.JPG SAM_1639.JPG

opa ! durante o processo de incubação aconteceram algumas contaminações conforme descrito no começo do diário, o que eu fiz ? Retirei a parte mais densa com a contaminação e joguei fora amarrado em um saco plástico (apenas os que estavam com trichoderma, outras contaminações foram jogadas fora sem separação) , a parte que apresentava mais micélio de cubensis eu enterrei em um canteiro em frente de casa , e pra minha surpresa hoje quando fui ver olha que maravilha !!!:pirata:

SAM_1656.JPG SAM_1659.JPG SAM_1660.JPG SAM_1661.JPG SAM_1664.JPG SAM_1667.JPG

enquanto isso no terrário ....

00001.JPG 0002.JPG 0003.JPG 0004.JPG

... a magia acontece....

Última edição:
Legal !!!;)
O que e isso de cor rosado no seu terrario ?
tem que ver com controle da temperatura ou e um duplo umidificador ?
Muito bonito seu outdoor...(:
Abracoes:cool:

Vlw @Gteach , então esse biscoito rosa com um fio saindo dele , é um mini umidificador usb , estou fazendo um teste com ele e estou gostando , da pra deixar ele dentro de um copo com água dentro do terrário , e quando a umidade cai bastante eu ligo ele durante umas 2 hrs , e sobe de novo (aki estava em 70% e em 2 horas subiu para mais de 90%) , agora que se formaram os frutos estou mantendo ele desligado , e ligo um cooloer funcionando como exaustor para controlar a umidade excedente .

continuação...

SAM_1709.JPG SAM_1711.JPG SAM_1713.JPG SAM_1714.JPG SAM_1715.JPG

começando o trabalho de retribuição para a Pró Fungos !!!

SAM_1718.JPG SAM_1720.JPG

A noite coloco fotos do desenvolvimento do bulk da direita , provavelmente um flush nele tbm :pirata:.

Anexos

• SAM_1716.JPG
    SAM_1716.JPG
    134.5 KB · Visualizações: 18
  • SAM_1717.JPG
    SAM_1717.JPG
    135.2 KB · Visualizações: 17
Back