Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Monotub - e aí, qual o segredo?

Ae galera, eu tenho pensado algumas coisas nesses dias.

Geralmente as fotos que vemos desses cultivos cabulosos, com uma produção massiva, vem de monotubs.

Isso me levou a cogitar que o que realmente ajuda na formação de uma boa produção nessa técnica é a espessura e a área.

Monotubs possuem uma grande área superficial. Além disso, eles têm uma espessura de substrato maior.

Podemos notar aqui no CM que quanto maior o recipiente em profundidade e em área, melhores são os resultados:

:teo_seta_direita: @PiWO : https://teonanacatl.org/threads/wollongong.7621/

-1.jpg

:teo_seta_direita: @Anatman: https://teonanacatl.org/threads/domesticação-panaeolus-mg-tksss-brasil-g-teacher.8634

-2.jpg -3.jpg

Isso me leva a cogitar que, quanto maior a quantidade de micélio vegetativo presente no cultivo, irão crescer cogumelos em maior quantidade, maiores e mais saudáveis.

Acho que tá na hora de abandonar a quentinha... :rolleyes:
 
Além disso, eles têm uma espessura de substrato maior.


A espessura do substrato já é conhecida faz anos e anos como sendo um fator determinante no tamanho dos frutos.
 
A espessura do substrato já é conhecida faz anos e anos como sendo um fator determinante no tamanho dos frutos.

Estranho que eu não conhecia então... :huh:

Realmente é algo a se investir então, desconsiderando claro a quantidade de spawn que vai ser necessária!
 
Na teoria seria viável formular um composto seguido de compostagem (transformar o composto assimilável) e pasteurização algo parecido com o cultivo de alguns comestíveis, mas isso é fora do alcance a nível caseiro. No cultivo de champignon este tem necessidades diferente quando em fase de frutificação ou seja um composto seletivo (desfavorável para os contaminantes) e especifico (para frutificação).

Muitas vezes o pessoal usa esterco esgotado ja consumido por outros microrganismos e lavado pela chuva inviabilizando a produção pelo fato do micelio gastar a energia e nutrientes dos grãos (spawn) pra colonizar o bulk que no final das contas produz so aquilo que produziria os grãos.

E no caso de esterco verde ou mal fermentado resulta em contaminação o que não acontece com um composto bem formulado, compostado e pasteurizado.

Acredito que isso possa influenciar na produtividade final.

Acredito que o cultivo de P. cubesis tenha algo de parecido com cultivo de alguns comestíveis como o champignon. Pesquisando sobre pasteurização me deparei com este link:
"Os cogumelos comestíveis, normalmente são organismos heterótrofos (não produz seu próprio alimento). Por não ter clorofila (substância que dá a cor verde as plantas, e é a sede da reação da fotossíntese), e por não poder formar por si mesmo, hidratos de carbono (açúcares que servem de alimento para planta) como as plantas “verdes”, sua alimentação depende de substâncias orgânicas provindas de organismos mortos, que por ação microbiana são transformados a um estado aproveitável para o champignon. Por esse motivo eles recebem uma denominação de saprófitos. Referente ao consumo de hidratos de carbono, durante o crescimento do micélio (corpo vegetativo do cogumelo), eles devem estar presentes principalmente na forma de lignina, celuloses. Já na formação e crescimento de corpos frutíferos (cogumelo propriamente dito) eles consomem hidratos de carbono na forma de alfaceluloses e pentoses (tipos diferentes de açúcares). Por esta razão é que se pode ter uma forte brotação num primeiro fluxo. Fazendo um leve pulvilhamento de hidratos de carbono facilmente assimilável (farelo de soja produzido especialmente para essa finalidade), antes da cobertura. As necessidades de proteínas se suprem as expensas dos micróbios mortos e dos complexos ligno-humico (isto é a comida do cogumelo). Há de se levar em conta que o cogumelo não suporta altas concentrações de sais amoniacais (resíduo do processo biológico da fermentação), a não ser em concentrações muito pequenas. O mesmo não assimila na forma de nitratos, ou seja oriunda de matéria orgânica excessivamente fermentadas. Os compostos amoniacais presentes no esterco fresco de cavalo, e outro compostos orgânicos, devem transformar-se durante a fermentação, em combinações proteicas, ou integrar-se no complexo ligno-humico, rico em nitrogênio. Pesquisas tem demonstrado que os cogumelos suprem suas necessidades nitrogenadas com combinações de lignina e nitrogênio. Os elementos nutritivos carbonados devem ser absorvidos diretamente do substrato, em forma de hidratos de carbono. Para o desenvolvimento dos cogumelos é de fundamental importância a incorporação de vitaminas ao composto (ácido pantotenico, ácido nicotínico, aneurina e biotina), que são produzidas por ação dos microorganismos que decompõe a celulose do substrato."

fonte: http://www.brasmicel.com.br/cchamp.htm
 
Última edição:
Estranho que eu não conhecia então... :huh:

Realmente é algo a se investir então, desconsiderando claro a quantidade de spawn que vai ser necessária!
Man, já viu um dubtub monstrão? Tem uns cogus que chegam a ser desafiador e curioso assistí-lo desenvolver! A ideia é que se use uma camada monstra de substrato e um bom espaço (de altura) de ar, vi a foto de um cogu do mano do pulso até quase o ombro. Um que tive ia do pulso até o cotovelo, era o brisa-de-um-só kkkk
 
sente o drama
 

Anexos

  • post-5996-13818674338.jpg
    post-5996-13818674338.jpg
    58.4 KB · Visualizações: 99
  • post-5996-138186743729.jpg
    post-5996-138186743729.jpg
    69.3 KB · Visualizações: 93
Um que tive ia do pulso até o cotovelo, era o brisa-de-um-só kkkk

Infelizmente a experiência nos diz que frutos grandes não são tão potentes como gostaríamos que fossem. Por isso tenho um enorme respeito por pins e abortos. :notworthy:
 
Infelizmente a experiência nos diz que frutos grandes não são tão potentes como gostaríamos que fossem. Por isso tenho um enorme respeito por pins e abortos. :notworthy:

Complicado afirmar... já vi até a mesma "fonte", numa "mesma" dosagem fazer diferentes efeitos, até mesmo não fazer - tudo é muito variável... respeito todos =D
 
Complicado afirmar...


Com relação a pins é quase um consenso entre os cultivadores que são muito mais potentes que os cogumelos adultos.


E no caso desses casos desses cogumelos enormes, acho que são menos potentes sim.

E ficam mais fibrosos que os pequenos, o que faz sentido, já que têm de sustentar uma haste e um chapéu mais pesado. Pode ser até um dos motivos da potência menor. O cogumelo tem de gastar muita energia com os tecidos de sustentação.

Além do quê, fora a demonstração de que podem atingir esses tamanhos, vejo pouco sentido nesses cultivos. O risco de desperdício é bem maior, e não há indícios de que sejam cultivos mais EFICIENTES, ou sejam, de que rendam mais por massa seca de substrato.
 
Última edição:
Em meus experimentos colhi cogumelos potentes apenas em bulk feito com estrume pasteurizado, no entanto a umidade do bulk sempre mais pra "seco" do que molhado. Façam o teste, os cogumelos ficam com outro aspecto, textura, densidade... e potencia é claro.

Bulk feito com Milho de pipoca + estrume pasteurizado.

20141018_193834.jpg WP_20141022_020.jpg WP_20141022_017.jpg
 
Última edição:
Com relação a pins é quase um consenso entre os cultivadores que são muito mais potentes que os cogumelos adultos.


E no caso desses casos desses cogumelos enormes, acho que são menos potentes sim.

E ficam mais fibrosos que os pequenos, o que faz sentido, já que têm de sustentar uma haste e um chapéu mais pesado. Pode ser até um dos motivos da potência menor. O cogumelo tem de gastar muita energia com os tecidos de sustentação.

Além do quê, fora a demonstração de que podem atingir esses tamanhos, vejo pouco sentido nesses cultivos. O risco de desperdício é bem maior, e não há indícios de que sejam cultivos mais EFICIENTES, ou sejam, de que rendam mais por massa seca de substrato.
Essa razão deve ser a mesma razão de que podemos nos alimentar de brotos de sementes e geralmente os brotos por terem um alto poder nutritivo pois é o necessário para dar a arranca inicial da planta. Talvez seja o mesmo principio nos abortinhos.
 
Back
Top