Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Montando um Terrário

InducedComa

Mago Cósmico Branco
Membro Ativo
09/09/2010
605
64
Graças a ajuda dos usuários do CM :) em especial o tup, pude organizar melhor o tópico. Montando um terrário.

Materiais
Caixa Organizadora 65Lts
Filtro de Café
Papel Alumínio
Compressor de Ar para Aquário
Pedra Porosa
Mangueirinha para o Compressor
Argila Expandida
Duas Bandejas
Garrafa Pet
Termômetro Adesivo
Borrifador

1.png2.png3.png4.png5.png6.png7.png8.png9.png10.png

Processo de Montagem

- Primeiramente deve-se esterilizar todos os objetos.
- Marcar e fazer os cortes na caixa organizadora. Obs.: Esquentar bem o objeto cortante para não causar danos a caixa.
- Tapar os furos com filtro de café. Obs.: De duas a três camadas.
- Bolar a caixa no papel alumínio.
- Colocar o compressor de ar, com a pedra porosa na ponta da mangueira e de baixo d'água da argila
expandida.
- Espalhar uniformemente uma camada de argila expandida e encher com água(com gotas de hipoclorito), sem passar da metade.
- Organizar o espaço para as 2 bandejas e a garrafa pet.
- Colar o termômetro na garrafa.

1.png2.png3.png4.png5.png6.png7.png8.png9.png10.png

Enfim, o orçamento para tal terrário pode variar entre as diferentes regiões do Brasil e também por causa da qualidade dos produtos, podendo ficar entre 100,00 até 200,00 Dinheiros. :cautious: Para controlar a umidade, pode-se fazer o uso do borrifador, e a temperatura através da garrafa pet. Quando a caixa estiver pronta, escolher um local onde haja uma iluminação indireta durante o dia, e preferencialmente quieto. :roflmao:

Esterilizando a Argila Expandida

:teo_seta_direita:Dilúa uma colher de água sanitária em alguns litros de água (preferencialmente uns quatro ou cinco litros)
:teo_seta_direita:Pegua a argila expandida e coloque num balde, junto com essa água preparada.
:teo_seta_direita:Lave muito bem, chacoalhando e esfregando as bolinhas. Use luva para não queimar as mãos.
:teo_seta_direita:Jogue fora essa água, faça uma nova mistura e deixe as pedrinhas de molho por algumas horas.
:teo_seta_direita:No terrário, você deve repetir o mesmo processo, mas agora com menos água sanitária, ou seja, uma mistura mais diluída.
:teo_seta_direita:Coloque as bolinhas no fundo do terrário, e encha com água "sanitariada" até a metade da altura total da argila expandida.
:teo_seta_direita:A cada cinco dias, ou menos, troque a água.


RainSpirit said: ↑

Dúvidas, comentários e sugestões são bem vindas. Tentei deixar o mais bem explicado possível. Paz e Luz amigos:)
 
Última edição por um moderador:
Show este post. Em breve estarei contruindo meu terrário e vou começar tentando de maneira simples como esta que está propondo.

Onde se compra micropore? Qualquer farmácia?

Eu li por aqui que deve-se colocar apenas uma primeira camada de argila expandida e pôr água sem cobri-la totalmente.. para não 'sufocar' a pedra.

Estou acompanhando para aprender também.
 
Micropore compra em qualquer farmácia sim. E quanto a argila é isso mesmo, não pode cobrir ela, eu sempre coloco água até a metade da argila e sempre dá certo.
 
Valeu tupy.


Posso fazer 2 furos em cada lado da caixa, usando um prego médio esquentado, o que acha? O tamanho do buraco vai ser suficiente? Isso aumenta muito a chance de contaminar? A umidade não vai sair por esses buracos? Ainda uso o compressor pra enviar oxigênio para dentro, visto que o ar deve entrar por cima ( acho que ele não é muito potente)?

Outra coisa, existe uma quantia exata de argila expandida no terrário? Quantas camadas de bolinhas vocês normalmente utilizam, quanto mais melhor? Ela estraga? Comprei uma boa quantia.

Desde já valeu ae galera!

Com furos de prego, a saída vai ser muito pequena, só se compensar na quantidade de furos.
Eu faço uns cortes como esses:

saida CO2.jpg

Fecho com filtro de café
Com furos menores dá pra usar lã acrílica
Enfim tem vários jeitos.

Não vai sair umidade pelos buracos e não vai contaminar.
E o certo da entrada de ar é uma mangueira com pedra porosa na ponta sendo colocado embaixo da argila expandida, pra fazer a água borbulhar.

argila expandida usa uma camada assim:
O-O-O-O-O-O-O-O
água um pouco abaixo da metade
 
Última edição:
Com furos de prego, a saída vai ser muito pequena, só se compensar na quantidade de furos.
Eu faço uns cortes como esses:

View attachment 36591

Fecho com filtro de café
Com furos menores dá pra usar lã acrílica
Enfim tem vários jeitos.

Não vai sair umidade pelos buracos e não vai contaminar.
E o certo da entrada de ar é uma mangueira com pedra porosa na ponta sendo colocado embaixo da argila expandida, pra fazer a água borbulhar.

vermiculita usa uma camada assim:
O-O-O-O-O-O-O-O
água um pouco abaixo da metade

Longe de mim querer corrigir o mestre tupy, mas acho que no final ele quis dizer argila expandida.

Abraços!
 
Essa altura marcada esta boa tupy? Por hora acho que vou deixar esses 3 buracos no terrário mesmo, se nao frutificar eu faço outro. Irei tapar com micropore ou filtro de café. Vou por a mangueira do compressor de baixo d'água.

Outra coisa, depois de encerrado o cultivo, a argila expandida é descartada?

DSC00059.JPGDSC00060.JPGDSC00061.JPGDSC00062.JPGDSC00064.JPG
 
Última edição por um moderador:
Outra coisa, depois de encerrado o cultivo, a argila expandida é descartada?

Não, você pode usar infinitas vezes. Mas sempre que for possível, é bom deixá-las pelo menos 24 horas de molho com hipoclorito de sódio.
 
tá ótimo Raulzito,
acredito que se usar o micropore, vai ficar um lado grudento, e até meio anti-higiênico o negócio, pode usar filtro de café ou touca cirurgica (umas 2 camadas). Lã acrílica é pros casos de furinhos pequenos.
 
tá ótimo Raulzito,
acredito que se usar o micropore, vai ficar um lado grudento, e até meio anti-higiênico o negócio, pode usar filtro de café ou touca cirurgica (umas 2 camadas). Lã acrílica é pros casos de furinhos pequenos.

dá para tirar esse aspecto do lado grudendo da fita.

é só colar a fita no burado, com o lado grudento para dentro do terrario
e novamente outro pedaço de fita só que dessa vez de dentro para fora.
recomendo esta tecnica, mas aumente o numero de furos, DUAS camadas de fita MICROPORE, é dificil de passar o ar...
 
Compressor borbulhador e bomba de ar de aquario é tudo a mesma coisa?
Opa, finalmente está deixando o orgulho de lado e admitindo que não sabe do que se tratam? Pois bem, neste caso fico feliz por ajudar.
Existem dois tipos de bomba de aquário. O borbulhador = compressor, consiste em um motorzinho externo que bombeia ar por uma mangueira que deve-se mergulhar na água. E existe a bomba submersa que serve para circular e agitar a água. Esta última não nos tem muita serventia.
 
Brigado Malahov ;D,o borbulhador serve para ajudar na umidade e bombear oxigenio ao mesmo tempo né? se eu usasse um umidificador ultrassonico + um borbulhador, + buracos com filtro de café + a argila expandida e uma luz ligada 12 horas eu poderia usar o umidificador quanto tempo?
 
o borbulhador serve para ajudar na umidade e bombear oxigenio ao mesmo tempo né
Exato, mas eu não acho que proporcione um ganho muito grande de umidade não, o mais importante é a argila/perlita.
eu poderia usar o umidificador quanto tempo
Eu nunca usei um umidificador e não saberia responder. Porém, só se recomenda umidificadores para terrários grandes, especialmente os do tipo estufa que os gringos usam. Eu diria que com esse setup que você citou, poderia tranquilamente não usar umidificador nenhum e estaria ótimo. Provavelmente borrifar algumas vezes ao dia na época de pinagem. Mesmo quando já pinou eu faço um 'chuvisco' indireto no terrário umas duas ou 3 vezes ao dia.
 
Porém, só se recomenda umidificadores para terrários grandes, especialmente os do tipo estufa que os gringos usam.

Concordo... Umidificador cria muita umidade em terrarios convencionais. Podem rapidamente acaba molhando tudo o que é muito ruim para o cultivo.
 
Concordo... Umidificador cria muita umidade em terrarios convencionais. Podem rapidamente acabar molhando tudo o que é muito ruim para o cultivo.

Estava pensando exatamente nesta questão quando encontrei este aqui:


Encontrei-o bem barato:
2016 Nova Ultrasonic Aroma Difusor Humidificador de Alta Qualidade Fabricante de Neblina Nebulizador Atomizador Cabeça Sem Luzes Para Umidificador em Umidificadores de Melhoramento Da casa no AliExpress.com | Alibaba Group

Mas é possível encontrá-lo no ML por um preço absurdamente alto:
Maquina Nebulizadora Ultrassônica + Fonte - Umidificadora - R$ 70,00
 
Última edição por um moderador:
Oi, mas se usar esse tipo de umidificador não vai acabar indo muita no chápeu?

Mas eu adorei!
 
Última edição por um moderador:
Olá! Sou novato por aqui, mas estou aprendendo um montão com a generosidade de todos - obrigado por compartilharem!

Estava aqui pensando no problema do acúmulo de CO2 - alguém já tentou usar um pote com cal sodada (soda lime) no terrário? Normalmente, é um pó (ou vem em pellet) e é usado para absorver CO2 de outros gases, como em rebreathers (mergulho), sistemas de anestesia e afins. Não é algo caro, não chama a atenção a compra e dá pra comprar online - um exemplo é esse site aqui: Cal sodada | Brasmed | Tudo para o médico veterinário (não é propaganda, foi o primeiro que apareceu em um "google" com a chave "cal sodada comprar")

Vou montar meu primeiro terrário nos próximos dias e estava pensando em tentar atacar o problema de acúmulo de CO2 por essa frente. Sei que a umidade pode ser um problema, mas não consegui pensar em outros. Comentários/sugestões/críticas/ideias?

Abs!
 
Olá! Sou novato por aqui, mas estou aprendendo um montão com a generosidade de todos - obrigado por compartilharem!

Estava aqui pensando no problema do acúmulo de CO2 - alguém já tentou usar um pote com cal sodada (soda lime) no terrário? Normalmente, é um pó (ou vem em pellet) e é usado para absorver CO2 de outros gases, como em rebreathers (mergulho), sistemas de anestesia e afins. Não é algo caro, não chama a atenção a compra e dá pra comprar online - um exemplo é esse site aqui: Cal sodada | Brasmed | Tudo para o médico veterinário (não é propaganda, foi o primeiro que apareceu em um "google" com a chave "cal sodada comprar")

Vou montar meu primeiro terrário nos próximos dias e estava pensando em tentar atacar o problema de acúmulo de CO2 por essa frente. Sei que a umidade pode ser um problema, mas não consegui pensar em outros. Comentários/sugestões/críticas/ideias?

Abs!

Não estou querendo tirar tua animação nem nada tá? Mas ao meu ver você está querendo quebrar algo que já funciona para achar uma solução pro problema que você mesmo gerou. Se você for fazer PF Tek, faça um bom terrário shotgun e abane 2-3 vezes ao dia e tudo funcionará perfeitamente. Se é o seu primeiro cultivo, antes de inovar, aprenda a fazer o que já funciona e foi melhorado ao longo de anos por milhares de cultivadores.

Eu sinceramente prefiro não ter algo que contém hidróxido de sódio perto de algo que eu vou mais tarde ingerir.
 
Back
Top