Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Montando um Terrário

InducedComa

Mago Cósmico Branco
Membro Ativo
09/09/2010
605
64
Graças a ajuda dos usuários do CM :) em especial o tup, pude organizar melhor o tópico. Montando um terrário.

Materiais
Caixa Organizadora 65Lts
Filtro de Café
Papel Alumínio
Compressor de Ar para Aquário
Pedra Porosa
Mangueirinha para o Compressor
Argila Expandida
Duas Bandejas
Garrafa Pet
Termômetro Adesivo
Borrifador

1.png2.png3.png4.png5.png6.png7.png8.png9.png10.png

Processo de Montagem

- Primeiramente deve-se esterilizar todos os objetos.
- Marcar e fazer os cortes na caixa organizadora. Obs.: Esquentar bem o objeto cortante para não causar danos a caixa.
- Tapar os furos com filtro de café. Obs.: De duas a três camadas.
- Bolar a caixa no papel alumínio.
- Colocar o compressor de ar, com a pedra porosa na ponta da mangueira e de baixo d'água da argila
expandida.
- Espalhar uniformemente uma camada de argila expandida e encher com água(com gotas de hipoclorito), sem passar da metade.
- Organizar o espaço para as 2 bandejas e a garrafa pet.
- Colar o termômetro na garrafa.

1.png2.png3.png4.png5.png6.png7.png8.png9.png10.png

Enfim, o orçamento para tal terrário pode variar entre as diferentes regiões do Brasil e também por causa da qualidade dos produtos, podendo ficar entre 100,00 até 200,00 Dinheiros. :cautious: Para controlar a umidade, pode-se fazer o uso do borrifador, e a temperatura através da garrafa pet. Quando a caixa estiver pronta, escolher um local onde haja uma iluminação indireta durante o dia, e preferencialmente quieto. :roflmao:

Esterilizando a Argila Expandida

:teo_seta_direita:Dilúa uma colher de água sanitária em alguns litros de água (preferencialmente uns quatro ou cinco litros)
:teo_seta_direita:Pegua a argila expandida e coloque num balde, junto com essa água preparada.
:teo_seta_direita:Lave muito bem, chacoalhando e esfregando as bolinhas. Use luva para não queimar as mãos.
:teo_seta_direita:Jogue fora essa água, faça uma nova mistura e deixe as pedrinhas de molho por algumas horas.
:teo_seta_direita:No terrário, você deve repetir o mesmo processo, mas agora com menos água sanitária, ou seja, uma mistura mais diluída.
:teo_seta_direita:Coloque as bolinhas no fundo do terrário, e encha com água "sanitariada" até a metade da altura total da argila expandida.
:teo_seta_direita:A cada cinco dias, ou menos, troque a água.


RainSpirit said: ↑

Dúvidas, comentários e sugestões são bem vindas. Tentei deixar o mais bem explicado possível. Paz e Luz amigos:)
 
Última edição por um moderador:
Está tudo em ordem por enquanto! Você já possui todos os materiais, agora é só arranjar um canto em que o terrário fique iluminado por uma luz indireta durante o dia, e preferencialmente quieto. ;)
 
já pensou em como vai fazer a saída de CO2? dê uma boa pesquisada no FÓRUM há várias maneiras diferentes, depois comente ai com a gente.
qual a média de temperatura ambiente ai no seu espaço?
 
Muito parecido com o que montarei. Esquente bem a faca quando for cortar ou furar senão trinca o plastico.

Boa sorte com a empreitada, estou acompanhando!

Abraços
 
já pensou em como vai fazer a saída de CO2? dê uma boa pesquisada no FÓRUM há várias maneiras diferentes, depois comente ai com a gente.
qual a média de temperatura ambiente ai no seu espaço?

Ainda não pensei, tava pensando em fazer um buraco na caixa e usar um aspirador de pó, estou analisando as possibilidades.. Aqui no meu quarto a temperatura dificilmente vai ultrapassar os 28°C ou ficar menor que 20°C, acho que é a temperatura ideal né? Vou ver se arrumo um termômetro pra poder ter mais certeza.

se voce nao sabe a resposta, comece a ler o forum inteiro novamente.
quando acabar, leia novamente, e depois mais uma vez.

Rsrsrs.. irei ler.

Muito parecido com o que montarei. Esquente bem a faca quando for cortar ou furar senão trinca o plastico.

Boa sorte com a empreitada, estou acompanhando!

Abraços


valeu moe! ;P vou tomar cuidado na hora de furar..
 
Ainda não pensei, tava pensando em fazer um buraco na caixa e usar um aspirador de pó, estou analisando as possibilidades.. Aqui no meu quarto a temperatura dificilmente vai ultrapassar os 28°C ou ficar menor que 20°C, acho que é a temperatura ideal né? Vou ver se arrumo um termômetro pra poder ter mais certeza.

.

aspirador de pó? como assim?
a temperatura está boa nessa média!
 
Muito parecido com o que montarei. Esquente bem a faca quando for cortar ou furar senão trinca o plastico.

Boa sorte com a empreitada, estou acompanhando!

Abraços

Pra não ter que ficar esquentando no fogo toda hora eu usei um ferro de solda do paraguai (20W) pra fazer os furos da minha caixa (mas estava fazendo uma glovebox e não terrário)..
 
aspirador de pó? como assim?
a temperatura está boa nessa média!
Eu li num tópico do Mauricio eu acho, havia furos no terrário, um deles era usado para aspirar o ar, os outros serviam para a entrada do ar renovado. O problema é que pode puxar a umidade junto, mas ai posso usar o borrifador. Ainda não decidi.

Tava pensando, a caixa não fecha direito, a pequena abertura na tampa - visto que estou enviando oxigênio "novo" pelo compressor - não serviria para a saída do CO2?

Também pensei sobre utilizar a caixa para fazer uma grove box, fazer 2 buracos nela para as mãos, e usar um filtro de papel pra tapar os buracos enquanto utilizo a caixa como terrário, serviria para troca gasosa?
 
Eu li num tópico do Mauricio eu acho, havia furos no terrário, um deles era usado para aspirar o ar, os outros serviam para a entrada do ar renovado. O problema é que pode puxar a umidade junto, mas ai posso usar o borrifador. Ainda não decidi.

Na boa, usar um aspirador de pó é bizarro. :confused: Veja os cultivos do gldtn, e outros que usam um cooler para extrair o ar interno. Ler os diários de cultivos, ajuda muito. :)
 
Seria um grande passo para meu terrário rsrsrsrs... Obrigado pela ajuda Cosmik, verei o que posso fazer, provavelmente vou seguir o rumo da simplicidade, e que a sorte esteja do meu lado :D

Sobre usar os buracos da grove, acha que traria bons resultados?
 
Uma caixa para terrário. Outra para glovebox. Usar a mesma caixa para as 2 funções não vai dar certo.
Na caixa terrário, faça no mínimo uns 6 furos na parte de baixo, que fique a altura dos bolos ou casings, é por onde o CO2 vai sair. O ar, deve entrar por cima. Não precisa de nada "aspirando" o ar. Ele vai ser renovado automaticamente.

Se não quiser furar a caixa. Abra e abane umas 3x por dia. Fazendo assim a troca de ar.
 
Uma caixa para terrário. Outra para glovebox. Usar a mesma caixa para as 2 funções não vai dar certo.
Na caixa terrário, faça no mínimo uns 6 furos na parte de baixo, que fique a altura dos bolos ou casings, é por onde o CO2 vai sair. O ar, deve entrar por cima. Não precisa de nada "aspirando" o ar. Ele vai ser renovado automaticamente.

Se não quiser furar a caixa. Abra e abane umas 3x por dia. Fazendo assim a troca de ar.
Valeu tupy.


Posso fazer 2 furos em cada lado da caixa, usando um prego médio esquentado, o que acha? O tamanho do buraco vai ser suficiente? Isso aumenta muito a chance de contaminar? A umidade não vai sair por esses buracos? Ainda uso o compressor pra enviar oxigênio para dentro, visto que o ar deve entrar por cima ( acho que ele não é muito potente)?

Outra coisa, existe uma quantia exata de argila expandida no terrário? Quantas camadas de bolinhas vocês normalmente utilizam, quanto mais melhor? Ela estraga? Comprei uma boa quantia.

Desde já valeu ae galera!
 
Raulzito,

pelo que sei uma camada de argila só, e não a cubra com água.
Tampe os furos de saída com 2 camadas de micropore ou com perlon.

DICA: Faça uns 4 buracos e tire medida da umidade. Melhor precisar fazer mais um buraco do que tampar outro.

Abraços!
 
Back
Top